Log In

Opinião TV Brasil

O que vou assistir hoje na TV – sexta, 18/6/2010

Pin it

Medium - It's a Wonderful Death

E a sexta temporada de Medium chega ao fim esta noite, na Sony, às 22h, e eu admito que me sinto meio confuso para opinar sobre ela.

Vai soar bobo, ou óbvio, mas o que eu quero dizer aqui é que o impacto de seriado não depende apenas da força do conjunto de seus episódios. A nossa percepção é influenciada pelo contexto em que assistimos a série. E são diversos os contextos, mas o mais impactante deles, na minha opinião é a forma de exibição. Se você baixa ou vê na TV, em um telão ou na telinha de um smartphone, se compra ou não o suporte físico do DVD, se assiste dublado ou legendado, se assiste um monte de episódios de uma só vez, um por dia, um por semana, ou tem que se submeter aos hiatos que as emissoras, tanto nos EUA como no Brasil, nos impõe.

Medium não mudou muito neste sexto ano, mas dentro do contexto de sua exibição ela mudou bastante. Nos EUA a série trocou de canal e, por conta disto, sofreu uma suave reset. Apesar da série recomeçar com um cliffhanger – Allison e sua cirurgia -, nitidamente os primeiros episódios foram mais contextualizados, tentando captar novos telespectadores. Este esforço de roteiro e produção foi bacana mesmo para os iniciados em Medium, o seriado voltou um pouco às raízes. Medium também voltou a ter uma temporada mais longa, o que não acontecia deste 2007, o que demanda um maior esforço de produção (precisamos sempre ter isto em consideração, é mais fácil produzir 13 bons episódios do que 22), e ainda reduziu o número de episódios com continuação, trazendo mais histórias fechadas.

No Brasil as coisas também foram diferentes. Apesar de ter os mesmos 22 episódios que Ghost Whisperer, a Sony fez alguma confusão que alongou a temporada da série. Foram mais interrupções e, por conta delas, confesso que me perdi na exibição do seriado, assistindo ao show de forma fragmentada.

Feliz com as mudanças narrativas, mas sem uma noção clara do conjunto da temporada, hoje vou programar o DVR para gravar It’s a Wonderful Death, o season finale (com Teri Polo!). E sabendo que Medium retorna para um sétimo ao, pra minha felicidade e de todos os fãs da família DuBois.

E tem ainda:
• No AXN, às 21h, tem NCIS, episódio Moonlighting. A atriz Jackie Geary reaparece como a agente especialista em teste de polígrafo Susan Grady.
• A temporada de Greek segue às 23h, no Universal, com o episódio Social Studies.
• Multishow, 23h, segundo episódio da segunda temporada de Ser Humano.
• E no Liv, tem Judging Amy,às 22h.

E bom final de semana a todos!

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

19 Comments

  1. Rafael de Souza(São Vicente SP)

    Friday Night Light Nova Temporada
    Sexta-Feira dia 2 de Julho as 22h estréia a 4 Temporada da série Friday Night Lights no canal AXN.
    OBS: As 3 primeiras temporadas da série Friday Night Lights foram exibidas pelo canal Sony e essa nova temporada teve a sua exibição transfirida para o canal AXN.
    Link com a Informação:http://br.axn.com/

  2. Eza Tarragô

    MEDIUM e flia DuBois,dependendo de como assisto,se no dia que passa ou acumulando capítulos,sinto bastante diferença.Aquela época da quase falência do Joe,estive pra desistir mas agora se ergueram.Parece que hoje os DuBOis estão em Season Finale,não? vou conferir e junto NCSI e Amy Judge
    Tô bem feliz..na NBA eu sou LAKERS !Bom fim de semana de Copa do Mundo.

  3. Andrew Maxwel

    Medium teve um temporada bem fraca. Chegou a ser ruim. Eu também não sei se gostei ou não, mas curti um maior aproveitamento de Sofia Vasilieva que, como mostrou no cinema, tem muito a acrescentar à série. O último episódio talvez tenha sido o melhor, mais parecido com o começo da série e a última cena me deixou feliz, principalmente depois de confirmada a sétima temporada.

  4. cleide

    esta temporada de Medium me agradou bastante, principalmente por ter mais participações das meninas DuBois

    ainda bem que a série retorna (ainda traumatizada com tantos cancelamentos :/)

    de todas as questões apresentadas para mim a pior é :”tem que se submeter aos hiatos que as emissoras, tanto nos EUA como no Brasil, nos impõe.” …. isso realmente modifica minha percepção da série, por isso não me importo em esperar um pouco mais tempo para ter a série exibida sem interrupções

    hoje é de NCIS, Medium e Being Human
    bom fim de semana e boa torcida \o/

  5. cleide

    Paulo
    ontem o episódio de CSI:NY foi outro, o AXN pulou a exibição, será que houve algum problema?

  6. Marco Cals

    Medium é LINDO D !
    Eu tb AMO as participacoes das meninas. ELAS SAO EXTREMAMENTE FODAS!

  7. Rafa Bauer

    Não vi até o final da temporada, mas achei a temporada de Medium muito fraca. A mais fraca de todas. Prefiro 13 episódios bons a 22 fracos.

  8. Jorge P. - DF

    Medium teve uma temporada muito instável. Eu particularmente não gostei dessas participações excessivas das meninas, mostra que ficaram sem idéias. Mas tirando a menorzinha, elas são muito boas.
    Hoje vou de NCIS, craro! E medium, lógico!

  9. mauricio

    Eu gostei muito desta temporada de Medium. Destaque especialíssimo para os episódios “Who’s That Girl”, “Pain Killer”, “Bite Me”, “The Future’s so Bright”, “Dear Dad…”, “Psych”, “How to Beat a Bad Guy”, “There Will Be Blood… Type A” (Part 1 e 2), “Time Keeps on Slippin”, “It’s a Wonderful Death”. Quem não gostou desta temporada não deve ter visto esses episódios. “Bite Me” com certeza entrou para os melhores episódios de Halloween em séries. E “Time Keeps on Slippin” foi um soco no estômago, disparado melhor episódio da temporada e um dos melhores de todas as temporadas.

  10. Tadeu Mascarenhas

    Só faltava essa. O Universal avacalhando o horário das séries. Até tu Brutus. E não foi a primeira vez não, na semana passada House tb começou com atraso.

  11. rosangela

    Caio hoje p mim tbm é dia de cervea!! mas se der vou de medium mais tarde!

  12. claudia

    O ministerio da saude adverte,”beber faz mal à saude”.
    Com certeza a familia Dubois melhora as noites de sexta, as crianças são fofas e o entrosamento deles é muito bom.

  13. Flávia

    NCIS, Medium e Greek. Com Judging Amy na reprise.
    E na contagem regressiva para Friday Night Lights.

  14. bia mafra

    Ai, jorge, adoro as meninas, acho a do meio entao, excelente, a mais velha um pouco surreal e a pequenininha eh a coisa mais fofa. gostei de medium sim, teve uns episodios excelentes, outros nem tanto. mas a media foi positiva.

  15. mazinha

    Tive de deixar NCIS para reprise….tonha compromisso…que peninha.

  16. mazinha

    tinha (não tonha) compromisso…rsrsrsrs, ainda bem que deu tempo de ver Ser Humano…

  17. Gessy

    sinceramente não gostei dessa temporada. preferia o cancelamento de medium em vez de ghost whisperer.

  18. Ivonete

    Amo “Medium”, discordo da maioria, a temporada foi ótima! Destaque para o belíssimo episódio “Dear Dad”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account