Log In

Opinião TV Brasil

O que vou assistir hoje na TV – segunda, 26/4/2010

Pin it

Já escrevi um bocado sobre estes acontecimentos recentes na TV paga: o sumiço de Gossip Girl e a ida de 90210 e Melrose para os sábados. E fui claro que, se houve algum problema, a culpa é do departamento de marketing dos canais. Mas é óbvio que esta questão pode ser observada por outro ponto de vista.

Vamos nos debruçar um instante em Gossip Girl e 90210. O que as duas tem em comum? São dramas teen, exibidos pelo mesmo canal nos EUA (o criticado The CW), não são queridas pela crítica e ambas não mobilizam grandes audiências lá fora.

Talvez o problema que a Sony e a Warner enfrenta no Brasil seja o mesmo que a CW enfrenta nos EUA. Que o gênero teen esteja mesmo morrendo, porque a nova geração de jovens trocou a TV pelo Youtube e pelas redes sociais.

Ou talvez o problema que a Sony e a Warner e a CW enfrenta seja o fato de que os dois shows estejam longe do padrão de qualidade do gênero teen. 90210 e Gossip Girl não comovem, não empolgam, não emocionam. Nunca chegaram sequer perto da comoção que Barrados no Baile e Dawson’s Creek e mesmo The O.C. provocaram em três diferentes gerações de jovens.

90210 e Gossip Girl são cínicas demais e realmente acredito que os jovens (em qualquer época) precisam de algo que os faça sonhar. O que justifica porque o maior sucesso do gênero na atualidade é The Secret Life of the American Teenager (inclusive no Brasil, pelo volume de comments que o TeleSéries recebe de garotos que assistem a série no Boomerang).

(Acho que este é um fator importante e que obviamente não exonera a Warner de ter tirado Gossip Girl do ar).

Todo este assunto voltou a tona porque realmente me empolguei com o piloto de Life Unexpected. Finalmente assisti um drama exibido originalmente pela CW que não abraça a futilidade, o consumismo e a falta de moralidade (me sinto um padre falando isto, mas é o que sinto…). Finalmente uma série da CW com coração. Finalmente uma série da CW que poderia muito bem estar no lineup da saudosa The WB, ao lado de Everwood e Gilmore Girls.

(A cena acima, do piloto, com a Lux e o Baze chorando assistindo o vídeo do leão no Youtube, é uma das grandes cenas da temporada).

Existe, claro, a possibilidade de que o que me atraiu em Life Unexpected não interessar aos jovens. Life Unexpected pode simplesmente ser uma série datada. Mas até descobrir isto, sigo assistindo. No Liv, às 22h.

E tem ainda:
• A Warner exibe esta noite a primeira parte de um episódio duplo de Cold Case (The Last Drive-In, às 21h). Às 22h, inédito de The Mentalist seguido por inédito de Human Target.
• No AXN: CSI, 21h, episódio Internal Combustion E Criminal Minds, às 22h, episódio Risky Business Parasite (o AXN pulou a exibição de um episódio inédito da série).
• Na Sony, Grey’s Anatomy (Sony, 21h) reprisa por mais uma semana e Private Practice (Sony, 22h) vem com o episódio Blowups, fechando o arco com o Captain Montgomery.
United States of Tara (Fox, 22h) é inédito e The Good Wife (Universal, 23h) reprise.

Aviso:
No Late Show, David Letterman entrevista os eliminados do American Idol Andrew Garcia e Katie Stevens. À 1h de terça-feira, no GNT.

E vocês, o que vão ver esta noite na TV?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

28 Comments

  1. Jorge P. - DF

    Paulo e demais amigos, meu gravador de DVD Panasonic foi para o saco e todas as séries que gravei semana passada não vou poder assistir e as dessa semana idem, já que gravo tudo para ver no finde. Ainda bem que Lost passou ontem a noite e pude ver um episódio fantástico.
    Fica o registro de que a indústria hoje faz aparelhos descartáveis, que não duram 3 anos, um absurdo.

  2. Caroline®

    Eu assisti uns 5 ou 6 episódios de Life Unexpected, na tentativa de achar um drama familiar pra acompanhar. Mas depois disso a série não me conquistou, não. Talvez eu dê uma chance a ela quando as séries que acompanho entrarem de férias….

  3. Leonardo Toma

    Excelente análise da atual situação (deplorável) das séries teen. A última série teen que me empolgou mesmo foi Veronica Mars. Talvez eu confira Life Unexpected. Fiquei curioso.

  4. Bruno

    Será essa loirinha da foto a filha do personagem de James Woods na série Shark?

    Resposta do Paulo: Não. Esta é a Britt Robertson. A atriz de Shark era a Danielle Panabaker.

  5. Luciano

    Life Unexpected é uma das melhores séries que a CW já lançou, fato.

    No entanto, a Lux é a personagem mais irritante de todas as séries que a CW já lançou, outro fato.

    Girar a série em torno de uma pessoa tão mal direcionada não ajuda em nada o canal, que precisa desesperadamente de um sucesso.

  6. Mônica A.

    Vi todos os episódios de Life Unexpected e adorei. A série é muito gracinha. Não tem esse povo chato de outras séries teens (como Blair Waldorf) que só querem saber de se dar bem e pisar nos outros. A Lux, apesar de ter passado por vários problemas, é uma fofa. Já tem notícias de renovação?

    E não, Bruno. A loirinha da foto é a Brittany Robertson e quem fez o papel da filha do James Woods em Shark foi a Danielle Panabaker.

  7. Rafa Bauer

    Eu gostei muito do piloto de Life unexpected, mas acho que a série deu uma decaída no decorrer da temporada, inclusive com algumas situações bem repetitivas. Estou no oitavo episódio e pretendo terminar a 1ª temporada.

  8. marquinho

    Paulo
    parabens pela resenha, excelente. acho que vc retratou perfeitamente o que muitos pensam sobre a CW e seus dramas futeis e descartaveis como Gossip e 90210, e LU sem duvida remete a WB. Impossivel nao fazer tal comparacao. Nas reviews que fiz sobre a serie no meu blog, foi uma das coisas que sempre ressaltei. LU comove, emociona. E eu adorei a série, acho que no mundo atual se encaixa perfeitamente na vida das pessoas. porque não apenas Lux é uma adolescente, mas seus pais nao deixam de ser. E a serie linda, fotografia lindissima, otima trilha sonora, otimos momentos de reflexao. Honestamente me senti vendo dramas saudosos da ainda mais saudosa WB. Continuo na posicao de que a fusao UPN e WB foi uma das piores coisas ja feitas e digo mais LU nao tem nada a ver com a CW.

    Enfim, adorei o texto e fiquei feliz por vc valorizar a série e destaca-la. Nao sei se os demais episodios o cansaram ou agradaram, eu gostei da temporada inteira, poucos pontos baixos, a finale inclusive na minha opiniao ficou um pouco abaixo dos demais episodios da serie mesmo assim comoveu.

    abraço e curta LU

    Resposta do Paulo: Marquinho e eu concordando em algo, depois de tantas temporadas! Que bacana!

  9. Lara Lima

    “Finalmente uma série da CW que poderia muito bem estar no lineup da saudosa The WB, ao lado de Everwood e Gilmore Girls.”

    Só se a partir da segunda temporada. O problema de Life Unexpected não é a falta de consumismo ou futilidade; o seriado é muito simplório, os personagens são rasos e o roteiro não foge ao comum. Acho que CW vai precisar se esforçar mais pra encontrar outra GG e Everwood.

  10. lu

    Eu gostei de Life Unexpected e torço pra que seja renovada. Até o quinto, sexto, episódio eu fiquei enjoada, a Lux me irritava, mas depois a coisa começou a melhorar de tal forma que virei fã. Não incondicional, mas fã. Dentre tantos dramas teens pobres como vc destacou (apesar de eu ainda ter paciência pra ver GG), LU é o melhor com certeza!

    Talvez a ´ltima boa série do gênero que eu tenha visto foi The OC… que saudades dos tempos que a CW (aliás, Warner) conseguia fazer algo bom. Aff

    P.S. The Secret Life of the American Teenager eu vejo pq sou curiosa pra ver no que dará a garota com o bebê. Mas, francamente, é uma das séries mais ridículas que já vi nos últimos tempos. Mas, confesso que é um drama teen total mesmo. Mas teen demais pro meu gosto

  11. bia mafra

    Eu adorei life unexpected, atores normais (detesto aquele desfile de gente lindissimas, como se fosse uma passarela – OC) e bons, gostei dos dois episodios que vi ate agora, ageis e bem dirigidos. contiunuo vendo.
    ainda the mentalist, human target, tara, criminal minds e csi. alem de tudo, continuo vendo as reprises de gilmore girls.

  12. Raruiz

    Eu gostei de Life Unexpected. Estou quase terminando a primeira temporada e pretendo assistir a segunda.

    Em vista das séries que a CW tem na grade, LU ganha de longe…

    Dos últimos tempos, gostei de The OC e Veronica Mars.

  13. Daniele

    Paulo adorei a Review!!!

    Eu assisti a primeira temporada completa, não é fantástica como Gilmore Girls mas é mto melhor que estas que vc citou.
    Sobre a renovação pelo que eu saiba estão para decidir entre ela e OTH.

  14. Flávia

    Bom, se Friday Night Lights puder ser considerada uma série teen, então temos uma belíssima representante do gênero. Fora isso, saudades de Everwood, Gilmore Girls e Wonder Years…
    Mas estão gostando de Life Unexpected, é uma série fofa. E de Parenthood também, e de Judging Amy! A transformação do People & Arts em Liv acabou sendo uma ótima surpresa. Só sinto falta das reprises de The Shield.

  15. Ricardo

    Paulo, no fim de semana o Sci-Fi promoveu uma maratona de Stargate Universe. Você sabe se hoje eles retomam com inéditos?

    Resposta do Paulo: A assessoria da Fox mandou um mail muito vago semana passada neste sentido e eu não me dei conta que a série podia estar voltando. Agora que você perguntou, acho que sim, fique esperto, é possível que seja inédito esta noite sim.

  16. ~vivi

    Eu também me sinto moralista e ranzinza quando vejo essa pegação sem fim e quase incestuosa das séries teens atuais…

  17. simone

    Jorge concordo com vc,eu tinha um gravador de dvd com hd phillips que deu pau,e ainda estava na garantia,tentei trocar por outro, mas a surpresa foi que não fabricavam mais, fora que perdi cerca de 50 programas gravados, fica meu protesto também.

  18. Giselle

    90210 é ruim mas não sei porque eu assisto.
    E hoje vou de Cold Case , The Mentalist,Human Target e Private Practice na reprise da medruga.
    CSI fica pra domingo.

  19. pedroluiz02

    Life Unex decai mas não a ponto de desistir , melhora bastante, é uma surpresa na temporada.
    Esperem Being Erica, está é uma otima pedida e já termina ou terminou a segunda temporada.
    Gi,
    gostei, tá entrossada nas twittadas.

  20. Josué Prachedes

    Parece que as legendas da Raposa voltaram na $$$$KY, so assisti Bones dublado mesmo essa não teve jeito.

    Eu gosto muito de Monk, até porque eu tb tenho TOC e me identifico muito com o personagem.
    Monk/Sharona, Legen….waiting for it…waiting for it…Dary. Sensacional, os fãs mereciam, a série merecia, eu ri muito, e na cena final do abraço chorei.

    Não entendi Parenthood, o filme é muito bom, uma comédia muito engraçada por sinal, a série não é nada disso, nem dramédia é. É um Drama comum e
    infelizmente muito parecido com a porcaria dessa Brothers & Sisters, uma pena.

  21. Marco

    Eu vi alguém comentar por estes dias que as legendas da Fox tinham sumido. Na minha SKY felizmente elas ainda estão no ar – não suportaria um Jack Bauer aportuguesado.

  22. Léo

    Hj eu vou ver a 1° temporada de CRASH no HBO e Life Unexpected(reprise)as 21:00 e na sequência o ultimo ep. de United States of Tara.

  23. Cristiane Martins

    Hoje sou ver CSI, mas nada, eu assistia a serie teen The OC, mas depois terceira temporada naõ tive saco para seguir, e hoje não vejo mais séries teens,larguei mão.

  24. mazinha

    Hoje vou de Criminal Minds…gosto tanto de Stargate Universe mas aqui em casa a minha operadora não tem o Sci-fi na grade,então só vejo quando estou de plantão a noite…(no meu trampo pega,hehehe)teve maratona esse final de semana que pena perdi…CQC fica pra reprise no sabado…

  25. Alessandro

    Houve um erro no texto GG é queridinha da critica sim…afinal se não fosse isso a série já teria ido para o além.

    Estou errado? Se estiver me falem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account