Log In

Opinião TV Brasil

O que vou assistir hoje na TV – quinta, 3/6/2010

Pin it

The Vampire Diaries - Founder's Day

Desde que eu reestruturei os “Destaques do Dia”, a transformando nesta coluna “O que vou assistir hoje na TV”, tenho pensado em escrever sobre The Vampire Diaries. Fiquei esperando por uma oportunidade para colocar a série em dia (estou ainda no 1×16). Não coloquei. E a hora é agora.

The Vampire Diaries é uma série difícil de criticar. Quer dizer, criticar é fácil. Dá facinho para fazer como a maioria dos meus colegas fizeram – descartar rapidamente, dizendo que é um típico lixo da CW.

A questão é quer por debaixo de todo o oportunismo de ser fazer uma série na onda de Crepúsculo, do melodrama teen romântico e das péssimas performances de Nina Dobrev, Paul Wesley e Steven R. McQueen (deixei o Ian Somerhalder de fora porque ele está um pouquinho acima da média) tem algumas coisas em Vampire Diaries que, se não merecem ser elogiadas, merecem ao menos um olhar mais aprofundado.

O fato é que Vampire Diaries foi o primeiro hit da The CW em quatro anos e ele fez isto não só apostando no óbvio, mas também correndo alguns riscos que nunca vi antes numa obra de ficção para TV. O fato de um dos protagonistas ser um “badass” é uma delas – eu fico espantando com as coisas que Damon já fez na série e como o roteiro seguidamente o coloca em situações que expõe o seu lado cruel, quando o mais óbvio seria humanizá-lo aos poucos, para aumentar a identificação do telespectador com o protagonista-vilão da série. Neste sentido The Vampire Diaries conseguiu realmente romper o padrão politicamente correto das séries da WB, com personagens imorais na tela (Gossip Girl também tenta ser imoral, mas com ela o recurso nunca funcionou direito).

É bacana também ver como a trama se desenvolve. Não tem episódio de enrolação em VD, os arcos são curtos, os cliffhangers se sucedem a cada episódio e a série vai sempre avançando (o mesmo não se pode dizer por exemplo de True Blood, que mesmo com temporadas mais curtas costuma ter episódios bem caídos de meio de temporada). E lá vão, vampiros e humanos morrendo ou saindo de cena com a mesma frequência com que outros vampiros e humanos aparecem a cada semana. Repare, esta noite teremos na Warner, às 21h, o 22º episódio da série (Founder’s Day, encerrando a primeira temporada), com o sentimento que assistimos histórias pra umas três temporadas.

The Vampire Diaries me irrita bastante. Especialmente por isto: em meio a tantos clichês e tanta asneira, é inegável que a série tem valor.

Outros destaques:
• Ainda na Warner, 22h, temos a season finale de Supernatural.
• Mais importante (muito mais) do que os dramas paranormais da Warner é a volta de Law & Order: Criminal Intent, às 22h, no AXN. Bom, eu já sei o que vai acontecer, mas não sei como vai acontecer, então prefiro deixar para comentar na próxima semana. Mas vai ser duro se despedir de Goren, Eames e Ross. Ah vai.
• Também no AXN, 21h, CSI:NY, episódo Rest In Peace, Marina Garito.
• Sony: Accidentally on Purpose (21h, Speed, com Billie entrando em trabalho de parto), Cougar Town (21h30, Counting on You), 30 Rock (22h, Khonani) e Community (22h30, Basic Genealogy, com participação da Katharine McPhee).
House, episódio Open and Shut, com Cynthia Watros (Lost) e Sarah Wayne Callies (Prison Break), no Universal, às 23h.
• E ainda inéditos de Impostores (FX, 23h), Bones (Fox, 21h) e Parenthood (Liv, 22h).

E bom feriado pra todos!

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

68 Comments

  1. Juninho

    De fato a primeira temporada de Vampire Diaries teve historia pra mais umas três temporadas,a série me surpreendeu após dois episodios horriveis (O Piloto e o segundo episodio),depois dessas duas bombas iniciais a série acelerou e não parou mais,vale a pena conferir esse drama teen,só não compararia VD com True Blood,seria maldade com Vampire Diaries ser comparada com uma série de alta qualidade como True Blood,perderia facinho,facinho.

  2. Mica

    Poxa…eu sou fã de True Blood, mas não consigo achar a série ‘de alta qualidade’. Talvez a 1ª temporada, mas a 2ª foi só embromação com aquela história tosca da Marianne (era esse o nome?). Mas estou na maior ansiedade pela 3ª temp. Os promos estão incríveis e…bom, fã que é fã sempre espera o melhor. Eu tenho cá comigo que eles irão se redimir pelo fiasco da metade da segunda temporada.

    Sobre The Vampire Diaries, a série me surprendeu. O iníco é sofrível, de péssima qualidade e você só persiste por ser…bom, persistente, hehe. Mas sem brincadeira, os primeiros episódios eu assisti empurrando goela abaixo. Entretando teve um momento que a série engrenou e só foi crescendo. E tem coisa melhor do que série começar ruim e depois se mostrar boa diversão de verdade? Bom, melhor que isso só se for boa do iníco ao fim, hehehe, mas é bem melhor começar mal e virar algo decente do que começar bem e descambar lá pelo meio.

  3. Karla

    Para mim não tem série melhor! The vampire diares supera todas as expectivas! É mto melhor que True Blood (consegui assisti so dois minutos) e Crepúsculo (perdi meu tempo lendo e depois assistindo, masi ainda não tinha sido apresentada a The vampire diaries – me perdoei).

  4. ~vivi

    Eu vi o primeiro episódio mas não tive vontade de ver mais um romance entre humanos e vampiros… Quer dizer, eu já sou obrigada a ver True Blood que mesmo odiando não consigo largar.

    E uma pergunta: A FX vai reprisar Dexter? Alguém sabe?

  5. Jessica

    True Blood dá de infinito a zero em Vampire Diaries, mas também acho injusto comparar as 2 porque os públicos são diferentes. As cenas de sexo que tem em TB não caberiam em VD, assim como as cenas melosas de Stefan e Elena nada tem a ver com TB.
    Acho que o salva VD é o fato, de como você bem colocou, as histórias rápidas, que se resolvem logo e a renovação dos personagens coadjuvantes. Agora, um dos pontos principais, sem dúvida, é o Damon. Sem ele seria impossível aturar Stefan e Elena.
    O fato é que as 2 são MUITO superiores a esse lixo chamado Twilight.

  6. Kary

    Eu até defender Vampire Diaries e tocando o pau no filme de Twilight, mas depois do Stefan ter uma crise de consciência por beber sangue humano e incorporar a expressão de mal-comido centenário do Edward não dá mais. Apesar de que ainda tenho esperanças que a Bonnie se torne de fato uma ‘badass’ no estilo Buffy e tire o Damon pra saco de pancadas diário e consolo noturno.

  7. Miriam

    Por favor … Vampire Diaries é o melhor … inigualável …. série de total valor.
    Eu amo !

  8. Mariah

    adorooooo the vampire diaries…o damon..ele eh demais! o jeito dele..de ao msm tempo gostar da elena..e nao demonstrar isso…eh perfeito!
    O seriado vai ficar mais emocionante com a volta de katherine…ansiosa para a 2 temporada!!
    nao sei pq flam tao mal de twilight..o filme concordo..o Jacob..salva o filme..por ser perfeito..mas vcs jah leram os livros?! eh bom demais..vc se identifica a cada momento com a historia…nao me arrependo de ter lido os 4 livros..e espero as outras versoes… ^^
    Qnt a GG…adorooooo! ehhehe desculpa..eh futil …mas adoro! hehehe

  9. Marynhaa

    É Mariah, acho que as pessoas que falam mal dos títulos da saga crepusculo, da Stephanie Meyer, realmente não sabem o que é ler! Concordo com você, os livros são muito bons, e também aguardo ansiosamente o lançamento de Midnight sun: a versão do vampiro Edward para crepusculo, e adoraria ler as versões dos respectivos livros…
    Quanto ao VD, adoooooro de paixão o Damon, ele é tudo de lindo, e não acho que a série deixe a desejar, os personagens são bem ricos e apesar de muitos acharem as representações da Nina e do Paul ruins, eu adoro eles assim mesmo, me apaixonei pela história dos vampiros de VD.
    Leiam mais gente, vocês não perdem nada, garanto.

  10. Pingback: Tweets that mention O que vou assistir hoje na TV – quinta, 3/6/2010 » TeleSéries -- Topsy.com

  11. Caroline

    Claro que The Vampire Diaries é melhor. Apesar de eu gostar muito de True Blood (pra mim fica em segundo lugar). A interpretação da Nina e do Paul não são ruins. Para as pessoas é muito fácil criticar. Duvido que fariam alguma coisa que agradasse todo mundo. Impossível né? Então, parem de ficar olhando os defeitos. É uma mania do ser humano procurar apenas os defeitos, criticar e criticar. Nenhuma série é perfeita, todas tem falhas. Ahh, e esse que disse: “Tenho vergonha de gostar de Vampire Diaries” ¬¬’ Deveria ter vergonha de falar isso.
    Bem, só tô aqui dando minha opnião a respeito de alguns comentários. Se não gostaram, sinto muito :D

  12. Helem

    Concordo plenamente com o comentário acima!Tipo amei a série e tô louca pra assistir a segunda temporada!Assisto True Blood tbm é ótimo,mas pra mim é meio apelativo devido as cenas impostas(não devo negar tal fato),porém adoro a série.Tbm sou fã de twilight amo a série li os livros e vi os filmes lançados.Aqueles que nun gostam só lamento,mas não vêm dizer q não presta pq se não prestasse não faria nenhum sucesso ;p Voltando a Vampire Diaries é simplismente ótimo,tô lendo os livros, não é aplelativo, cenas quentes na medida certa, e como já foi comentado não tem episódio morno.Quanto a atuação dos personagens ótimas pra mim!Se não gosta faz um teste pra CW e tentem tomar os lugares deles duvido se vcs são capazes!Se eles estão lá é pq fizeram testes,são capacitados e agradam a grande maioria do publico!Agora se vc é minoria “the problem is totally yours, I’m sorry…”

  13. Lidia

    vampire diaries é perfeiito, mas concordo que paul wesley é meio caído… mas amo a série mesmo assim!!

  14. taty

    VD é uma ótima série! Quem não gosta é pq não assistiu ou viu alguns minutos (do começo da série) Mas vale a pena mesmo ver, e n acho Os atores de Elena e Stefan ruins, são os personagens que são um pouco “apagados” A Nina interpretando a Khatarine é incrível! O Damon…é simplismente THE BEST.
    E sobre a saga crepúsculo eu adoro! Os livros são maravilhosos! os filmes nem tanto… mas dá pra melhorar! E quem fala que tanto Vd quanto Crepúsculo são ruins… é pq n Tem bom Gosto rs (oou personalidade pra admitir q é bom E QUE JA ASSISTIU!)

  15. Marina

    Eu acho o TVD o máximo, romance gostoso, homens lindos, Stefan lindo-olhar apaixonante de matar, beijos que só ele sabe dar, sexi, musicas ma ra vi lho sas, já gravei todas! o Damon acho engracado, mas o Stefan!!!sem comentários! arrasou! o cara é demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account