Log In

Opinião TV Brasil

O que vou assistir este final de semana na TV – 3 e 4/4

Pin it

Sábado tem Mad Men na HBO (esta semana em um horário mais decente, às 22h55) e o reality American Idol na Sony (21h e 23h).

Gossip Girl - The Sixteen Year Old Virgin

Este domingo, pouquinho antes da meia-noite, quando a Kristen Bell falar XOXO, o até logo que se tornou marca registrada de Gossip Girl terá um gosto amargo de despedida. O episódio The Sixteen Year Old Virgin, que irá ao ar às 23h, será o último da série a ser exibido pela Warner Channel (até um eventual retorno). Gossip Girl não acabou (pelo contrário, está na metade da temporada), mas a Warner arbitrariamente cancelou a série na América Latina, com a justificativa de que o programa “não pegou”. É difícil acreditar que Gossip Girl não pegou no Brasil: a Record já vendeu mais de 200 mil exemplares dos livros que deram origem a série e, em janeiro, o SBT colocou 6% dos brasileiros que tem televisão em casa a assistir a série.

Quando foi divulgado que a Warner iria cancelar a exibição de Gossip Girl muitos colegas blogueiros soltaram o comentário clichê: “a série é uma merda (ou está uma merda), mas isto não é correto”. O comentário é infeliz. É infeliz porque ele supõe que a audiência caiu porque os fãs abandonaram a série. E isto é só uma suposição. (Eu particularmente não conheço nenhum telespectador que abandonou Gossip Girl na metade da temporada – e nem acho que ela está muito pior ou melhor do que sempre foi). E o comentário, além de tudo, reforça a decisão da Warner. Afinal, ele carrega consigo um juízo de valor, que reforça a noção que a série é ruim (ou está ruim).

Gossip Girl pode até ser uma série menor, mas a questão é que a Warner está há alguns anos colocando séries na fogueira – algumas excelentes. (Duas vezes que isto me afetou em particular, quando eles colocaram as reprises de Família Soprano na madrugada e depois abortaram a exibição da série, levando ao fim da minha coluna Revendo Família Soprano; e quando destruíram a exibição da incrível sci fi Terminator: The Sarah Connor Chronicles, jogando o seriado na madrugada e pulando episódios; até hoje não vi o final da série).

A fase não ser boa não é justificativa. Assim como “não pegou” não funciona comigo. O fato é que faltou competência para vender o programa. Se a audiência caiu foi porque a Warner desde o início da temporada a jogou para as noites de domingo, às 23h, sem reprises. Que drama teen resiste a este horário? E se a audiência estava caindo, que ação de marketing o canal fez para salvar a série?

A verdade é que a Warner Channel vai seguir assassinando seriados, um a um, por conta da incompetência de seus executivos, que podem se dar ao luxo de serem relapsos enquanto estiverem amparados pelo bom acervo de séries da Warner Bros. Problema, mesmo, só no dia em que a fonte secar.

O cancelamento de Gossip Girl pra mim é a gota d’água. Muitos de nós abandonaram a Fox, não abandonaram? Que a Warner seja a próxima.

O que mais tem no domingo?
South Park, às 19h30, no VH1. Alguém sabe dizer qual o episódio?
Los Caballeros Las Prefieren Brutas volta para o horário das 13h na Sony, como o episódio ¿Que paso con el Hombre Detallista?¿Se Murio o lo Matamos?
• Ainda na Sony, às 20h, Royal Pains com o episódio If I Were a Sick Man.
• Esta semana, o convidado especial de Monk (Universal, 21h) é o cantor e ator Meat Loaf. No episódio Monk e a Maldição Vodu (Mr. Monk and the Voodoo Curse) Natalie pode ser a próxima vítima de uma maldição.
• Dos canais que eu não assino (fazer o quê, se a grana está curta!) vale destacar o episódio inédito da semana de Nurse Jackie (Studio Universal, às 21h) e a premiere de Crah (HBO, às 23h).

XOXO.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

51 Comments

  1. isabela

    o SBT que não colaborou com a serie “Gossip Girl”.
    olha essa serie é uma das melhores pra mim, olha só todo mundo agora vai parar de ver a warner e ele vão se fude e dai vão cair na merda e depois cortar outro programa de tv e ai se agente não ve mais ou só ve um seriado da warner eles cortam
    po hein eu e a minha irmã assistimos todas as temporadas (até agora retirando a 4ª) e eles cancelam a tão de brins né?
    ai olha eu nem vejo mas a warner cancelou o GG agora se fudeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account