Log In

Opinião TV Brasil

O que NÃO vou assistir hoje na TV – quarta, 21/4/2010

Pin it

Kdabra

Não tenho nada contra o fato de Kdabra emular algumas séries que já vimos por aí, como Kyle XY ou alguns episódios de Além da Imaginação.

Não tenho nada contra o fato de Christopher Von Uckermann aparecer cantando em português no clipe de divulgação da série. Apesar de achar meio ridículo que, uma série que quer carregar uma aura de mistério e de suspense, tenha uma peça promocional que parece um vídeo do Menudo.

Não tenho nada contra o fato da Colômbia virar o celeiro de produção audiovisual da Fox. Se eles tem os estúdios, as câmeras, a qualidade de produção, ok. Kdabra é tecnicamente correta. Infelizmente, uma série não se faz só com direção de arte, fotografia e mixagem de som.

O meu problema é que assistir as produções regionais da Fox Latin America segue sendo um experiência dolorosa. Fisicamente, inclusive.

A ideia de Kdabra é boa em conceito – um drama serial (com mais cara de minissérie do que de seriado, o que não é problema), brincando com temas como mágica e paranormalidade, com uma atmosfera supostamente densa (por alguns segundos, breves segundos, me fez lembrar de Carnivale) e até um sentimento de que o seriado iria beber na fonte do realismo fantástico latino americano (aqui se esgotam meus conhecimento literários a título de comparação, mas fico com a impressão de que uma coisa não tem nada a ver com a outra e, se era pra ter, passou longe).

O problema de Kdabra é o mesmo da brasileira 9mm:São Paulo – são bons projetos, mal executados, que jogam na tela um monte de personagens estranhos, em lugares estranhos, sem nenhum contexto, e com uma edição tola e péssimos diálogos.

Alguém dirá que eu sou muito duro, porque a minha referência é a TV americana (e inglesa). Mas não é verdade. Repare que as experiências da HBO (Capadócia, Mandrake, Alice, Filhos do Carnaval, Epitafios), da Sony (Simuladores, e mesmo Los Caballeros Las Prefieren Brutas) e mesmo a da independente Impostores são mais felizes.

A questão é que se a Fox quer emplacar um projeto de TV latino-americana, ela está fazendo da forma errada. Ela tem que impor mais o padrão internacional Fox aos seus parceiros na região. Ela tem que fazer uma série latina que possa ser consumida globalmente. Regionalizar é bom, mas talvez fosse melhor ser universal antes.

A propósito, sempre mantive uma relação respeitosa com os profissionais da dublagem, mesmo ao longo de toda a minha cruzada contra o fato da Fox ter se transformado no Brasil numa espécie de canal de TV aberta. Mas começo a me dar conta que o problema não é só a Fox adotar a dublagem, mas economizar na dublagem. O trabalho da Sigma em Kdabra vergonhoso. Ele transformaram uma série que deveria ser de mistério em um melodrama vagabundo, com vozes excessivamente dramáticas. Kdabra é ruim, dublada é terrível.

Continuando:
• Na Warner, Smallville, às 22h, chega com Escape que apresenta a vilã Silver Banshee.
• Na Sony, inédito de Ugly Betty (21h, Blackout!) e outra reprise de Desperate Housewives.
CSI:Miami(AXN, 21h) vem com Show Stopper, com Lucy Hale, E Castle (AXN, 22h), com The Double Down.
• No A&E, NCIS: Los Angeles vai ao ar às 22h (episódio com Aleatório de Propósito (Random on Purpose) — com mais uma participação de Pauley Perrette, a nossa Abby! Às 23h, Law & Order: Reino Unido, com o episódio Samaritano (Samaritan), abrindo a segunda temporada.
• Universal, 23h, Brothers and Sisters fecha a noite com Pregnant Pause.

E aí, qual é o programa do feriado?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

28 Comments

  1. pedroluiz02

    Tem Castle as 22hs,tambem mas,
    O que está bombando é o ep 13 de Lost.

  2. Maria Eduarda

    CSI:Miami e Smallville, que, à propósito, não é às 22h?

    Resposta do Paulo: Oi Duda! Isto mesmo, obrigado pela correção.

  3. Lu

    “A questão é que se a Fox quer emplacar um projeto de TV latino-americana, ela está fazendo da forma errada. Ela tem que impor mais o padrão internacional Fox aos seus parceiros na região.”

    Verdade. Eu me lembro de quanto tentei assistir Avassaladoras, tive a péssima impressão de estar assistindo a uma novela. Tive vários momentos vergonha alheia assistindo aquilo. A qualidade da produção é boa, mas o roteiro não tem o mesmo padrão.

    Hoje está bombante! Estou na dúvida se assisto Castle ou dou uma olhada na participação da goth geek da Abby. E vou dar uma olhada em L&O:UK. Vi um episódio e adorei!

  4. Cleide

    Paulo assino abaixo sobre Kdabra, o seriado ruim GeZuis Credo ;-)

    Mas hoje VOU VER :
    • CSI : Miami : AXN – 21 h : 8×12 – Show Stopper, com participação de Alan Ruck o eterno Cameron de “Curtindo a vida adoidado” e Brennan Elliott que também participa do episódio de hoje de Castle
    • Smalville : Warner – 22 h : episódio 9×15 – Escape
    • V : Warner – 23 h : episódio 1×03 – A Bright New Day, já que não assisti ontem vejo esta reprise
    • Human Target : Warner – 00 h : episódio 1×03 – Embassy Row, como não entendi porque razão a Warner ficou fora do ar na segunda-feira irei terminar de assistir hoje então

    Deixo para ver nas reprises :
    • Castle : AXN – 22 h : episódio 2×02 – The Double Down, vou deixar par a ver no fim de semana
    • NCIS : LA : A&E – 22 h : episódio 1×09 – Random on Purpose , só pela Abby já vale ver, vejo amanhã a reprise
    • Law & Order : UK : A&E – 23 h : episódio 2×01 – Samaritan, Paulo obrigado por esclarecer sobre este episódio pois no imdb ele é dado como 1ª. temporada, vejo amanhã a reprise

    Bom Feridão para todos !

  5. Victor Hugo

    Esse episodio de Smallville – Escape é um dos piores da temporada.. então hj p mim é:
    – Castle
    -Brothers & Sisters

  6. Mônica A.

    Se é Fox eu não vejo. Dublado, só desenho animado se estiver com meus sobrinhos.

    Vou ver Castle e talvez Ugly Betty.

    Bom feriado, galera!

  7. Josué Prachedes

    Por favor se alguém puder me ajudar.
    Gostaria de saber se ontem foi o final de temporada de Secret life of american teenager no boomerang e Numb3rs do telecine action.
    Gostaria tb de saber se hoje vai ao ar na VH1 o final da segunda temporada de Skins.
    Desde já agradeço.

  8. Caio

    Feriadão e eu aqui no trampo….Ninguém merece!!

    Hj vou de castle, talvez pegue a reprise de TBBT e V, mas aí vai depender do ânimo…

  9. mazinha

    Hj vou de NCIS:LA, Castle é muuuito bom, mas vai ficar pra reprise no sábado.

  10. Cleide

    Josué Prachedes
    ontem foi o episódio final de Numb3rs que por sinal me agradou muito, apesar do caso ser apenas o roubo de uma arma a trama e os diálogos e o roteiro foram muito bem conduzido
    pena mas parece que acabou mesmo Numb3rs ;(

  11. Giselle

    CSI Miami e Ugly Betty na reprise da meia noite.
    B&S só domingo. Hoje tem futebol !!!!!!

  12. Fernando dos Santos

    O site do Multishow informa que na próxima sexta-feira às 23 horas, estréia na emissora a série inglesa Being Human.No enredo, um vampiro, um lobisomem e um fantasma(na verdade “uma” fantasma) dividem um apartamento.

  13. Cristiano

    Eu não tenho o Universal Channel, mas sei que um dos motivos pelo qual ele é muito elogiado, é o fato de comunicar aos seus assinantes quando determinada série vai dar uma pausa em seus episódios inéditos. E ontem, no Sony, eu vi o anúncio que Desperate terá inéditos a partir da semana que vem. Espero que isso vire moda entre todos os canais, já que por mais que saibamos – no meu caso por aqui – quando os episódios serão inéditos ou não, é legal ver que o canal passa tal informação ao seu público.
    E mudando de assunto, acho que o pessoal da Fox viu o quão ruim ficou a abertura de Fringe da semana passada e voltou a abertura “tradicional” da série.

  14. lu

    “Esse episodio de Smallville – Escape é um dos piores da temporada..”

    Iiiiiiiiih… já num tô com vontade de ver e ainda falam isso? E nem é dificil de acreditar, a coisa anda super chata em Smallville.
    Eu queria mesmo ver Castle, mas Small não tem reprise,então, viva ao sacrifício!

  15. Victor Hugo

    lu semana q vem Smallville na Warner será o Checkmate q é um dos ou se não o melhor episodio da temporada.

  16. Gessy

    hj vou de human target já q. na segunda a Warner saiu do ar no meio do episódio.
    vou de Castle tbém, já Small abandonei de vez.

  17. Marcio

    Acho que o problema de dublar o Kdabra deve ter sido o mesmo das dublagens das novelas em espanhol: o idioma é muito “expansivo”, com palavras longas, e os atores costumam exagerar nos traquejos labiais, o que faz com que as palavras em português soem terrivelmente falsas nos lábios. Sem contar que pela similaridade linguística, há muito uso de palavras que não são comuns no português, mas são no espanhol, ficando um resultado “esquisito”. Já vi palestra de dublador admitindo isso, ao falar sobre novelas mexicanas.
    Mas também não dá para descartar o uso de atores iniciantes (ainda sem experiência para papéis maiores e com mais presença) e trabalho feito “nas coxas” (100% das vezes a pressa é culpa do cliente, da empresa dona do material e que contrata a dublagem e quer tudo pronto “para ontem”, ao menor custo possível)

  18. gilberto

    Vcs já perceberam que nesse site só aceitam séries americanas como entreterimento melhor ou de mais qualidade , mais o que é ERRADO que não existem só séries americanas como boa poçoes!!! tbm:. existem outras série como por exemplo ás inglesas ,vamos prestar mais atenção nas séries antes de cirticar ou diser que éruim!!!

  19. juninho

    vo ve a reprise de smallville agora,com esse horario e dia safados que a warner boto a serie e o jeito,o futebol vem sempre em 1º lugar

  20. sidnei

    pessoal! nao esqueçam que SMALLVILLE REPRISA AS 03:00hs da madruga.

  21. Mariana

    Kdabra foi muito mal dublada e não tem essa de que dublar em espanhol é mais dificil, mesmo sendo mais dificil dá pra ver quando é boa ou não. Por exemplo as novelas mexicanas do SBT eram melhores dubladas do que é Kdabra e do que são as novelas da CNT e da Band, que quando eu mudo o canal e tão passando me irritam profundamente.

  22. Ana Melo

    o meu foi cinema , fui ver chico Xavier , por sinal um filme maravilhoso e para nelson Xavier …uma interpretação fantastica digna de premio . Quanto a Kdabra, concordo com vc em genero nº e grau , so vi o pilot e nada mais.

  23. Luciana

    Ontem, devido ao feriado, eu tive a oportunidade de ver Kdabra e tb concordo com o Paulo, é muito ruim, fora que tem atores super feios, fala sério gente feia já basta as da minha rua, agora na TV também não dá…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account