Log In

Opinião

O que há com Special Victims Unit?

Pin it
Cena de Law & Order: Special Victims Unit

Law & Order: Special Victims Unit tem lugar cativo há alguns anos na minha lista dos cinco melhores dramas policiais da atualidade (ao lado de CSI, The Closer, Criminal Intent e, claro, The Shield). Mas eis que esta nona temporada da série, que estreou há duas semanas no Universal Channel, está me deixando frustrado. Será que os bons tempos de Special Victims Unit já passaram?

A estréia, na semana passada, só não foi péssima porque a atriz convidada Cynthia Nixon salvou o episódio no papel de uma mulher que alegava ter múltiplas personalidades. O resto foi todo decepcionante. O segundo episódio, Avatar, baseado no boom do Second Life também decepcionou, com um roteiro rocambolesco e absurdo.

Primeiro minha observação mais fútil: a Olivia Benson da belíssima Mariska Hargitay voltou a adotar aquele deprimente visual butch – figurino estranho, cabelos curtos e maquiagem exagerada. Logo agora que eu estava curtindo o visual mais feminino?

Agora as críticas mais sérias: não dá mais, a esta altura do campeonato, para um seriado dramático criar um tremendo cliffhanger em uma temporada para resolvê-lo no primeiro programa da temporada seguinte. Foi decepcionante ver que o afastamento do Cragen durou apenas um episódio. Tinha que ter sido mais longo. E o que eu acho que o que todos nós esperávamos era uma união da unidade em torno de seu Capitão. Mas o que vimos foi só falta de solidariedade – todos enciumados porque Munch foi promovido.

E a promoção de Munch, mesmo que pelo visto tenha tido apenas um objetivo cômico, merecia ter sido mais longa.

Chris Meloni e seu Stabler também começaram a temporada bastante apagados. Havia uma certa expectativa pela trama que se desenhava para Stabler nesta nova temporada: a volta para casa, depois de várias temporadas solitárias e raivosas. Foi cruel e absurdo a temporada já abrir com uma louca ameaçando a sua recém-conquistada estabilidade. Desperdício…

E o detetive Lake? Eu realmente não estou entendendo porque, oito anos depois, de repente se tornou necessário adicionar um novo detetive ao seriado. Se a intenção era colocar alguém para fazer sombra a Chris Meloni (que entrou em conflito publicamente com os produtores da série durante a renovação de seu contrato), a escolha não poderia ter sido mais inapropriada. Adam Beach simplesmente não tem carisma para tanto.

Agora, se a intenção é apenas colocar alguém mais jovem para fazer cenas de ação, diminuindo a carga sobre Hargitay, Meloni, Ice-T e Belzer, ainda assim o resultado não tem como ser positivo. Special Victims Unit mostrou nos dois últimos anos que até pode abrir mão da dupla Benson e Stabler (com o backup de Munch e Tutuola) por algumas semanas. Mas a idéia de que a rotação de parceiros entre Lake e os quatro protagonistas se torne constante parece alterar a essência do sucesso da série.

Law & Order: Special Victims Unit até aqui vem sendo a grande decepção desta temporada de estréias.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

36 Comments

  1. Paulo Jr.

    Concordo plenamente com vc, estes primeiros dois episódios foram decepcionantes e entediantes, somente a presença de Cynthia Nixon salvou o primeiro, enquanto no segundo, o universo virtual foi desperdiçado, observem como comparação, o excelente episódio de CSI NY s04e05, que também utilizava o universo do “second life” na trama.

  2. Antonio

    Concordo quando você chama Mariska de líndissima( eu sou completamemte apaixonado por essa atriz( o mais belo sorriso do mundo); que não havia necessidade de mais um detetive no grupo e que este segundo episódio foi fraco.Acho entretanto que é muito cedo para dizer que a série não é mais a mesma. Ainda faltam muitos episódios dessa temporada e com certeza Mariska e Cris ainda vão mostrar todo o talento que são possuidores. A propósito: a série foi indicada para unm premio recntemnte. Então….

  3. Ana Maria

    Também me decepcionei em parte com estes dois episódios, principalmente o segundo.Tambem não gosto do novo visual de Mariska, apesar de achar que ela é bonita com qualquer cabelo gosto mais dela de cabelo grande.Vamos esperar que melhore, pois gosto muito dessa série.

  4. Giselle Bauer

    Realmente os dois primeiros episódios foram abaixo da média mas achei o segundo menos pior.
    O primeiro achei chatérrimo e aquela história do Capitão também concordo que se resolveu muito rápido e não gostei do jeito que eles trataram o Munch.O Cris Meloni tá bem apagadinho e novo detetive é muito sem graça.Nada a ver. E a Mariska
    fica melhor de cabelo comprido.

  5. Leon Marques

    “E a promoção de Finch, mesmo que pelo visto tenha tido apenas um objetivo cômico, merecia ter sido mais longa.”

    Acho que você quis dizer “Munch”.

    Até agora achei normal, nada de mais, nada de menos. Só uma coisa que eu reclamo a mt tempo : Munch precisa de uma participação maior ! o Cara mais legal do seriado mal apareceu nesses ultimos anos !

    E Quanto a Adam Beach, parece que é tendencia em seriado policial. vão enchendo e enchendo o elenco até o ponto em que certos personagens tem 2 falas por episódio. isso é mt chato. aconteceu com CSI e tá acontecendo com SVU. Para mim, os personagem de BD Wong, Tamara Tunie e Adam Beach, são totalmente desnecessários. É uma pena.

    Era mais legal quando era só a alex cabot (ou a casey novak mesmo. Para mim ambas stephanie march e diane neal fazem bem seus papeis), o elliot, a olivia, o fin, o munch e o Cragen. Especialmente porque o Munch aparecia muito mais. Agora parece figurante.

  6. Leon Marques

    Só pra complementar, quando eu falei de tamara tunie e de BD wong :

    não que a série não precise de vez em quando de um psiquiatra ou de um legista. Mas o problema é esse DE VEZ EM QUANDO. Acho que a série não precisa de personagens regulares nesses cargos.

    já repararam que quase não dá mais pra ver todo mundo naquela tela do elenco ? Se colocarem mais um, vai ter que ser encima de uma cadeira, se não, não aparece lá.

    Em CSI, jorja fox (com exceção desse ultimo incidente), geoge eads e gary dourdan já faz um tempo que parecem figurantes.

  7. Leonardo Toma

    Adam Beach só veio pra encher o saco. O cara é cheio de falas cafonas (“I know all the sounds of the city”), não tem carisma nenhum e ainda rouba tempo de tela dos personagens antigos.

    Os produtores sempre vieram ao longo do tempo plantando sementes, ou personagens novos de um episódio só, para deixar na reserva. Tivemos aquele detetive latino da Narcóticos, a latina do laboratório, etc… Todos esses seriam uma escolha bem melhor que o Det. Lake.

    Por outro lado, “Law & Order: Criminal Intent” melhorou muito. A mudança de canal fez bem a série.

  8. Paulo Antunes

    Leon, que mancada!
    Saiu um misto de Fin e Munch no texto! Corrigido.

  9. Bena Takeru

    Cara concordo com vc, no meu ponto de vista a temporada passada foi show, com puta de um final de temporada que foi a mais drramatica que vi no ano passado.Só que não souberam ou por burrice ou incompetência fazer um inicio de temporada…
    Lake e merda é a mesma coisa, um figurinha apagado, sem perspectiva de nada, quaisquer eventuais parcerias que fizer não vai ficar legal…
    Espero que ele seja sacado no decorrer da temporada…

  10. Li

    Adoro SVU é minha série favorita! Acho um pouquinho cedo para começarem os comentários negativos, entretanto, a temporada passada deixou um gostinho de quero mais, todavia, essa temporada não teve o impacto que estava esperando, mas é apenas o começo. Quanto a Mariska Hargitay acho que fica melhor com o cabelo cumprido, quanto à Meloni teve um começo de temporada abaixo do esperado, aliás, toda a série está abaixo do esperado. O que mais gostaria de ver eram as confusões nas vidas pessoais dos detetives, que foi o que deu a maior emoção na temporada passada, agora não sei por que
    esses conflitos não continuaram…
    Mas, ainda é cedo para fazermos críticas tão negativas, SVU tem crédito, devemos aguardar um pouquinho mais!!!!!

  11. Li

    Adoro SVU é minha série preferida!
    Acho que devemos esperar mais um pouquinho para criticar negativamente a série, SVU tem muito crédito.
    Entendo as críticas, na temporada passada, os conflitos pessoais dos detetives estiveram mais presentes, causando bastante confusão no Distrito, deixando um gostinho de quero mais para a nova temporada. Entretanto, a nova temporada deixou esses conflitos de lado, deixando muitos espectadores da série, como eu, sem entender o por quê?
    Mas SVU tem crédito e acredito que vai melhorar!!!
    Quanto à Mariska Hargitay gostei do visual da temporada passada, com cabelo comprido, uma pena que mudou o visual.

  12. marcelo faria

    REPAREI QUE O DAN FLORECK VOLTOU PARA A SERIE LAW E ORDER SVU.
    MARCELO FARIA

  13. Kal

    Também tenho em L&O – SVU, uma das minha séries favoritas e por isso mesmo, concordo com a maioria dos comentários. O que aconteceu com a nova temporada? No primeiro episódio, a atuação de Cintia Nixon foi tão arrebatadora que nos fez esquecer muitas falhas, mas já no segundo episódio… me senti vendo um filminho de quinta categoria, cheio de “mistérios” mirabolantes e inverossímel.
    O novo personagem (Adam Beach)é totalmente sem carisma e realmente, não sei para o que veio.
    Quem assiste a reprise da segunda temporada (ou será a primeira??) e a essa nova, pode comparar a diferença…

  14. fernando dos santos

    Gostei muito da detetive loira da temporada passada(aquela que substituiu a Olivia),pena que os acontecimentos da trama tornaram impossível a sua volta como o quinto membro da equipe.

  15. Luiz Antonio

    Acho cedo para dizer que esta nona temporada não vai prestar. Entretanto concordo que os primeiros episódios foram fracos.Mariska Hargiyay que é muito bonita está feia nesta temporada. Ela precisa mudar o cabelo o mais rápido posível porque o sucesso da série depende muito do seu desempenho como um todo. E aí inclui-se o seu visual.Não gosto desse detetive novo. Aliás tem que valorizar o que já existia.

  16. Lena

    Bem, resumindo, o sucesso de SVU depende do comprimento do cabelo da Mariska! ;)

    Brincadeiras à parte, tenho alguns comentários:
    1- sim, Mariska fica melhor de cabelo longo, apesar de achar que nas últimas temporadas colocaram tanta maquiagem nela, que parecia que ela estava sempre pronta pra ir pra uma festa (nisso, até que agora melhorou)
    2- o detetive novo é um zero à esquerda. entrou só pra cumprir cota de latinos no elenco?
    3- eu adoro quando o BD Wong aparece. Dr. Huang é tudo!
    4- a série tá com superlotação de elenco, daqui a pouco vão ter que inventar um terremoto pra acabar com metade deles.
    5- o primeiro capítulo foi muito bom por causa da cyntia nixon e eles desperdiçaram o tema do capitão ter sido afastado e munch tomando seu lugar. resolveram tudo no mesmo dia! era papo pra alguns episódios, ia render bastante.
    6- assistam a reprise das primeiras temporadas e realmente dá pra ver a diferença…
    7- eu gostava quando tinha a família do stabler envolvida. os dramas pessoais dos personagens em geral sempre ajudam a dar uma levantada.
    8- mesmo assim, eu adoro a série! acho que daqui a pouco ela se recupera.

  17. Lena

    Paulo, vcs bem que podiam falar mais de Law & Order SVU, assim como de Criminal Intent. É dificílimo ver um site sobre séries abordando essas duas.

  18. marcelo faria

    EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA TEMPORADA EXIBIDAS DA SERIE LAW E ORDEM ÁS SEGUNDA É A NOVA TEMPORADA. UMA VEZ LI QUE O ELENCO SOFRERIA MUDANÇAS
    AGUARDO RESPOSTA
    MARCELO FARIA

  19. Ivonete

    Como Lena falou, Criminal Intent é bárbara (pelo menos os episódios com o Vincent D’Onofrio) e nenhum blog de série fala sobre ela, é só Heroes, Lost, House…

  20. Lena

    Marcelo, a nova temporada de Law & Order SVU passa nas terças-feiras às 23h e 1h da manhã. Mas as primeiras temporadas estão sendo reprisadas diariamente às 19h e à meia noite.

    Ivonete concordo, os episódios com o Vincent D’onofrio são excelentes, ele é muito bom! E é sempre difícil achar infos sobre a série. Foi complicado achar detalhes do pq eles resolveram dividir a série com o Chris Noth, por exemplo!

  21. marcelo faria

    IVONETE,
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO, MAS EU GOSTARIA DE SABER DA SERIE LAW E ORDER(COM SAM WATERSOM)UMA VEZ EU LI QUE HAVERIA DUAS MUDANÇAS NO ELENCO MAS A TEMPORADA QUE ESTAO EXIBINDO NAO HOUVE TAL MUDANÇA
    AGUARDO RESPOSTA
    MARCELO FARIA

  22. gessica

    Concordo com o Leon… o Munch não é valorizado!! Essa semana peguei um episódio da segunda temp. ocado nele e foi definitivamente um show de interpretação.

  23. Paula

    Olá, pessoal! Amo SVU e acho muito cedo para tanto pessimismo. Concordo que o segundo episódio não foi muito bom, mas o terceiro foi bem melhor e tenho certeza que a série vai manter a qualidade que sempre teve. Nós, fãs, estamos tão acostumados com episódios excelentes, que, quando assistimos a um ep não tão bom assim, ficamos desapontados. Mas foi apenas um episódio regular em 9 temporadas! Não acho que seja motivo pra tanta preocupação. Quanto ao cabelo da Mariska, preferia ele mais longo, mas também achei o curto bem legal. Aliás, ela é uma atriz muito bonita e extremamente talentosa, e fica bem de qualquer jeito. Até porque, ela usou cabelo curto por várias temporadas, nunca alguém reclamou, e isso também nunca afetou o desempenho da série. Agora, quanto a inclusão de outro personagem, também não achei necessário, mas acredito que é muito cedo para julgarmos o desempenho do ator. Elliot, Olivia, Fin e Munch são tão bons personagens, que fica difícil aceitar que outro roube um pouco do espaço deles. É natural, no começo, sentirmos antipatia por Lake, mas pode ser que com o tempo ele consiga melhorar essa opinião. Agora é esperar pra ver. Para mim, SVU é a melhor série da tv, e tenho certeza que, nas próximas semanas, todos estarão bem mais entusiasmados com a nova temporada!

  24. marcelo faria

    EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA TEMPORADA EXIBIDA DA SERIE LAW E ORDEM ÀS SEGUNDA É A NOVA TEMPORADA. UMA VEZ LI QUE O ELENCO SOFRERIA MUDANÇAS
    AGUARDO RESPOSTA
    MARCELO FARIA

  25. Lena

    Marcelo, eu tb ouvi dizer que a detetive de Law & Order (a original) sairia na nova temporada, entre outras mudanças. portanto parece que o que está sendo exibido no Universal é a temporada anterior.

  26. marcelo faria

    LENA OBRIGADO PELA CONSIDERAÇÃO ,SE VC SOUBER DE ALGO ME AVISE POR FAVOR. O SITE DA UNIVERSAL ESTÁ MUITO DESATUALIZADO(AS FOTOS ENTAO SAO ANTIGAS)
    ABRAÇO
    MARCELO FARIA

  27. Paula

    Olá, pessoal! Ótima notícia para os fãs de SVU! O DVD da segunda temporada da série já está nas lojas!!!

  28. marcelo faria

    EXATAMENTE, O QUE EU OUVI QUE NA SERIE LAW E ORDEM(A ORIGINAL) TANTO A ATRIZ MILENA GOVICH(DEDETIVE) QUANTO O ATOR FRED D THOMPSON SAIRIAM NA SERIE. SERÁ QUE É VERDADE? QUANDO O UNIVESAL EXIBIRÁ A NOVA TEMPORADA DESTA SERIE?
    AGUARDO RESPOSTA
    MARCELO FARIA

  29. Adriana Moura

    Adoro a série Law & Order SVU. Acredito q os próximos capítulos melhorem, mas tenho algumas opiniões:
    1)Qto ao det. Lake, acho que ele merece uma chance. A resistência do público é normal, mas às vezes “sangue novo” nos seriados ajudam a encrementar as histórias com o tempo…
    2)Ninguém merece aquela mulher do det. Stabler com aquela cara de madalena arrependida e ainda prenha…tenha dó…eles estavam melhor separados, e o clima de tesão entre Benson e Stabler estava começando a ficar interessante na série…agora estragou todas as chances de um romance entre os personagens…
    3)Olivia é bonita e fica bem de cabelos curtos, só não podem por certas roupas na personagem q a deixe com cara de sapatão cafona. Qto ao Stabler, ele está apagado pq tem mais despesas chegando, já q tem mais um filho e a mulher chata para aturar …o cara parece um touro reprodutor…A personagem está precisando de algo na vida pessoal para “despertar!”
    De resto, mando um abraço a todos e acredito q os personagens da série irão se encontrar na trama.

  30. Rodrigo

    Que bom que existem mais pessoas q achem SVU a melhor série atual!

    “madalena arrependida” foi sensacional, adriana. kkkkkkkk

    Concordo com quem disse q deveria ter mais noticias e comentários da melhor franquia de sempre!
    (mas cade? :/)

    Será que, depois de lançar as 2 primeiras temporadas rapidinho, esse ano vem mais 3? (nos eua foram lançadas 5 né?)

  31. Ana Maria

    Concordo que a 9ª temporada está deixando a desejar. Mas fiquei sabendo que vem muita coisa boa aí pela frente, envolvendo o Elliot e a Olívia,vamos esperar.

  32. anny lady :D

    eu assisto as reprises a tarde, quando chego do curso, law and order SVU é minh ´série favorita, so que tá um pouco “sem sal” – mariska de cabelo curta (legalzinho, + longo é melhor) – stabler pra escanterio – que é isso, é o + gato e interessante (um dos…) – Munch – o + resenheiro parece enfeite de parede, perdeu o estilo – os conflitos nas familias dos detetives davam um pouco de tempero pra série + agora…

    cragen ficou pouco tempo afastado!!!!! + acho q diane neal e ice-t são peças chave fundamentais pra SVU, mas tamara tunie, bd wong e adam beach e merda é a mesma coisa… Antes tinha psiquiatra, legista + eram tipo figurantes, e nem precisa deles – gente adambeach naum tem carisMA!! lembra o Cassidy (1ª temp) + é ceddo, mt cedooo, SVU é uma série incrível e eu sei q tem amrgem pra melhorar e pode melhorar (basta esperar”””) :D

    ellivia stason 4ever :* (ellivia = elliot + olivia e stason = stabler + benson) :DDDDD

  33. daniel mendes XD

    SVU e foda
    tirem tamara tunie, bd wong e adam beach
    tragam de volta os dramas das familias
    façam mais drama, mais casos interessantes, que o espectador mergulhe junto pra tentar resolver os engimas tbm…
    SVU e foda, mas pode melhorar!!!
    anny lady o Cassidy era cool!!!!
    XD ellivia stason 4ever ou olliot benbler XD

  34. XD anny lady :D

    genteeee ellivia stason 4 ever XD
    ou olliot benbler 4 ever XD

    valeu dan mendes

    XD

  35. XD anny lady :D

    house tbm e uma serie otima!!!

    sempre assisto SVU elogo depois HOUSE!!!!!

    house é boom tbm!!!!!

    SVU & hOUSE 4EVER XD

  36. sheila ap a barros

    sou apaixonada svu so nao gostei porque trocou a parceira do luke mas vou me acostumar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account