Log In

Opinião Spoilers

O que diabos está acontecendo com The X Factor?

Pin it

The X Factor

Quem acompanha o reality show britânico The X Factor com certeza deve estar se perguntando se Simon Cowel está ficando senil. Eu já acho que ele está sendo um dos mais caras-de-pau que já vi na televisão. Que o programa já havia perdido boa parte de seu charme com a saída do grupo Miss Frank na terceira eliminação, todo mundo já sabia. Agora, nas duas últimas semanas, o que justifica tais eliminações? E o pior, Simon tinha o poder de impedi-las e não o fez. O que deveria ser uma competição musical, onde os melhores continuam no programa, tem se transformado em tudo menos isso.

Para se ter ideia do estrago feito: semana retrasada Rachel Adedeji foi eliminada quando estava no bottom two com Lloyd Daniels. Nessa semana, Lucie Jones foi a escolhida para ir embora quando ficou no bottom two com os odiados gêmeos John e Edward. A revolta do público foi tão grande que o site oficial recebeu mais de 3000 reclamações formais contra o programa, o acusando, inclusive, de fraude. O site official teve de ser fechado após o sistema ter sofrido uma pane por conta do número de acesso de fãs enraivecidos (eu fui um deles!)

A afirmação de chamar Simon Cowel de cara-de-pau se deve pelo fato de que, para proteger seus pupilos ou por alguma teoria conspiratória, ele detona os candidatos menos talentosos, mas quando um destes ficam no bottom two com pessoas realmente talentosas e ele tem a chance de mandar embora os candidatos ruins ele se abstém e não faz nada! E o que acontece? A decisão cai nas mãos do público e é aí que acontecem as eliminações mais injustas. Quer dizer, ele tem o poder em mãos de evitar que pessoas extremamente talentosas deixem o programa e não o faz.

Quem nunca viu o programa, explico: diferente do American Idol, no X Factor a eliminação pode ser decidida pelos juízes, embasados no voto popular. Os dois menos votados da semana formam o bottom two e fazem a apresentação pela sobrevivência, cantando cada um uma música antes do resultado ser anunciado. Então os quatro jurados votam em quem eles querem mandar para casa, baseados nessa última apresentação. No caso de empate, entra o “deadlock”, que é quando é divulgado o participante que teve o menor número de votos. Nunca o deadlock foi tão usado como nesta atual temporada.

Simon é o único dos jurados que ainda tem todos os três pupilos intactos e, por esse fato, tripudia e debocha sempre que possível dos outros jurados. Fico com pena é da Danii Minogue, que tem se esforçado como jurada, treinando suas meninas, para depois ver suas pupilas sendo eliminadas uma após a outra por um público que não sabe votar e, sobretudo, por colegas de juri que poderiam evitar esse tipo de eliminação claramente injusta. Alguma explicação? (Ivan Guevara)

The X Factor

Adoro o STV Entertainment. Entre fofocas sobre candidatos namorando e juízes tentando se matar nos bastidores, sempre aparece aquela notícia que mesmo que não tenha por objetivo ser esclarecedora, acaba me ajudando a entender os jogos que acontecem por trás dessa grande máquina de fazer dinheiro chamada The X Factor. E sempre tem Sinitta, a ex-namorada bizarra de Simon dando algum tipo de depoimento, como se ela fosse uma porta-voz de Simon.

Então de acordo com a ex-namorada que jurou de pés juntos que entraria no lugar de Dannii como jurada esse ano (mas não entrou, porquê os produtores insistiram que Dannii voltasse e ela aceitou), o pobre Simon não votou para tirar os gêmeos que ele passou semanas afirmando que não mereciam estar ali porque ele não queria ser visto como malvado pelo público. E que ele achava sinceramente que o público eliminaria a dupla.

Por outro lado, existem rumores de que Simon sabia muito bem quem estava em último lugar, porque foi visto conversando com seu produtor sobre quem seria melhor manter no show. E essa teoriazinha de conspiração vai de encontro com outras reportagens que afirmam que Simon tem trabalhado desde o começo a favor dos gêmeos. Apesar de reconhecer que eles não cantam e não podem ganhar o X Factor, Cowell veria uma mina de ouro em Jeward e estaria até mesmo planejando transformá-los em apresentadores de TV.

Francamente é até difícil de escolher no que acreditar. Por um lado tudo o que temos sobre essa suposta conspiração são notas dignas de tablóide, mas elas estão deixando todo mundo desconfiado simplesmente porque parece haver de fato algo de muito errado com o show. Por outro, existe a credibilidade de Simon como comandante e criador de nem sei quantos realities musicais, além de dono de gravadora. Mas a medida que o show avança, e Simon se mostra mais e mais megalomaníaco, parecendo acreditar genuinamente que ele é a última bolacha do pacote mesmo com candidatos seus desafinando, passando pelo palco apagados e um deles sendo massacrado justamente por copiar a atitude arrogante do mentor, e agindo como uma criança mimada e reclamando da injustiça de seus colegas quando julgam seus pupilos. Sendo que de todos os jurados, ele é quem mais dispara comentários cruéis e desnecessários contra candidatos e seus colegas (Dannii e Cheryl já foram chamadas de tudo nessa temporada, de bruxas a strippers, algo que mesmo sendo parte de um roteiro, é uma baita humilhação pública). Então, o que está acontecendo? Simon está mesmo tão desesperado para manter a audiência e a cobertura da mídia que está disposto a usar “Jedward” para fazer dinheiro? Ele ficou pobre e eu não fiquei sabendo? Por que a apelação? (Thais Afonso)

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

15 Comments

  1. a

    Você tava torcendo para a Lucy né?

    O candidato que vc acusa de ser tão arrogante quanto o Simon é o mesmo que a Danni chamou de viado.

  2. Gabriel Alberto

    Eu estava doido pra algum site publicar algo sobre essa última semana no The X-Factor, porque foi de indignar qualquer um.
    Fica claro, pelo menos pra mim, que ele se sente ameaçado pela qualidade das meninas da Danii, que era a que tinha mais chance de ganhar dele nesse ano. E parece que ele está fazendo de tudo pra eliminá-las, como na semana passada foi a terceira vez da Rachel, ele empatou os votos com o Lloyd já supondo que a garota iria embora.
    Pior sem dúvida foi essa semana, na injustiça com a Lucie.
    Agora ele se ve numa situação extremamente favorável e realmente eu torço pra um tipo de complô dos outros jurados pra eliminar os candidatos do Simon, já que pra mim está deixando de ser uma disputa no talento pra virar uma disputa de ego.

  3. Bernardo SA

    Putz, um programa que se mantém com esse tipo de falta de respeito, mesmo que esteja no script, é o fim da picada. Tá aí um programa que ñ vejo nem que me paguem.

  4. freddy m.

    o sim e o maior filho da p**a q eu ja vi
    iso so pd ser estrategia dele eliminando os melhores
    a lucie era mt boa!
    vo desistir de ver este programa q ja n pasa de um circo…

  5. Pingback: Tweets that mention O que diabos está acontecendo com The X Factor? » TeleSéries -- Topsy.com

  6. Fernando Berenguel de Carvalho

    Agora o programa desandou.
    Minogue tinha tudo pra levar esse ano com suas impecáveis garotas (o único viés era a edição nas etapas anteriores que preteriu Adedeji) e agora vai disputar com o Louie quem será o primeiro jurado a perder o último pupilo.
    E o Archer até hoje não fez uma apresentação que tivesse todo aquele dislumbre que o visual retrô dele transmite.Foi a terceira (grande?) derrapada dele na competição.
    O Danyl já é carta fora por toda semana transmitir uma insegurança enorme cantando vulnerável as cançõezonas que o Cowell põe no colo dele pra Danyl não conseguir segurar.
    Por merecimento só o Mcelderry esteve bem até aqui e tinha de levar esse ano (mas acho que o carismático Olly que começou a engrenar só há algumas semanas infelizmente pode vir a atrapalhá-lo).
    Mas parece que esse ano discussões sobre talento e o vencedor estão sendo preteridas deformando um pouco a proposta ideal do programa.
    Enfim,vamos ver nessa competição de exibicionismo qual ego vencerá.
    De que o do Cowell está vencendo até aqui ninguém duvida.

  7. Bruno

    Ele como sempre esta atrás de audiencia, a eliminição da Lucie bateu recordes de audiência do programa, e esperam que a audiencia aumente pra semana que vem. Pra que o talento neh? o importante é a audiencia.

  8. Rafael Batista

    A eliminação da Rachel eu até entendo, ela já tinha ido pro bottom duas vez então tudo bem, mas a Lucie foi decepcionante ainda mais quando tem participantes bem piores que ela no programa (Lloyd Daniels e John & Edward), mas fiquei feliz que todo mundo foi no site protestar contra isso. Sobre o Simon eu concordo totalmente, ele foi o que mais criticou John & Edward desde o começo e na hora de eliminar eles, ele fez isso, que raiva! Pelo menos a Danii ainda tem a Stacey que é uma das favoritas absolutas. Meus favoritos eram o Miss Frank, a Lucie e o Olly, e agora só sobrou ele então o programa tá perdendo a graça pra mim.

  9. Doug

    Meus preferidos sempre foram o Olly e a Stacy, mas gostava da Lucy também, apesar de achar ela mais do mesmo. Agora o Simon foi sim um grandissimo filho da puta, mas num ponto ele esta coberto de razão. Do que adianta deixar um candidato que nao agrada o publico no progama?

  10. P. H.

    Pessoal, desculpe de perguntar e minha ignorância, mas cheguei aqui agora e tentei de todas as maneiras assistir TXF, como faço pra conseguir acompanhar o programa? É algum site? RMVB? Torrent? MEGA CUBO? Desde já, obrigado.

  11. Luciano Rodrigo

    Bom a polêmica esta lançada e muitoas são os boatos, fato aqui faz aqui se paga, Simon Cowell que se cuide o publico esta de olho, só continuo vendo o programa para ve-lo quebrando a cara…

  12. Fernando

    Conspiração ou não, acho que o Simon tá mais do que certo em proteger seus pupilos. Ele não está ficando senil não, só está protegendo o lado dele.

    Pra mim Simon Cowell tem os melhores competidores e esse ano é dele.

  13. Jorge Monteiro

    Concordo, em partes. Simon Cowell tinha o poder nas mãos, mas como um bom estrategista, preferiu deixar John And Eduard pq sabe que eles não vão ganhar o programa, sendo assim, um de seus pupilos tem maior chance de ganhar a competição. E ainda sobre sua decisão, ele deixa toda a responsabilidade de eliminar Lucy nas mãos dos telespectadores do programa. Esses sim são os maiores culpados pela atrocidade de manter num programa de talentos os “macaquinhos, que só sabem pular de um lado pro outro” na competição. Quando Simon o fez, Lucy já sabia que seria eliminada. Tudo que os jornais falam localmente é bem da dupla e chamam Danyl de “o candidato mais odiado do programa”. Esta decisão é reflexo da realidade imatura dos telespectadores, que preferem ver bobagens na TV ao invés de boa música.

  14. Daniel Thomas

    Por mim, tudo ali pode pegar fogo, desde que a Stacey permaneça e GANHE, não acho que haja muita injustiça haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account