Log In

Colunas e Seções Estilo

O primeiro trench coat a gente não esquece…

Pin it

A escolha do tema para a coluna Estilo desse mês de maio teve um motivo bastante pessoal. Na semana passada, fiz 24 anos – sim, “tenho sonhos adolescentes, mas as costas doem…” – e ganhei um trench coat de presente da minha mãe. O trench coat (também conhecido como “sobretudo”) é aquele casaco elegante, cujo comprimento pode ser acima do joelho ou até mesmo na altura das panturrilhas, com múltiplos botões na frente. Já fazia algum tempo que eu ensaiava comprar um, mas como o frio no Brasil não é muito rigoroso e o trench coat, como a maior parte das peças de inverno, não é exatamente suuuuper barato, sempre deixava para o “próximo ano” (para não dizer que nunca me rendi, tenho um vermelho de lã, basiquinho, para o dia-a-dia mesmo). Mas, dessa vez, minha mãe deu um empurrãozinho e mal posso esperar para que o frio aperte e eu possa estreá-lo! Disse isso porque lembro de várias e várias vezes em que um personagem de filme – e, especialmente, de série – apareceu ostentando o casaco e eu fiquei ali, babando, completamente apaixonada por ele. E o primeiro trench coat a gente nunca esquece…

“Trench”, em português, quer dizer “trincheira” e “coat”, na tradução, significa “casaco”. É que o modelo, do qual as marcas inglesas Burberry e Aquascutum “brigam” pelo título de criadoras, foi utilizado pelos soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. O casaco, que originalmente apresentava um forro xadrez e dez botões na frente, protegia os militares do frio e ainda dispunha de bolsos e divisórias próprias para que os soldados pudessem guardar objetos como mapas e armas. Mais tarde, quando o conflito já havia acabado, os militares continuaram a usar o trench coat, que se tornou popular entre homens e mulheres da época. De lá para cá, a peça nunca mais saiu de moda e novos modelos foram sendo criados. Mas foi há uns quatro ou cinco anos, quando a tendência militar voltou a dominar as passarelas do mundo inteiro, que os casacos viraram um verdadeira febre e teve Kate Middleton, a mulher do Príncipe William e It girl soberana, como uma das maiores adeptas.

Por isso, vale investir nos trench coats nas compras de inverno desse ano. Além de eles serem lindos, eles costumam ser reforçados e vão durar por muitas temporadas – e o melhor: sem sair de moda! Na telinha, as inspirações são diversas e estão em séries de comédia até as mais fashionistas, como Gossip Girl. Mas o interessante é que são justamente personagens de séries de ficção científica e fantasia que mais aparecem usando o modelo. Muitos deles vestem o trench coat a série inteira.

1) Fringe

Fringe é um exemplo clássico. No seriado, diversos personagens usaram constantemente o casaco. Olivia Dunham (Anna Torv) e o Dr. Walter Bishop (John Noble) até apareceram em pôsteres do programa com o modelo. Na foto abaixo, o trench coach de Olivia, ao invés de botões, possui zíper na parte frontal. Acho que fica bem menos charmoso, mas é mais prático de vestir (abotoar e desabotoar exige muita coordenação, verdade).

Fringe (1)

Peter Bishop (Joshua Jackson) e Nina Sharp (Blair Brown) também investiram em versões do modelo:

Fringe-Joshua Jackson

2) Buffy – The Vampire Slayer

O vampiro Spike (James Masters), de Buffy – A Caça Vampiros, preferia as peças de couro, que davam ar rebelde ao visual.

spike

3) Angel

Também não era raro ver Angel (David Boreanaz), da série Angel – um spin-off de Buffy – vestindo o trench coat.

angel1

2) The X-Files

Os agentes Danna Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny), da série cult Arquivo X, vestiram o casaco com os botões abertos. E fica a dica: usá-lo assim ajuda a disfarçar aquelas gordurinhas.

x-files

5) Supernatural

O trench coat é uma das marcas registradas do anjo Castiel (Misha Collins) em Supernatural. O modelo usado por ele é bem clássico: da cor bege, com botões na frente e lapela.

castiel

6) Doctor Who

O décimo Doutor, interpretado por David Tennant, também tinha um trench coat: que foi presenteado pela cantora Janis Joplin!

DWcoat

6) Sherlock

O casaco de Sherlock Holmes é, provavelmente, um dos mais famosos da TV e da literatura. O utilizado pelo ator Benedict Cumberbatch, na série aclamada da BBC Sherlock, alonga a silhueta e ainda dá um ar de versatilidade ao personagem.

sherlock_gq_4aug10_bbc_bt

9) Bates Motel

A cada temporada, a matriarca Norma Bates (Vera Farmiga) – da série inspirada em Psicose – anda mais estilosa.

norma bates coat

Mas o meu preferido (!!!) mesmo é o azul que ela usou no S02E08:

norminha coat

Norma usou o trench coat fechado, marcando a cinturinha, o que ajuda a alongar a silhueta. Para os dias menos frios, dá até para usar como vestido, sem calça ou meias por baixo.

10) Suits

A Jessica (Gina Torres), de Suits, tem alguns casacos no guarda-roupa, mas o modelo na cor burgundy (ou vinho) tem um charme a mais e dá destaque à pele negra da atriz!

suitscoat

11) Revenge

A elegantééérima Victoria Grayson (Madeleine Stowe), da série Revenge, também já usou diversos modelos de trench coat. Mas foi um da grife Burberry, verde e com laço na cintura, que causou burburinho entre os espectadores. O mesmo trench coat foi usado por Donna (Sarah Rafferty) em Suits. O modelo custa nada menos do que 5 mil dólares. Para quem pode!

revenge suits

12) Pretty Little Liars

E quem não se lembra da foto clássica de Pretty Little Liars?

pretty-little-liars-red-trench-coats

13) Gossip Girl

A queridinha Blair Waldorf (Leighton Meester) não podia ficar de fora. Durante as seis temporadas em que Gossip Girl ficou no ar, ela usou incontáveis modelos de trench coat. O mais moderninho era esse verde, sem mangas e com bolsos e botões grandes na frente. O lenço de poás deu um ar vintage à produção. Tem como não amar?

NEW YORK CITY - MARCH 01: Leighton Meester sighting on March 1, 2010 in New York City. (Photo by Christopher Peterson/BuzzFoto/FilmMagic)

#

O mais legal do trench coat é que dá para criar visuais diferentes usando a mesma peça. Dá para combiná-lo com lenços de pescoço, meia-calça, calça jeans, saia, vestido, bota de cano alto, scarpin… Uma infinidade de coisas! E o melhor, ele se adapta a qualquer tipo de corpo (as mais baixinhas devem preferir modelos mais curtos, assim, ele não vai encurtar a silhueta). E que venha o frio! Brrrrrrrrr….

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

3 Comments

  1. Arthur Barbosa

    Charme define essa sua coluna. Ótima dica de presente para o Dia das Mães! Muitíssimo obrigado. Quando eu for médico você pode me dar um de presente para eu fazer as minhas consultas em Londres ok? Beijos!

  2. Gabriela Pagano

    Você já tem estilo naturalmente! Com seu chapéu e trench coat, vai arrasar pelas ruas londrinas! :)

  3. claudia regina freitas

    Faltou a Juliete de Grimm! E realmente a Norma Bates pra mim é a mais elegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account