Log In

Gastronomia

O pão de banana de Sons of Anarchy

Pin it

Na pequena cidade fictícia de Charming, Califórnia, um grupo de motoqueiros durões reúne-se no clube Sons of Anarchy, cuja sede fica no terreno da oficina de carros Teller & Morrow. Nesse ambiente predominantemente masculino, o grupo planeja a negociação clandestina de armas do IRA para traficantes de drogas enquanto tenta manter a cidade fora da rota desses mesmos traficantes, num equilíbrio delicado com a polícia local.

A trama tem um pano de fundo que mistura O Poderoso Chefão [Mario Puzo] e Hamlet [William Shakespeare] com suas tramas cheias de conspirações, tragédias e traições. Por trás de toda aquela testosterona, portanto, SoA é uma série sobre os dramas humanos [mas não conte que eu disse isso pro Kurt Sutter, criador da série, ou ele vai me xingar muito no Twitter].

O clube SAMCRO [de Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original] tem na presidência Clay Morrow [o HellBoy Ron Perlman] e Jax Teller como vice – ou VP; o sargento-de-armas Tig; o irlandês e médico militar Chibbs; o veterano da Guerra do Vietnã Piney; Opie, especialista em explosivos e filho de Piney; Juice, responsável pela vigilância; Happy, que tatua um smiley a cada assassinato cometido; Otto [o próprio Kurt Sutter] e Pimp, interpretado por um dos fundadores na vida real do Hell’s Angels e amigo pessoal de Sutter. Além deles, há Bobby Munson, que atua como secretário e tesoureiro do clube.

Bobby é o único membro a pilotar uma “chopper” [moto customizada], que às vezes o deixa na mão. Também é o único da diretoria a ter um segundo emprego: ele apresenta-se fazendo imitações do Elvis Presley para pagar a pensão alimentícia do filho. Bobby é o mais sensato da diretoria, sempre pesando prós e contras em cada ação; age como um tio para os mais jovens e Clay o respeita, tornando-o uma espécie de Conselheiro do Presidente.

Sons of Anarchy - Fa Guan

É por isso que no episódio Fa Guan [o nono da segunda temporada, exibido nos EUA em 3/11/2009] Clay chama Bobby em seu escritório:

Clay:
“Entre aqui.”

Bobby:
“Fiz pão de banana, quer um pouco? Ainda está quente.”

Ah, eu esqueci de mencionar que ele cozinha.

O pão de banana é feito em fôrma de bolo inglês ou pão de fôrma e se popularizou com o uso de fermentos químicos como o bicarbonato, em contraposição ao fermento biológico. A receita a seguir foi popular entre as donas-de-casa da década de 1950, época que, imagino, a Sra. Munson mamãe do Bobby tenha assado muitos pães.

A receita – Pão de banana

Ingredientes:
4 bananas nanicas grandes maduras
1 xícara [chá] de farinha de trigo
1 xícara [chá] de aveia em flocos
1 1/2 colher [sopa] de fermento em pó
1/2 xícara [chá] de açúcar refinado ou cristal
1/2 xícara [chá] de açúcar mascavo
1 xícara [chá] de manteiga sem sal em temperatura ambiente ou amolecida
2 ovos
1 colher [sopa] de extrato de baunilha
1/2 xícara [chá] de castanhas ou nozes picadas grosseiramente
1 colher [sopa] de mel

Sons of Anarchy - Fa Guan

Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 180° C. Unte e enfarinhe uma fôrma alta de 23x18cm. Bata duas das bananas com os dois tipos de açúcar até que vire um creme [cerca de três minutos]. Acrescente a manteiga, os ovos e a baunilha e bata até misturar bem. Adicione todos os ingredientes secos até que estejam bem incorporados e então acrescente as castanhas, misturando por mais um minuto.

Fatie duas bananas e misture com mel até que estejam bem besuntadas. Despeje a massa do pão na fôrma e disponha as fatias de banana com mel por cima. Asse por uma hora e deixe esfriar durante cinco minutos antes de desenformar.

Notas pessoais: receita de fácil execução, rápida e econômica que até um motoqueiro pode fazer na cozinha de uma oficina. A cozinha da sede de SoA só aparece na quarta temporada e é do tamanho de uma cozinha de apartamento, com equipamentos e utensílios simples e práticos [a imagem de Opie e Jax abaixo é do episódio With an X]. Esta receita rende oito porções.

Sons of Anarchy - With a X

A receita – Chá de gengibre, canela e erva-doce

Ingredientes:
1 litro de água filtrada
1 colher [sopa] de sementes de erva-doce
1 pau de canela
2 cm de gengibre fresco em rodelas de 2mm

Modo de preparo:
Ferva a água e acrescente a erva-doce, a canela e o gengibre. Abafe o bule e deixe em infusão por cinco minutos. Coe e adoce com mel ou açúcar cristal.

Notas pessoais: O pão de banana pede um chá forte. Os chás preto e verde combinam bem, mas eu gosto bastante dessa mistura também, que tem a vantagem de não conter cafeína e é boa para tirar as tensões e dores do dia a dia do corpo. Essa receita rende quatro xícaras, é fácil de fazer e você pode substituir a erva-doce por aniz-estrelado. Neste caso sirva o chá com um aniz em cada xícara, dá um efeito bonito. Aposto que até aqueles motoqueiros durões gostariam.

Sons of Anarchy - With an X

Este post atende ao pedido de Flávia Varsano Ribeiro.

Séries citadas:

13 Comments

  1. Bianca Mafra

    eu so gosto de doce de banana, vitamina de banana, cuca de banana, bolo de banana, mas a banana…

    agora, lu, só faltou um ingridiente nada politicamente correto. Se conheço bem o povo do SAMCRO, deve estar faltando a maconha no bolo.

  2. Anônimo

    hahahaa!! a flávia falou de outra série com um pão de banana batizado…

  3. Anônimo

    Gente, só hoje vi isso!!! AMEI!!!
    Agora me conta, é rápido e fácil, mas é gostoso? Parece gostoso! Acho que essa eu mesma vou fazer, sem ajuda! Ih, que medo!!!

  4. Anônimo

    Isso, a irmã do carinha de Dawson’s Creek faz pão de banana aditivado. Aí a Cate acorda, dá de cara com aquilo sem saber dos aditivos, come um monte e vai pro trabalho. Hahahaha. Cena clichê, mas engraçada.

  5. Anônimo

    obaaa!! alá, pessoal, vamos todo mundo baixar na casa da flávia pra comer pão de banana honesto!

  6. Pingback: Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  7. Pingback: Em ‘Os Pioneiros’ agarrava-se um homem pelo estômago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account