Log In

Opinião

O homem que falava demais

Pin it
capa da Rolling Stone

Na semana passada, o grande assunto do Universo do seriados de TV foi mais uma vez Rodrigo Santoro. Os depoimentos de Santoro para a edição brasileira da revista Rolling Stone estavam em todo o lugar, de O Fuxico ao Correio do Brasil. E do Brasil para o mundo: a declaração do ator já circula pelos EUA – começou pela coluna da Kristin no E! Online, passou pelo site SpoilerFix e chegou até a edição impressa do jornal Honolulu Star-Bulletin.

O depoimento, onde Santoro comunicava que estaria saindo da série Lost e onde soltava a infeliz declaração de que “provavelmente vou morrer”, só não estava no TeleSéries.

Não entrou no TeleSéries por capricho. Na posição de editor eu não quis publicar que “segundo a Folha, Santoro disse a Rolling Stone”. Queria eliminar este intermediário, queria a revista, cadê esta revista?, e só esta semana peguei ela na mão.

E peguei a revista já com um pré-conceito formado. Queria escrever a todos que Santoro foi infeliz, foi imaturo, anti-profissional (afinal qual o ator que conta o final do filme)? A questão pra mim em discussão era só esta. Santoro falou demais. Ok, que desistisse de Lost e que contasse só para os amigos (nunca para a imprensa), que fizesse seus testes e filmes e assinasse seus contratos evitando declarações até o final de sua participação, da forma low-profile como ele mesmo tenta levar a vida. Afinal, Ian Somerhalder não falou que Boone iria morrer em Lost, Maggie Grace, Cynthia Watros e Michelle Rodriguez também. Aquele personagem que faleceu no início desta terceira temporada também.

Mas há quem vá além, fazendo o julgamento do ator por suas escolhas. “Santoro está dando um passo para trás na carreira”. “O cara está desperdiçando uma oportunidade que milhares de atores sonham”. Etc. Etc. Eu tento não julgá-lo. Não quer continuar ok, PT saudações. De repente o Havaí é um lugar horrível. O anonimato deprime. A solidão é demais. A Evangeline Lilly tem mal hálito e o Jorge Garcia come toda a comida no camarim. Talvez o ritmo de gravação de uma novela das oito seja mais humano que o de Lost. Talvez seja melhor ser o protagonista de um filme dirigido pela Laís Bodanski do que coadjuvante de um seriado dirigido pelo Jack Bender. Talvez.

Curiosamente, quem lê a entrevista da Rolling Stone começa sentindo simpatia pelo ator. Rodrigo Santoro é só coração. E este é o problema. Se usasse a razão teria feito outra escolha, ou ao menos dado um outro depoimento.

Com o passar das páginas, ele se revela simplório e alienado, a ponto de irritar o leitor.

Porque a questão não é só que tenha falado demais. Rodrigo Santoro entrou em Lost sem saber o que era Lost e agora se afasta de Lost sem entender a real dimensão da série e o que ela significa, significará e o que poderia vir a significar para sua carreira.

Que venha o próximo ator brasileiro.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

33 Comments

  1. Leon

    Maravilhoso texto. devo dizer que concordo com cada palavra do artigo e realmente acho que o cara tá dando um passo pra trás na carreira, menosprezando o que na verdade é LOST na historia da TV americana e mundial, dando essas declarações tristes como : “vou sair”, “vão me matar”. a referencia aos diretores e à novela foi incrível,e lá se vai (o que eu acredito ser ) a chance da carreira internacional do cara.

  2. Luciano

    Em primeiro lugar, o texto realmente está muito bom…
    Segundo, eu passei o link do OFuxico pra Kristin do E! (o noivo dela é brasileiro e traduziu), mas nem ganhei um shout-out dela, a mal agradecida…
    Terceiro, não posso deixar de pensar que talvez seja uma grande jogada de marketing… Matthew Fox anunciou que ia morrer, Rodrigo Santoro faz o mesmo… Não tinha uma história de que a ABC tinha renovado o contrato dele por 3 anos? E outra que dizia que a Globo só tinha liberado ele por um ano?
    Uma história contradiz a outra e, como se trata de “Lost”, não duvido que nenhuma delas seja verdadeira…
    Fato é que, se ele realmente morrer nessa temporada, conseguirá tirar de Boone o título de personagem mais inútil da série… Não fez nada!

    Fim do testamento, hehehe

  3. Rodrigo

    Paulo,

    Pra mim Rodrigo Santoro é uma ator mediano que teve sorte, e o típico pseudo “ator” competente que as revistas acham de dois em dois anos e Lost, sinceramente não foi por não tentar assitir, é um saco, mas beleza, existem as 40MM ou mais de pessoas que gostam, mas escrever coisas como “…Talvez seja melhor ser o protagonista de um filme dirigido pela Laís Bodanski do que coadjuvante de um seriado dirigido pelo Jack Bender…” é meio depreciativo não?!?! Desculpas, mas o seu texto ao final não deixa de culpar o cara pelo o que vc tenta amenizar exatamente paragráfos acima e abaixo. De repente não é o plano de carreira dele, de repente ele quer algo mais profundo, não é pecado pra ele ser crucificado, talvez realmente tenha falado de mais, mas ninguém vai deixar de assistir sua suposta morte, e seja em séries, novelas e filmes muitos tem final anunciado e são sucesso (Romeu e Julieta?!?!?). Ninguém do Lost pra ser bem sincero tá fazendo nada de bom fora da série, ninguém lembra dos atores de Arquivo X, Dallas, Buffy, e muitas outras que viraram todos celebridades do E!.Gerenciamento de carreira é algo realmente indecifrável e os parâmetros de sucesso e êxito, cheguei a conclusão depois do seu texto, são bem subjetivos…

  4. Patricía

    Fantástico o texto, parabéns!!!
    Concordo com cada palavra e reflexão.
    Dizer mais o que? Você já disse tudo, tão bem e tão eloquente!

  5. Thiago Sampaio

    Interpretando um pouco o texto, entendi que seria certo isentar Santoro, pq na cabeça dele, há coisas melhores do que Lost.

    Eu não isento essa ignorância dele
    Ignorância de “falta de conhecimento”. Ele nunca tinha ouvido falar de Lost, e sendo assim, nunca achou esse convite algo a mais pra sua carreira. Certo q a carreira de qm fez Boone não cresceeeeu, mas…

    Pra mim, ele chutou o balde. Sentiu falta da família, amigos, namorada… E o ritmo de gravação, pelo menos pra ele, foi sem muito trabalho. Em teoria, pq suas aparições foram pouquissimas, e o texto era “desprezível”.

    Mas ele ficou no mapa! A People o colocou na frente Brad Pitt, Lost é bem falada… Foi desnecessáio soltar o q acontece com seu personagem. Achei infeliz as declarações dele. Paciência. Boa sorte em 300 de Esparta…

    e q venha o próximo brazuca

  6. Cristiano (Highlander_Master)

    O namorado da Kristin é brasileiro eu não sabia disso… Cultura inutil, eu sei, mas é bom saber (ou não?) hehe

    Bom, eu não tenho nada contra o Rodrigo Santoro, mas se ele sair da série vai fazer bem aos fãs brasileiros que não gostam de spoiler antes de assistir aos episodios. Pq ficou impossivel não saber nada de Lost, antes que realmente aconteça na série!!

    ACho que sempre tem comentários exagerados sobre Lost, ou é coisas do tipo “Uma das melhores séries de todos os tempos” ou “Tá chato demais, eu não aguento mais!!” Pra mim, é mas um bom seriado que eu assisto, muita gente espera demais de Lost, eu não, nunca esperei muito, e talvez seja por isso que não me decepciono tanto. POr exemplo, pra mim esses 6 primeiros episodios da 3 temporada foram bons sim. Nada memoravel (como os 4 primeiros de 24 horas foram), mas ainda sim bom. Principalmente o ultimo que te deixou preso pra continuação da série. Eu só acho que o negócio é não esperar tanto de Lost…

  7. Drielly

    Brasileiro não tem noção do que é uma série grande como essa. Não sabe aproveitar as oportunidades como já foi muito bem comentado acima. Entrou como se fosse mudar os rumos da história, só por que brasileiro. Era a noticia do momento Rodrigo Santoro…nusss “um brasileiro em Lost”, tá saindo como entrou sem acrescentar nada na série, que é maravilhosa.

  8. leoff

    Não li a entrevista. O Santoro diz que PEDIU para sair ou só disse que estava saindo? Até que se diga o contrário eu acho que ele desde o princípio sabia que só faria uma temporada, por isso mesmo aceitou o papel. Claro que ele não disse isso antes pelo mesmo motivo pelo qual não devia ter dito à Rolling Stone o que acabou contando.

  9. Filipe

    Meu, e daí que ele falou que o personagem provavelmente iria morrer? É uma declaração que não dá certeza de nada, não explica como acontece, porque e onde… Provavelmente nem os produtores de Lost se importaram com isso. E se o cara não acha Lost o melhor trabalho do mundo, fo**-se! Rodrigo Santoro já fez bons trabalhos sim, talvez melhores do que Lost. Nas novelas os personagens dele não têm conteúdo, salve Hilda Furacão e Hoje é dia de Maria… que não são novelas. Mas no cinema o cara já mandou muito bem tanto em produções nacionais quanto internacionais. Acho impressionante quando as pessoas resumem um bom trabalho de ator ou a importância do personagem pelas falas que ele tem, é uma visão muito mediana. Lost é um fenômeno, indiscutivelmente. Mas a carreira de um ator é mais do que o quanto ele aparece na mídia, passa pela parte do crescimento pessoal e pelo reconhecimento do seu talento. Lost é uma grande vitrine, mas talvez não seja bom para um ator que quer uma carreira internacional no cinema estar tão exposto na televisão. O ator de tv americana é depreciado pela elite do cinema Hollywoodiano. E Lost ultimamente não tem inovado como antes, é a sensação do ano retrasado. Eu se fosse o Santoro não queria ser a novidade do ano retrasado também. Respeito os fãs de Lost, a série é ótima e ainda mantém um nível bom, mas… MENOS!

  10. Lucas Barreto Gomes Leal

    bom assim quando o Fox falou que ia morrer todo mundo tratou como pirraça…tudo bem ele tinha motivos pra tal uma vez que estava sendo pentelhado por todos…mas será que o Santoro tb não tem???uma vez que TODO mundo da imprensa brasileira SÓ faz xingar o cara…será que ele não quis dar o troco soltando essa noticia furada?o silvio santos já fez essa pegadinha com a contigo uma vez pq o santoro não pode fazer com a rolling stone?
    por isso concordo com o segundo post do Luciano “Terceiro, não posso deixar de pensar que talvez seja uma grande jogada de marketing… Matthew Fox anunciou que ia morrer, Rodrigo Santoro faz o mesmo… Não tinha uma história de que a ABC tinha renovado o contrato dele por 3 anos? E outra que dizia que a Globo só tinha liberado ele por um ano?”
    pra mim me parece uma grande jogada de marketing TODOS ficaram falando disso por dias e provavelmente ele não morrerá…posso queimar a minha lingua mas eu aposto minhas fichas nisso

  11. italo

    E se acontecer de ele entender o que Lost significa e ter visto que não é isso que ele quer?

    Eu não acho que Lost significa nem iria significar muita coisa na carreira do Rodrigo Santoro. Vocês acham que Matthew Fox vai ser um astro de cinema daqui a alguns anos? Eu duvido. E olha que ele já tinha fama antes de Lost.

    Alguém lembra o nome do protagonista de Arquivo X? Alguém viu ele em algum bom filme depois que a série acabou? Eu não.

    E olha que o Rodrigo Santoro nem protagonista é. Pra mim ele ganha bem mais se for construir sua carreira aos poucos. Melhor do que ficar marcado como um ator de TV destinado ao fracasso.

    Porque com raríssimas exceções, é isso que acontece com os atores das melhores séries de TV.

  12. André M.

    pode até ter sido anti-ético o que ele fez, mas e daí? Lost não tá lá essas coisas mesmo…

    depois, vai que ele é convidado pra um episódio de Criminal Minds, CSI ou até Ugly Betty… =p de grão em grão…

    ou fica por aqui mesmo, onde tem uma carreira bem consolidada tanto no cinema quanto na TV…

    aliás, não vi ele no Globo de Ouro…

  13. Sheyla Cristina

    Qual ator/atriz brasileiro que se deu bem lá fora? Acho que ele sentiu que não teria tanto sucesso assim na carreira e resolveu que era melhor ser galã aqui do que ser um ator medíocre lá fora.

  14. Daniel RJ

    Sem entrar no merito da entrevista ate porque nao li ainda, vc criticou o cara por contar um spoiler e acabou fazendo o mesmo ao dizer que um personagem morre no inicio da terceira temporada … algo que ainda nao sabia

    faca o que digo mas nao faca o que eu faco

  15. Luciano Bruce

    Pois é, tmb não comecei a acompanhar a terceira temporada…. mas quando algum personagem começar a passar mal, ou sofrer algum acidente q não cause a morte na hora… direi a mim mesmo “Ahhhhh então é esse, obrigado Sr. Paulo” heheheheh

  16. Marcos

    Discussão inútil em torno de um ator medíocre, desinformado e de postura low-profile pra lá de discutível. Rodrigo Santoro é um embuste, finge gostar de Buñuel mas nunca tinha ouvido falar de Alias.

    O cineasta Bruno Barreto disse que não entendia todo esse barulho em torno do Santoro, ele disse que jamais um ator latino se dará bem lá fora. E citava a inexpressiva carreira do Antonio Banderas – que, aliás, só foi parar lá graças a um antigo interesse da Madonna.

    Lost é um marco pop e só. Mas Vanilla Ice também foi, então…

  17. Luciana

    Muito bom esse texto e concordo com cada palavra que foi dita nela. Principalmente essa parte :

    “Rodrigo Santoro entrou em Lost sem saber o que era Lost e agora se afasta de Lost sem entender a real dimensão da série e o que ela significa, significará e o que poderia vir a significar para sua carreira.”

    O cara não sabia a dimensão msm de tudo isso.

    Fazer o que né?! Todos tem uma oportunidade. A dele foi dada e por alguma razão ele não a quis mais..

  18. Liadan

    Quando o Santoro revela um spoiler tão importante quanto esse, ele não está dando uma respostinha para a imprensa brasileira que o perturbou tanto, como disseram alguns, ele está desrespeitando os fãs de Lost revelando o destino trágico de seu personagem. Ele não tinha esse direito, mas não vou ficar chateada com ele ou deixar de gostar dele por causa disso. Ele continua sendo um ótimo ator, com um futuro promissor, mas que talvez não tenha o reconhecimento que tanto almeja tão rápido quanto se ele se mantivesse em Lost, com certeza.
    Mas eu ainda acho que tem forças maiores nessa decisão (leia-se Globo).

    TV A BORDO
    http://www.tvabordo.zip.net

  19. theo

    me parece que há muito exagero de todas as partes. o rapaz, que é bom ator, tem o direito de escolher os rumos de sua carreira. como qualquer um de nós. essa idolatria que criamos, achando que ninguém pode dizer “não” a Lost (se esse é mesmo o caso) nos cega para um ponto importante: ele tem direito de escolher o que quer fazer. e pode até ser uma escolha acertada.

    me lembro que algumas pessoas acharam absurdo o fernando meirelles (que dirigiu Cidade de Deus) não querer a nichole kidman no elenco de um filme seu. no fim, ele estava certo. escolheu bem os atores, escolhe melhor ainda seus projetos, mesmo com as maiores produtoras de hollywood correndo atrás dele. isso tem dado certo.

    vai ver o santoro fez a escolha que mais o agradava. certa ou não, talvez a gente nunca venha a saber.

  20. Thiago Sampaio

    Eu acho q alguns não estão entendendo o x da qstão:

    O problema não é Santoro ignorar Lost. O negócio é ele revelar o q acontece com o seu personagen, mostrando um grande desdém para com o show. Ele chegou a falar “não que eu esteja cagando pro show..”

    Ele não é obrigado à ficar em Lost. Só não pode contar o q vai acontecer, né? Até agora, nenhum ator fez isso

  21. Paula

    Não li a entrevista nem assito Lost… mas tipo, ele ainda não morreu na série, né? E a série é cheia de mistérios, não? Quem garante que ele não saiu fazendo essas declarações só pra despistar e ganhar um pouco de atenção???

  22. paulo fiaes

    SInceramente, a coluna de Paulo esta boa, mas nos comentarios eu notei q fizeram muito barulho por nada.
    ate agora nao dar pra afirmar nada
    e dizer q isso vai destruir a carreira dele internacionalmente tambem é furada
    eu acho q ele em lost criaria fama e com o talento q ele ja mostrou que tem poderia aproveitar disso pra fazer sucesso no cinema, mas eu acho q ele fora de lost ainda tem chances de conseguir fazer sucesso internacionalmente, se for isso q ele quer.
    agora se ele tiver saindo pra voltar pro Brasil pra fazer novelas, pra mim eh um passo para tras na carreira dele, mas ele tem direito de escolher e quem sou eu pra falar. enfim, somente o tempo ira dizer o q vai acontecer com santoro, td q estamos falando aqui eh especulação ou julgamento preciptado.

  23. Julie

    Acho que o Santoro é um babaca. Já deveria saber que ia morrer antes de assinar o contrato e agora dá uma de bonzão dizendo que não gostou do Havaí, que tem saudades da namorada, que ta cansado de surfar….. Só para fazer graça. Por mim ele já sai tarde! Para fazer essa palhaçada nem deveria ter entrado!!!

  24. Pingback: Poltrona.TV | o blog sobre televisão :: Lost: Personagem de Rodrigo Santoro não vai morrer :: January :: 2007

  25. Lucas Barreto Gomes Leal

    Thiago “Eu acho q alguns não estão entendendo o x da qstão:

    O problema não é Santoro ignorar Lost. O negócio é ele revelar o q acontece com o seu personagen, mostrando um grande desdém para com o show. Ele chegou a falar “não que eu esteja cagando pro show..”

    Ele não é obrigado à ficar em Lost. Só não pode contar o q vai acontecer, né? Até agora, nenhum ator fez isso ”
    o problema é o seguinte sim nenhum fez isso…tirando o Fox…e pq o Fox vcs acham que é lorotinha e o Santoro não???como eu disse no meu primeiro comentario o Fox tem motivos mais fortes pra gente achar que é mentira inclusive pq recentemente os produtores mesmo desmentiram…mas do Santoro tb temos N motivos pra não acreditar…vamos deixar as coisas acontecerem depois a gente comenta…quero ver ele ficar ele acabar ficando na série e mta gente ter que retirar o que esta falando…

  26. Eduardo

    no lugar dele faria o mesmo!
    po, chega de entrar mudo e sair calado!
    o cara tb deve ter sangue nas veias e sabe do potencial que tem. pra que pagar pau pra gringo?
    pra mim ele não fez nada demais! alguém aqui achou que o destino dele na série seria diferente?

  27. Marcello

    Fico aqui tentado a perguntar se quem gosta de Lost, realmente encara-a com seriedade… tudo bem, gosto não se discute, sem dúvida alguma. Porém o que se observa é uma colcha de retalhos onde pouco importa a resposta mas sim a pergunta: Há alguma mensagem subliminar? Alguma conspiração de agências estrangeiras? Ou será Lost a manifestação de algum tipo de religião ainda inteligível para os que não a conhecem?
    Perguntas, perguntas, perguntas… e aí o Rodrigo Santoro é q virou o bode expiatório?

  28. Danillo Biete

    Então,
    Rodrigo Santoro é um ator apaixonadissimo por cinema, teve a coragem de ir la e fazer Lost, não gostou e vai sair e ronto. Santoro tem nas mão a opção.

    Vai fazer o que ama que é cinema.

    em relação a seu personagem definido ai a cima como “inútil”

    “Rodrigo é uma grande conquista ao elenco porque ele tem um senso de humor que estava faltando naquela ilha. E penso que os produtores foram bem espertos em relação a isso e desenvolveram personagens bacanas como o de Rodrigo”, elogiou Agbaje num papo exclusivo com o Séries Etc.

    Até mesmo o comportamento meio “não estou nem aí” de Paulo, personagem do brasileiro, agrada o intérprete do padre nigeriano.

    “Eu amo o papel dele porque na série temos vários personagens místicos e sábios, tipo ‘Obi-Wan Kenobi’, e outros mais ligados à ação. E um sujeito que simplesmente não se importa com nada e não se encaixa em nenhum dos dois grupos representa uma quebra legal para todo esse clima que ronda a série”, avaliou Agbaje.

    sem mais

    obrigado

  29. Jorge

    Interessante como todos ADORAM observar, analisar, criticar e tecer comentários sobre os outros.
    Alguém aí faz isso consigo próprio?
    Assistem, gostem, desgostem… mas, deixem o cara decidir sobre si…
    Eu gosto muiito de ‘Lost’, quando deixar de gostar, deixo de assistir!
    Quando muitos deixarem de assistir (antes do fim, claro) azar daqueles responsáveis pela série!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account