Log In

Opinião

O Emmy acertou

Pin it
Cena do anúncio do Emmy

Não existe premiação perfeita, que agrade a todos, não tem jeito. Mas depois das distorções provocadas pelo Emmy no ano passado, é preciso que se diga que a Academia conseguiu alcançar o ponto de equilíbrio – rejuvenesceu, sem perder a seriedade e a coerência.

E nem sei porque escrevo estes artigos, porque o telespectador é passional e o telespectador brasileiro, em especial, vive uma outra realidade, tem um outro ponto de vista.

Mas é a necessidade de afirmar: a lista é justa. Mas sempre haverá algo do que se discordar nela.

É mais complicado criticar as indicações na categoria comédia. A lista veio fechada e exata. E renovada também: 30 Rock e Ugly Betty aparece com força, os coadjuvantes de Entourage e Office foram lembrados, a força em audiência de Two and a Half Men passou a ser representadas em indicações e até a cult How I Met Your Mother foi lembrada nas principais categorias. Quem ficou de fora foi Scrubs, o que é compreensível porque após seis anos ela começou a ficar datada (eu sei, eu sei, parece absurdo dizer isto na semana em que assisti ao My Musical, mas ainda assim é verdade), e Desperate Housewives (mas a culpa é de Desperate Housewives, a última vez que eu ri com alguma cena cômica na série foi lá por 2006… e depois do que aconteceu ao longo da temporada seria realmente injusto se Marcia Cross aparecesse na lista). Meu coadjuvante favorito, Dulé Hill, ficou de fora também, que puxa…

Em Drama há mais críticas. Muita gente acha que Heroes não deveria ter entrado. Mas Heroes não é justamente a renovação que o fã de seriados sonhava em ver? Eu me dei ao trabalho de pesquisar quantas séries novas foram indicadas ao Emmy de Melhor Drama neste século. De 2001 a 2007 todo ano são indicadas cinco séries. De um total de 35 indicações, apenas quatro séries estreantes, que estavam em sua primeira temporada, foram indicadas ao prêmio máximo. Além de Heroes foram elas Lost (a única que ganhou o Emmy) em 2005, Joan of Arcadia em 2004 e 24 Horas em 2002. Isto é renovação.

Muitos preferiam ver Dexter e Friday Night Lights ali. Eu não posso argumentar contra estas críticas, até porque só assisti a dois episódios de Dexter e a cinco de Friday Night Lights. A minha opinião, do ponto de vista atual, é que Heroes é a mais bem acabada das três, trouxe mais elementos novos ao gênero drama e também é a que tem mais o perfil da premiação.

E Michael C. Hall, então? A pergunta que tem que ser feita é: Michael C. Hall, o astro de Dexter, realmente merecia uma indicação mais do que Kiefer Sutherland, James Spader, Hugh Laurie, Denis Leary e James Gandolfini? Deixem da lado as preferências. Pensem nos papéis dos personagens, pensem nas cenas mais dramáticas que estes personagens tiveram ao longo da temporada, depois se coloquem no papel de um votante da Academia que tem lá seus 40 anos e seus filhos, pense ainda no peso cultural de cada uma dessas séries tem na atualidade, por fim pense nos atores, quais deles são mais influentes em Hollywood. Não foi o caso de Michael C. Hall ter perdido uma indicação para o Patrick Dempsey, ou para o Matthew Fox, definitivamente não é a mesma coisa.

Não existe premiação perfeita, que agrade a todos, não tem jeito. Mas há o ponto de equilíbrio, e o Emmy Awards o encontrou.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

70 Comments

  1. Cristiano (Highlander_Master)

    Carla e Bianca, eu acredito realmente que Lost merece todas as honras, e provou que o pessoal que cancela as séries, deveria ter um pouco mais de paciência, pq dá sim pra uma série crescer durante a temporada.

    Mais a questão é que as séries são canceladas pela audiência e não pela qualidade. E os prêmios também, infelizmente, são dados levando e muito em consideração a audiênca, infelizmente…

    Bianca, eu concordo em boa parte do que vc disse, mais vc tá colocando o fanatismo pela série um pouco a frente de qualquer coisa. Mas o que é normal, pq vc realmente gosta da série, nada demais.

    Marina, concordo plenamente, Liev Schreiber, merecia qualquer emmy, arranja uma categoria nova, mais o cara merecia!! hehe

    Saquei Paulo, apesar de achar que o Kevin James é um bom ator, mais entendi que antes ele era ignorado, e que com as novas regras ele foi considerado.

  2. Luis Felipe

    Cristiano Vieira escreveu às 20/07/2007 às 10:01 am:

    |”Eu curto HEROES. Mas não acho nada de mais.

    |Se é ou não muito ou pouco influenciada por |quadrinhos e isso depõe contra sua originalidade |eu não sei responder.Mesmo eu conhecendo bem os |quadrinhos da qual ela digamos “homenageia” |muitas vezes.

    |O que vale é se é boa ou não, entretem ou não e |se tem “profundidade”. Como Drama não tem |profundidade.

    |Como entretenimento é legal.”

    Exato, isso que faltou no meu post. Quotando uma review que li sobre o DVD da primeira temporada de Heroes que resumi o que eu queria dizer:

    “Eu amei o show, não perdi um episódio sequer, mas nunca me atingiu como outros. Se eu comparar com as melhores séries sobrenaturais/sci-fi da década passada, HEROES não veio, na opinião, com a complexidade e sofisticação de shows como BUFFY, ANGEL, ALIAS, LOST, ou BATTLESTAR GALACTICA.

    HEROES é super divertido, mas eu sinto que a cada semana o telespectador é capaz de absorver e processar toda a informação que um ou outro personagem passa. Um personagem pode não deixar respostas, mas as respostas não são absurdamente difícies. E eu nunca me senti engajado em debates online sobre Heroes como eu era/sou engajado com Buffy ou Battlestar Galactica. Grande parte disso se deve ao fato que HEROES foca mais no plot do que no personagem. BATTLESTAR GALACTICA, por exemplo, em sua grande parte trata de coisas que estão se passando por baixo da superfície do show. Em HEROES, na maior parte do tempo trata daquilo que está acima da superfície. Resumindo, HEROES simplesmente sofre de uma grande falta de profundidade se comparado com os melhores shows do gênero.”

    Enfim, é um show muito divertido, mas em se tratando de Drama, temos shows com muito mais profunfidade por ai, muito mais emocionantes que HEROES. Para mim, bom Drama é aquele que foca no personagem, dando mais profundidade emocional. HEROES ainda não se mostrou um ótimo drama, mas como sci-fi mandou bem.

  3. Fabiano

    MICHAEL C HALL:

    SPOILLER
    Quem já assistiu Dexter (a 1ª temporada) vai lembrar: final de um capítulo (não lembro ao certo qual mas do meio para o final da primeira temporada), Dexter triste para ver/conhecer o assassino psicopata que está preso…este entra na sala e pergunta quem é você (o Dexter)…a mudança de fisionomia do ator da tristeza para perplexidade para alegria deve ter sido considerada “hour concur” pelo EMMY!!

  4. Paula

    West Wing ganhou melhor drama no seu ano de estréia (1999-2000) e nos três anos seguintes!

  5. Henrique

    “Pra mim 30 Rock só tá aí pq tem Tina Fey e Alec Baldwin, amigos de meio mundo em holywood.”

    30 ROCK é uma das coisas mais geniais que foi feito nos últimos tempos em relação à comédia. E Alec Baldwin merece cada indicação em todos os prêmios que têm concorrido.

  6. Mica

    Poxa, Cristiano, eu fui ver TRANSFORMERS esperando MUITO mais em questão de roteiro. Achei o filme tão fraco, mas tão fraco que até desanimei. Só gostei MUITO das cenas de ação (em especial a do início, com a batalha na base militar) e, é claro, so carrinhos/robôs ^_^. A transformação deles era tudo de bom.
    Mas as atuações eram tão profundas quanto um pires e o roteiro foi de matar.
    Se me arrepedi de ter ido ao cinema!? Claro que não! Mas mesmo em coisas de heróis a gente espera um pouco mais de ‘corpo’.

  7. Thomaz Jr

    Paulo Fiaes comentário 42.
    Você disse tudo. Tem série para tds os gostos, mas um critico deve saber separ o joio do trigo. E a Academia não sabe. Acho que House tbm cai nesse mesmo caso. Não vejo nada demais nessa série.
    Acho Scrubs uma série boa com um elenco ideal. E são ignorados. Não entendo.

  8. Cristiano Vieira

    Quanto a Battlestar Gallactica nunca ser indicada, eu não tenho outra opinião a não ser acreditar que EXISTE UM PRECONCEITO BRUTAL.

    Não sei se ao canal. Se a fórmula de ser uma SCI-FI espacial.

  9. Cesar

    Então, Thomaz Jr, você não vê nada em “House” e eu acho espetacular. Mas acho “Scrubs” chata e metida a besta e você gosta.

    Quer dizer então que eu devo achar que a Academia é o máximo?

    Não. Quer dizer apenas que gostamos de coisas diferentes. E que OS INTEGRANTES da Academia têm seus gostos. Só isso.

    Não existe certo ou errado, bom ou ruim. Existe o que gostamos e o que não gostamos. Simples assim.

    Até porque, se alguém tiver o dom de só gostar de coisas boas, parabéns! Eu não tenho. Gosto de coisas ruins. Fazer o que?

  10. ana

    Não existe certo ou errado, bom ou ruim. Existe o que gostamos e o que não gostamos. Simples assim.Nossa Cesar disse td

  11. ana

    Sabe acho Greys Anatomy um novelão das 8 não entendo sua indicação e nem a paparicação em cima dela

  12. Taynara

    O que me incomoda nos comentários é o seguinte: “Série Tal não merecia a indicação, eu não gosto da série, acho mto chata.”
    E quem aqui é votante do Emmy????
    Eu não gosto de mtas séries, mas nem por isso posso dizer que não merecem.
    Na cabeça de quem votou, as que estão aí são as melhores. Só isso. Ano que vem tem mais…

  13. Mica

    Ah, Tayanara, não sei vc, mas eu acho que o mais gostoso das premiações é justamente as divergências que as indicações trazem. É poder dizer que tal não presta e a outra é excelente e que os caras estão certos ou errados.
    O problema é que (na minha opinião) os votantes na maioria das vezes erram. Se os gostos deles são diferentes dos meus (que eu acho muito melhor…mas é meu gosto, então sou suspeita) ou se eles tem uma capacidade técnica superior à minha eu não sei(ok, eu sei, são ambas as coisas), só sei que não entendo realmente o como eles escolhem as coisas, qual o critério.
    Eles assistem as séries ou apenas os episódios indicados? Pq isso pode fazer toda a diferença na hora de uma escolha…

  14. Vanessa Brdo

    Mica, que eu saiba, oficialmente, os canais mandam um episódio por série, e baseado nele é que eles julgam. FNL, por exemplo, foi o piloto e Lost foi o último da temporada. Eu acho um absurdo julgarem uma série, principalmente drama, só por um episódio, mas é isso aí.

  15. edson

    Qualquer critica que um brasileiro venha me fazer a qualidade ou o que merecia ou não pra mim é o mesmo que bostejar.
    país de flooders “patriotas” no que nao tem que ser…

  16. alva celia

    Ñão gostei de csi ter ficado fora da indicação do Emmy. Sempre será a primeira e mellhor série de drama policial, a única que repetindo os episódios, ainda dá gosto de ver .

  17. Jussara

    P/ mim não ter perdão ignorarem CSI por tanto tempo, assim como todo o elenco de lá, nunca serem indicados a nada :( Acho ridiculo indicar quase o elenco inteiro de GA numa mesma categoria, 3 atrizes?? Olha, desculpa aí, mas p/ im tinha q ter uma e só, primeiro q elas não são tudo isso (ou não são NADA disso) segundo, deixar a Lisa Edelstein de fora por qq uma de GA é piada não é mesmo?? E de péssimo gosto.

  18. Taynara

    Mica…eu entendo. Qdo eu via Friends, morria de raiva qdo a série ou os atores não eram indicados e/ou perdiam. Mas é que dizer q uma série não merece, pq eu não gosto é péssimo. Tipo, eu não acho Lost nada demais, desde o começo; mas concordo com o Emmy q levou na 1a temp.
    Pois é…tb acho meio estranho esse método de um episódio julgar toda uma temporada, principalmente para as séries. Mas entendo que seria meio complicado para os votantes verem tudo de todas as séries…
    Então, é se conformar q tudo depende do epi escolhido. Lisa Edelstein merecia MTO estar entre as indicadas, mas acho q ela escolheu o epi errado; ela tá ótima em Finding Judas, mas ela está perfeita em Fetal Position. Agora dizer que Chandra Wilson e Sandra Oh não merecem???? Elas são excelentes. A Sandra podia escolher váaaaaarios epis em q ela está excelente e escolheu mto bem, seu epi de maior destaque na temporada. E a Chandra tb é ótima e foi feliz na escolha do epi.
    E como fã de Grey’s, q chata essa implicância de mta gente com a série!!!!! Humpf…
    hahaahahahahahaahahahahaha

  19. Paulo Fiaes

    Em nenhum momento falei de series q eu gosto e series q eu nao gosto, muito pelo contrario, eu falo sobre series q dá para notar que realmente existe uma qualidade, tipo Boston Legal, eu nao assisto, mas as poucas vezes que vi pude perceber o trabalho magnifico que fazem, enquanto Heroes e GA são apenas divertimento sem mta qualidade, bom passar tempo, apenas isso. e pra mim,essa é a injustiça, porque uma premiação deve premiar(logico) a qualidade.

  20. rodolfo

    Que dia vai ser a apresentação dos ganhadores e em que canal (no Brasil) vai passar????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account