Log In

Notícias Novos Pilotos e Séries

NBC vai parar de produzir pilotos de novas séries

Pin it

A rede NBC tomou uma decisão polêmica para cortar custos. O CEO da NBC Universal, Jeff Zucker, anunciou que o canal vai deixar de produzir pilotos. A informação foi publicada esta semana pelo The New York Times, reproduzindo declarações do executivo em uma videoconferência para funcionários.

De acordo com o jornal, a produção de um episódio piloto de uma nova série custa em torno de 3 a 7 milhões de dólares. Ao longo de um ano, a NBC espera economizar 50 milhões.

O executivo disse que eventualmente a NBC poderá encomendar um piloto, mas que o plano é manter o corte permanentemente. Segundo Zucker, o processo de produzir um piloto se tornou de alto risco, com baixa recompensa para o canal. Atualmente o canal encomenda de cinco a seis novas séries por temporada, de um total de 15 a 20 pilotos produzidos.

Zucker reclamou que os custos dos pilotos estão altos, com muito gasto extra com efeitos especiais que acabam criando um resultado final que seria um “falso positivo”. Ou seja, a audiência gosta do piloto, mas ele cria expectativas que não são mantidas quando a série entra em fase de produção .

A decisão implica que as conseqüências da greve dos roteiristas deverão se estender ao longo da próxima temporada, uma vez que o mercado está se retraindo e haverá menos projetos em televisão para 2008-2009.

Zucker não explicou qual será o critério que a NBC usará para escolher seus novos seriados.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

23 Comments

  1. Thiago Sampaio

    “Zucker reclamou que os custos dos pilotos estão altos, com muito gasto extra com efeitos especiais que acabam criando um resultado final que seria um “falso positivo”. Ou seja, a audiência gosta do piloto, mas ele cria expectativas que não são mantidas quando a série entra em fase de produção.”

    Perfeito!

    Tem muito piloto que parece um curta metragem, é bom… mas no decorrer da série, não há nada de parecido com sua proposta. Fazem um hype danado pra depois cair no lugar comum (ou abaixo da qualidade)

  2. Leonardo Toma

    Eu não entendi direito… É a divisão NBCUniversal (Law & Order, The Office) que não vai mais produzir séries? Ou é outra coisa que eu não captei?

  3. Paulo Antunes

    Leonardo,
    O Zucker é presidente de todo o grupo, mas a decisão de não produzir pilotos diz respeito apenas ao canal.

  4. Darth Cesar

    Sinais da recessão americana ou nada a ver? só sei que esse rio de dinheiro gasto em entrenimento não pode durar pra sempre…

  5. Osório Coelho

    O verbo haver não flexiona quando tem o sentido de existir, oras. Bolas.

  6. Paulo Antunes

    Correções de português são sempre bem-vindas, com hífen!

  7. Bernardo

    Isso dá espaço p/ que séries sejam renovadas, então que as que atualmente estão na grade possam aproveitar a chance que esse corte de orçamento nos pilotos proporciona.

  8. Luciano Cavalcante

    Querem saber? Isso é o sinal para o fim dessa “Era de Ouro da Televisão”.

  9. Rafa Bauer

    Melhor pra Medium, e pros fãs dela, como eu, pois se não vai haver mais pilotos, as séries antigas têm mais chances de conseguirem renovação! Acho eu.

  10. Eduardo

    Se a NBC vai parar de investir em novos pilotos, então vão acabar mantendo seus projetos atuais. Isso significa que ER deve continuar por mais algum tempo. Isso pode ser tanto um bom sinal como um mal sinal.

  11. Thiago Sampaio

    O bom sinal é que ER vai poder terminar com um series finale prefiamente planejado.

    O mal sinal é que ER vai continuar XD
    Deviam ter terminado anos atrás…

  12. Silvia_05

    Espero que o critério de seleção agora seja mesmo o texto. Razão ainda maior pro pessoal redatores se puxarem. Agora em se tratando de pilas, sempre será uma eterna discussão.

  13. Juliane

    Mas espera, agora eles vão escolher as séries só pelo roteiro? Eu acho meio besta: você vai lá, contrata o elenco todo, encomenda 12 episódios, arma todo um esquema, e os protagonistas não combimam. Ou tudo é péssimo, a coisa só funciona no papel?

  14. Juliane

    Mas espera, agora eles vão escolher as séries só pelo roteiro? Eu acho meio besta: você vai lá, contrata o elenco todo, encomenda 12 episódios, arma todo um esquema, e os protagonistas não combimam. Ou tudo é péssimo e a coisa só funciona no papel! Como é que faz então?

  15. Antonio

    Agora que é o momento de investir para salvar a emissora, a NBC toma uma atitude destas?!

    “Deal or no Deal” não vai poder salvar a emissora do desastre completo para sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account