Log In

Colunas e Seções Gastronomia

Na cozinha com vinho: o elegante sabor de ‘Scandal’ em uma receita incrível

Pin it

Outubro passou e foi um mês cheio de datas especiais. No campo do trabalho, então, foram diversos os profissionais celebrados – médico, professor, funcionário público, pintor e arquivista são apenas alguns dos vários exemplos. No meio disso tudo, também comemorou-se a data de alguém que é muito importante para a gastronomia: o enólogo, que é o especialista em produção de vinho, uma das bebidas mais apreciadas e antigas do mundo.

No universo das séries, a preferência pela bebida símbolo da arte de bem servir está muito atual. Com a recente estreia da quarta temporada, Scandal eletriza os espectadores com cenas dramáticas embaladas pelo clássico vinho tinto. Fiel companheira da protagonista Olivia Pope (Kerry Washington), a bebida é a essência da coluna de Gastronomia, que vai ensinar a você uma receita deliciosamente refrescante para os dias de verão.

Olivia na praia curtindo o início da quarta temporada de Scandal.

Olivia curtindo o início da quarta temporada de Scandal na praia.

It’s handled (Está resolvido!). O famoso bordão de Olivia Pope é a síntese perfeita dessa indomável e competente mulher que servia de braço direito da Casa Branca dos EUA. Bem educada, inteligente, corajosa, obstinada e sempre montada em um estilo clássico – com terninhos bem alinhados para o dia a dia, modelos de gala arrasadores e um bom gosto para roupas caseiras – era ela quem segurava a barra para manter a imagem do presidente (e também seu impossível romance) Fitzgerald Grant (Tony Goldwyn), o Fitz. Para iniciar um novo caminho, procurando desligar-se do contato com o amante, ela abre a sua própria companhia de gerência de crises, a Olivia Pope & Associates, o ponto que inicia a ousada trama de Scandal.

Com uma rotina profissional turbulenta e uma base familiar nada presente e estruturada, a vida pessoal de Olivia é uma completa bagunça. Mentalmente forte e poderosa líder no dia a dia, é nos seus momentos de solidão que a gerente de crises deixa aflorar as suas fraquezas – geralmente longe de seus colegas, mas sempre sob os olhares dos muitos espectadores que viraram fãs da enigmática e marcante Pope. E foi nas horas de desabafo que o vinho surgiu na série como uma das grandes marcas da personagem. Não importa quão duro fosse o dia, a bebida tornou-se a solução para vários problemas de Olivia. Ou, ao menos, para diminuí-los um pouco.

GScandal3

Olivia e sua dieta do glamour: vinho tinto e pipoca!

Desde a sua primeira aparição na temporada um, em Enemy of the State (s01e04), o vinho cresceu e foi ganhando cada vez mais espaço na construção do personagem de Kerry Washington. Com a sequência da série, a bebida se tornou um companheiro de todos os momentos. De pijama ou elegante, sozinha ou com clientes e amigos, Olivia transformou o vinho em uma marca incontestável do roteiro de Scandal. E é ele quem vai dar o toque especial para a nossa apetitosa dica de hoje.

De tão importante, o vinho fez parte da divulgação da 3ª temporada junto aos bordões da série.

De tão importante, o vinho protagonizou a divulgação de meio de temporada, em 2014, junto aos bordões da série.

Receita do dia: Caipirinha de vinho com morangos de ‘Scandal’

Já que os dias de calor estão chegando, a ideia é aproveitar o ingrediente base da coluna em uma receita que pode amenizar as altas temperaturas. E como o vinho preferido de Olivia, o tinto, não é servido geladinho como o branco, transformá-lo em algo refrescante parece uma boa pedida. E já que estamos no Brasil, por que não usar o vinho para reformular um drink super tradicional da nossa cozinha? Foi assim que nasceu a ideia de fazer uma caipirinha com vinho e morangos. As receitas com limão são bastante comuns, e achei que o morango combinava mais com o sabor encorpado do vinho. Resolvi, então, fazer um teste para a cozinha do Teleséries. Não me arrependi. E tenho certeza que você também não vai – é um escândalo!

GScandal5

Ingredientes:
4 morangos
160ml de vinho tinto
Gelo a gosto
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
1. Em um copo de 200ml, macere 3 dos morangos com o açúcar.
2. Complete o copo com gelo.
3. Complete o copo com vinho.
4. Com auxílio de uma colher, misture os ingredientes até que o açúcar esteja bem dissolvido.
5. Use o morango que sobrou para a decoração. Faça um pequeno corte no meio da fruta para encaixá-la na borda do copo.
6. Sirva bem gelado!

GScandal6

Você leva no máximo 10 minutos para preparar esta receita. O vinho pode estar em temperatura ambiente, pois o gelo cumprirá a função de deixar a bebida na temperatura certa. Quanto à escolha do vinho, pode ser o tipo de sua preferência. Não precisa ser dos rótulos caríssimos que a Olivia toma, pode ficar tranquilo (hehe). E mesmo que o vinho puro não tenha um paladar muito elaborado, o açúcar e o morango vão equilibrar os sabores, o que ajuda se o vinho não for muito bom. Eu usei um vinho de mesa com mistura de mais de um tipo de uva que tem sabor suave. Deixo a dica de que você também faça com vinhos mais suaves, pois a bebida pode ficar pouco refrescante e meio pesada com tipos muito encorpados, como o cabernet sauvignon, por exemplo. Outra ideia é testar com vinho branco.

Se você preferir ser mais tradicional, dá para fazer a receita com limões, mas, realmente, acho que o morango combina mais com o paladar do vinho tinto. Para servir, você pode optar por utilizar canudinhos, como é bem comum nas caipirinhas. Eu prefiro tomar sem, pois fica mais gostoso de comer os pedacinhos de fruta. Vale até usar uma colher no final, sem frescura!

E depois é só se deliciar! Garanto que, depois dessa, até quem não gostava de vinho vai abrir uma exceção :)

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

2 Comments

  1. Ceres Helena

    APESAR DE NÃO APRECIAR MUITO O MORANGO, GOSTEI DA IDEIA VOU TESTAR, JÁ QUE SOU NÃO SOU OLIVIA POPE, MAS TAMBÉM TOMO MEU COPINHO DE VINHO TODOS OS DIAS. NÃO CAROS COMO OS DELA, E NEM E TAÇAS ENORMES.

  2. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account