Log In

Audiência Colunas e Seções

Mudança no dia de exibição derruba em 43% a audiência de ‘Bones’ (Audiência na TV americana 10 a 15 de novembro)

Pin it

Toda regra tem sua exceção, mas, de forma geral, a season premiere e a season finale  são os episódios mais vistos de uma série ou reality. Por isso, geralmente chamamos a atenção para quedas drásticas ou contínuas de audiência, pois tendem a ser irreversíveis e selar o destino de um programa.

Novidades e destaques desta semana são da rede FOX: a estréia de Raising Hope, a mudança de dia de exibição de Bones e a queda de audiência de The X Factor (o show não se recuperou depois de um hiato de duas semanas para transmissão dos jogos de baseball).

Estréias

Nesta semana, a FOX voltou a exibir Raising Hope. A série, que na temporada passada era exibida às terças-feiras, este ano passa a ocupar a grade de programação das (difíceis) sextas-feiras. Entre o último episódio da segunda temporada e esta season premiere, o drama da FOX perdeu 42% de seu público qualificado (1.2 para 0.7 pontos na demo 18-49 anos respectivamente). Perdeu ainda esta mesma parcela de audiência em relação ao público herdado de Bones, que também migrou para as sextas-feiras e é exibido no horário anterior. Talvez esta seja a última temporada da série que, no ano anterior,  já foi renovada pela FOX com média de audiência inferior à da rede.

Destaques

Outra novidade nesta semana foi, também, a transferência de Bones para as sextas-feiras. Até então o drama da FOX, mesmo após nove temporadas, apresentava índices estáveis junto ao público alvo com uma média de audiência de 2.3 pontos, contra 2.1 pontos da temporada passada. A transferência para as noites de sexta-feira derrubou em 43% sua audiência junto ao público qualificado. Se, por um lado, esses dados são preocupantes, por outro, ainda é cedo para se falar sobre cancelamento ou renovação. Julgamentos precipitados podem induzir ao erro, como no caso de Drácula por exemplo: com um índice de audiência de 1,8 pontos na demo 18-49 anos em seu primeiro episódio, muitos davam a renovação da série para uma segunda temporada como certa, após quatro episódios e uma queda de aproximadamente 50% da audiência, já há um coro (óbvio) falando sobre cancelamento. Esperemos mais algumas semanas para emitir um juízo sobre Bones e sobre a estratégia da rede para suas noites de sexta-feira.

Outro programa da FOX que vai mal das pernas é The X Factor. Parece que lhe foram fatais as duas semanas em que o show deixou de ser exibido em virtude das transmissões esportivas. The X Factor perdeu, em média, 32% de sua audiência qualificada nas noites de quarta-feira e 37% nas noites de quinta-feira. Vejamos como a audiência se comporta nos próximos episódios pois, convenhamos, 1.7 ou 1.3 pontos na demo 18-49 anos é muito pouco para um dos carros-chefe da programação da rede.

Melhores desempenhos junto à audiência, na semana de 10 a 15 de novembro

Como já temos repetido semana após semana, a primeira tabela mostra os programas que, na demo 18-49 anos, conseguiram obter índices de audiência que ainda os tornam interessantes para as redes de TV que os veiculam. Este índice situa-se em torno de 2 pontos para esta faixa etária e é cotizado com a média de audiência obtida pela rede.

Audiência na demo 18-49 anos

week 08 tabela demoNesta semana tivemos vários programas com um índice de audiência que se aproxima bastante do índice de corte da tabela: Mom (1.9), CSI (1.9), Back in the Game (1.8), The Simpsons (1.8 pontos), The Biggest Loser (1.8), The Good Wife (1.7), Dancing with the Stars (1.7), The Goldbergs (1.7), New Girl (1.7), The X Factor (1,7), Shark Tank (1.7).

A audiência de Bones é de seu último episódio exibido às segundas-feiras.

Audiência em milhões de telespectadores

week 08 tabela totalAudiência das séries da rede CW

week 08 cwDesempenho das redes junto à audiência (média semanal)

week grafico redesSe computarmos os dados de domingo da NBC referentes às transmissões esportivas, a rede ficaria com uma média de 2.55 pontos junto ao público qualificado e 8,25 milhões de telespectadores junto ao público total.

É interessante notar que a rede CBS, via de regra, consegue os melhores índices de audiência junto ao público total.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

2 Comments

  1. Grace

    Penso que é complicado comparar audiência de dias de semana diferentes. Segunda e sexta, público adulto fica em casa e sai para a rua, respectivamente. Então, penso que para uma sexta-feira – a 1ª inclusive – a queda na audiência de Bones não seja real, pois os parâmetros também mudam com a mudança do dia. Não creio que seja alarmante. Penso que uma série consolidada na Fox, como é Bones, tenha sido mudada para sexta para levantar a própria Fox e não para derrubar a série. Acho sim, que é uma jogada suja e sem respeito da Fox com o drama de sucesso que lhe rende bons frutos há 9 anos.

  2. Regina Monteiro

    Grace concordo com você. Há o fato e o contexto. Fato: audiência da série caiu, os números são inquestionáveis. Contexto: há as segundas, terças, etc e as sextas-feiras. Nas sextas-feiras o público alvo é menos presente. Correto também. Por isso acho que antes de nos alarmarmos com o fato ou nos consolarmos com o contexto, devemos esperar o passar do tempo. Se a intenção da Fox era mover uma série que tem bons índices de audiência para alavancar sua sexta-feira, foi um tiro no pé (pelo menos neste primeiro dia), pois, para a sexta-feira, foi o pior desempenho da rede nessas oito semanas da fall season. Por outro lado é possível se conseguir alguns pontos a mais na audiência da sexta-feira, espero que Bones consiga e que sua audiência no computo dos índices Live+Same Day aumente um pouco. Pode ser loucura o que vou dizer mas, realities conseguem um melhor desempenho que dramas e comédias, na sexta-feira, com os índices de The X Factor, talvez fosse este programa que a Fox deveria ter movido para sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account