Log In

Notícias

MTV investe no humor

Pin it

Furo MTV, Quinta Categoria, 15 Minutos e Hermes e Renato

É a revolução. “Teoricamente” uma emissora de música, mas que vem investindo muito em atitude e comportamento, a MTV foi tomada por comediantes. Hoje os principais produtos da casa tem no humor a tônica principal: o fenômeno Marcelo Adnet (e seus programas 15 Minutos e Furfles), o comentado Furo MTV, o esportivo RockGol e o já decano Hermes e Renato, além do show de improviso Quinta Categoria.

O interesse da MTV nesse tipo de programa reflete o bom momento do humor brasileiro, renovado pelo surgimento de uma nova geraçao de artistas.

É o que afirma Lilian Amarante, diretora de núcleo de todos esses programas. Se nos anos 90 a Rede Globo reuniu o que havia de melhor entre autores e atores e criou o TV Pirata, e dessa vez os talentos acabaram pulverizados em várias emissoras, quem acabou mais privilegiado na divisão foi mesmo o canal com sede no Sumaré, em São Paulo.

Marcelo Adnet grava as segundas feiras seu programa diário de improviso e comentários sobre temas atuais. Uma pesquisa pauta o tema, geralmente sugerido por e-mail, e alguns tópicos são preparados para ajudar o apresentador a conduzir a atração – condução, que é, aliás, um show à parte. É também na figura de Adnet que se centra o Furfles, programa de esquetes que reúne talentos principalmente revelados pela própria MTV no ano anterior.

O Furo MTV é um programa calcado no jornalismo. A frase preferida da equipe para definí-lo é: “o jornal que começa onde os outros terminam”. Uma mistura de comentários ácidos sobre as principais notícias do dia, divertidas investidas no universo pop, gags que flertam com o lado bizarro das informações e ainda assim, mantendo o objetivo de fazer uma parte da audiência pensar sobre alguns assuntos antes “inalcançáveis” como política e economia, a mistura tem dado certo e aparece como uma das principais audiências do canal.

Ano passado o Quinta Categoria era um programa de calouros. Este ano, em segunda encarnação, trouxe Marcos Mion e os Barbixas (Daniel, Anderson e Elidio), que fazem incrível barulho na internet no espetáculo Improvável. A experiência foi tão positiva que tanto Mion quanto os Barbixas foram catapultados para outros voôs em suas carreiras, a partir de 2010.

Os veteranos RockGol e Hermes e Renato ano após ano mostram que é possível uma renovação mesmo em time que está ganhando. Paulo Bonfá e Marco Bianchi conseguiram se impor no cenário esportivo com opiniões desconcertantes e tônica moleque. A trupe de Hermes e Renato, ano após ano, surpreende e prova que não são necessários investimentos milionários quando se tem criatividade e dedicação.

Esses dois programas provam que a carreira dos comediantes em cartaz na MTV pode ser longa, mesmo que localizada. De qualquer forma, prova que a emissora traz a todo ciclo sangue novo para circular. É ficar atento para ver o que acontece agora em 2010.

* * *

15 Minutos: De segunda a sexta às 21h45
Furo MTV: De segunda a sexta às 22h15
Hermes e Renato: Terça, às 23h30
Quinta Categoria: Quinta, às 22h30
Furfles: Sábado às 22h30
RockGol: Domingo, às 22h00

27 Comments

  1. Marcelo

    Este Quinta Categoria é uma imitação sem vergonha e mixuruca do Whose Line Is It Anyway, que passava na Sony, apresentado pelo Drew Carey, que já era baseado em um programa inglês. A versão americana dizia que era baseada na inglesa, esta nãofaz isto, dá a entender que foi uma ideia original

    As duas versões estrangeiras eram muito (bota muito nisto) melhor que esta coisa trash de quinta categoria que o Mion apresenta

  2. Eloisa

    Todos esses programas sao otimos, rockgol e o hermes e renato sao os programas mais antigos da MTV e nao e atoa. A MTV hj com toda a certeza tem a melhor equipe de humor da TV.

  3. Li

    Só posso falar do furo mtv que é muito engraçado seus apresentadores são ótimos, as reportagens e comentários são sensacionais, valeu mtv.

  4. Lizziane

    Eu, que nunca assisiti a MTV, comecei a assistir quando caí sem querer no programa 15 minutos. Depois, assisti tb o furo e adorei.
    Muito bons!

  5. Mauricio Costa

    Só tenho paciência de assistir o “Furo MTV”, que por sinal é muito bom. Fora isso, não passo nem perto da MTV.

  6. Danilo

    Furo MTV é bom demais. Dani e Bento são ótimos.
    Eu gosto também de 15 minutos, mas faz muito tempo que não vejo.

  7. Fernando dos Santos

    “Se nos anos 90 a Rede Globo reuniu o que havia de melhor entre autores e atores e criou o TV Pirata,”

    TV Pirata é dos anos 80.Estreiou em 1988 e foi cancelado em 1990, voltando ao ar em 1992 por apenas uma temporada.

  8. Rodrigo

    Marcelo,
    em nenhum momento eu li em algum lugar que a Mtv “criou” o formato do Quinta Categoria. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência sabe que esse formato já existe. O formato é usado por diversos grupos de teatro pelo mundo.
    A versão do Quinta Categoria é muito boa e já foi, inclusive, elogiada pelos produtores ingleses.
    Resumindo, de trash aqui, só o seu comentário e a sua ignorância.

  9. Rogério Guandalini

    não vejo MTV faz tempo.
    mas as vezes que esbarrei no canal, gostei do Furo MTV.
    por sinal, o estilo desse programa é baseado (pra não dizer cópia) do quadro de humor que finge jornalismo do Saturday Night Live.
    de qualquer forma, os apresentadores do Furo são bons e por isso o programa é bom.
    parabéns à equipe do programa.
    Hermes & Renato é o programa escracho mais engraçado da atualidade. (apesar de não mais assisti-lo, mas tudo que já assisti deles achei muito engraçado)
    nunca assisti Furfles.
    o Quinta Categoria realmente é uma cópia (menos engraçada) do programa do Drew Carey.

  10. Ceciliaaaa

    Eu não entendo, se Whose Line era ótimo, pq o quinta categoria não pode ser?
    Só fico triste pq vai acabar!
    A MTV finalmente voltou a ter alguns programas bons!

  11. Jacqueline

    Marcelo

    Muita calma antes de sair atirando pedras por aí, acusando as pessoas.

    Se você acessar tanto o site dos Barbixas quanto o canal deles no Youtube vai ler logo na primeira descrição “Programa influenciado pelo americano Whose Line Is It Anyway”. Eles fazem questão inclusive de colocar links para o programa americano, para salientar a semelhança entre os programas.

  12. Walber

    O Furo MTV é realmente o melhor programa atual da MTV, mt bom mesmo, mas eu dou mais credito a Dani, pq o Bento na minha opinião deixa mt a desejar, e Rogerio eles mesmos já falaram no programa varias vezes que o programa deles é uma copia do Saturday.

  13. Fernando dos Santos

    Não assisto Furo MTV mas se os caras estão copiando o Saturday Night Live então já é um bom começo.

  14. Lucas

    Destes programas todos gosto do rock gol. Mas o que realmente me diverte é o Top Top. mudando de assunto, pelo amor de deus,quando é que o responsável por transformar a Mtv nesta “Linda” emissora de humor, vai fazer propagandas menos horripilantes? não sei quanto a vocês mas fico enjoado só de olhar algumas vinhetas da emissora.

  15. Juninho

    “Furo MTV” é o melhor disparado,gosto dos “Improvaveis”,pos quero dizer “Quinta Categoria”mas tiraria o Marcos Mion do comando do progama,”Rock Gol”é classico,e “Hermes e Renato” não curto muito o humor deles,mas a Mtv está de parabéns e o site Teleséries também por essa matéria.

  16. Pingback: Tweets that mention MTV investe no humor » TeleSéries -- Topsy.com

  17. Walber

    Uma duvida, é só coincidência o que não acho que seja, mas o autor deste texto é o mesmo que participa do roteiro do Furo MTV não é?

    Resposta do Editor: Ele mesmo, grande Bruno.

  18. Camilla

    Parei de assistir mvt a partir do momento que ela virou Emotv e vejo que desse momento pra cá não perdi absolutamente nada.

  19. Cleiton Gustavo

    A turma do Fudêncio é mara! Assisto ao canal por causa deles. O “Furo MTV” também é legal por causa da Dani Calabresa. Se o Mion e Os Barbixas saírem da MTV será uma perda enorme porque não terão a liberdade que têm em outro canal.

    E parem de xingar a emissora de trash! Trash mesmo é a RedeTV!

  20. Walber

    Valeu pelo esclarecimento, não tinha como não ser ele mesmo, hehe.

    E Cleiton, já tá certo a saida do Mion da MTV há algum tempo, acredito que os barbixas tmb vão com ele.

  21. Letícia

    ainda não acredito q o mion e os barbixas vão, o quinta categoria é um dos melhores programas da mtv, vai ser um baque e tanto p emissora…

    adoro o furo, a dani e o bento tb, a dani é muito engraçada, e o adnet, nem se fala, com ele veio essa nova safra de programas bons para se juntar aos outros q já existiam…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account