Log In

Notícias Programação EUA

Money, money, money: conheça os programas de TV que mais geram dinheiro nos EUA

Pin it

Paula Abdul e Simon Cowell, do American IdolQuais os programas de televisão que mais faturam nos Estados Unidos? A revista Forbes foi atrás e publicou neste mês de abril um levantamento dos 20 programas que mais geram dinheiro na TV aberta.

A pesquisa, feita em conjunto com a TNS Media Intelligence, considerou o valor dos comerciais, a audiência e, claro, o faturamento em 30 minutos (foi o critério escolhido para medir programas de diferente duração, como as comédias de meia hora de duração e os dramas de uma hora).

O programa que rende mais dinheiro, claro, é o campeão de audiência American Idol. Segundo a reportagem, o Idol é considerado pelos anunciantes o “Super Bowl do horário nobre”, a aposta mais segura das agências para atingir uma grande massa de telespectadores. Por isto, um anúncio de 30 segundo no programa custa quase o dobro do preço do segundo colocado.

O levantamento, é claro, é apenas estimado. Por usar dados do mercado até o dia 31 de janeiro deste ano, a lista considera índices de audiência que não são mais atuais. Lost, que é uma série com bons índices de audiência entre o público de 18 a 49 anos (a preferida dos anunciantes) não está na lista, provavelmente por ter estreado no final de janeiro nos EUA.

A curiosidade da pesquisa é mostrar que o valor que um programa gera de receita não está diretamente ligado a sua audiência, já que a decisão de compra de espaços publicitários costuma ser planejada com antecedência. Segundo a Forbes, cerca de 80% dos comerciais são negociados nos upfronts, eventos em que as emissoras apresentam sua programação aos anunciantes, antes da alta temporada começar.

E o que todo anunciante gostaria de ter era uma bola de cristal. Por exemplo, quem comprou espaço publicitário em Heroes, no início da temporada, pagou caro por pouca exposição. O seriado de sci fi perdeu cerca de 2 milhões de telespectadores da temporada passada até janeiro. No levantamento da TNS, ele aparece com média de 7,9 milhões de telespectadores na temporada – mas os números da série, de março para cá, são ainda menores. O programa ainda assim é o mais lucrativo da NBC, e faturou em média 4,3 milhões de dólares até janeiro. É esperado que numa próxima temporada, a atração fature muito menos.

Outra curiosidade é a percepção de que anunciar em seriados novos costumam ser muito mais barato, já que é uma aposta de risco dos anunciantes. Na lista dos Top 15 programas da temporada só aparece uma série nova: a comédia Worst Week. O mérito não é da série, que inclusive não correspondeu bem e corre sério risco de ser cancelada. Worst Week começou a temporada como uma aposta segura do mercado em razão do fato de ir ao ar em um horário privilegiado – nas noites de segunda-feira da rede CBS, prensada entre as séries de sólido desempenho Two and a Half Men e CSI:Miami.

Aliás, o gancho da matéria é The Mentalist, que parecia ser apenas mais uma série policial. Os anunciantes que pagaram para expor seus produtos nos intervalos comerciais fizeram o grande negócio da temporada – pagando 107 mil dólares por anúncio de 30 segundos, atingiram um público superior a 16 milhões de telespectadores. Foi o melhor negócio da temporada até aqui.

Veja a seguir a lista dos 15 programas campeões em gerar dinheiro:

  Programa Faturamento a
cada 30 minutos
(em dólares)
Custo de
30 segundos
de comercial
(em dólares)
Audiência média
1. American Idol (Fox) 7 milhões 623 mil 25,6 milhões
2. 24 Horas (Fox) 3,7 milhões 366 mil 11,7 milhões
3. Desperate Housewives (ABC) 2,9 milhões 251 mil 15,2 milhões
4. Grey’s Anatomy (ABC) 2,7 milhões 224 mil 13,4 milhões
5. Two and a Half Men (CBS) 2,6 milhões 227 mil 14,1 milhões
6. Dancing with the Stars: Results (ABC) 2,5 milhões 205 mil 16,8 milhões
7. Dancing with the Stars (ABC) 2,4 milhões 196 mil 19,8 milhões
8. Heroes (NBC) 2,1 milhões 194 mil 7,9 milhões
9. Brothers & Sisters (ABC) 2,1 milhões 195 mil 10,1 milhões
10. Survivor: Gabon (CBS) 2,1 milhões 204 mil 12,9 milhões
11. CSI (CBS) 2,1 milhões 201 mil 18,2 milhões
12. Extreme Makeover: Home Edition (ABC) 2 milhões 169 mil 10,5 milhões
13. Worst Week (CBS) 2 milhões 174 mil 9,3 milhões
14. House (Fox) 1,9 milhão 188 mil 11,9 milhões
15. Private Practice (ABC) 1,8 milhão 162 mil 8,5 milhões

No Shopping UOL você CDs, DVDs importados e games do American Idol e DVDs de séries como Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Grey’s Anatomy, e Heroes e Two and a Half Men.

Com informações da Forbes.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

11 Comments

  1. Thomaz Jr.

    As séries policiais não são tão lucrativas, só CSI na lista. Tanto que a CBS não emplacou mta série no top 15.
    E as segundas são os dias mais lucrativos, ganha das quintas.

  2. anderson

    Brothers and sisters no top 10, :D, q legal isso!

    E a ABC com mais séries nesse levantamento, isso q que Lost não aparece ainda, nao estou muito surpreso não.

    E a Fox, se tirar american idol sobram 2 shows, 24 horas e house, e olha q eu esperava House lá em cima, mas…bem deixa queito neh :p eheheh.

  3. Giovanna

    Private entra na carona de Grey’s na quinta, bom saber disso, pois se a audiência não é tão alta, pelo menos a ABC fatura e não cancela a série.

    E sem dúvidas, The Mentalist foi O negócio da temporada, teve episódio inédito beirando os 20 milhões, mesmo em dia de American Idol!!!

  4. Isabela

    Private entra na carona de Grey’s na quinta, bom saber disso, pois se a audiência não é tão alta, pelo menos a ABC fatura e não cancela a série.

    E sem dúvidas, The Mentalist foi O negócio da temporada, teve episódio inédito beirando os 20 milhões, mesmo em dia de American Idol!!! [2]

  5. Rodrigo B.

    “Os anunciantes que pagaram para expor seus produtos nos intervalos comerciais fizeram o grande negócio da temporada – pagando 107 mil dólares por anúncio de 30 segundos, atingiram um público superior a 16 milhões de telespectadores. Foi o melhor negócio da temporada até aqui.

    Realmente foi um excelente negócio. The Mentalist mantem uma média parecida com 24 horas no 18-49, sendo que os anunciantes pagaram algo em torno de 3,5 vezes a mais pela série de Jack Bauer!

    Aliás, a FOX faz um ótimo negócio com os anúncios de 24 horas. Cobram bastante caro pra uma série que, no aspecto audiência, nem dá tanto retorno assim(3.2 no 18-49 essa semana, por exemplo). Inclusive, eu não entendo porque os anunciantes apostaram tanto na série. Tipo…1 ano e meio fora do ar já poderia ter morgado completamente a empolgação da audiência, sem contar a péssima impressão que a sexta temporada tinha deixado. Pra alguém leigo nesse assunto, como eu, parecia um investimento de risco.

    No mais, é muito curioso perceber que a ABC que vem falhando miseravelmente em emplacar novos shows, conseguiu colocar 7 programas nessa lista. Parece que a força da emissora ainda são os “novelões” e os realities. Não á toa vem mais série da Shonda Rhimes por aí…

    Por fim, fiquei surpreso com a ausência de The Office nessa lista. A audiência “qualificada” dá números muito interessantes á série.

  6. Henrique Castro

    O que mais me surpreendeu foi não ver Dancing with the Stars na segunda posição.
    E quem apostou em The Mentalist deve estar rindo a toa por ter atingido tantos telespectadores com menos dinheiro.

    Muito legal essa lista!

  7. Leandro Cruz

    Worst week na lista? então por que foi cancelada?

    Resposta do Editor: Worst Week ainda não foi cancelada oficialmente. E neste momento, Rules of Engagement dá mais audiência neste horário, logo é a favorita para retornar.

  8. Gilberto Guerra

    Fox nas 2 primeiras colocações e a NBC apenas com Heroes. São duas curiosidades que valem destaque.

  9. Marcos

    Nossa…The Office não está nesta lista!

    É o real grande trunfo da NBC!

    Boa audiencia, ótimos número qualificados na faixa 18-49, e vai ao ar junto com CSI e Greys!

  10. Pedro

    Finalmente alguem mencionou a “faixa 18-49”! Embora a CBS tenha os seriados com maior numero de telespectadores, as emissoras se importam mesmo eh com o “demographic”, da tal faixa. A maioria dos seriados da CBS, como CSI, The Mentalist e NCSI apresentam uma baixa demo – o que significa que o publico que assiste eh bem mais velho e logo, nao eh o alvo dos anunciantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account