Log In

Reviews

Modern Family – Suddenly, Last Summer e First Days

Pin it
Série: Modern Family
Episódios: Suddenly, Last Summer e First Days
Número dos Episódios: 5×01 e 5x02
Exibição nos EUA: 25/09/2013
97.333333333333
4.8
3

Modern Family voltou para sua quinta temporada com mais um Emmy de Melhor Comédia na estante, um possível spin-off e uma nova abertura que inclui os crescidos Luke e Lily e também o já grandinho bebê Joe. A série mostrou mais uma vez o motivo de ser a melhor comédia da atualidade e fez uma estreia com dois ótimos episódios.

O humor da série continua inigualável, com situações que poderiam acontecer conosco a qualquer momento. A química entre os atores está melhor do que nunca e ver o crescimento dos personagens é algo extraordinário. De uma temporada para outra, Luke foi quem mais mudou no quesito aparência e a atuação do ator Nolan Gould continua impecavelmente engraçada. Lily está mais crescida mas continua com aquele humor ácido e requintado que só ela tem. O pequeno bebê Joe arriscou suas primeiras cenas engraçadas e conseguiu chamar a atenção. Pois é, Modern Family é a melhor comédia e por conta disso e mais um pouco…

Mas vamos ao que realmente interessa, o episódio de estreia da temporada, Suddenly, Last Summer.

Nada como as férias de verão. A melhor época do ano para relaxar e fazer uma viagem. A melhor época do ano para despachar seus filhos pra bem longe. E Claire e Phil sabem disso melhor do que ninguém. No fundo, acredito que todos os pais se empenham para passar um tempo longe dos filhos porque uma hora deve cansar – ou não. Mas o casal Dunphy sempre faz de tudo para se livrar dos seus pimpolhos e, dessa vez, até mudar a viagem dos três filhos é válido.

Phil, com seu poder de persuasão de pai amigo, consegue manipular as crianças mesmo quando nós já havíamos nos conformado de que o casal não conseguiria esse precioso tempo só deles. Usando de artifícios que só ele é capaz e de uma chantagem que passaria despercebida aos olhos de alguns ele consegue o que quer, sempre.

“Sometimes I don’t know if I love how much I fear Claire or fear how much I love her” – Phil Dunphy

O que ele não contava é que Claire, além de querer um tempo longe das crianças, também queria um tempo longe de Phil. Sim, ela não dá ponto sem nó e, no fundo, essas atitudes nem nos surpreendem mais, tamanha a insensibilidade da personagem. Insensibilidade esta, que faz com que o casal seja perfeito e equilibrado.

O verão também foi agitado na casa de Jay e Gloria. O primeiro se esforçou até o último momento para conseguir despachar Manny para a Colômbia antes que os familiares de Gloria resolvessem ir todos lhe fazer uma visita. Para ele, os dois colombianos que tem em sua casa bastam. Jay não gosta, mas para nós, quanto mais confusão da família de Gloria, melhor.

Mas o verão foi marcante mesmo para Cam e Mitchell. O casamento gay foi aprovado na Califórnia e eles, finalmente, poderão registrar no papel sua relação de anos. Quem não gostou muito da novidade foi o bebê Joe que, a cada menção sobre o casamento, ele demonstrava seu desprezo com um vômito. blergh!

Com uma notícia tão esperada há anos, surge a grande dúvida: como pedi-lo em casamento? Para não perder tempo, Mitchel pediu ajuda de Claire e Cam, de Gloria, para que o pedido saísse perfeito e fosse lembrado para sempre. Numa série de desencontros, Jay, Gloria, Claire e Phil foram parar na casa do casal gay e prepararam a ocasião especial que cada um deles havia pedido. Nesse meio-tempo, enquanto os pombinhos não chegavam os casais responsáveis pelos preparativos roubaram a cena: Jay revelou a Gloria como o seu pedido de casamento deveria ter acontecido e Claire desistiu de passar alguns dias sem Phil. Foi puro amor.

“Yes”

Mas amor mesmo foi Cam e Mitchel, tão preocupados em agradar um ao outro que acabaram por parar num penhasco, com um pneu furado. E no ápice de uma situação que tinha tudo para ser desfavorável, o casal protagonizou uma das cenas mais emocionantes da série. Um pedido de casamento subentendido já que o restante das palavras não importava. O olhar trocado pelos dois, à luz do luar, fez da cena uma coisa maravilhosa pra deixar qualquer outro pedido de casamento no chinelo. Agora é esperar pelos preparativos do casamento.

Depois que as férias de verão acabam, chega a hora de (re)começar. Chega a volta às aulas, ao trabalho e a rotina e First Days, o segundo episódio da temporada, trata exatamente disso. Que atire a primeira pedra quem nunca morreu de medo de chegar na nova escola e não conseguir se enturmar; quem nunca teve vergonha de seus pais ficarem te abraçando na frente dos colegas; quem nunca saiu satisfeito depois do primeiro dia de aula; quem nunca tremeu de nervosismo no primeiro dia no emprego novo.

O primeiro dia de aula foi o pano de fundo para as crianças da série e também para Haley, que já não é mais criança. Cam não é mais professor de música mas continua professor, agora substituto. E sua primeira experiência como tal foi dar aula de história avançada. Nada mal se ele soubesse algo sobre e, no melhor estilo Cam de improvisar, ele chegou todo fantasiado para (tentar) dar aula. O novo professor surpreendeu os alunos mas Alex foi quem ficou mais surpresa. Além da vergonha alheia, a nerd da família sentia que não ia aprender nada. Mas pra quem já tinha lido a matéria em casa, antes da aula, o assunto era fácil. Foi assim que Cam virou aluno e Alex, a professora. O primeiro dia de Alex termina aí mas o de Cam, não.

Admitindo que não tem vocação para essa aula, Cam decide conversar com o diretor da escola e, achando que seria “demitido”, é surpreendido por seu superior que o convida para ser o instrutor de edução física e treinar o time de futebol americano. Nem preciso comentar muito que essas cenas foram algumas das marcantes do episódio.

Luke e Manny se deram bem no primeiro dia. Lily estava atrasada e um imprevisto fez com que ela perdesse o primeiro dia de aula, mas tivesse o primeiro dia no escritório de Mitchell, sendo até secretária de seu pai. Haley agora está na faculdade e joga todo seu charme para o chefe de Mitchell. Há coisas que nunca mudam, e o jeitinho moleca de ser da personagem é uma delas. Claire começou seu primeiro dia trabalhando com Jay e bem, as coisas não saíram como planejado. Pra quem ficou 20 anos sem trabalhar, o começo não poderia ser diferente. Quantos episódios será que Jay aguenta Claire como empregada?

E pra finalizar, quem roubou a cena – literalmente – foram Gloria e Phil. Após deixarem as crianças na escola, resolveram ir tomar um café e acabaram como figurantes de um comercial. O diretor que os deixou participar só não contava que eles causariam problemas e se destacariam muito mais que os protagonistas da gravação. A figuração do casal rendeu até telefone imaginário e foi uma sequência de cenas hilárias, no melhor estilo Modern Family.

E foi com o começo de todos os personagens que a série decidiu dar o pontapé inicial na quinta temporada e teve um primeiro dia de exibição exemplar.

Séries citadas:

Tem 23 anos e é bibliotecária. No TeleSéries já foi editora de notícias e hoje escreve as reviews de Modern Family.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account