Log In

Reviews

Modern Family – Connection Lost

Pin it

Série: Modern Family
Episódio: Connection Lost
Número do Episódio: 6×16
Exibição nos EUA: 25/02/2015
Nota dos Episódio: 10

Eu não sei qual a idade de vocês, quantas séries vocês assistem, quantas séries vocês já viram.

Só de TeleSéries já são quase 13 anos. Mas a paixão por séries de televisão é mais antiga e despertou com a chegada da TV por assinatura na minha casa – lá por 1993.

Assisti muita, muita sitcom. Do timing de comédia impecável de Frasier ao divertido caos do The Drew Carey Show. Da comédia romântica de Mad About You ao escracho familiar de Married with… Children. Vi a partida emocionada de Michael J. Fox em Spin City para se dedicar ao tratamento do Mal de Parkinson. Ri demais com aquela monte de convidados especiais chegando para o julgamento de Seinfeld, George, Kraemer e Elaine. Entrei em longas discussões sobre o que era melhor: Friends ou Coupling? Ou entre o The Office do Ricky Gervais e o The Office com o Steve Carell. Chorei demais com os Hennessy no primeiro episódio de 8 Simple Rules após a morte do querido John Ritter. Me apeguei por série fofas que foram canceladas cedo demais (Go On, The Crazy Ones) e outras que duraram tempo demais (Scrubs, Two and a Half Men).

O problema é que depois de ver tantas séries, por tanto tempo, você vai criando uma casca. As piadas se repetem. As storylines também. O elemento surpresa se torna uma raridade. Você acha que já viu de tudo e que nada vai te surpreender.

Modern Family subverteu esta sensação quando foi ao ar pela primeira vez em 2009. Ela partiu da fórmula mais tradicional de sitcom – a família – mas encontrou toda uma gama de temas e histórias nunca antes contada para explorar simplesmente por ter tido a sensbilidade de perceber que as famílias, no dias atuais, são diferentes. Se tornou um sucesso tão instantâneo.

A série também se recusa a se acomodar e não cansa de experimentar diferentes formas de narrativa. E é por isto que Modern Family se mantém fresca depois de seis anos – ela ainda te surpreende.

Às vezes a experimentação não funciona. Mas quando os produtores acertam, eles entregam estes episódios que você lembrará por muito e muito tempo.

Connection Lost é o melhor exemplo disto. O maior risco que a série correu e seu maior acerto.

Modern Family - Connection Lost

Todo ambientado na tela do notebook de Claire, com uma edição impecável e um timing perfeito (o episódio não cansa, pelo contrário, passa rápido demais!), ele diverte ao mesmo tempo que nos faz pensar sobre como a comunicação entre as pessoas (e famílias) mudou com o advento da internet e o avanço das telecomunicações.

Repare que a trama do episódio é clássica e absolutamente banal – os pais mexem nas coisas de filha e suspeitam que ela fez algo errado para, na virada final, descobrirem que ela não fez nada do que eles imaginavam. Você certamente já viu esta mesma história em Growing Pains, Home Improvement, Malcolm in the Middle ou qualquer outra sitcom familiar que já foi ao ar na TV.

Aí está a mágica: fazer de outra forma, atualizar, achar outra abordagem.

E é por isto que seguimos assistindo sitcoms. E especialmente Modern Family. Porque o gênero ainda tem muito o que dar.

Modern Family acaba de nos brindar com o episódio do ano e garantir que conquistará a marca recorde de seis prêmios Emmy de Melhor Comédia consecutivos.

E ela fez por merecer.

* * *

Me despeço aqui das resenhas de Modern Family. Semana que vem a Maísa está de volta.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

1 Comment

  1. Maísa França

    Muito bom o seu texto, Paulo! Se pudesse, dava nota 11 para esse episódio! Foi o melhor da temporada e, dificilmente, outro episódio conseguirá desbancar esse.

    Gostei muito da ousadia em utilizar esses recursos. Ficou tudo tão natural quanto deveria e, pra melhorar, tivemos a participação de todos, o que mostra que o elenco ainda tem um timing muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account