Log In

Notícias

Michael Jackson em cartoon dos anos 70

Pin it

Michael JacksonDesde pequeno o grupo Jackson Five, liderado por Michael Jackson, brilhava nos palcos do The Ed Sullivan Show nas noites dominicais da CBS com performances e coreografias impecáveis. Mais tarde, já em carreira solo, o rei do pop foi um dos primeiros a investir pesado em um formato até então pouco considerado pelo mercado fonográfico: o videoclipe.

De fato, antes mesmo da invasão de profissionais do cinema na TV como vemos hoje, Michael já buscava para os seus vídeos diretores da telona como John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres), Martin Scorsese (Taxi Driver), John Singleton (Os Donos da Rua) em produções com orçamentos inimagináveis para a época. Além disso, graças a uma parceria com a Pepsi, o astro recebeu fundos ilimitados para contar suas histórias em verdadeiros curtas musicais que eram antecipadíssimos, como foi o caso do clipe de “Black or White”, que teve estreia mundial (lembro até hoje de Glória Maria anunciando no Fantástico).

Ele também fez diversas aparições memoráveis na TV: na festa de 25 anos da gravadora Motown cantando e dançando “Billie Jean” (1983); na campanha USA for Africa com o single “We Are the World” (1985); no intervalo do Super Bowl com a mega apresentação de “Heal the Word” (1993) e depois em infames momentos como o do documentário de Martin Bashir, Living With Michael Jackson, e no infeliz caso do bebê na sacada, ambos na década de 2000.

O que poucos lembram é que Michael Jackson já foi protagonista de uma série de TV. Todos os principais fatos sociais eram e são traduzidos nas produções serializadas que nós tanto gostamos: do estabelecimento do american way of life até a recente ameaça terrorista, moda, comportamento, política e música viram premissas centrais. Isso não foi diferente com o estrondoso sucesso que os Jackson Five tiveram na década de 70, tanto que o canal ABC produziu um desenho com que mesclava aventuras fictícias da banda com fatos reais e clipes. Confira abaixo a abertura de The Jackson 5ive:

The Jackson 5ive foi originalmente exibida entre 1971 e 1973 nos sábados de manhã nos EUA e depois reprisada uma década mais tarde, em 1985, no auge da carreira do cantor. Por questões de conflito de agenda (o desenho era produzido em um estúdio londrino), as vozes dos integrantes do grupo não eram utilizadas – somente as músicas.

De qualquer forma, fica aqui registrado que além de cantor, dançarino, protagonista de cinema, Michael Jackson também teve sua própria série de TV. Perdemos um dos maiores entertainers da História. Confira vários vídeos do programa no YouTube e relembre (ou conheça) os sucessos que marcaram gerações.

Texto publicado originalmente no weblog Ligado em Série.

9 Comments

  1. Fernanda

    Eu nasci em 83, mas lembro que passava o desenho a tarde, se eu n me engano era na (extinta) MAnchete …E eh claro, q eu assistia…

  2. Eduardo

    Rankin/Bass, chefiado pelos animadores Arthur Rankin e Jules Bass, é o mesmo estúdio de animação que produziu desenhos como The Hobbit (muito antes de O Senhor dos Anéis virar filme).

    Não sabia que eles eram responsáveis pelo desenho do Jackson Five. Eles produziam tudo que fazia sucesso nos anos 70.

  3. Bruno

    tem um miniserie contando a historia dos jackson five, sera que algum canal vai passar, foi a globo que passou da ultima vez.

  4. Mauricio

    Até hoje eu lembro da estréia do clipe de THRILLER, eu tinha 08 anos… foi no Fantástico. O apresentador (não lembro quem era) pediu para que as crianças saíssem da sala, assim como pessoas sensíveis, pois o clipe tinha cenas fortes…

    Demorou alguns dias para que eu voltasse a deitar na cama e não ter mais medo do escuro, hehehe.

    Uma pena uma pessoa que tanta alegria trouxe pras pessoas, com sua música e dança, morra abruptamente, de modo tão triste.

  5. Márcia Lopes Saab

    Eu como sou quase da idade do MJ (um pouco mais nova) acompanhei os J5 durante minha infância e adolescência. Eu fazia a tarefa rápido pra poder assistir. Foi os J5 e National Kid que me fizeram ser uma fanática por séries…Que banzo (saudades) que me deu desta época!!!

  6. ~vivi

    Fiquei doida para ver o cartoon ç_ç
    Bem que alguém podia reprisar, parece que o SBT reprisou “Moonwalker” sexta-feira.

  7. Rosana

    Ive a oportunidade de assistir o desenho…. amava…. quando acabou eu continuei amando… o Michael…só ele e semore ele… Com certeza o céu vai ficar muito mais estrelado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account