Log In

Memória

Os pioneiros em tensão sexual

Pin it

Uma discussão aqui, uma troca de olhares ali, uma picuinha acolá. Implicância, desejo… e lá vem o amor. Sabe-se lá qual a lógica dessa história do “te amo, mas te odeio”. Se é que tem lógica. Parece tão complexo para dar certo, não é? Mas quem é que nunca quis um amor assim?

Lá nos anos 80, Bruce Willis e Cybill Shepherd formaram um casal que vivia em pé de guerra na série americana Moonlighting. Sucesso no Brasil com o título A gata e o rato, o seriado é um clássico que merece nossa volta no tempo.

Era uma vez…

Madeline Hayes (Cybill Shepherd), cariosamente chamada de Maddie é uma ex-modelo glamourosa que descobre ter sido roubada por seu contador. Para evitar um arrombo maior nas contas, ela decide fechar sua agência de investigações, a “City Of Angels”. 

No entanto, o detetive David Addison Jr. (Bruce Willis) não está disposto a cooperar com o fechamento da empresa que dirige e pretende provar para Maddie que o negócio é rentável. As negociações entre os dois pareciam que não iriam muito longe, mas graças a um relógio quebrado, Maddie descobre o esconderijo de diamantes contrabandeados e tem que contar com a ajuda de David para escapar dos bandidos.

Apesar de não ir com a cara do irreverente David, a sofisticada loira aceita quando ele propõe que ela vá trabalhar como detetive na empresa que passa a se chamar “Blue Moon”.

Agora, parceiros eles têm que lidar com as diferenças de personalidades para sobreviverem às suas missões. É claro que isso não é nada fácil e confusões não faltam para esses dois. Tais como, se envolverem com espionagem internacional em um caso investigado pela CIA e terminarem levando tortadas na cara em uma guerra de comida.

Mas, nem mesmo a implicância crescente impede que um sentimento comece a nascer entre eles. E quando Richard (Charles Foguete), irmão de David, aparece para uma visita e resolve dar em cima de Maddie, David fica todo enciumado. O mesmo acontece com Maddie, quando David decide ir até Nova Iorque consolar a ex-mulher que acaba de perder o irmão. Maddie vai atrás de David e descobre que o casamento dele acabou porque a ex se envolveu com outra mulher.

Com o tempo a intimidade e a confiança entre eles crescem, assim, quando os pais de Maddie a visitam e sua mãe está desconfiada de estar sendo traída, Maddie pede para que David investigue o pai dela. Depois de descobrir que seu pai está tendo um caso, mas sem conseguir contar a verdade para mãe, Maddie tem uma dura discussão com o pai que promete terminar o relacionamento.

Ainda que cada vez mais próximos, sem quererem dar o braço a torcer os dois seguem brigando por um bom tempo. Certa vez, Maddie quer vender a “Blue Moon” para o dono de uma concorrente deixando David profundamente irritado. Ele promete então abrir uma agência sozinho e ela volta atrás no negócio.


Os dias vão passando e tudo permanece igual na rotina de trabalho da “Blue Moon”, Maddie e David continuam resolvendo seus casos e se metendo em trapalhadas, a recepcionista Agnes DiPesto (Allyce Beasley) segue atendendo o telefone com suas rimas divertidas…Então, na noite de natal, Maddie deseja que não tivesse mantido a agência aberta, mas seu anjo da guarda mostra que se isso tivesse acontecido David estaria rico e casado com uma modelo famosa, já para Maddie as coisas não teriam transcorrido nada bem. Assim, ela percebe que apesar dos problemas, gosta da realidade em que vive.Maddie contrata Hebert Quentin Viola (Curtis Armstrong) como detetive aprendiz deixando Agnes enciumada.Quando David finalmente decide dizer a Maddie que a ama, Sam Crawfort (Mark Harmon) um ex-namorado de Maddie aparece e pede a moça em casamento. Enquanto Sam e David se confrontam, confusa com seus sentimentos Maddie tenta se decidir e resolve não se casar com Sam. À noite, na sua cama, no escuro, Maddie vai dar a notícia ao pretendente e descobre que ao invés de Sam é David quem está lá. Os dois começam uma acalorada discussão, com ofensas, sentimentos reprimidos sendo expressos, tapas e beijos… Finalmente, eles se rendem ao que sentem um pelo outro e dormem juntos.
Maddie fica insegura com seu relacionamento com David e decide passar uma temporada longe, na casa dos pais. Lá ela descobre que está grávida e não quer que David saiba, só que Agnes conta para Hebert que conta para David que tenta a todo custo falar com Maddie. Só que com as confusões de sempre ele acaba preso por engano e quando consegue sair da cadeia descobre que os moveis do escritório foram confiscados por ordem judicial.Quando Maddie descobre que David está empenhado na história de ser pai, ela resolve voltar. Mas na viagem, ela passa por Las Vegas e se casa! Depois de muitas discussões e etc o casamento de Maddie é anulado e ela e David resolvem tentar de novo.Maddie sofre um aborto e o casal entra em crise. Enquanto, Agnes e Hebert seguem dando conta dos casos na agência, as coisas ficam piores entre Maddie e David quando ele começa um caso com uma prima dela que é casada. A garota volta para o marido. Agnes e Hebert se casam. Maddie e David assumem que se amam. “Blue Moon” encera suas operações.…e então…

Moonligthing estreou na televisão norte-americana com um episódio piloto de duas horas em 03 de março de 1985. Depois de cinco temporadas, o episódio de despedida do seriado foi ao ar em 14 de maio de 1989, nos EUA.

A série foi transmitida no Brasil em canais abertos como Globo e SBT e reprisada também na TV fechada, com o nome bem sugestivo de A Gata e o Rato.

Além de ter sido responsável por apresentar Bruce Willis ao estrelato, a trama somou diversas indicações e premiações.

A tensão sexual presente entre os protagonistas fazia com que milhares de fãs se consumissem em expectativas. Coincidentemente, quando o relacionamento se concretizou a série começou a perder audiência.

Outros elementos de destacam nessa produção como, por exemplo, o texto inteligente, a atmosfera instigante, a musicalidade peculiar e vários recursos criativos de roteiro foram capazes de tornar o seriado um

…clássico!

Séries citadas:

25 anos, Jornalista formada pela Unesp/Bauru. Responsável pela Coluna Memória. Adora um bom livro e não dispensa uma boa música. Mas, confessa que é viciada em séries desde que se conhece por gente. Friends, Angel, One Tree Hill... Game of Thrones, Hart of Dixie, Arrow, The Vampire Diaries, The Originals...

4 Comments

  1. Mptelles

    Assisti essa serie quando passou no Basil, acho que a até a terceira temporada, o detetive Viola, fez aquele filme dos Nerds, era muito boa a serie. Me lembrou varias histórias, e o ditado ” nada se cria tudo se copia”, lembrei de Chuck, Friends, e outras

  2. Pingback: [ESPECIAL] – Casais com tensão sexual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account