Log In

Opinião

Matthew Fox = Humberto Martins ?

Pin it

Pausa no TeleSéries para uma piada.

Na edição do último domingo (dia 16) do Estadão, a reportagem de capa do caderno TV & Lazer tentava explicar o fracasso da novela Bang Bang e a necessidade dos autores de telenovela buscarem a inovação.

Como vocês devem saber, problemas de saúde afastaram o autor Mario Prata do programa, que foi assumido por Carlos Lombardi. Em um techo do texto, os repórteres comentam que ele possui o rótulo de “autor dos descamisados”, por abusar do sex-appeal como forma de atrair o telespectador. Ele se defende:

Continuo dizendo que descamisamento é tendência mundial. Nos EUA, ninguém acusa Damon Lindloef (sic), autor de Lost, de descamisamento – mas pedem para ele continuar tirando a roupa do elenco. O que não quer dizer que não vejam o mocinho, Matthew Fox, como bom ator. Aqui é que tem um pouco daquela dualidade, belo = superficial, sem talento.

Pode um escritor de televisão consagrado comparar o trabalho de Matthew Fox em Lost, com o de Humberto Martins, em Quatro por Quatro, ou de Cláudio Heinrich, em Uga Uga? E a resumir a fórmula de sucesso de Lost ao seu apelo sexual? Fala sério…

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

23 Comments

  1. Cesar

    Autor de novela escreve e pensa para (como) um público cujo forte não é a capacidade intelectual. Por isso, não me surpreende tal afirmação. Infelizmente, a imprensa não é inquisidora e questiona esse tipo de declaração. Até porque, a capacidade de boa parte da imprensa é questionável também.

  2. Carina

    E, na boa, não há descamisamento em Lost. Os personagens são sensuais sim. Mas, se não me engano, Sawyer apareceu sem camisa só no final da temporada. E do Jack sem camisa eu honestamente nem lembro. Talvez nunca nem tenha havido.

  3. Cristina

    Claro que vai ter descamisamento em Lost, eles estão na PRAIA! E não acho que seja apelação, tudo bem que um pouco do Sawyer sem camisa é um colírio para o público feminino, mas os atores são talentosos e a história é muito criativa. Em vez deles ficarem reclamando, por que não criam uma história interessante para atrair e cativar o público, independente de estar sem camisa ou não?

  4. Juliano Cavalcante

    O programa mais assistido nos EUA é “American Idol”. Eles também não são gênios…

  5. É a velha tática, já que não sei fazer bem vou diminuir o que os outros fazem. Nem gosto de Lost, mas não tem comparação com a ruindade que se transformou a novela Bang Bang depois da saida do Prata. Nem chamando o Mathew Fox e colocando ele descamisado não salvaria esta novela.

  6. Cristiano Vieira

    Essa foi uma das maiores asneiras que eu já li a respeito de comparações.

    Os caras de LOST raramente aparecem descamisados! Primeiro que eu tenho uma opinião clara sobre NOVELAS. Não vou bancar o preconceituoso intelectualóide e dizer que o gênero é uma desgraça na dramaturgia, não o é. Mas é o que tem mais chance de dar errado. Porque?
    Pela extensão de capítulos, tudo que se tem de escrever milhares de episódios desgasta qualquer autor. Eu diria que é impossível manter regularidade escrevendo folhetin´s assim. Fora a pressão da audiência, se ela tá ruim muda, se tá bem eles mandam o cara se rasgar a fazer mais 100 capítulos! Vão pra p@###$ que o pariu.

    Outra coisa é que na fórmula seriado ou mini série dá pra trabalhar melhor o roteiro, a produção, se faz com mais cuidado, vide A GRANDE FAMÍLIA, HOJE É DIA DE MARIA, CIDADE DOS HOMENS, etc. Se sai coisa ruim dessa forma? Claro, mas o risco é menor, assim como num filme mesmo.

    Mas já fizeram novelas clássicas e bem feitas como RENASCER e Pantanal.
    Mas que NOVELA é a forma mais medíocre de contar uma história isso é.

  7. Rodrigo Eduardo

    Nossas novelas são as melhores do mundo! pra se ter uma idéia de como o gênero é um lixo. minha mãe não assiste novelas, ela assiste seriados, ela é professora de píntura, quando uma aluna comenta algo sobre as novelas ela não sabe de nada, que orgulho que tenho dela!

  8. Thiago

    Novela é impraticável! Não tem cristão q consiga fazer um bom texto prum programa diário, com trocentos personagens, e duração de 45min de seg à sáb. Além de já serem ruins no geral, como diabos vão ter tempo pra fazerem a coisa direita? Um epi de seriado demora 2boas semanas pra ser feito. Em novela, como q é a coisa? 1por dia?
    Olha, comparar novela fracassada com série hit é o fim da picada. E olha q a fracassada passa às 19:15, e o hit às 00:40 e olhe lá ¬¬

  9. Marcos Almeida

    Acho preconceito falarem assim das novelas. Não é por desgostar de novelas e adorar seriados que tornem uma pessoa de alta “capacidade intelectual”.

    Conheço gente que desculhamba novelas, filmes e seriados sem nem ao menos assisti-los, então como podem falar sem conhecimento de causa? Eu gosto de novelas, mas de novelas boas. Concordo que as atuais estão péssimas e estão precisando de uma revisão urgente. Atualmente, a única que vejo é uma reprise, A Viagem, sucesso de 1994…e que está fazendo novamente um enorme sucesso, com excelente audiência para o horário e dezenas de comunidades no Orkut.

    Mas também acho o comentário do autor de Bang Bang sem propósito. Não gosto de Lost, mas o seriado tem méritos bem maiores que atores “descamisados”. Matthew Fox pode até não ter tido o reconhecimento que os demais atores do seriado Party of Five tiveram a época, mas vem conseguindo ganhar o seu espaço sem estar “descamisado”.

  10. Victor

    Eu realmente forcei minha memoria e não lembro do Matthew Fox descamisado.De qualquer jeito não tem como comparar qualquer novela com Lost.
    Fala sério, só pelo fato de uma pessoa desperdiçar uma hora por dia assistindo uma coisa mal escrita, dirigida e interpretada só mostra a falta de cérebro dela…E não é preconceito contra esses troços brasileiros, mas não há motivos plausíveis para se assistir a mesma históriazinha de amor em toda novela que aparece!!!

  11. Cristina

    Já tiveram muitas novelas boas, bem escritas e com ótimos atores, mas agora é tudo a mesma coisa, a mesma fórmula para todas as novelas, muito cliche. Além disso, os bons atores já estão envelhecendo, e não há muitos atores talentosos nessa nova geração. A obsessão por um rostinho bonito está demais, poucas pessoas hoje em dia apreciam uma boa atuação. Não assisto mais novela, e até entendo quando falam mal de alguns seriados, pois estes também são grandes enlatados americanos, mas pelo menos alguns seriados divertem e são criativos. As novelas não entretem mais. O público tem que exigir o pacote completo, não adianta reclamar se a maioria gosta de ver as novelas de hoje em dia. Não acho que tenha mais jeito, vai continuar assim por muito tempo, mas fico grata ao ter nascido em uma época que existiam atores dedicados e novelas bem escritas.

  12. Marcos Almeida

    Pô Victor, cê desculhamba e depois diz que não é preconceito??? Tô rolando de rir aqui…hauhaua.

    Mas falemos sério: eu assisto novela e nem por isso me considero descerebrado …mas vai ver que estando sem cérebro eu não perceba isso. :)

    Outra, tirando um ou outro seriado, a maioria dos seriados se resume ao fim a uma história de amor…dos seriados cômicos até aos mais aventureiros.

  13. Victor

    Ah Marcos, não concordo com você.Sim, muitos seriados tem uma história de amor como base, mas muitos não tem, como exemplo os policiais, alguns suspenses, vários dramas e reality shows….
    E eu não acho que você seja descerebrado não!!!

  14. Lucas

    Concordo com o Victor… as novelas da Globo… ou de qualquer outra emissora são sempre as mesmas coisas… o mocinho e princesinha que no primeiro episódio um tropeça na frente do outro… e ocorre o famoso “amor a primeira vista”… vivem brigando e separando… e voltando a ficar juntos… e separam novamente, e ficam juntos novamente e separam novamente e no final… adivinhem se puder!!! Ficam juntos!!! Ah meu Deus… sniff… que emoção! Fala sério… ninguém se cansa, não?

  15. Paulo Fiaes

    eu gosto de algumas novelas, apesar de nao assistir mais hj em dia, mas como entretenimento serve, as novelas de manoel carlos costumam ser boa enquanto carlos lombardi fala o que faz, merda.

  16. Ana Costa

    Que comparação mais descabida !!!
    Francamente… não dá nem para TENTAR comparar Bang Bang com Lost, Cláudio Heinrich e Humberto Martins (nem somados juntos) com Matthew Fox !

    É verdade, no Brasil costuma-se “pensar” que quem tem beleza não “deve” ter talento. Um pensamento prá lá de idiota. Quantos atores maravilhosos existem que também são belos?

    E cá entre nós; o que é belo é para ser mostrado sim. Nada melhor do que assistir uma bela estória, com ótimos atores e belos rostos e corpos. Só não concordo com nudez gratuita que ainda se vê MUITO no Brasil. Nem é preciso vulgaridade para que o belo seja mostrado.

  17. Cristiano Vieira

    Aqui falaram que em tudo tem romance como nas novelas. Tudo acaba como romance.

    ????

    C.S.I é um romance??? Ou eu estou vendo outra coisa?

  18. Antônio Davi

    SInceramente,foi-se o tempo em que a Globo fazia programas bons .Hoje, é dificil ficar mais de 5 minutos sintonizado nela. A Record é bola da vez .Está deixando o SBT para trás e ameaça a Globo.

  19. Rosa

    Humberto é um bom ator (pra mi), Matnão thew também.
    Aqui falam de uma comparação que não veho.

  20. Julietta

    Eu quero dizer que opinoão o editor Paulo Antunes está fora de contexto.
    Lombardo não fala de Humberto Martins em quatro por quatro (boa participação)ou Claudio Hirich em Uga Uga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account