Log In

Preview

‘Man Seeking Woman’, a série certa para quem não aguenta mais comédias românticas

Pin it

Na TV americana, nós sabemos, as novidades vem em ondas. Uma emissora emplaca CSI e nos próximo quatro ou cinco anos todas as concorrentes tentam criar um procedural drama igual ou melhor. Aí alguém cria Lost e, lá vam os estúdios nos empurrar um dúzia de serial dramas de mistério com elencos multiétnicos. A moda agora são os remakes de séries europeias. E adaptações para a TV de super-heróis.

E tudo isto sempre tem uma origem bem clara. Mas eu não sei o que deu em Hollywood, que este ano as emissoras deram pra apostar em comédias românticas. Talvez tenha sido o vácuo provocado pela ausência de How i Met Your Mother… Não sei dizer. Só sei que todo canal resolveu que precisava colocar no ar uma série com solteiros buscando o amor. A ABC tentou a sorte com Selfie e Manhattan Love Story. A NBC veio com A to Z e Marry Me. A Fox, que já possuía New Girl e The Mindy Project, tem uma sitcom chamada Weird Loners na fila para estrear. Só a CBS parece ter ficado imune da febre romântica.

Mas para quem torceu o nariz para os encontros e desencontros amorosos dos protagonistas de Manhattan Love Story e A to Z, eis que o FXX veio com uma série que parece ter sido pensada para satirizar todas as outras: Man Seeking Woman.

Estrelada pelo talentoso e discreto Jay Baruchel (da saudosa e fracassada comédia Undeclared) e assinada pelo jovem escritor e roteirista Simon Rich (que já passou pelo Saturday Night Live, colabora com a Pixar e já foi fruto de um artigo do The Guardian com o título Simon Rich: the funniest man in America?), a série parte do ponto de vista masculino pra mostrar como é difícil encontrar companhia nos dias atuais.

O telespectador acompanha a jornada de Josh Greenberg (Baruchel) que tenta recomeçar a vida após a separação da namorada Maggie (Maya Erskine). Ao sair da casa dela, com seu bichinho de estimação embaixo do braço e duas sacolas plásticas no lugar de malas, pássaros mortos caem na sua cabeça e uma chuva de granizo o atinge – enquanto ao seu redor tudo segue seco. A cena sinaliza o que vem por aí, uma comédia de realismo fantástico, onde o real e o absurdo convivem lado a lado.

E a fórmula funciona que é uma maravilha. Numa era de politicamente correto, seria extremamente difícil falar sobre os problemas que os homens tem com as mulheres sem ser machista (ou pior, cair na misoginia). Mas e se você sair para um encontro às cegas e a garota for realmente um troll? E se a sua ex-namorada estiver namorando um nazista, vão dizer que você é que está sendo ciumento? Veja bem, o cara não um fascistinha de direita qualquer, ele é o próprio Adolf Hitler!

Man Seeking Woman

É assim, indo aos extremos, abraçando absurdos, que o texto de Simon Rich vai conquistando o telespectador a cada cena e você é fisgado de vez quando Greenberg, de fracasso em fracasso, encontra ao acaso uma garota realmente legal (a fofíssima Vanessa Bayer, do Saturday Night Live).

Não é possível falar muito mais sem estragar o piloto. Apenas que a premissa da série é simples: para muitos homens é mais fácil escalar uma montanha ou ganhar o prêmio Nobel do que fazer a abordagem certa para a mulher certa. Se para você o jogo da sedução e do amor é um grande mistério, e as comédias românticas não te representam, esta aqui pode ser a sua comédia.

* * *

Man Seeking Woman estreou no último dia 14 de janeiro nos Estados Unidos, no canal FXX. Não existe ainda previsão de exibição no Brasil.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

2 Comments

  1. pedroluiz02

    …e a serie segue sendo um procedural de absurdos extremamente engraçados; parabens ao FX.

  2. Pingback: Destaques na TV – segunda, 7/09 » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account