Log In

Gastronomia

Mac & Cheese: sabor de infância com amor em ‘One Tree Hill’

Pin it

Provar pratos diferentes e raros é uma experiência única. Mas, por mais deliciosa que seja uma degustação gastronômica, nada ganha mais o nosso coração que a comidinha de casa, com aquele sabor especial que só o arroz com feijão do nosso lar sabe ter. Essa sabedoria deu vida a um dos inúmeros momentos fofos da série One Tree Hill, que apresentou ‘Naley’, apelido de um dos casais mais shipados da televisão norte-americana: Haley (Bethany Joy Galeotti) e Nathan (James Lafferty).

Em The Search For Something More (s01e08), lá em 2003, duas pessoas absurdamente diferentes deram chance a um primeiro encontro, ainda na flor da adolescência. Quase uma década depois, One Tree Hill se despedia das telas com um grande romance que marcou a juventude de milhões de fãs. E uma das primeiras boas surpresas de toda essa história foi a espontaneidade de Haley, que sabia que o segredo da felicidade era mergulhar fundo em uma suculenta bowl de Mac & Cheese (literalmente, macarrão e queijo – como alguém poderia não gostar?).

OTH2

Nathan: Eu achei que você iria de lagosta.

Haley: Cara, macarrão e queijo é a comida dos deuses.

Nathan: Claro, se os deuses tiverem cinco anos de idade.

Macaroni and Cheese

A lembrança do nosso arroz com feijão para chegar ao Macaroni and Cheese de One Tree Hill não é mero acaso. Macarrão com queijo é um dos clássicos sabores de infância dos norte-americanos. Um dos ícones da comida caseira dos Estados Unidos, o prato é conhecido simplesmente como Mac & Cheese.

À base de macarrão e queijo, o Macaroni and Cheese é aquele tipo de comida clássica que todo cozinheiro dá um toque. A combinação de massas e queijo, mistura que originou o prato de hoje, é uma herança ancestral de receitas italianas e francesas que se popularizaram em toda a Europa ainda durante a Idade Média. A receita moderna do Mac & Cheese apareceu em 1769, no livro The Experienced English Housekeeper, de Elizabeth Raffald, ensinando a fazer o molho béchamel com queijo e aconselhando a completar a pratada com uma camada de migalhas de pão e queijo parmesão.

As opiniões sobre como um dos pratos mais famosos da cozinha caseira norte-americana chegou ao país são divididas. Uma das correntes acredita que foi devido aos imigrantes ingleses dos tempos coloniais. A outra dá créditos a Thomas Jefferson (terceiro presidente do país e autor da Declaração de Independência), que tornou-se um aficionado de Mac & Cheese após conhecê-lo na Europa. O gosto de Jefferson acabou influenciando uma legião de norte-americanos e, desde então, o Mac & Cheese foi se tornando símbolo de uma autêntica comida caseira norte-americana.

Receita – Mac & Cheese básico

OTH3

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de macarrão tipo caracol*
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Queijo cheddar ou muçarela (ou os dois :D) a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

* tipo de macarrão mais tradicional da receita. Mas com parafuso e penne dá super certo e fica uma delícia do mesmo jeito!

Modo de fazer:

  1. Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Adicione a farinha aos poucos e mexa bem (com um garfo ou um fouet), até que a mistura ganhe a consistência de uma pastinha homogênea.
  2. Adicione o leite aos poucos, sempre mexendo bem a cada adição para a farinha não empelotar. Assim, o molho irá engrosssar. Quando levantar fervura, adicione o queijo picado e misture bem até que a mistura fique bem cremosa. Reserve.
  3. Prepare o macarrão al dente. É muito importante não deixar o macarrão passar do ponto, pois ele vai cozinhar por mais uma vez depois.
  4. Transfira o macarrão para um refratário levemente untado e cubra-o com o molho de queijo. Regule o sal e tempere com pimenta a gosto. Se preferir, finalize com mais queijo.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200º por cerca de 15 minutos.
  6. Sirva na hora!

É inexplicável a simplicidade e a delícia deste prato! Haley estava totalmente certa em deixar a lagosta de lado (que nos perdoem os deuses da alta cozinha, mas acho que os deuses de cinco anos é que estão com a razão!). Super fácil de se preparar, o Mac & Cheese é uma dica reconfortante para qualquer momento e que vai conquistar você à primeira garfada!

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

2 Comments

  1. Paulo Serpa Antunes

    Adorei a coluna. Pra mim, pelo conjunto da obra, One Tree Hill é uma série mediana, quase medíocre. Mas a primeira temporada é absolutamente incrível. E a construção do relacionamento do Nathan e da Haley (que começa como uma vingança) é puro ouro, muito original.
    Vou fazer este molho, com certeza. Mas só depois que eu aprender a fazer o aligot do Fogaça, rerere.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account