Log In

Notícias

LostBrasil e SóSéries são pressionados a tirar legendas do ar

Pin it

O cerco ao sites que distribuem legendas em português de filmes e seriados de televisão aumentou. A Adepi (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual) decidiu não esperar por novas ações da polícia federal e enviou comunicados aos sites LostBrasil e SóSéries para que suspendam o fornecimento de legendas, ameaçando processá-los caso contrário.

Segundo informação publicada ontem pelo site LostBrasil, os advogados da Adepi estão agindo representando os interesses dos grupos Buena Vista (que produz e distribui Lost em DVD) e Sony (dona do canal AXN). Desta vez o argumento usado não é que a distribuição de legendas é feita com a intenção de lucro, mas de que a tradução de conteúdo sem o consentimento de seu autor constitui crime de violação de direitos autorais.

O site LostBrasil retirou do ar as legendas ontem (dia 31/10) e saiu do ar hoje pela manhã. O SóSéries também removeu suas legendas e seu site do ar – apenas o fórum do site permanece funcionando.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

50 Comments

  1. Juliano Cavalca

    O que o pessoal dos estúdios não entende é que, indiretamente, os downloads aumentam o lucro deles. O boca-a-boca pela internet é algo sem precedentes.

    Já perdi a conta de quantas pessoas já “converti” em assistir Lost, 24 Horas, Prison Break, The West Wing…

  2. elisabeth ribeiro

    gostaria de comprar a 1°, 2° temporada da serie
    cold. case exibida pelao canal warner
    desde ja obrigada no aguardo…
    elisabeth

  3. João da Silva

    Esta jihad contra download de episódios e de legendas já está ficando ridícula. Se eles exibissem os episódios pouco depois que eles são exibidos nos EUA, ninguém precisaria baixá-los.

  4. Joelma

    Gente, como diz a Lei: não há crime sem lei que o preveja (mais ou menos isso), download NÃO é crime! ainda mais se não é com fins lucrativos, acho q eles encontraram outra maneira de intimidar os fãs, o que só fez me irritar, pois agora vou pensar muuuuito antes de comprar DVDs de séries, Legendar é crime? se encaixa na lei? é acho que será ainda necessários muitos debates a esse respeito. Apesar disso compreendo e respeito a decisão dos sites de sair do ar, mas nada impede que os fãs se mobilizem!

  5. Cristiano Vieira

    Bahhhh!

    Agora complicou. Eu vi o segundo episódio de LOST 3 sem legendas. Meu fuckin english dá para o gasto. Mas não sei até quando! Escapa algo sempre.

    Tipo, seriado como ALIAS eu não conseguiria ver sem legendas, pois o tramite de linguagem de ALIAS é muito formal. Cheio de siglas.

  6. Cristiano Vieira

    Tem outra!

    Não consigo compreender o inglês do Saywer!

  7. sandra

    Nunca vi coisa mais rídicula, cuidado daqui a pouco emprestar livros será crime. Não sei o que a gente pode fazer para acabar com esta palhaçada de quem não tem o que fazer e quer mostrar serviço. Porque não vão pegar os verdadeiros piratas que lucram milhões? Estão se preocupando com os coitados da classe média? Aliás a meu ver nós é que somos os verdadeiros excluidos pagamos impostos e não temos nada de graça. Não sou de falar palavro~es mas que eles são uns grandes filhos da puta, eles são.

  8. Henrique

    alguem sabe um site gringo ingles ou espanhol q disponibilize legendas(ingles espanhol) pq sem legenda eu entendo uns 70% com legenda em ingles ou espanhol da pra entender uns 90+% facil…

  9. edson moares

    ate parece q tiar alguns sites vai fazer diferença… se nao achamos em servidores nacionais, podemos achar la na terra deles… hahahaha…

  10. Marcio

    Daqui a pouco vão processar as bibliotecas por estarem emprestando livros, violando alguma parte da lei de direito autoral :P

  11. Sorcerus

    Eu participo do site HeroesBrasil. Esta série está bombando, já está em 14º lugar em audiência e subindo.
    Agora com essa palhaçada, o pessoal que curte essa série está fazendo uma caça as legendas e videos sem tamanho.
    Podem até fechar sites, mas os fãs das séries não irão parar de assistir de alguma forma, suas séries antes. Nenhum de nós incentiva a pirataria, pelo contrário.

  12. Thiago

    Que cu do caralho.
    O Lula é reeleito e os sites fecham.
    Eu amo morar no Brasil.

    De vez ir atrás dos verdadeiros bandidos que está na cara de todos, ficam querendo acabar com coisas inofensivas.

  13. Marcello Nunes

    Essa discussão é mais ampla. Toda alteração em um material original, sem a devida autorização do proprietário, é ilegal.
    Têm-se que entender o lado das produtoras. São elas que investem milhões em seriados que todos assistimos à noite. Elas procuram defender seus lucros, seja na comercialização do produto nas emissoras, seja na venda direta em DVD.
    De qualquer forma, morar no Brasil, que tem um atraso na exibição de algumas séries, seja de uma semana, seja de um ano, não é tão ruim, como o Thiago afirma. Poderíamos morar na China, na Nigéria, Bósnia ou em outro local menos afortunado e não teríamos acesso de nenhuma maneira aos seriados.

  14. Prue**

    Nossa Marcello q profunda a sua opinião hahahaa com certeza se morassemos nesses lugares, nao conheceriamos os seriados….portanto nao sentiriamos falta deles certo????????
    mas como moramos no Brasil e temos acesso…..gostariamos de matar a curiosidade junto com a gringolandia… acho sacanagem isso agora….tanto ladrão de verdade solto por ai e fazendo terror e o pessoal e preocupa com isso…
    Esse é nosso País…

  15. Juliano Cavalca

    Marcello, as pessoas que vão deixar de assistir uma série pq não tem legenda, não vão assinar TV à Cabo (sendo que muitas já tem) ou comprar os DVDs. A probabilidade delas fazerem isso aumenta se elas puderem assistir baixando. O pessoal da ADEPI e afins é que não enxerga isso.

  16. Cristiano Vieira

    É Marcelo. Vc tem razão no caso dos direitos autorais e tudo mais. Mas não adianta tapar vazamento dágua com uma esponja!

    Nesse caso é eles se adequarem. Ou seja! Libera essas coisas com uma semana ou 2, depois de passar na ABC, etc!!! Ficam mascarando! Embrumando! Façam que nem o Warner Channel!
    O Brasil é um dos países que mais aumenta o número de usuários de internet, faz parte do primeiro mundo da globalização. Não nos compare com Nigéria e Bósnia, peloamor! Somos ruim mas nem tanto! Somos um baita filão de produtos licenciados! Baita cliente!

  17. George

    meo deus oq vai ser d minha vida agora????

    Simplesmente amo meu país =(

  18. Eric Fernandes

    Tudo bem que eles tiraram do ar o SóSéries e o Lost Brasil mas o ORKUT tá aí pra isso. Ele é ainda mais poderoso que esses dois sites.

  19. Jeison

    Infelizmente isso é Brasil!.Terra da opressão.AH! como eu gostaria de estar acompanhando minhas séries favoritas diretamente na ABC,CBS,NBC e etc…acho que vocês entenderam o que eu quis dizer.

  20. Eric Fernandes

    Os membros das comunidades estão fazendo verdadeiros multirões para fazerem as legendas. Elesm querem proibir uma coisa que nunca será controlada. Podem tirar do ar quantos sites eles quiserem mas nunca acabará esse “comércio” de legendas.

  21. Édio

    É Cristiano concordo plenamente…A gente acaba perdendo umas coisinhas que as vezes é importante…Mas vou continuar baixando. Da uma raiva…mas o jeito é achar um site que tenha legendas em inglêsmesmo, que pelo menos lendo da pra entender melhor, dai até já treina mais o inglês hehe…Mas é uma lástima…Concordo com você Juliano.

  22. Luiz Alexandre

    Enquanto isso, os camelôs vendem CD e DVD pirata e ninguém faz nada, porque daí tiraria o emprego de milhares de autônomos que estão trabalhando “honestamente”. País hipócrita!!!!

  23. Natalia

    É verdade, é só andar nas ruas onde a pirataria anda solta, aquilo que se encontra é impressionante. Mas não correm atrás deles. Tantos bandidos por aí: CV, ADA, PCC, PT (esses mesmos que você pensou, os bandidos da Presidência)… e estão livres. Nós não temos direito à liberdade.

  24. ana

    Olha esse país me enoja a cada dia.O que a gente tem de bom tiram da gente . Eu assino tv a cabo e internet baixar nunca fez com que eu não visse na tv .Engraçado gosto de ficar na tv e no pc pq sair da medo com tanto roubo e violencia e ninguem faz nada .
    Pq nao fazem algo util mas não no Brasil sempre é o contrario.
    Quer saber só vou comprar coisa de camelo agora pra dar lucro pra pessoa certa.hahaha

  25. Cristina Torres

    Eu também assino tv a cabo, banda larga, baixo os episodios pois acho muita sacanagem esperar quase um ano para assistir uma serie.Quando não tem muito atraso eu vejo pela televisão, é claro que eu até prefiro ver pela tv. Em vez de ficar perseguindo as pessoas que fazem legendas,que baixam pela net, deviam oferecer um serviço de qualidade. Já viram a legenda de Nip/Tuck na Fox,é de chorar…Sony toma vergonha na cara e passa logo Lost…

  26. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Marcello Nunes escreveu às 01/11/2006 às 03:47 pm
    Essa discussão é mais ampla. Toda alteração em um material original, sem a devida autorização do proprietário, é ilegal.
    Têm-se que entender o lado das produtoras. São elas que investem milhões em seriados que todos assistimos à noite. Elas procuram defender seus lucros, seja na comercialização do produto nas emissoras, seja na venda direta em DVD.
    De qualquer forma, morar no Brasil, que tem um atraso na exibição de algumas séries, seja de uma semana, seja de um ano, não é tão ruim, como o Thiago afirma. Poderíamos morar na China, na Nigéria, Bósnia ou em outro local menos afortunado e não teríamos acesso de nenhuma maneira aos seriados.”

    Marcello só tem uma coisa que vc esquece…mtas produtoras já falaram que não tem problema puxar os episodios, desde que não va vender, logo eles não devem ver problema algum em que se faça legenda, a sony(dona do axn) e a buena vista, são intermediarias dos direitos das emissoras americanas…elas tem posse tb dos direitos autorias mais ateh aonde eu sei quem pode dispor dele eh a produtora…e se essa quer disponibilizar cabe a eles entrarem com processo cotnra ela OU não mais assinarem contratos pra disponibilizar esse material em dvd…
    mas o pior não é isso pq não pedir pra tirarem essas legendas do ar….tem series ali que são mto antigas e q as emissoras devem ateh apoiar que as pessoas puxem mas não agora todos os sites estam fora do ar!
    são uns ridiculos bando de velha que não tem o que fazer essa adepi

  27. Marcio

    Citando:
    A prática preocupa as emissoras, que ainda não têm uma posição definida em relação às novas tecnologias. “A internet pode ser considerada uma concorrente tanto para a TV paga quanto para a fechada”, diz Elie Wahba, vice-presidente sênior para a América Latina do canal Fox. De acordo com ele, “trata-se de pirataria, uma prática que prejudica as TVs”. Ao mesmo tempo, Wahba disse não saber o que fazer a respeito. “Eu nem sabia que isso acontecia nessa escala. Agora vou ter que alertar a sede da emissora nos Estados Unidos”, disse ao ser comunicado pela Folha sobre a existência das comunidades e dos blogs que disponibilizam os seriados para download. Procurado, o canal Warner disse que não tinha como se posicionar a respeito.

  28. Lucas Barreto Gomes Leal

    Marcio uma pergunta…se minha irma esta nos eua…ve o seriado…grava pra mim…e me manda pro sedex eh crime???pq TODO mundo faz isso com as novelas brasileiras…no entando ninguem reclama
    agora soh pq esta sendo feito pela internet são os “piratas”?
    me desculpe mas TOTALMENTE equivocada pra mim a materia q vc colou

    e INCRIVEL q a mesma pessoa que fala isso nessa materia diz isso nessa outra aki
    Tá liberado – Não é crime baixar seriados da internet

    Em matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod, deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é totalmente contrario a idéia.

    Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.

    Debate provocado graças à “Lost” e “24 Horas”

    A discussão causou polêmica e voltou à cena hoje graças a uma matéria publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24 Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém exibidos nos EUA.

    Segundo declaração de ELIE WAHABA (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.

    Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles disponibilizam links para quem quer baixar os capítulos para ver ou rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão comercializando o programa”.
    fonte: Revista Época
    E como fica o fã?

    Seja como for, o debate na mídia trouxe um final feliz para o fã que baixa da internet seus episódios preferidos de animes, seriados e outros programas exclusivamente para ver em seu PC ou Ipod, prática muito comum entre fansubbers brasileiros, pois poderão continuar fazendo-o sem medo de estar cometendo um crime, apenas guardando seu seriado favorito no PC como guardariam em uma fita VHS ao gravar da televisão

    detalhe – a sony/axn que esta pedindo pra apedi tirar do ar???ESTRANHO!

  29. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Existe uma brecha que diz que a pessoa copiar para consumo próprio não é um crime tão grave. É uma lei que permite várias interpretações.”
    o proprio advogado na materia que vc colou Marcio diz isso…mas o problema eh q a lei naum diz crime não tão grave a lei diz que NÃO É CRIME
    e pior quando ele cita falando que somente trechos podem ser exibidos pra mim isso trata-se da reproduçao caseira que eh isenta pela lei especifica, a outro generica, presente no codigo penal fala como crime…mas vem lei especifica tratar sobre o assunto (o CP soh pra lembrar eh de 1940) e REVOGA a lei antiga!
    logo baixar pra ver em casa NÃO É CRIME
    não adianta essa materia ridicula vir falar de “piratas” de seriado!

    pra por fim no assunto “trata-se de pirataria, uma prática que prejudica as TVs”

    minha mensalidade da tv a cabo encontra-se em dia (ps eu tenho sony e axn!)

  30. Marcos Almeida

    O pessoal fica comparando, dizendo que existem coisas mais importantes para se preocupar. Até concordo, mas o fato desses problemas maiores existirem não exclui o fato disso também ser crime. A legislação brasileira (a lei 9610/98 e o art. 184 do CP) assim o diz.

    A maior parte das pessoas acha natural a cópia de material alheio…até o momento em que se tornam vítimas dela. Alguém aqui que tenha um blog, fotolog ou mesmo um site acho normal pegar material de outros sites. No entanto, no dia que descobre que um terceiro o copiou não gosta e ainda acha errado. Só pra citar: lembro de diversas discussões aqui sobre o plágio descarado do SOL ao conteúdo do Teleséries.

    No caso dos seriados é assim. Até concordo com alguém que citou acima que se tiver um parente nos EUA e esse gravar os seriados pra ele não será crime. Primeiro porque é prática comum e segundo: a não ser que use um similar do sedex, a demora pra chegar aqui não compensa o trabalho. Com a internet ocorre o contrário: a pessoa tem acesso imediato.

    Tem gente que diz que não vai deixar de assistir ou comprar os dvd’s posteriormente, mas a verdade é que grande parte assim o faz. Eu, por exemplo, faço coleção de dvd’s. A quantidade de gente que acha um absurdo eu gastar dinheiro com isso tendo os piratas disponiveis é absurda! Vivo escutando: “baixa da net”, “aluga o dvd e copia”, “compra o pirata” etc!

    No caso das legendas é um problema adicional. Cito o seguinte caso: quando do lançamento do 6º livro de Harry Potter ano passado, em menos de duas semanas os fãs do bruxinho já haviam traduzido o livro inteiro. A versão original traduzida só chegou ao mercado 3 ou 4 meses depois e muitos nem chegaram a comprar, pois já haviam lido pela net.

    Então, dá mesma forma que há muitos fãs que baixam da net os seriados e pegam as legendas, mas depois vêem os episódios na tv e compram depois os dvd’s, há também uma grande parte que baixa e copia, mas não tá pensando e nem quer gastar dinheiro com isso. E é por causa desses, principalmente, que as produtoras e distribuidoras entram com ações desse tipo para inibir a pirataria.

  31. Natalia

    Mas isso tudo só ocorre por causa da lerdeza dos canais em exibir as séries. O Brasil não estaria assim se os canais transmitissem logo os episódios. Essa é a solução. Seria para o bem de todos. Todos, telespectadores e canais, ficariam felizes. Mas cada vez os canais demoram mais…

    Apesar que eu também não acho que a audiência vai cair por causa dos downloads. Eu assisto alguns episódios pelo computador, vou assisti-los novamente quando forem transmitidos pela TV e mais tarde vou comprar os DVDs.

  32. Priscila Karen

    Eu não creio q a audiência vá cair e muito menos quem ia comprar o DVD da sua série preferida, irá desistir de comprar…

    Marcos, sabe pq a qtde de pessoas q falam para vc não comprar os DVD’s é “absurda”? Simplesmente pq o preço de um box de DVD aqui é ABUSIVO, completamente absurdo! Agora se eles vierem com essa desculpa q as pessoas deixam de comprar DVD pq baixam da internet, é pq são hipócritas e não vêem q o erro está neles, q colocam o box de uma temporada de Lost por R$160,00 ou até mesmo de 24 Horas por R$189,00 (sem contar q o preço nunca abaixa)… Eu tb gostaria de fazer coleção de DVD’s, mas infelizmente não posso pagar a todos, como vc…

    E outra, concordo com aqueles (a maioria) q disseram q as pessoas não irão deixar de assistir na TV paga por q assistiram online, eu por exemplo já assisti Justice no meu pc, e vou assistir de novo na Warner… Aquelas q eu sei q vão começar em breve eu nem baixo (como Supernatural, Two and a Half Man, O.C., e por aí vai…) Justice eu só baixei pq eu tava ansiosa pra assistir…

    Enfim, acho ridículo todo esse trabalho deles… SIM eles deveriam estar atrás dos verdadeiros criminosos, aqueles q matam pessoas. Pq eu acredito que eles só estão mesmo agindo contra isso pq o interesse é dos “ricos empresários” pq se fosse de interesse do povo mesmo, eles não se importariam…

  33. Daniel

    Se a Sony, AXN, Warner e FOX quiserem eu traduzo e legendo os seriados DE GRAÇA para eles exibirem aqui no Brasil um dia depois dos EUA.

    E aposto que mesmo assim, eles nao terao interesse. Por que nao é esse o problema.

  34. Maria

    Eu n percebo lá muito disto, mas porque é que os antigos webmasters do sóseries não abrem um novo site que não esteja ao alcance das autoridades brasileiras? Se calhar era uma ideia…

  35. Ramiro

    Esses caras são de uma imbecilidade sem tamanho. Cegos, não vêm que a tecnologia mudou o paradigma deles.
    Se pegam essa turma super-competente de tradutores e dão pra eles o video com as propagandas, podem fazer um acordo com eles de não tirá-las e sincronizar a legenda junto. Pronto: vão ganhar dinheiro de graça dos patrocinadores. Mas preferem deixar os subdesenvolvidos brasileiros assistir os seriados 1 anos depois dos privilegiados americanos.
    Imbecis.
    Eu parei de assistir Lost. É meu protesto contra essa arrogância idiota.
    Quando a Sony inventou o Dat, primeiro gravador digital, as companias de discos o procuraram e pediram para ela não lançar o produto porque elas perderiam dinherio, já que a gravação era perfeita. A resposta do seu presidente à época, Akio Morita foi: tratem de arrumar outro jeito de ganhar dinheiro, mas não barrem a tecnologia. Pena que já não está entre nós. E a própria Sony hoje age de forma repudiante para ele.

  36. Francislei Oliveira

    Eu tenho uma questao aqui.Sou assinante da Directv
    que exibe todas essas series no Brasil.Mais cedo ou mais tarde vou assistir mesmo,uma vez que sou assinante e pago as mensalidades,tenho direito de assistir as series,seja na tv ou no computador.
    Essa estoria de propriedade intelectual e conversa pra boi dormir,e desculpa de meia duzia de intelectuais pra tentar policior o unico meio de comunicação livre no brasil e no mundo.Da-lhe PT,vcs aprenderam bem a liçao com os milicos,hein!!!

  37. Lucca

    Lindas palavras Marcelo!

    O Brasileiro reclama do Preço mas esqueçe de reclamar de seus compratriotas, sabe porque os produtos (não to falando só de seriados de TV) demoram a chegar? Por culpa da Pirataria e daqueles que a compram, as empresas não se sentem confortáveis em vir para o Brasil porque iriam perder milhões em publicidade apenas para ver um punhado de gente vendo ou comprando o Box enquanto outros apenas o roubam pela Net, sim, roubam.

    Jogos de PC? Nem me fale, apenas 5% deles vem para o Brasil, sabe aonde estão os outros? Evitando a mer. da pirataria. Sempre tive que comprar jogos importados porque aqui não tem, não sou ignorante, sei que é fácil entrar em um site de torrents e abaixar tudo com a maior facilidade. Vocês reclamam sem parar mas queria ver se vocês fossem o dono da Microsoft e visse o Vista sendo pirateado em todo o mundo. Na China depois de uma campanha de MILHÕES de dólares, eles venderam apenas 320 Unidades, sabe aonde estavam as outras milhões? Nas casas de ladrões, que comprar pirata. Sabem porque chamam de pirataria? Porque é algo roubado, algo que não tem o direito de existir e que é a escória da sociedade moderna. Só fico triste de existir no Brasil, vocês não fazem idéia da Má fama que o Brasil tem, ao lado da China, claro.

    Quantos iremos aprender? Nunca.

    O Box é caro? Economize, sempre fazemos isso para comprar carro, casa, geladeira, porque não podemos fazer com isso? É caro? Bom .. culpem os 90 milhões de Brasileiro que não trabalham e ganham dinheiro a custas de nós, trabalhadores. Culpem os políticos que foram eleitos pelas pessoas ignorantes que com 300 reais acham que o Presidente é bom, vide Lula. O problema do Brasil é a má administração do Dinheiro, enquanto cidades que DEVEM crescer, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Santos, não recebem uma cota alta de dinheiro, cidades que não precisam recebem uma nota pra nada. Separem São Paulo do resto do Pais, o que teriamos? Cidade de primeiro mundo.

    Só isso tenho a dizer.

    Digam não a pirataria! Tanto Virtual quando Real!

  38. Anderson

    Lucca, algo que é gravado da televisão é roubado? Legal, sempre que gravamos um filme ou uma corrida que passam em um horário que nao podemos assistir então é roubo…. e emprestar pra um colega que não assistiu além de roubo é pirataria. Então emprestar um cd, dvd, etc. ORIGINAL também é crime…. quem pede emprestado que vá comprar. E as rádios? Transmitem músicas muitas vezes de cds piratas e não estão cometendo crime?

    Vc acha que Lost, Heores e 24 Horas estariam fazendo tanto sucesso se não estivessem disponíveis para “roubar” na internet? Nem tantos boxes seriam vendidos. Não venderiam nem a décima parte do que vendem. Profissionais de Marketing nunca negarão que isso é bom para as vendas.

    E no caso do Vista o problema é outro. O programa é simplesmente uma merda, mil vezes pior que o XP. Vendeu pouco pq é ruim. Vc compraria uma coisa descofiado que não funcionaria direito? Muitas pessoas com essa desconfiança resolveram baixar o Vista para testar e nem gravaram em lugar nenhum… desinstalaram e jogaram fora, pq nao vale a pena…. falo isso pq conheço algumas pessoas que fizeram. E eu nem perdi tempo em baixar.

    Minha opinião é a seguinte: pode-se afirmar disponibilizar jogos, programas cds e dvds na internet é crime, mas algo que passou na televisão?

  39. Sueli

    Bom, caros colegas que já escreveram aqui antes, li todos os comentários e faço aqui minhas considerações:
    “Coisa” numero 1: sou assinante de tv há 9 anos, ex Directv (então prestem atenção porque a Sky completou 10 anos no Brasil) no tempo em que tudo era transmitido via satélite, sem intervenção brasileira na coisa, não havia tradução ou legendas, pouquíssimos programas e as séries não chegavam aos pés das que existem hoje com a tecnologia de propagação da Internet.Se vc aí está lendo e não entendeu nada, saiba que a Globo dona da Sky é hoje a maior operadora de tv por assinatura do Brasil após a fusão com a Directv.
    “Coisa” numero 2: Continuamos na mesma “era” do “atravessador” em tudo aqui no Brasil, sempre alguém tem que lucrar, portanto os próprios canais de tv ganham com a polêmica do que é ou não pirataria, só para ter uma idéia nos EUA os episódios de todas as séries estão disponíveis para downloads no site oficial do canal, no dia seguinte ao da exibição, coisa de gente inteligente, não do povo dono de tv daqui que tem outros interesses. Não se alegre…se seu IP não é do páis de origem esqueça, nada de downloads.
    “Coisa” numero 3: querem acabar com a pirataria, com os downloads de episódios??? é muito fácil, basta sicronizar a exibição com o país de origem da série, pois se eu e vcs que somos meros mortais conseguimos o episódio e a legenda, de um dia para o outro, porque é que uma rede de tv não consegue fazer isso????
    Não consegue pelo simples fato de que não quer, não é interessante, faz parte do marketing criar a polêmica.
    Finalizando: tenho tv por assinatura com todos os canais disponíveis no Brasil, pago e muito caro por este serviço e me sinto ultrajada ao pagar e ser obrigada a assistir com 1 ano de atraso algumas séries, porque todos nós sabemos que o mundo poderá espernear o quanto quiser mas não se pode parar a tecnologia em função de alguns poucos que precisam ganhar mais dinheiro.
    Então, em geral, quem é consumidor da tv paga, tb paga por Internet e tb dá sua contribuição para que o mundo enriqueça e são os mesmos que fazem downloads de séries que já foram exibidas nos EUA, que as promovem e as tornam famosas e se tudo isso fosse grátis alguém até poderia dizer que se trata de pirataria, mas o serviço é pago e muito bem pago.
    Este pessoal controlador ainda está na fase “pára o mundo que eu quero descer”.
    Daqui a pouco vão começar com alguma estoria de que gravador de cd ou dvd é proibido, o que é realmente interessante é que ninguém destes tais órgãos controladores do Direito Autoral se mete a besta com alguma empresa grande como as produtoras de gravadoras, HD´s ou pen-drives ou softwares e dizem a eles que não podem produzir tecnologia cada vez melhor e máis ágil, porque então nós (pessoas inteligentes) temos que continuar a passos de tartaruga para que mais alguns poucos enriqueçam às custas da ignorância.
    Alguém se lembra da briga com a história do “CD” e do “Vinil”??? Vivemos atualmente outro destes momentos negros da história, mas com pelo menos uma vantagem, não dá para voltar atrás, o tempo não pára e a tecnologia menos ainda. Não sou a favor de pirataria (comércio ilegal), mas sou radicalmente contra a exploração da arte como fazem hoje pois os dias de glória de produtoras e distribuidoras estão contados. E quando tenho oportunidade baixo pela net o que eu quero e diga-se de passagem: quem sabe onde procurar acha o que quer.
    Estão guerreando agora os que querem se manter ganhando muito e estão com seus impérios abalados pois no futuro a informação deve pertencer a todos e não somente a quem paga por ela. Se vc aí que está lendo sai todos os dias de sua residência e vai ao trabalho, ganha o seu sustento honestamente, estuda, cuida da família e cumpre a lei, onde é que vc está errando??? Porque alguns poucos podem ficar milionários???? No quê você é menos privilegiado??? Porque vc ou eu merecemos menos por nosso trabalho???
    E eu aqui só estou considerando no ranking quem tem acesso a informação, tem um trabalho, estudou etc e tal, no Brasil temos milhões de pessoas que sequer supõem estarmos discutindo isso…se vc é dos que acham isto justo basta explicar porquê eles têm menos direitos à informação e cultura que qualquer outra pessoa.
    E é por estas e por outras coisas que o mundo está como está, porque ainda temos gente que vive bem e não está nem aí se o vizinho tiver um prato de comida…ahhh e não venham me dizer que é por causa da pirataria, não é, ao contrário…é porque sempre tem quem quer ganhar mais do que os outros e se vc é dos que tem 5 pratos de comida, “duvido” que defenda esta posição: coma 1 e dê 4 a quem precisa. É muito bonitinho de dizer mas é difícil de fazer, é muito interessante vc se testar: desligar a tv paga, desligar seu computador e tentar assistir a tv aberta, muito pouca coisa se salva, e é assim que os governantes e quem tem muito dinheiro quer que a população permaneça: ignorante.
    Querem mesmo saber? A própria Internet , a tv paga,com seus milhares de empregos em todos os níveis de escalão (vamos dar a César o que é de César) as produtoras, os roteiristas, as distribuidoras, as locadoras e seus meios não teriam um décimo do tráfego que têm se não fosse por nós que as mantemos e as pagamos, e agora vem uns tais dizendo que pode isto, não pode aquilo, a fila anda…mas tem gente que ainda não percebeu isso. Pode até ser que com a TV Digital e a multiplicidade de conteúdo em tv aberta alguma coisa melhore, mas tenha fé…porque os donos são os mesmos e tudo isso ainda vai demorar.

  40. henrique sena pacci

    tenho varias temporadas de varias series em casa no meu pc que eu baixei,,, algumas legendadas e outras dubladas ,,,, mas eu so uso pra mim mesmo ,nao faço questao de viabilizar nem para meus proprios amigos
    …isso e crime?
    se eu quisesse dava para fazer uma loja de series e filmes piratas com o conteudo que eu tenho no meu pc pois eu tenho 2 hds de 750 gb e um externo de 500,, todos os episodio e temporadas estao em avi e rmvb
    minha conexao e de 1mb ,, enfim tenho todo o recurso para fazer a pirataria,,,
    mas veja se eu faço isso para lucro proprio?
    nao!!!
    e so paixao pelo cinema e a arte

  41. Meridiano

    Mas o que eles queriam eles conseguiram. Atrapalhar um bom número de usuários que como eu, não é de ficar muito tempo na net, por falta do mesmo, então, já tinha seu lugar certo de ir procurar sua legendinha. Agora não tem mais!
    E o que é pior… Se o pessoal que faz as traduções quisesse, isso não seria assim. Porque não disponibilizar pelo EMULE? Digamos que o Soseries pegasse seu acervo e colocasse a disposição? Eu pegava alguém pegava de mim, e outra pessoa desse alguém… e quem iria ser processado?
    Mas deve ter alguma coisa que os impede. Certa vez li que tem até politicagem entre o pessoal que traduzm uns querendo aparecer mais que outros… Isso lá é coisa de fã porra?
    Desculpe, vou comentar o que se falou com relação ao livro de Harry Potter ( e outros tantos mais ) NINGUÉM troca ler um livro deitado em uma rede, ou em sua confortável cama para ficar inclinado frente ao pc. TODOS os que eu conheço que baixaram o livro de Harry Potter compraram depois o livro impresso.
    Eu mesmo faço isso. Leio no pc quando não dá para comprar, ou não acho vedendo, mas depois compro sim! Esse argumentp não vale!
    Mas volto a repetir: Se os donos dos sites de legenda começassem a colocar no emule as legendas, e os links no orkut, não teria como impedir ou proibir. Mas alguns teria que deixar de lado a “fama e notoriedade” de ter se nome lá no site bonitinho, com espaço para as pessoas deixarem seus comentários e dizer o quanto são agradecidas por ele ter feito esse favor! São aradecidas sim, eu sou, ou era… mas seria muito mais se conseguisse terminar de ver a oitava temporada de CSi em paz por exemplo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account