Log In

Notícias

Law & Order perde S. Epatha Merkerson e tem futuro incerto

Pin it

S. Epatha Merkerson em Law & OrderLaw & Order, série aclamada pela crítica, mas abandonada pelo público, chegou a uma encruzilhada. Ameaçada de cancelamento, os produtores buscam alternativas para que consigam garantir, ao menos, mais uma temporada.

A série é uma das últimas produções tradicionais no formato série da NBC. Tendo estreado em 1990, atravessou duas décadas aproximando-se de uma possível 21ª temporada. Se renovada, ultrapassará o recorde de Gunsmoke em número de temporadas, mas não em número de episódios. A série de faroeste dos anos 50 teve ao todo 20 temporadas e 635 episódios. Law & Order já está com 20 temporadas garantidas, mas tem apenas 450 episódios em seu total.

A 21ª temporada é um recorde que os produtores não desejam deixar passar, ainda mais tão perto dele. Eles contam com o apoio da NBC, que sustenta a série, mas existe um porém. O canal não renovará a produção da série caso o canal TNT não fizer o mesmo. Em 2001, a NBC fechou um acordo com a TNT para a exibição em reprise de episódios de Law & Order. A partir desse acordo, o canal a cabo criou um novo segmento em sua grade, bem como um novo logo “We Know Drama”. Este acordo gera o lucro que a NBC necessita para a série no formato syndication. Funciona nos mesmos princípios da venda da série à canais regionais. No entanto, o contrato contém uma cláusula de exclusividade, a qual não permite que os produtores da série a ofereça a outros canais.

O contrato termina com a 20ª e atual temporada, e até o momento a TNT não decidiu se mantém a produção em sua grade.Law & Order é uma produção de alto custo e o canal a cabo ainda se recupera das perdas financeiras que teve ao comprar os direitos, provavelmente exclusivos, de reprise de Without a Trace por 104 milhões de dólares. Como a série não estabeleceu o nível de audiência esperado, o investimento da TNT deu prejuízo.

O fato é que a NBC não tem interesse em renovar a série por muito mais tempo. A intenção do canal em manter Law & Order viva é unicamente para ultrapassar a marca de 20 temporadas estabelecida por Gunsmoke, nada mais. A série já não dá mais a audiência que ambos os canais desejam, e se não fosse por esse motivo, já teria sido cancelada.

Mas mesmo que retorne, a série terá um personagem a menos em seu elenco. Essa semana saiu a notícia de que S. Epatha Merkerson, intérprete da renente Anita Van Buren, anunciou que não irá renovar seu contrato com a série, o qual termina com a atual temporada. A atriz entrou no elenco em substituição à Dann Florek, que interpretou o capitão Donald Cragen entre 1990 e 1993 (e no final da década retomou o papel no spin-off Law & Order: Special Victims Unit). Após 16 anos em Law & Order, que passou por múltiplas mudanças de elenco, a atriz, juntamente com Sam Waterston, que está na série desde 1994, se tornou um dos rostos que identificava a série junto a seu público.

A decisão da atriz foi aceita pela produção, sem questionamentos ou tentativas de removê-la da ideia. Não sabendo se a série chegará a uma 21ª temporada, não há motivos para lutar por seu elenco. Mesmo porque, uma mudança de personagem fixo poderá incorrer em novas situações dramáticas. Ainda não foi decidido como será feita a saída da atriz do elenco. O personagem, que luta contra um câncer, poderá ter a opção entre a vida e a morte.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Revista TV Séries.

Séries citadas:

34 Comments

  1. francisco koller

    Por todas estas razões, o cancelamento da série é lamentável. Ainda que não haja atores carismáticos em seu elenco, a série vale pelos bons roteiros e pela presença de S. Epatha Merkerson e Sam Waterston. A propósito, o mais recente capítulo inédito foi espetacular em sua dramaticidade e no desempenho de Merkerson. Merece todos os prêmios possíveis. Uma aula a Law and order svu, que está beirando o ridículo.

  2. Fe

    Amo Law & Order, eu e meu pai, vemos as reprises, principalmente nos fins de semana…
    Meu pai, um sr. de 61 é super fã de Sam Waterson…Tanto que aqui, criamos um bordão: “dar uma de Jack Mackoy”…Pq eh sensacional…
    Lembro me q no julgamento dos Nardoni, usavamos exemplos de Law & Order para comentar o caso…
    É uma série magnifica, por mim ficaria por mtos e mtos anos…
    Os atuais detetives são fraquinhos, mais mesmo assim n perco um capitulo…
    A tentente Van Buren tmb é ótima…Pena que ela vai sair!!!

    Uma aula a Law and order svu, que está beirando o ridículo.[2]

  3. Ana Maria

    É pesaroso. Os números da audiência são realmente desencorajadores, mas estou torcendo pela sua renovação,uma vez que esse record seria alcançado.Entendo que esse declínio faz parte de um processo de desgaste, presente em séries que estão há muito tempo em exibição.
    Lei e Ordem se caracteriza pelos debates antológicos travados entre advogados , nos tribunais. Para quem gosta do tema, como eu, era bom ver aqueles embates entre defesa e acusação. Digo era, porque há tempos não vejo mais a série.Talvez pelo seu formato, ela se tornou cansativa, um tanto enfadonha. Aos meus olhos ela hoje parece antiquada,ultrapassada,excessivamente austera.Em síntese falta-lhe charme,poder de atração.Um pouco de romance, de picardia, de “nonsense”, não faz lhe faria mal.

    O elenco da série , ao longo dessa trajetoria, é estelar, por isso não quero destacar nenhum deles.
    S. Epatha é realmente uma atriz notável e já ganhou um Emmy, mas não por Lei e Ordem.

  4. Paula

    Gosto da série, mas já deu o que tinha que dar faz tempo e isso sim é que está beirando o ridículo.

  5. Luciano Cavalcante

    Uma aula a Law and order svu, que está beirando o ridículo.[3]

  6. Leonardo Toma

    Espero que consigam renovar a série.
    Porque acredito que ainda vai demorar muuuito tempo para que alguma outra série chegue perto desse número de temporadas.

  7. Gustavo

    Gosto da série, mas já deu o que tinha que dar faz tempo e isso sim é que está beirando o ridículo(2)

  8. João

    Lei e Ordem tem uma média de 4 milhões de telespectadores por semana nessa temporada.

    Lei e Ordem SVU tem uma média de 9/9,5 milhões nessa temporada.

    MORAL DA HISTÓRIA: É MELHOR SER RIDÍCULA E TER AUDIÊNCIA.

  9. Fe

    Falando em SVU

    Eu acho q o problema de SVU n são nem as histórias, um tanto repetitivas, são alguns atores canastrões…Acho Chris Meloni mto simpático, mas como ator…Eh mto canastrão..Gente o povo, faz e faz roteiros especificos p ver se o coitado eh indicado há algo mas tá dificil..Acho q p mim isso ficou constatado no episodio Solitária, algo assim, onde ele vai ficar numa cela p ver o q o preso sofreu…Era só caras e bocas…
    Outro é o Chá gelado…Ave…Ele eh simpático, engraçado, mas……..
    Ainda bem que voltou a Alex Cabot…

    O que faz um pouco SVU ter audiencia, NA MINHA OPINIÃO, eh que praticamente toda semana tem um ator convidado, e o tema pedofília é algo q está no auge…

    Nada como o ORIGINAL!!Rs

  10. Ana Maria

    Eu não entendo a razão de algumas pessoas estarem denegrindo SVU. Não se fortalece os fracos debilitando os fortes. As duas séries tem seus méritos e Lei e Ordem, a original, já teve seus dias de glória.

    Fernanda,

    o que sustenta uma série não são atores convidados, mas sim uma boa história, aliada a um elenco permanente afinado e uma produção caprichada.
    Atualmente,praticamente todos os seriados tem atores de peso como convidados, e nem sempre tal fato garante audiência. 30 Rock teve em um de seus episódios a presença da atriz Jennifer Aniston, uma das atrizes considerada “queridinha da América”, e em outro o “peso pesado” (em todos os sentidos) Oprah Winfrey, e nem por isso sua audiência melhorou.
    Vamos ser racionais e justos. Lei e Ordem, a original ainda é boa, mas cansou. SVU parece ter fôlego para mais algumas temporadas.Digam o que disserem, façam restrições a seus astros principais e seus roteiros, mas suas histórias profundas e emocionais ainda encantam.SVU, mais que uma série policial é um drama psicológico instigante e pungente. Para mim, ela ainda é imperdível.
    Quanto a L&O original, mesmo sem ser hoje uma grande fã, como já disse no meu primeiro comentário, torço pela sua permanência e reconheço que ela foi um marco na história dos seriados policiais. Caso seja cancelada, deverá ter o devido reconhecimento. Afinal foram 20 anos no ar e esse feito não é para qualquer um.

  11. Leonardo Toma

    Eu já adoro todas as séries da marca Law & Order (Mothership, SVU, Criminal Intent, Trial by Jury) e até as internacionais (L&O: UK, Paris Enquêtes Criminelles). Não precisa-se sujar a imagem de uma para dar mérito à outra.

  12. Fernando dos Santos

    Eu acho que talvez eles repitam a operação feita para evitar o cancelamento de Law & Order:Criminal Intent transferindo a série da NBC para o canal a cabo USA.
    Se o TNT não parece disposto a renovar o contrato com a matriz Law & Order então não me parece haver empecilho para que a emissora do pavão transfira a série para o USA, tal como feito com L&O:Criminal Intent em 2007.Os índices de L&O de fato estão baixos pra uma grande rede mas são razoáveis pra um canal pago(se ela conseguir manter esses 4 milhões na tevê paga é claro).

    P.S.:Alguém tem novidades sobre o projeto Law&Order:Los Angeles?

  13. Amanda Darling

    Gente

    são duas séries diferentes, enquanto Law & Order se foca nas investigações e debates no tribunal, SVU é focada totalmente na analise psicologica dos crimes sexuais, de como eles afetam as vitimas e os proprios detetives.
    Eu acompanho as duas, assisti as 20 temporadas de Law & Order, e as 11 temporadas de SVU, e posso dizer claramente que que as duas são séries diferentes, ótimas porém diferentes na formula. Espero sinceramente que Law & Order seja renovada, ainda tem ótimas historias e atores, acredito que tenha folego pra mais uma temporada

  14. Fe

    Gente o termo “denegrir” eh mto forte…rs
    Eu sou fã de SVU adoro a Mariska, o Richard…Em momento algum a minha opinião denegriu…rs E quem sou eu tmb p ter força p denegrir uma série…kkk

    Eh minha opinião, acho q mtas histórias estão repetitivas, e o Chris Meloni( apesar de adora-lo como pessoa), é canastrão…

    Apesar de ser fã de SVU, sou mais fã do Original!!!rs

  15. gabi

    Concordo, com quem diz que SVU já cansou e já esta beirando o ridiculo ,pois as histórias sao todas repetitivas os produtores forçam, para que a, Mariska e o Chris sejam indicados para o Emmy o, Chris é canastrão e a Mariska tb pois , quando acabar Svu ela não tera mais o que fazer ,pois só sabe fazer a olivia, gostava mais quando SVU era centrada nas histórias, mas agora eles enchem de convidados para esconder o fraco roteiro.

  16. Renata S. Braga

    Chris e Mariska não tem nada de canastrões, não acho que os produtores estejam forçando coisa alguma, mesmo porque, ganhar um prêmio não é garantia de nada. SVU pode até ser repetitiva algumas vezes mas, está longe de ser ridícula. E concordo com a Ana Maria, não preciso defender uma série atacando outra, por não ter argumento melhor.

  17. Ana Maria

    Que bom poder ler comentários de pessoas sensatas e justas como a Renata Simone Braga.
    Inicialmente achar que Mariska Hargitay, detentora de um Globo de Ouro,mais uma indicação, um Emmy mais 5 indicações, 4 indicações para o SAG, é canastrona, é no mínimo uma incoerência.
    Dizer que ela não terá mais o que fazer,após SVU, também me parece precipitado.Se depender de beleza e talento ela tem de sobra.O mesmo vale para o Cris.
    Não acho que as histórias de SVU sejam repetitivas. Certo que os temas são sempre ligados aos crimes sexuais, mas percebe-se perfeitamente que os produtores procuram diversificar os enredos e abordar temas atuais como inseminação artificial,uso das celulas tronco no combate a doenças neurológicas, defesa das crianças abusadas no Congo e muito mais.O roteiro de SVU procura acompanhar o que está acontecendo no mundo,no campo da ciência, da tecnologia, dos costumes, procurandeo mostrar histórias afinadas com o nosso tempo.

    Fernanda,

    Desculpe-me mas,para o meu entendimento quando se diz que uma série está beirando o ridículo, a está denegrindo sim.Talvez o termo tenha sido forte mas está correto, e eu estou apenas defendendo uma série que admiro, e que pelas qualidades que tem, não merece tal adjetivo.

    Sabe o que eu acho mesmo:NO BRASIL GRANDE PARTE DAS PESSOAS QUE VEEM SERIADOS SE COMPORTAM COMO TORCEDERAS DE TIMES DE FUTEBOL, PARA QUEM O TIME PREFERIDO É SEMPRE O MELHOR.NO CASO DAS SÉRIES, EXCETUANDO AS PREFERIDAS, AS DEMAIS SÃO VISTAS COMO ADVERSÁRIAS, TEM MIL DEFEITOS,SÃO DECADENTES, RIDÍCULAS E AÍ POR DIANTE.NÃO DEVEMOS JULGAR COM O CORAÇÃO. A PONDERAÇÃO, O BOM SENSO , A JUSTIÇA DEVE SEMPRE PREVALECER. NO DIA QUE SVU CHEGAR AO ESTÁGIO NO QUAL SE ENCONTRA LEI E ORDEM ORIGINAL, SEREI A PRIMEIRA A RECONHECER E ACEITAR, SEM APONTAR ERROS OU FALHAS NAS OUTRAS SÉRIES.ALIÁS , QUEM LÊ MEUS COMENTÁRIOS JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE ELOGIOS, CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, E UMA NOÇÃO SEMPRE REALISTA DOS FATOS, SÃO AS DIRETRIZES QUE OS NORTEIAM.

  18. Silvia_05

    Essa semana dei uma chance prá Law and Order UK. Amei. Apesar das poucas legendas (2a. temporada).
    Então, tava começando a querer ver a original.

    Agora, depois desses comentários, não sei se assisto. Aliás, nem sei por onde começar.

    Vi 2 episódios do início da Criminal Intent, que também gostei, mas não consegui acompanhar.

    Quanto ao Meloni, não posso olhar o cara. Depois de vê-lo em OZ, baixando as calças e arregaçando “literalmente” o XX, ficou difícil de acreditar nele num papel de bom moço. Esta cena eu considero uma das fortes que eu vi, além daquela que ele torce o pescoço de um cara enquanto recebia um blowjob.

  19. Renata S. Braga

    Obrigada pelo elogio Ana Maria, você como sempre consegue se expressar melhor do que eu quando se trata de svu. E Silvia eu também vi o Chris em Oz ele está ótimo, assim com também já o vi em comédia e também gostei, ou seja ele é um ator versátil e convence muito bem como o certinho detetive Elliot Stabler. Pode conferir.

  20. Ana Maria

    Renata,

    Eu poderia dizer que o Cris é tão bonito,mas tão bonito, que nem precisa de talento. Mas aí eu não estaria sendo justa. Por que além de bonito, lindo, ele é muito talentoso sim. Nunca o vi em Oz, mas tudo que tenho lido sobre seu desempenho nesse seriado são comentários elogiosos.E, nestes 11 anos de SVU cheguei a conclusão que ninguém, mas ninguém mesmo, construiria um Eliot Stabler com tanta competência. Nesse longos anos tivemos momentos memoráveis do Cris.Ele conseguiu fazer do Eliot, esse policial turrão, as vezes destemperado,em um ser humano igualmente sensível e profundamente humano. Tudo com muita habilidade, para não cair no caricato. Não é a toa que ele tem uma verdadeira legião de fãs.Ele merece.

  21. Silvia_05

    Só prá constar: o personagem de Meloni em OZ era ótimo. Um dos melhores sociopatas que eu já vi. Era chamado de “devorador sexual”, extremamente sexy e sedutor. E, é claro, um baita FDP, frio e calculista.

    Mas, por ter feito um personagem tão forte, é que eu não dei crédito prá ele ao saber que faria ” um policial” no mundo das séries.

    Parece que Law&Order SVU vai entrar prá minha listinha “must see”.

  22. francisco koller

    Fe, Luciano e Gabi. Obrigado pela força. Que bom que podemos expressar nossas opiniões neste espaço democrático. Se são aceitas ou não é outra história. Gosto do debate em alto nível e se não gosto de uma ou outra opinião, aceito-a e guardo para mim. E vocês?

  23. Ana Maria

    Francisco Koller,

    Eu também aceito a opinião de todos e me acho no direito de expressar a minha, uma vez que vivemos numa democracia.Em nenhum momento faltei com o respeito a quem quer que seja,já que sempre pautei minha forma de agir nesse espaço, pela cordialidade e consideração para com o meu próximo. Não vejo nenhuma inconveniência em discordar de pontos de vistas diferentes do meu e externa-los, nem tampouco me sinto ofendida quando confrontam ou discordam de minhas opiniões e idéias.Essas discrepâncias até me fazem crescer como pessoa e me aprimoram como ser humano.Sou humilde para reconhecer quando estou errada e sou grata a Deus por ter me dado discernimento para entender e aceitar a natureza humana. Compareço a esse debate sempre na esperança de aprender, e se possível também informar, acrescentar algo de útil e positivo.Lamento se fui mal interpretada, mas nem por isso deixarei de marcar minha presença e de externar meus pontos de vista.Não quero, nem pretendo jamais ofender a quem quer que seja. Não é do meu feitio. Meu coração só tem espaço para o bem e é esse bem, que sempre vai ditar e direcionar o meu comportamento.
    Espero ve-lo em outras oportunidades, sempre com suas opiniões autênticas. Um abraço sincero.

  24. gabi

    Francisco ,concordo com vc ,as vezes aqui expressamos nossos pensamentos e alguns por paixão cega , não aceita, a Ana Maria não aceita uma crítica em relação a Svu nem em relação a Melloni e Mariska, mas acho realmente que a serie já deu, este último episódio com a Kathy Griffin , foi especialmente rídiculo, fraco mesmo, parece que só foi feito para que a Kathy fosse indicada pra o Emmy , roteiro fraco , interpretações fracas

  25. Ana Maria

    Ratifico tudo o que disse no meu comentário anterior. Estou e estarei sempre aberta a críticas e opiniões contrárias a minha. Não tenho paixão cega por nenhum ator ou atriz. Nâo tenho paixão cega nem pelo meu marido.Procuro, isso sim, ser justa e razoável nas minhas análises e considerações.Percebo que estão invertendo a ordem
    das coisas,ou seja,estão querendo impor conceitos e opiniões que eu entendo, tenho todo o direito de discordar.Afinal, vivemos numa democracia e a liberdade de expressão é um direito do cidadão,principalmente quando essa forma de expressão se manifesta de forma respeitosa.

  26. Ana Maria

    Se a série é tão ridícula assim, porque continuam assistindo?(2)

  27. Ana Maria

    Se a série é tão ridícula assim porque continuam assistindo?(2)

  28. Luciano Cavalcante

    Mas eu parei de assistir – fielmente – na 3ª temporada, vendo alguns episódios aleatórios ao longo dos anos, para ver se eu era capturado, mas não fui. O problema de SVU é esse “glamour” que se lançou sobre a dupla principal e a série, e o crime em si fica como coadjuvante, uma situação que foi piorando até chegar ao ridículo de agora. Lembro de Scully/Mulder e como as temporadas finais de Arquivo X forma ruins, no geral.

  29. Rafael

    E o problema de Lei e Ordem é que a série deveria se chamar ” a múmia”. Aquilo lá é uma velharia total, já deu o que tinha de dar e por mim já deveria ter sido cancelada faz tempo. Nunca consigo chegar até o fim de um episódio, é chatice demais.

  30. Izilda

    Ah,eu gosto muito das duas séries,apesar de perceber que Lei e Ordem é muito mais consistente e que os roteiros da SVU força a barra principalmente nas últimas temporadas. Assisto todas os repetecos.

  31. Rosangela

    Não sei pque os comentários sobre Lei e Ordem SVU…

    O assunto é Lei e Ordem. Acho que já cumpriu seu papel,teve participações interessantes,mas se fechou um ciclo, acabou, deixa saudades de muitos bons momentos. Pra mim o melhor da série foi no passado, essa dupla de detetives atuais não tem carisma, o que é estranho pque Jeremy Sisto, arrasou na série A sete palmos, mas nessa ficou apático… Uma ótima surpresa, foi Linus Roche,ator seguro, sempre convincente nas atuações,como promotor, ousado e as vezes transgredindo as regras.
    É isso…vida que segue…20 temporadas, não é pra qualquer série. Valeu!

  32. celia maria minguini

    Infelizmente não haverá outra serie como essa.
    Vão ficar tentando como aconteceu com “ER” que quiseram colocar uma serie parecida mas que foi tão fraca que antecipou o seu final.
    Gostaria muito que Law & Order, continuasse pois são episodios que realmente nos prendem até o final.
    E que tal voltar o ER?
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account