Log In

Reviews

Law & Order: Criminal Intent – To the Boy in the Blue Knit Cap

Pin it

Série: Law and Order Criminal Intent
Episódio: To the Boy in the Blue Knit Cap
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 10×08
Data de exibição nos EUA: 26/06/2011

Minha primeira reação quando o episódio começou foi dizer “meu Deus, é o Dawson”, seguida de uma crise de riso. James Van Der Beek trabalha muito bem. Arrisco a dizer que ele é um bom ator mas não importa o que ele fala para mim ainda é difícil olhar para ele e não pensar no personagem que o marcou (pelo menos até aqui) e olha que eu nem morria de amores pelo Dawson.

Para completar o episódio tem como pano de fundo a história da briga pela invenção do Facebook e o personagem de James é para lá de parecido com o personagem do Justin Timberlake em The Social Network. Parece até que Van Der Beek assistiu ao filme para buscar a essência do personagem (e ta muito melhor no papel que o Timberlake, é bom frisar). Claro que não é tudo igualzinho ao filme/história. Até porque não houve morte por conta do processo.

As vítimas são os gêmeos que estariam processando a criadora do site a acusando de ter roubado a idéia. Ela por sua vez afirma que não houve roubo e que a idéia do site lhe ocorreu no dia que conheceu o seu agora namorado no parque. E que tudo que fez foi criar uma maneira de localizá-lo pois não tinha sequer o nome dele.

No decorrer das investigações Goren percebe que provavelmente um irmão matou o outro e que eles precisariam procurar por dois assassinos. É muito engraçado quando a Dra. Rodgers diz para Goren que por mais que isso a irrite ela é obrigada a reconhecer que mais uma vez ele tem razão que não foi a mesma pessoa que matou os irmãos.

Descobre-se então que a criadora do site estava tendo um caso com um dos gêmeos e que ele era contra o processo. Ele havia avisado a ela que o irmão iria até a empresa tentar buscar provas e que iria tentar impedir. Quando Danielle chega encontra o amante/namorado morto e o irmão dele próximo. Ao tentar se defender – já que o assassino parte para cima dela – ela o mata usando uma tesoura.

Apesar de toda a trama a princípio ser baseada na disputa pelo site tudo serviu apenas como um deixa para o verdadeiro tema a ser lançado pelos roteiristas. A história discutia o verdadeira amor e até que ponto isso era possível. Temos então Goren de volta a terapia e após ter a confirmação que não precisará deixar o ser cargo mas que precisa lidar com seus problemas de raiva. Ele decide então continuar o tratamento com a mesma psiquiatra apesar dela sugerir outros profissionais.

Quando ele deixa o consultório ele encontra Eames o esperando e pela primeira vez em 10 temporadas Goren chama a parceira pelo primeiro nome: Alex. É visível a felicidade dele e depois a decepção por perceber que ela está ali apenas para levá-lo ao local de mais um crime. No entanto fica no ar pelas expressões de ambos que no final das contas parece que temos uma casal surgindo mesmo que isso só aconteça no último episódio. Puxando na memória não recordo de sequer cogitar a hipótese dos dois como um casal mas gostei da maneira como foi feito e até torço para que dê certo. E para completar estamos sendo presenteados com cenas do início da série a todo tempo.

—–

Quando eu escrevi a review eu não sabia que esse era o último episódio. Achei que iria entrar em hiato por conta do feriado 4 de julho. Resolvi checar e para minha surpresa vi que tinha cometido um erro de cálculo.
Criminal Intent merecia um final melhor. Foram 10 anos de uma série de qualidade que foi além da franquia. Não foi um episópdio ruim mas não foi um final de série digno. Os fãs mereciam mais e os personagens também.
A impressão que ficou foi que intenção havia já que os episódios deixaram várias pontas mais que não houve dinheiro e/ou vontade de continuar por pelo menos mais dois episódios para um encerramento mais digno. Sentirei falta de Goren e Eames.

Séries citadas:

Pós-graduada em História Contemporânea, pretende fazer mestrado usando séries como fonte. Seriados fazem parte da sua vida desde sempre. Magnum, Casal 20, Macgyver, Super Vicky são alguns deles. Assiste aproximadamente 40 séries (incluindo algumas já canceladas). Está aprendendo a abandonar séries mas sempre acaba colocando outras no lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account