Log In

Notícias

Kiefer Sutherland fala sobre a dublagem de 24 Horas no Brasil

Pin it

Campanha contra dublagemA polêmica decisão da Fox de exibir a série 24 Horas dublada em português foi comentada até mesmo pelo ator Kiefer Sutherland, astro da série. O ator não escapou das perguntas sobre o espinhoso tema em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (5/7) no Rio de Janeiro para o lançamento de um carro da Citröen.

Em depoimento reproduzido na madrugada desta sexta-feira pelo site Séries Etc. (veja a notícia aqui), o ator deu uma resposta diplomática:

Seria ótimo que pudéssemos ter as duas versões – episódios dublados e legendados.

Pressionado, o ator acabou respondendo o que já se imaginava – que prefere ouvir a sua voz a de um dublador:

Tudo é uma questão de gosto pessoal. Eu já vi 24 Horas dublada em alemão e odiei. Já a versão legendada ficou bem melhor…

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

19 Comments

  1. Cristiano (Highlander_Master)

    Eu já tinha lido noticia lá. Realmente o Kiefer foi muito feliz no que disse, sobre o caso das dublagens, mas também foi muito bem ao falar sobre a sexta temporada, concordo com ele quando ele diz que já houve outros erros na série, que foram elogiados e não mereciam, e outros acertos que foram criticados sem merecer.

    Teve até uma pessa em algum forum que eu acompanho por aí que falou, o que o Kiefer falaria, logico ele usou a frase como se quem tivesse falando era o Jack Bauer: “Quem é que anda colocando palavras na minha boca?” hehe, achei sensacional.

  2. glaubercast

    “Seria ótimo que pudéssemos ter as duas versões – episódios dublados e legendados”

    Só o pessoal da Fox não vê isso ¬¬

  3. Renato A. Azevedo

    A atitude da Fox é simplesmente desconcertante, pois fizeram a mesma coisa em 2006 com a nona temporada de Stargate SG-1, e a consequência foi a mesma, protestos generalizados!
    O pior é que isso é um desserviço aos profissionais da dublagem brasileiros. A dublagem deveria ser mais uma opção, e não a única opção, imposta de forma autoritária, e sem qualquer aviso. E pior ainda, no meio das temporadas!
    Nós do Aumanack já comentamos a respeito, em artigo publicado hoje.
    Abraços

  4. Jefftry Lopes

    O Kiefer foi feliz em seu comentário e respondeu da maneira correta: tem que ter as duas versões!Simples, acabou-se! Nada de só passar legendado ou dublado. Tem que ter ambas, para agradar a todos. Abaixo o fanatismo exagerado de muitos, tanto por parte dos que gostam das legendas como dos da dublagem. Vamos respeitar os gostos dos outros. De ontem pra hoje, o que eu li de xingamentos e provocações não tá no gibi. Uns atacando os que gostam da dublagem, outros atacando os que gostam de legendas. Uma coisa que sinceramente desvirtua completamente o foco da discussão e torna o assunto em uma guerrinha besta que nem deveria existir.

    O negócio é discutir de forma civilizada, expondo a opinião, mas de maneira civilizada.

  5. Jefftry Lopes

    Eita, editando o que escrevi aí cima XD: “O negócio é expor a opinião, mas de maneira civilizada”

  6. Jefftry Lopes

    “Aí em cima”.¬¬ Droga, deveria ter um botão de editar. XD

  7. Thiago Sampaio

    O negócio é expor a opinião, mas de maneira civilizada [2]

    Opção sim. Imposição não.

    A Fox errou feio ao colocar tudo dublado. Era pra ser legendado OU dublado, sendo que a dublagem ficasse como segunda opção. Foi um desrespeito sem tamanho o que eles fizeram. Tão grande quanto os que chamaram meio mundo de analfabetos…

  8. Rafa

    Todo mundo esquece q a FOX nao eh canal Premium, e portanto, nao recebe muito pela base de assinantes, mas pelas propagandas colocadas no canal (e isso tende a aumentar.) Portanto, ela deve se preocupar com o IBOPE. Para um canal que esta em uma posicao tao ruim no IBOPE, vale a pena correr um risco de mudar as caracteristicas do canal. Outros canais jah fizeram isso diversas vezes, o USA mudou de cara pra virar Universal (e mtos outros.)
    A verdade eh q a grande maioria dos telespectadores prefere a versao dublada, eh soh ver a audiencia da TNT e de outros canais dublados.
    Isso causa revolta a quem prefere programacao legendada, mas nao vamos nos esquecer que a ideia da FOX nao eh fornecer programacao de qualidade (canais premium such as HBO tao ai pra isso). A intencao da FOX eh aumentar o lucro.
    Pode reclamar, mas vamos pensar um pouco na visao de negocio e nao soh na visao de uma seleta quantidade de fans, ateh pq a maioria das pessoas que assiste series e programas na TV nao sao fans o suficiente pra entrar num site e discutir sobre o assunto, mas sao aqueles q estao em casa, num momento de descanso e pegam um programa divertido.

  9. Rafa

    Desculpa o portugues, tah arranhado depois de alguns anos de morar fora.

  10. Mica

    Eu até entendo a visão comercial, Rafa, e também sei que a maioria dos brasileiros prefere dublado (grande parte por preguiça, alguns por não conseguirem acompanhar a legenda, e outros simplesmente por falta de costume), mas deve-se respeitar aqueles que preferem com legendas, principalmente porque o assinante da TV a Cabo, pensa nessas coisas antes de assinar.
    Não há a menor dúvida que a melhor escolha seria a dupla opção: legendas no horário principal e dublagem na reprise e o mesmo esquema no dia da reprise no final de semana (ou o inverso, o que for mais adequado).
    Acho que não enrolei o final, né?

    Se o que eles visam é o lucro, deveriam possibilitar que ambos os públicos tivessem acesso…pq quem não gosta de legenda, sujeita-se (é triste, mas é verdade na maior parte dos casos)…mas o mesmo não acontece com os que gostam. Os puristas simplesmente abandonarão o canal.

  11. Rafa

    Mica, concordo plenamente. O que eu acho estranho eh achar que a FOX deve algo a alguem pois eh tv a cabo. Ela eh dos canais basicos q nao recebem praticamente nada pelos assinantes (sei que nos USA canais basicos nao recebem por assinante, e somente por propaganda e imagino que no Brasil seja assim tb pois canais premium nao tem propagandas, justamente por serem pagos pelos telespectadores.)
    A FOX fez essa decisao sabendo que iria perder alguns telespectadores, mas com a chance de ganhar muitos mais, ateh pq os fans da serie nao vao aguentar esperar o DVD (e um numero mto pequeno de pessoas fazem downloads.)
    Nao concordo com o que a FOX fez. (Se bem q no meu caso prefiro dublado pra poder usar a tecla sap e ficar com audio original e sem legendas) Mas entendo o motivo de ter feito isso e ateh concordo em parte, afinal, eh melhor ouvir The Simpsons dublado do que nao ter The Simpsons. :)

  12. Marcio Magrão

    Duas coisas:
    1) deveria existir as duas opções para o assinante, legendado e dublado (em uma das reprises por exemplo);
    2) mudar do legendado p a dublagem no meio da temporada…que furo!!! Mas no episódio de abertura da temporada ja houve um furaço, o q mais poderíamos esperar da FOX.
    Sem noção!!!

  13. Bernardo

    Concordo tb c/ os comentários do Kiefer … mas uma coisa é certa: seria muito difícil ele dizer que preferiu uma versão dublada à versão original até pq ele está se vendo na tela e ñ ouvindo a própria voz? Sem noção isso, hehehee.

  14. Janaina Machado

    Concordo plenamente com Kiefer Sutherland. Não há nada pior do que assitir série dublada. Por mais que o dublado qeuira dar a entonação correta ele não sabe dar a interpretação que o ator se esforçou para criar sua personagem. É um absurdo a gente pagar tv por assinatura e em nenhum momento ser consultado se queríamos ou não. O pior foi achar que eu estava com defeito em meu decoder e ligar para a Sky e diversos operadores terem a cara de pau de informar que era um problema técnico e que a FOX estaria com problemas mas que seria resolvido. Que isto não seja uma porta aberta para os outros canais como Warner, Sony, AXN que passam excelente seriados, quererem fazer o mesmo. Agora eu faço um apelo a todos os amantes de seriados. Fazer pressão para que esta insanidade acabe e eles voltem atrás.

  15. Giselle Bauer

    Concordo com a Janaina.Eu também achei que problema do meu decoder quase liguei pra Net xingando mas depois eu vi que a Fox tava com este problema daí desisti.E o negócio é o seguinte acho que nem o Ki dá jeito na Fox.

  16. Mary

    A fox pode ser uma merda, mais lembre-se: é por causa dela que o “24 horas” está sendo exibido.
    O nosso amado Jack Bauer, também está lá! Entam pelo menos vamos acreditar que ela vai melhorar, né?

  17. Fanatico

    Fala sério!
    Vão ficar chorando querendo assistir legendado…
    ahahahahahahaha
    Tem que ser dublado mesmo!!
    Foi por isso que eu assinei a fox!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account