Log In

Opinião

Kidnapped – Um Balanço antes da Finale

Pin it
Kidnapped

Eu considero o crime de seqüestro particulamente hediondo. Não por alguma experiência pessoal, mas por que a objetificação de uma pessoa e as negações de todos os seus direitos por gente inescrupulosa que apenas deseja lucrar com aquele ato é um desrespeito ao ser humano em si. Em Kidnapped acompanhamos um desses crimes. É um daqueles super-planejados crimes que nunca vemos na vida real. O próprio mote da trama “Suspect Everything” sugere uma conspiração grandiosa, mas o plano mirabolante é o que menos importa. Nos EUA o FBI combate pungentemente os seqüestros com intenção de extorquir dinheiro, e a abordagem desse mote fica claro em uma fala no começo do piloto.

Knnap:

Se todo mundo (FBI) está aqui, quem está procurando por Bin Laden?

O grupo do bureau não demora a entrar em cena sob o comando do competente agente Latimer King, que adia sua aposentadoria para cuidar do caso, e se isso não fosse suficiente para atestar a importância do resgate do garoto Leo Cain, ele responde à provocação de Knnap mais tarde.

King:

Se alguém ligar sobre Bin Laden, diga para ligarem amanhã.

Mas antes do FBI entrar em cena, os pais da vítima, Ellie e Conrad Cain já haviam contratado o ex-agente do FBI e especialista em negociações de seqüestros Lucien Knapp, e sua técnica Turner. Mostrando todos os pontos de vista, o da vítima, o dos investigadores, o da família e o dos seqüestradores, Kidnapped soube explorar o que tinha de melhor, personagens inteligentes e atores competentes.

Timothy Hutton e Dana Delany são bem-sucedidos em passar toda a sua angústia e desespero, sem nunca deixar que Conrad e Ellie percam seu autocontrole e dignidade. Sisto e Lindo convencem como homens extremamente inteligentes que conseguem encontrar pistas importantes em coisas aparentemente insignificantes, e o público acreditar em suas sensibilidades aguçadas e capacidade para raciocínios complexos é vital para trama. Mas é Mykelti Williamson o destaque do elenco. Seu Virgyl é uma figura sempre ambígua, amedrontadora, mas confiável.

Inspirado pelo filme de Kurosawa’s High and Low, a série tinha a intenção de retratar um crime como um catalisador. Jason Smilovic, o criador, era intrigado pelo impacto e pela rapidez com que um seqüestro mudava a vida das pessoas envolvidas. Esse foi claramente um dos focos da trama, a capacidade desse único acontecimento de despir aquela família de sua máscara e forçá-los a reconsiderar seus valores e sua dinâmica.

É um estória de redenção. Eu sei que soa clichê, mas é isso que é. É sobre a família rica e problemática que vê que tem que dar mais valor ao que tem e ser mais unida, os agentes com um passado problemático que tentam se redimir, e do lado dos vilões aí mesmo é que os lugares comuns são inúmeros. Mas sem pieguice e com diálogos matadores, a equipe criativa construiu uma estória decente, que ao menos deveria ter ido ao ar por inteiro.

Nesse quesito a AXN foi muito mais admirável, não apenas mais que a emissora americana, mas também muito mais que alguns canais brasileiros que não demonstram nenhum respeito pelo telespectador. Com horários decentes, tanto para exibição inédita quanto para as reprises, intervalos curtos, e uma exibição completa, se encerrando hoje, a AXN merece parabéns (eu espero que eles comprem Jericho).

Séries citadas:

É estudante de comunicação. Não vive sem The Good Wife, Parks and Recreation e 30 Rock. Ah, e Gossip Girl, que apesar do bom senso, ainda nao conseguiu largar.

21 Comments

  1. FiXe_OnE

    Kidnapped eu tenho acompanhado é uma grande série

    posso deixar uma sugestão: se podias fazer um post com a data da estreia das novas series .

    abraços

  2. Luciano Bruce

    Tá aí um seriado que eu gostaria muito de acompanhar, mas não tive tempo!

  3. Mel

    Eu acompanhei e adorei.
    A serie tem muita qualidade e os atores sao otimos.
    Parabens pra AXN que exibiu na integra.

  4. Diego Cardoso

    Sigo a opinião dos demais! Adorei esta série. Programa extremamente inteligente e um elenco de primeira categoria!!

    Kidnapped está de parabéns, assim como o AXN pela excelente aquisição e pelo respeito total com os assinantes(ao menos nesta série!!!)

  5. Sandra

    Uma série q vai deixar saudades, muito boa mesmo, s/ contar c/ a atuação do elenco,primorosa!

  6. Raphaela

    Boa série e apesar de ter sido cancelada teve final. Agora a AXN dá uma oportunidade pra quem não viu e vai repetir desde o início, depois os rumores dizem que entra Day Break outra ótima série cancelada mas resolvida!

  7. Raphaela

    Esqueci Thais , Jericho fará dobradinha com Lost quando esta terminar a temporada assim como foi com Threshold!

  8. Raphaela

    Eles não divulgam mas já está sim Jericho e Day Break além da sexta de The Dead Zone , a sexta de The Shield e rumores(minha fonte) dizem que o AXN assumirá os direitos de Numb3rs. Mas é melhor aguardarmos!

  9. Thiago FLS

    Independente do cancelamento, para mim Kidnapped foi a melhor série nova da temporada. Que bom que pelo menos o arco será encerrado no 13º e último episódio.

    Aliás, olhando para os créditos, nos quais apenas Jeremy Sisto, Carmen Ejogo e Delroy Lindo são citados como membros regulares do elenco, fica claro que o plano era ter um seqüestro novo a cada temporada, talvez mudando até a localidade.

    Espero que o próximo projeto de Jason Smilovic passe na HBO, Showtime ou algum canal pago de prestígio, pois depois do fracasso de Karen Sisco e Kidanapped, está na cara que as séries dele são inteligentes demais para o público da TV aberta.

  10. Sérgio

    A Monet está anunciando a 3a. temp. de Numb3rs para o começo de junho, então acho que essa ida para o AXN é só boato, mesmo (mas que seria bom, isso seria). Nunca consegui acompanhar no Telecine, mesmo tendo o canal.

    Gostei de Kidnapped. Que bom que o final da série foi digno. A FOX começou a reprisar Vanished e eu comecei a acompanhar, mas já ouvi histórias sobre o final ser absurdo (não precisam dar detalhes, mas se acham que eu devo abandonar, podem dizer).

  11. Gilberto

    Eu sou um grande fã de séries com histórias contínuas como 24 horas, Lost, Heroes, etc. Kidnaped, embora não tão bom quanto Vanish na minha opinião (ambos infelizmente cancelados), provou ser uma série muito boa com ótimo roteiro e bons personagens

  12. crisguilhon

    Kidnapped da um banho em Vanished. Gostei muito e tô na espera pra ver o final hj.
    Day Break é muito legal, recomendo.
    Gilberto, esqueça Vanished a não ser q queira ver um dos piores finais d série q já vi.

  13. Thais Afonso

    Eu não gostei de Vanished. O fim da série foi muito decepcionante. Eu creio que o fim de Kidnapped será melhor, por o que a série mostrou até agora.

  14. Raphaela

    o final de Kidnapped foi ótimo mil vezes superior ao de Vanished! A história realmente foi resolvida ( milagre para uma série cancelada)gostei!

  15. Diego Cardoso

    Também comecei a acompanhar Vanished agora, aproveitando o fim de Kidnapped. Estou gostando, prendeu minha atenção. Mas duvido que o final seja pior do que o de Popular e o de Odyssey 5!! ou ainda o de Reunion!!!

    Vou continuar… mesmo que o final seja pessimo.

  16. HELCIO JOSE FIGUEIRA

    Grande atuação do obscuro Jeremy Sisto que tem no seu curriculum atuação como Jesus de Nazareth, Timoth Huton esta muito bem, Dan Delany foi um promessa nos anos 90 e mostrou muito talento como tambem Delroy Lindo, e uma pena que não emplacou nos EUA.

  17. Pingback: AMC Prepara Novo Hit « Séries Addict

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account