Log In

Gastronomia

Kedgeree para passar o tempo em Downton Abbey

Pin it

Daisy:
“Parece comida demais, já que estão todos de luto.”

Mrs. Potmore:
“Nada deixa mais faminto ou cansado do que tristeza. Quando minha irmã morreu, que Deus abençoe sua alma, eu comia quatro pratos de sanduíches de uma vez e dormia o dia todo.”

Daisy:
“Aí sentia-se melhor?”

Mrs. Potmore:
“Não muito, mas passava o tempo. Oh, meu Senhor, este ovo picado devia ter sido polvilhado por cima da galinha.”

No primeiro episódio da série inglesa Downton Abbey [exibido originalmente em 26/9/10] os personagens acordam com a notícia do naufrágio do navio Titanic. Além da consternação geral que esse tipo de notícia provoca, a fração aristocrata dos habitantes da propriedade condói-se pelos amigos e conhecidos que se aventuraram a cruzar o oceano Atlântico rumo à América e perderam a vida no acidente, mas logo um telegrama traz um caráter mais pessoal ao evento: o herdeiro de Lorde Crawley estava entre as vítimas.

Robert e Cora Crawley tiveram três filhas e, de acordo com o estatuto, seu herdeiro deveria ser de linhagem masculina. O filho de um primo de Lorde Crawley herdaria a propriedade e estava noivo de Mary, a filha mais velha do casal e favorita do mordomo, Mr. Carson. A família providenciou um memorial já que não era possível fazer o funeral dos primos. Os funerais eram verdadeiros eventos sociais na Era Vitoriana e mantiveram tal status mesmo durante a Era Eduardiana [ou Belle Époque] cujo período final é retratado nessa primeira temporada da série.

Downton Abbey - Episode 1

Mesmo a fração não-aristocrata dos residentes de Downton Abbey sentiu-se afetada pela reviravolta de acontecimentos, com os criados inseguros com a mudança de herdeiro: um outro parente distante, advogado. Para as pessoas da época, um verdadeiro aristocrata não tem emprego – a Condessa Viúva, Lady Violet [Maggie Smith, vencedora do Emmy por este papel], nunca ouviu falar em finais de semana!

O noivado de Mary não fora anunciado à sociedade e era de conhecimento exclusivo da família, o que significava que toda a criadagem sabia, é claro. Portanto, a cozinha – que já é um lugar normalmente animado no dia a dia – encontra-se fervilhando de atividade e fofocas neste episódio.

Mrs. Patmore:
“William, quer parar de conversar e levar este kedgeree para cima? E tome cuidado, o fogareiro está aceso.”

Downton Abbey - Episode 1

O kedgeree é um prato inspirado nas culinárias hindu [arroz e especiarias] e inglesa [peixe e ovo]; seu nome deriva de kichiri, um prato de arroz e feijão ou lentilhas que remonta ao século 14. Alguns historiadores creditam a popularidade deste prato entre os colonizadores britânicos à sua consistência de papa, que era agradável para os que sofriam com doenças tropicais, enjoos ou ressaca de bebedeira. Quando voltaram para casa trouxeram a receita do kichiri, acrescentando o peixe defumado e os ovos cozidos típicos da culinária local.

A receita – Kedgeree

Ingredientes:
450 g de arroz basmati
500 g de peixe defumado
120 g de manteiga
1 cebola grande, picadinha,
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, fatiada fininho
2 colheres [sopa] de cardamomo em pó
1 colher [sopa] de curry em pó
2 ovos cozidos duros, descascados e cortados em quatro partes
um punhado de cebolinha, picado
meio limão, cortado em quatro partes
um punhado de coentro, picado

Downton Abbey - Episode 1

Modo de fazer:
Lave o arroz e deixe-o numa tigela grande coberto de água fria por meia hora. Escorra, transfira para uma panela grande e leve ao fogo médio com 600 ml de água. Assim que ferver dê uma boa misturada com um garfo, tampe bem a panela e diminua o fogo para baixo.

Cozinhe durante 25 minutos e apague o fogo. Não destampe a panela! Enrole uma toalha úmida nela e deixe descansando por cinco minutos. Depois desse tempo, misture o arroz com um garfo para soltar os grãos.

Em uma frigideira alta, coloque o peixe com o lado da pele para cima e cubra com água fervendo. Deixe-o em fogo médio quieto por dez minutos [ele não vai a lugar nenhum] e então retire a pele. Desmanche a carne em pedaços grandes com os dedos.

Derreta a manteiga em uma frigideira grande no fogo baixo até borbulhar e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente a pimenta, o cardamomo e o curry, misturando bem por uns dois minutos. Junte o arroz e misture até que os grãos estejam soltos e embebidos nas especiarias. Acrescente os pedaços de peixe. Prove e acerte o sal, se necessário.

Coloque os ovos por cima, salpique com a cebolinha e o coentro. Sirva com o limão, que deve ser espremido por cima na hora de comer.

Notas pessoais: esta receita rende quatro porções e tem nível de dificuldade médio. O peixe defumado não é tão fácil de encontrar no Brasil, mas pode-se substituir pelo bacalhau [que deve ser dessalgado primeiro, claro]. Idem para o arroz basmati – Jamie Oliver usa arroz comum e o cozinha igual macarrão: com muita água, que depois escorre. O kedgeree era consumido no café da manhã, numa época em que as pessoas faziam seis refeições diárias. Hoje em dia é uma boa opção de almoço em casa ou mesmo pra levar na marmita, ideal para o verão que se aproxima por ser leve, fresco, de fácil digestão.

O kedgeree do Jamie Oliver http://www.youtube.com/watch?v=4wPgabUBAuQ

Nota muito pessoal: eu não gosto de coentro, sempre substituo por salsinha. A água em que o peixe foi cozido pode ser aproveitada para cozinhar o arroz, depois de fria. Mas, errr… Não precisa contar pra Lady Violet que eu disse isso.

Séries citadas:

11 Comments

  1. Anônimo

    Agora vou ter que ver essa série, adoro uma história passada na Inglaterra Vitoriana. E adoro o jeito como você une série, história e culinária, Lu!

    P.S.: Também não gosto de coentro, substituir por salsinha é ótima ideia!

  2. Anônimo

    flávia, que legal saber que também curte obras inglesas de época! eu gosto especialmente das que se passam na regência e na era vitoriana. o) da eduardiana já tem bastante elemento industrial e “proletário”, mas é legal pelo aspecto das mudanças sociais que ocorrem por causa disso. 

    tou com a segunda temporada de downton abbey aqui, esse tipo de série é mais interessante assistir em maratona.

  3. Anônimo

    Adoro! Mas sou falha na leitura, só li um livro de Jane Austen, o “Orgulho e Preconceito”…

  4. Mônica Almeida

    Lu, deu vontade de experimentar essa receita. Quem sabe eu não me aventuro um dia?
    Comecei a ver Downton Abbey recentemente e estou amando.

  5. Pingback: Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Raquel Camurça

    Comecei a assistir Hart of Dixie depois de ver o post do Gumbo, e me apaixonei pela série. E olha que nem gostava da Rachel Bilson [ainda não gosto muuuito, mas…] Agora fiquei curiosíssima sobre essa série tbm.. vou já conferir.

  7. Raquel

    Comecei a assistir Hart of Dixie depois de ver o post do Gumbo, e me apaixonei pela série. E olha que nem gostava da Rachel Bilson [ainda não gosto muuuito, mas…] Agora fiquei curiosíssima sobre essa série tbm.. vou já conferir.

  8. Anônimo

    a vantagem de downton abbey é a duração, são só 7 ep nas primeira temporada e 8 [ou 9, não lembro. na segunda. dá pra assistir tudo num fim de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account