Log In

Opinião Reviews

Ídolos 2009 estreia na Rede Record

Pin it

Ídolos

Esta semana aconteceu a estreia de Ídolos 2009. A espera foi longa, uma vez a que a Rede Record vem anunciando o programa desde a campanha institucional do final do ano passado. Como esta é a segunda rodada realizada pela emissora, melhoras significativas na produção eram esperadas. Vimos algumas diferenças sutis. Por exemplo, a desenvoltura de Rodrigo Faro e os próprios textos criados para o mesmo não deixaram nada a desejar.

Outra mudança, que não sei se durará por toda esta fase, foi a redução de situações constrangedoras com os candidatos. As que foram ao ar eram até engraçadas, uma vez que todas essas situações me deixavam apenas com vergonha alheia e nada mais.

As audições desta temporada começaram em Fortaleza, Ceará, durando um programa e meio. O início das audições de São Paulo completou os dois programas semanais. O curioso foi a escassez de talentos encontrados no nordeste. Esta audição teve o menor número de inscritos comparando-a as outras cidades.

Decepção maior foi com os jurados do programa. Luiz Calainho, Paula Lima (muito melhor com seu novo visual) e Marco Camargo se mostraram estagnados, sem trazer qualquer evolução ao seu papel. Destaque (negativo) para Luiz Calainho que se mostrou ainda menos adequado à função. Causava irritação vê-lo elogiar um candidato e votar não. Isso me pareceu intencional, a fim de proporcionar tensão ao candidato e, consequentemente, ao público. Irritação maior foi a briga entre os mesmos. Para quem não assistiu, ela se deu pelo fato de que, todo candidato que tocava um instrumento, era orientado por Calainho a cantar uma música com e outra sem o instrumento. Além de acarretar tempo, a opção é inválida, pois prejudica os outros competidores e quebra o formato. As audições nessa fase devem ser realizadas sem acompanhamento exatamente para expor o candidato, com isso teremos uma idéia de que, com acompanhamento, ele se sairá muito melhor. Marco Camargo está, sem dúvida, mais ácido e não hesita em falar “nãos” categóricos ou críticas mais arrasadoras.

Neste tipo de programa (realities) a medida em que as temporadas vão acontecendo, os produtores tendem a querer gerar certa polêmica. Isso é muito claro se compararmos a “evolução” de exemplos como Big Brother ou os americanos American Idol e America’s Next Top Model. A partir da sua segunda temporada, é sempre colocado um elemento surpresa, um competidor que tem qualquer particularidade polêmica. Vale homossexual, bissexual, morador de rua, possuir cicatrizes, tatuagens ou qualquer deformação pelo corpo, ex-presidiário. Tem que ter algo pra causar. Neste reality não seria diferente e traz nesta temporada um candidato transexual, uma candidata, na verdade, que nasceu homem e agora atende pelo nome de Lívia Mendonça. Mas até mesmo esta exploração foi sutil e a orientação sexual da jovem foi explorada após sua audição de unânime aprovação. Algo que, se não fosse dito, teria passado despercebido pelo espectador que ficou encantado com sua voz.

Na parte cômica do programa, o destaque vai para Luiz Fernando Ricetto. O mesmo alegou ter participado e passado para a próxima fase do processo de seleção do American Idol, quando morava com a família nos Estados Unidos no começo deste ano, mas desistiu de seguir no reality show. Só se Simon Cowell estivesse surdo para passá-lo.

Com um crescimento de 35% em relação a estreia da temporada anterior, foi estranho ver Paula Lima pedir aos candidatos que voltem ano que vem. As notícias que rondam os bastidores apontam esta temporada de Ídolos como a última da emissora. Com o aumento de audiência, a conversa pode mudar.

Séries citadas:

5 Comments

  1. Lara Lima

    Um candidato transexual?? Se você não fala eu ia morrer sem saber. Essa Lívia é aquela que cantou Bethania??

    E com certeza, só se Simon Cowell estivesse surdo e cego pra passar Ricetto…sem comentários.

  2. Pedro

    Tenho um blog de cinema e tv e adorei seu blog, gostaria de fazer uma parceria em forma de troca de links
    Se tiver interesse mande noticias.

    Lostemarvel.blogspot.com

  3. Anonimo

    Xiiiii!
    Esse fernando ta se achando!
    Olha só que Figura! Nunca vi mais mentiroso!
    Olha que mentir faz o nariz Ficar BIG!! rsrsrs
    é, tipo assim, Já ta um pouquinho. rsrsrs
    Sei Que ele trabalharia muito bem na Guess dos EUA…
    …Como Faxineiro ou coisa e tal, pois ele é muito humilde, nao se importa de trabalhar mesmo que seja como faxineiro, afinal não foi ele quem desistiu do American Idol mesmo tendo passado no teste?
    RSRS

    Espero que ele aprenda que a mentira nem sempre vale a pena.

  4. Angelica

    Ele ainda teve a cara de pau de dizer que os jurados não eram produtores e nem entendiam coisa nenhuma!
    Onde já se viu não aprovarem ele?? ele só desistiu do american idol por medo da hostilidade dos americanos, que modesto..
    rsrs

  5. Rodrigop

    Achei que o programa melhorou consideravelmente. Aind acho o Rodrigo Faro insuportável mas tudo ficou menos cafona.
    Agora, realmente a Paula falando pro candidat voltar ano que vem causou estranheza. Talvez quando foi gravado a Record ainda não tinha anunciado. Acho triste acabar, apesar de tudo ainda gosto da versão brazuca. Mas acho que a boa audiência se deve ao fato daquele…hum…programa “A Fazenda”. Agora que acabou e não vai ter nada de melhor antes de Ídolo a audiência pode voltar pro seus 8, 10 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account