Log In

Reviews

How I Met Your Mother – The Broken Code

Pin it
Série: How I Met Your Mother
Episódio: The Broken Code
Número do Episódio: 9x04
Exibição nos EUA: 07/10/2013.
94.333333333333
4.7
3

“Nota máxima? Como assim? Foi no máximo um bom episódio!” é o que a maioria deve pensar. Calma, eu explico o porquê The Broken Code me fez ficar com um sorriso na cara ao fim do episódio, e se você não concordar com todos os pontos aqui apresentados, sinta-se à vontade para avaliar o episódio também.

A primeira cena – onde Barney revela que viu Ted e Robin de mãos dadas – determinaria o rumo do episódio. Barney poderia fazer piada ou querer espancar Ted pelo acontecido. A cena se desenrola e parece que teremos um episódio cheio de piadas, mas eis que How I Met Your Mother, em plena sua nona temporada, brinca novamente conosco. Ao longo do episódio percebemos que Barney não engoliu ver seu melhor amigo e sua futura esposa juntos. Demonstrar a insatisfação de Barney com algo extremamente sério de maneira cômica é o maior acerto do episódio.

How I Met Your Mother_The Broken Code_2

Falando em acertos, Marshall interagindo através do tablet com suas caras e bocas me fez dar boas risadas. Se Neil Patrick Harris é um show solo de humor, Jason Segel é o plano de fundo perfeito para potencializar gargalhadas. Já estava passando da hora do ator aparecer mais, pois ele estava quase tão sumido quanto a Mãe.

Pulando para o clube das mulheres, Robin e Lily têm um enredo nesse episódio como há muito não tinham: de aproximação. Lily acaba fracassando na festa de despedida de solteira de Robin porque na verdade sua amiga não consegue fazer amizades com outras mulheres. Mas quando ela vê que Robin possa “escapar” e talvez deixá-la de lado, vemos o sonho lésbico, que desde a primeira temporada mora nos sonhos da mãe de Marvin, aflorar para manter a amizade das duas em segurança.

How I Met Your Mother_The Broken Code

Eu não sei quem foi o gênio que introduziu o Bro Code nos enredos da série, mas esse cidadão merece palmas de pé. Ao contrário de uma amizade de mulheres, onde cada frase solta pode significar um “recalque”, homens são mais fáceis de se conviver e o Bro Code é a simbolização dessa amizade masculina. No episódio vemos Barney, Ted e Marshall debaterem se o livro foi desrespeitado por Ted. É muito divertido ver que apesar do impasse entre eles, sua amizade nunca fica de lado.

Ted jura sobre o livro que jamais irá interferir entre Robin e Barney, mesmo admitindo que ainda sente algo por ela. Atitude mais nobre e honesta possível, nada menos do que esperamos dele, afinal de contas. Mas então vemos algo que não esperávamos: Barney aceitar isto. Em nenhum outro momento, durante todas as antigas temporadas, esse personagem confiaria deste modo em alguém…

As duas cenas finais equilibram o episódio que foi tão forte no quesito laços de uma amizade. Eles nos fazem rir. Ted é novamente o padrinho de Barney (mal posso esperar pelo clássico Schmosby) e How I Met Your Mother consegue mais uma vez andar numa linha cuja qual ela se acostumou: conseguir fazer com que o público se importe com seus personagens, mas sem nos privar das risadas de uma sitcom.

PS: Thank You, Linus.

Séries citadas:

Estudante de jornalismo que se identifica no humor de House, é fascinado pelo universo de Westeros e pragmático ao estilo Francis Underwood. Noivo da melhor mulher desse mundo que por sorte também adora debater sobre séries.

5 Comments

  1. Soraya

    Sinceramente, eu nao sei o que é pior: voce da uma nota maxima para um episodio mediocre que beira ao ridiculo ou o comentário um pouco machista sobre amizade entre mulheres. Serio.
    Mas enfim, eu ainda estou procurando nesse episodio as piadas engraçadas e nao as forçadas, geralmente oriundas de cenas com o barney(nunca fui muito fã do personagem e sou menos ainda do casal que ele forma com a robin).

  2. João Freitas

    Respeito tua posição Soraya, mas a própria Robin faz chacota da amizade feminina. Por favor, leve na esportiva. E se as piadas do Barney estão forçadas agora o que dizer do pedido de casamento da temporada passada? Aquilo sim foi forçado. Desculpe se você não gosta do casal, a temporada inteira vai girar em torno do casamento deles, é melhor se acostumar.

  3. Soraya

    hahahaha! Eu to levando na esportiva. Agora to relendo meu comentário e eu realmente estou parecendo muito brava. Dsclp! rs
    E sim, eu sei que o comentário foi por causa da storyline da robin no episódio. Mas mesmo assim…

    Por mais que a temporada inteira se passe em torno do casamento deles, realmente espero o mínimo de cenas possíveis dos dois juntos.

    E concordamos em uma coisa (YAY): o pedido de casamento foi realmente forçado. Assim como a despedida de solteiro do barney (e todas cenas desse casal feio bobo que odeio hahaha).

    :)

  4. João Freitas

    Marshall e lily>Robin e barney, mas nao os odeio não haha. Desculpe se pareci machista ou ofensivo demais. Entrei na onda do episódio que foi mais masculino mesmo e talvez tenha exagerado. Um abraço.

  5. elisa

    Ótimo episódio! Nota do reviewer merecida!
    A série sempre beirou ao ridículo…essa é a sua graça! Se não gosta, não sei porque a acompanha há 9 temporadas??????
    Não gostar de um casal do show não faz o episódio ser ruim. É um problema pessoal de quem assiste e não da série (recado para soraya).
    Nada de machista na review: o episódio é sobre o Bro Code, e a relação entre amigos homens, hello?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account