Log In

Reviews

Haven – Stay

Pin it
Série: Haven
Episódio: Stay
Número do episódio: 3x02
Exibição dos EUA: 28/09/2012
71.333333333333
3.5
3

Em Stay, Duke tenta descobrir a identidade do Caçador e Audrey e Nathan cuidam de mais uma situação, no mínimo, estranha.

Como efeito da perturbação desta semana, cachorros transformavam-se em humanos. Tor Magnusson, dono de uma fazenda nos arredores de Haven, levou Jesse, o animal de estimação de seu filho, ao canil da cidade para ser sacrificado. O cachorro estava doente, e ele, por egoísmo, não queria assumir os custos do tratamento. Mas o que ele não sabia era que sua perturbação se manifestava quando, demonstrando crueldade para com um animal, este se transformava em humano. Quando ele deixa o canil todos os cachorros se transformam e saem pela cidade, procurando alimento. Uma parte desta matilha, volta com Jesse para a fazenda e leva Liam, filho do fazendeiro, para a floresta, numa tentativa de proteger o menino.

No meio do caminho entre a transformação de Jesse e o rapto de Liam, Audrey e Nathan entram em cena para desvendar mais este mistério. Entra em cena também a Dra. Callahan. Psicóloga designada pela prefeitura para fazer uma avaliação da agente Parker, ela está familiarizada com os casos de Nathan e Audrey, pois trata, também, dos cidadãos acometidos pelas perturbações. E se Audrey, como sempre, consegue descobrir a natureza da perturbação, a Dra. Callahan tem papel decisivo na solução do caso, pois consegue prever os comportamentos dos protagonistas da história. É a médica que percebe que, se ao tratar o animal de forma cruel, este acabava se transformando em humano, tratando-o com humanidade, o efeito poderia ser o contrário.

O caso desta semana só não foi o pior da história de Haven, porque tenho o consolo de pensar que o episódio bem poderia ser um alerta. Quantos animais estariam se transformando por aí se a habilidade de Tor Magnusson fosse contagiosa? E, pelo menos, na tela, aqueles que defendem a proteção aos animais, tiveram um gostinho de vingança.

O destaque do episódio, no entanto, ficou com Duke, que, juntamente com Dwight, pressionou Vince e Dave para saber mais sobre o Caçador. Os irmãos ainda continuam discutindo sobre a pertinência de revelar mais do sabem sobre o passado de Haven e, desta forma, a história vai sendo revelada a conta gotas.

Duke descobre que o Caçador não é uma pessoa, mas uma chuva de meteoros que acontece a cada 27 anos, vinda da constelação de Órion, e nestas ocasiões Lucy, Audrey, ou seja quem for a agente Parker, desaparece. O evento está para se repetir dali a 49 dias e Audrey vai ter que correr contra o tempo para desvendar o mistério.

Uma das implicações mais imediatas da revelação de Duke, é que, aparentemente, Audrey irá se afastar de Nathan, apesar dos conselhos da Dra. Callahan. Bom para a série que mantém a expectativa do relacionamento dos dois. Ruim para aqueles que desejam que Nathan e Audrey se acertem. Mas, entre uma e outra situação, Duke tem razão, pois como ele mesmo afirmou, se ele estivesse no lugar de Audrey, gostaria de saber sobre o Caçador. Aparentemente, também, Duke será mais companheiro de Audrey nesta jornada do que Nathan, a não ser que a Dra. Callahan consiga influenciá-la a romper a barreira que fatalmente Audrey tende a colocar entre eles.

Do episódio restou uma pergunta: se o Caçador é uma chuva de meteoros, quem raptou Audrey e invadiu o escritório de Vince e Dave?

Para terminar, devo dizer que não li The Colorado Kid, conto de Stephen King que inspirou Haven, mas que estou providenciando sua leitura, porque esta terceira temporada adquire, cada vez mais, a marca bizarra do autor.

E para quem prefere acompanhar o seriado pela programação do Brasil, uma boa notícia. Hoje a noite o Syfy exibe o primeiro episódio dessa terceira temporada.

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

1 Comment

  1. Pingback: Destaques na TV – Segunda, 8/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account