Log In

Reviews

Haven – 301

Pin it
Série: Haven
Episódio: 301
N° do Episódio:3x01
Exibição nos EUA: 21/09/2012
75.5
3.7
2

301 mostrou algumas mudanças significativas no comportamento dos personagens principais. O que pode ser bom ou ruim, dependendo de como será desenvolvida esta temporada. Mas tais mudanças acabaram por me deixar com a sensação de uma certa estranheza entre o que foram e como, de forma tão abrupta, acabaram por se apresentar neste episódio.

Nathan deixou aquele ar doce de menino comportado e equilibrado, para assumir um tom mais soturno e agressivo. Se sua nova forma de agir foi uma resposta a uma situação específica (afinal Audrey havia sido seqüestrada e ele estava desesperado), ou se o seqüestro foi o estopim para que aflorasse nele sentimentos e comportamentos adormecidos, é algo que ainda está para ser observado durante esta temporada. Tomar a iniciativa de fazer a tatuagem, já diz muito sobre esse, talvez, novo Nathan. Particularmente, acredito que, em meio a tantos acontecimentos estranhos e conflitos que a cada episódio tendiam a se intensificar, o seu comportamento assegurava um equilíbrio pacífico a Haven.

Audrey mostrou-se mais fragilizada. Aliás, foi o primeiro episódio em três anos em que ela demonstrou medo genuíno. Essa fragilização do personagem condiz com uma certa, ainda que sutil, inversão de papéis em sua relação com Nathan. Ela ainda continua a buscar quem realmente é; sua habilidade para lidar com os eventos sobrenaturais que atingem Haven e seus habitantes continua a mesma, mas o personagem pode se tornar um pouco mais emocional e menos auto-suficiente.

E nesse redemoinho de trocas de sentimentos e comportamentos, Duke, foi o mais linear. Desde a primeira temporada demonstrou ser um verdadeiro “bad boy”, aquele sujeito que à primeira vista parece unicamente interessado em salvar seus interesses, mas que, lá no fundo, não consegue deixar de salvar a garota, o amigo (que insiste em rejeitá-lo) e tomar o partido dos mocinhos. De lá para cá ele descobriu que alguém com uma tatuagem específica iria matá-lo, correu atrás para identificar quem seria e, no caminho,  descobriu que tinha o dom de acabar com as “perturbações”, desde que estivesse disposto a dar cabo de algumas vidas. Neste início de temporada, Duke, normalmente emocional, conseguiu ser o mais racional. Resta saber como ele irá lidar com todas as vezes em que insistem em ferir seus sentimentos, já que neste episódio parecia não haver muito espaço para ele junto de Audrey e Nathan. Se o que continuará aflorando em Duke são sentimentos que o tornam parte dos mocinhos, ou se ele poderá se juntar aos bandidos, é algo para se observar.

O episódio trouxe ainda mais mistérios que prometem agitar esta temporada. Entram em cena o Caçador, figura responsável pelo seqüestro de Audrey e (quem sabe?) Colorado Kid, que, apesar do que todos pensavam, pode não estar morto. O que ambos têem a ver com as perturbações é outro enigma na ampla lista que assola Haven.

À parte esses novos ou provisórios Nathan, Audrey e Duke, e os novos enigmas que se juntam à lista, tivemos a perturbação da semana que, para dizer o mínimo, foi, em minha opinião, a mais bizarra que já aconteceu em Haven. Bem ao estilo non sense de  Stephen King. Mas se foi estranho ver discos voadores em Haven, mais estranho ainda foi a resolução do caso, com o sujeito simplesmente sumindo na luz; ou o cidadão conseguia criar um disco voador real? Decididamente, neste ponto, eu perdi alguma coisa.

301 merecia também um tempo maior que seus meros 45 minutos. Muitas informações e situações para serem resolvidas em um espaço muito curto de tempo.

Mas, mesmo com alguns poréns, Haven, felizmente, está de volta e continua a estimular nossa curiosidade.

Séries citadas:

Historiadora e professora não praticante. Adora uma boa história, seja ela escrita ou encenada. Atualmente, em seu coração, dividem espaço Person of Interest e Once Upon a Time. A Guerra dos Tronos? Prefere o livro.

1 Comment

  1. Pingback: HAVEN – 301 « telaefolha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account