Log In

Especiais

Halloween em Série

Pin it

Que o Halloween é dia de colocar fantasias, brincar de “doce ou travessura” e de decorar e iluminar abóboras, todos sabem. O que pouca gente sabe é que o termo é uma contração de “All Hallows ‘Evening”. Ou seja, o que antecede o dia de todos os santos, comemorado em 1° de novembro.

Considerado uma comemoração pagã, o Halloween foi a forma encontrada para exorcisar demônios e monstros, antes de celebrar os santos. Assim, ficou fortemente identificado com tudo aquilo que é obscuro, maléfico, diabólico e oculto. Não é a toa que no Brasil a celebração – pouco difundida, já que os brasucas a consideram distante de sua cultura – ficou conhecida como o Dia das Bruxas. E o pouco apego do brasileito à data tem sua razão de ser, tendo em vista que o Brasil é um país majoritariamente católico e o Vaticano já condenou as comemorações à data.

Mas nem só de bruxas vive o Halloween. São inúmeros os monstros, criaturas e bizarrices que tomam as ruas no dia 31 de outubro e que susurram maldições nos ouvidos de quem ousar sair de casa, devidamente fantasiado – para não ser reconhecido pelos reais demônios que vagam pelo mundo – e carregando a lanterna que ilustra a sina de Stingy Jack (sim, aquele mesmo que venceu uma aposta com o diabo, mas depois ficou sem lugar no céu ou no inferno, e seu destino foi vagar pela eternidade com um(a) nabo/abóbora iluminado(a)). Os menos valentes – ou aqueles avessos à festas, bebedeiras e travessuras -, porém, ficarão nos aconchegos de seus lares. Mas nem por isso precisam deixar o Halloween passar em branco. Para celebrar a data com toda pompa e com os gritos aterrorizados que ela merece, basta escolher uma dentra as inúmeras séries de televisão que transformam o Halloween em um evento cotidiano. Elas são tantas que seria impossível lembrar de todas. Mas um esforcinho é válido, ainda mais se é para transformar o Dia das Bruxas em algo que mereça ser lembrado. BWHAHAHAHAHAHA.

Se você tradicional e prefere ver as bruxas em ação, poderá escolher os episódios mais assustadores de Charmed e acompanhar as aventuras das irmãs Halliwell. Se você é daqueles que tem o coração fraquinho e os nervos mais ainda, e prefere rir à ficar com os olhos arregalados, Sabrina, the Teenage Witch é uma boa opção. Afinal de contas, não tem quem não tombe aos pés da simpática aprendiz de feiticeira. Ou a clássica Bewitched, que tornará seu Halloween muito mais divertido.

Ah, você é daqueles que gosta dos vampiros, daqueles que NÃO brilham no sol? Você é um felizardo e terá um Halloween bem movimentado. As opções são muitas. A começar pela mais clássica de todos os tempos, Buffy the Vampire Slayer. São inúmeros os episódios apropriados para a data, e com certeza ver Sarah Michelle Gellar lutando contra o mal faria o Dia das Bruxas de muito marmanjo mais feliz. Se você prefere ver um vampirão musculoso em ação, o spinoff de Buffy, Angel, é uma boa pedida. Quer romancezinho? Aconselhamos uma conferida em The Vampire Diaries, que mais que assustar, faz suspirar. Mas se o seu negócio é um pouquinho mais de adrenalina, com uma pitada de sacanagem, se joga em True Blood. Certamente sua comemoração de Halloween ficará mais caliente.

Aos que estão se perguntando “Eu sou ocultista, adoro dramas sobrenaturais. Assisto o quê?” também não faltam opções. Tá aí Supernatural, que não me deixa mentir. E só escolher um monstrego que te bote medo, dar o play, e deixar os irmãos Whinchester fazerem o trabalho todo. Mas se você é da velha guarda e curte uma coisa mais antiguinha, The Twilight Zone é a pedida certa. É só escolher um dos três ciclos do seriado, de acordo com suas preferências por época. Mas, cá entre nós, seria bom dar uma conferida na série original. Porque sentir medo com uma produção sessentista tem outro sabor. Você também pode recordar os melhores episódios de The Dead Zone e entrar numa vibe Stephen King nesse Halloween. Aos que gostam de dramas espiritualistas, assistam Medium ou The Ghost Whisperer. Só um aviso: não fale ficar com medinho se pipocarem barulhos esquisitos pela casa, ainda que nem todos os fantasminhas sejam camaradas. Grimm e Lost Girl também são boas opções para a data.

Se você está se preparando para o apocalipse zumbi (que deve estar próximo, vamos combinar), é só participar do hit do momento mirando na cabeça e atirando. Rick e cia estão precisando de reforços, e você (com seu machado, revólver ou arco e flecha) seria uma adição muito bem vinda ao time de sobreviventes. Então, dê o play em The Walking Dead e passe o Dia das Bruxas com o estômago embrulhado, assistindo miolos e entranhas voando.

Aos amantes de ficção científica, um conselho amigo. Escolham um episódio assustador de The X Files e passem o Halloween muito bem acompanhados, acredidanto que a “verdade  está lá fora” e “querendo acreditar”. Quem sabe vocês não dão sorte e são abduzidos justamente hoje? Seria um Dia das Bruxas pra ninguém colocar defeito. E se a pedida pra você é um bom horror cercado de mistério, pega o baldinho de pipoca e assista Harper’s Island. São só 13 episódios. Com um esforcinho, dá pra assistir a série inteira hoje. E, sabem como é… privação de sono aumenta o potencial para alucinações. Tenho certeza que seria uma experiência única.

Nossa última sugestão é para aqueles que riem na cara do perigo e não tem medo de lendas urbanas, aberturas assustadoras ou locais assombrados. Pra vocês, a pedida certa é American Horror Story, que acabou de estreiar sua segunda temporada e tá deixando muita gente com medo de passar nos quarteirões dos manicômios. Assistam vários episódios, coloquem a abertura da série em repeat e nunca, nunca mais bonecas vão parecer inofensivas pra vocês. É o Halloween cumprindo seu objetivo.

Qual será sua escolha para hoje?!

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

3 Comments

  1. Raquel Perez

    Mariela, como sempre belíssimo texto!!!
    As séries listadas são maravilhosas. E tenho as minhas preferidas para comemorar este dia. Como sou das antigas, e muito medrosa, ainda prefiro as mais light. Para matar as saudades de minha adolescência começaria com Twilight Zone, depois a antológica X Files e em seguida independentemente da ordem de importância eu ainda reveria Charmed, Medium e Ghost Whisperer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account