Log In

Estilo

Ha Ha Ha… Os suéteres natalinos mais cafonas da televisão!

Pin it

Então é (quase) Natal e eis aqui a última coluna Estilo do ano! E, gente, 2014 passou voando, hein? Chocada. Mas… Como não poderia deixar de ser, as festividades natalinas são o tema da nossa coluna de dezembro. Confesso que não sou nenhuma apaixonada por Natal, acho até meio depressivo, mas é inegável a importância que ele tem nas tradições de países do mundo inteiro. Agora, verdade seja dita: para quem passou a adolescência vendo Eloise no Plaza, na Sessão da Tarde, ter nascido no Brasil, especialmente por causa dessa época do ano, é uma verdadeira injustiça do destino, um infortúnio, uma falta de sorte frustração. A gente não tem neve, pinheiros gigantes, roupas de frio, fumacinha saindo da boca e nem passeio no Central Park decorado. Na melhor das hipóteses, vem aquela chuvinha de verão do nada para estragar a chapinha no cabelo e dar um clima menos “moro num país tropical, abenç…” à ceia.

Mas, de todos os exemplos citados acima, se tem uma coisa que me dói o coração não poder fazer no Natal é justamente não poder usar aqueles suéteres natalinos bregas que sempre aparecem na séries de TV, sabe? É um pior que o outro e parece que as personagens fazem até competição para saber quem se supera no quesito cafonice. Só que, lá, é um cafona glamourizado… Aqui no Brasil, por exemplo, se você usar qualquer coisa de lã na noite natalina vai ganhar por cafonice, sim, mas é desidratado.

Por isso, para celebrar o Natal diretamente das terras tupiniquins (e eu não odeio o Brasil, não me entenda errado), essa coluna vai dar sequencia a uma tradição natalina digna dos brasileiros: gorar admirar o suéter alheio. Mas, antes, um pouco de história.

ORIGEM

O suéter, mais comumente feito de lã, no formato de uma blusa com gola V, está presente no guarda-roupa de homens e mulheres nos quatro cantos do planeta desde o século 19. É verdade que, por algum tempo, ele saiu de moda. Muita gente o considerava “uniforme do vovô” e não arriscava usá-lo nem sob tortura. Mas, a partir do final dos anos 90 ou começo dos anos 2000, eles voltaram a cair no gosto dos fahionistas de plantão e, desde então, são uma peça coringa para qualquer pessoa e se adequam desde às situações formais como, também, às mais casuais. Coincidentemente, o suéter natalino, propriamente dito, se tornou bastante popular mais ou menos nessa época. Não se sabe ao certo quem começou com essa tradição, nem quando exatamente ela foi iniciada, mas publicações americanas, como a respeitada Times, consideram que o comediante Bill Cosby contribui com a popularização dessa vestimenta de forma humorada. É que, na década de 80, ele estrelou uma das sitcoms mais famosas da NBC, The Cosby Show. Na atração, seu personagem Dr. Cliff Huxtable era conhecido por usar suéteres estampados, digamos, bem originais…

cosby

Além disso, o filme National Lampoon’s Christmas Vacation (Férias Frustradas no Natal, no Brasil), lançado em 1989 e em que o ator Chevy Chase aparecia usando uma versão da peça com estampas natalinas, pode ter sido definitivo para que o suéter entrasse, de vez, nas comemorações de Natal.

chevy1

Foi no final da década de 90 e comecinho dos anos 2000, que os suéteres natalinos bregas (conhecidos como Ugly Christmas Sweater) viraram febre sobretudo no hemisfério norte, onde inclusive festas temáticas são realizadas e cada um exibe seu modelito de gosto duvidoso. E isso se reflete no conteúdo das séries de TV. Para que um episódio de Natal não decepcione, ele precisa ter o bom e velho suéter natalino. Então, a gente separou 15 deles para rir e, quem sabe, se inspirar… Ou não.

1) SETH COHEN, O ENTUSIASTA

suéter1

Apesar de sua família por parte de pai ser judaica – e não celebrar o Natal -, Seth Cohen era um verdadeiro entusiasta das festividades natalinas. O amor era tanto que ele, provavelmente, até já dormia com o suéter para não perder nenhum tempo.

2) COMO ENTUSIASTA, UM DITADOR DE TENDÊNCIA

suéter2

Dito isso, o Seth era praticamente a Glorinha Kalil dos Natais. Por isso, anota aí: a estampa de rena é um must have.

3) CAFONICE EM FAMÍLIA

suéter6

Em Modern Family, é verdade, todos os personagens são “peculiares” o ano inteiro… mas, no Natal, eles capricham!

4) FLOQUINHOS DE NEVE

suéter9

Ainda em Modern Family… Vai dizer que você não achou um bapho esse suéter bordado com floquinhos de neve do Cameron?

5) MAIS FLOQUINHOS, POR FAVOR

suéter12

É tão cafona que até a Betty, a Feia, a rainha de todas as cafonas, aderiu aos floquinhos.

6) COMBINANDINHO EM 30 ROCK

suéter7

O Natal é dia de se unir e esquecer todas as ~diferenças~. Literalmente.

7) DIGAM “GLEE”

suéter5

O cartão de Natal da série mais magya da TV!

8) SEJA INVERNO OU VERÃO

suéter11

O tempo pode ser de sol na Filadélfia, mas Charlie não resistiu ao suéter de lã natalino. Não julgo.

9) SUÉTER “O AMOR É BREGA”

suéter15

E How I Met Your Mother também. Vai falar que você não disse “Owwwwn” com essa demonstração pública de afeto em plena noite de Natal?

10) SUÉTER FOFINHO 2

suéter14

Kristen Bell, a Veronica Mars, e o marido Dax Sherpard (Parenthood) são naturalmente um casal fofinho. Mas, esse ano, eles extrapolaram todos os limites. Em um comercial feito para a Samsung, eles vivem um casal obcecado pela época natalina. No vídeo, Dax ajuda a mulher grávida a organizar o Natal perfeito e usam mais de um suéter cafoninha.

11) You will be upgraded… 

suéter13

Em 2011, Matt Smith, o então protagonista de Doctor Who, e Karen Gillan, a acompanhante do doutor, vestiram suéteres natalinos para gravar uma vinheta de fim de ano da BBC. E, se no Brasil, a gente ri de todas as vinhetas típicas bregas criadas pela Globo, na TV britânica foi a coisa mais linda! Assista aqui.

 12) I’M SEXY AND I KNOW IT

suéter3

Nos talk shows da TV americana, os convidados costumam usar roupas mais discretas e sociais. John Mayer, no entanto, não se intimidou em mostrar seu belo suéter natalino durante uma participação no programa da diva Ellen DeGeneres. Mas, cá entre nós, esse cara seria um charme até vestido de Grinch.

13) SANTA CLAUS FEAT. CARNAVAL

suéter10

No quesito cafonice, tenho que admitir: ninguém ganha do Matt Damon durante uma entrevista ao Today Show.

14) HOBBIT NATALINO

suéter4

Elijah Wood, da série Wilfred e do filme O Senhor dos Anéis, estava bem fofinho na entrevista ao Conan O’Brien, não?

15) CONO’EL

suéter8

Melhor que isso, só o próprio O’Brien e sua trupe inteira – incluindo o cachorrinho – vestidos para a ceia. É muuuuito amor!

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

3 Comments

  1. pedroluiz02

    Mas não é tradição ser ridiculo nessa epoca :? hehe; muito bem humorada essa coluna Estilo, Gabriela.. parabens

  2. Gabriela Pagano

    É tradição, sim. Quanto mais cafona, melhor! haha Obrigada, Pedro =]

  3. rodrigo

    E cade o sueter que aparece no banner desse post? Parece ser o mais legal de todos! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account