Log In

Reviews

Grimm – Tribunal

Pin it

Série: Grimm
Episódio: Tribunal
Número do Episódio: 4×10
Exibição nos EUA: 23/01/2015
Nota do Episódio: 9.5

“Que o Deus da Vingança agora ceda-me seu lugar para que eu possa castigar os ímpios”.

Entre tantos problemas que Nick e sua turma têm a resolver em Grimm, o objetivo principal em Tribunal foi salvar Monroe das mãos dos insanos membros do Reino Wesen. O que parecia de longe um sequestro, no entanto, era muito mais que isso. O ato contra Monroe desencadeia algo muito mais grave, muito além de preconceito, violência gratuita, rituais malignos, fobia, racismo ou intolerância. É algo que reúne tudo isso em um pensamento único e coletivo que ultrapassa a razão.

Grimm 4x10 Tribunal

A violência do Reino Wesen contra um casamento entre duas espécies distintas representa um ódio ao diferente, uma intolerância cruel e sem precedentes ao que não é igual, ao que não seguiu as regras tão cruéis e sem explicação como as pessoas que as criaram. Os atos apresentados em Tribunal foram teatrais, com criaturas “mágicas” de Grimm fazendo parte de algo que se assemelhava aos rituais dos mais diversos, de seitas distintas, que podem ser humanas ou do mundo wesen. Independente de que gêneros forem ou da onde estejam representadas, seitas estão presentes no imaginário, em lendas e na história, contada das mais diversas formas.

Alguém aqui acompanhou a série The Following e lembra da última temporada onde Joe Carroll tomou posse de uma seita se tornando um líder da chamada Corban? Na seita de Joe, ele orientou e influenciou seus seguidores de que a morte era uma libertação. O Reino Wesen se parece muito com a seita Corban, até mesmo nas roupas. A diferença é que ao contrário de exaltar a morte, eles acreditam que espécies diferentes não podem se relacionar.

Grimm 4x10 Monroe

Agora vamos refletir um momento sobre o quanto essa situação é antiga, repetitiva e doentia durante toda a história da civilização. Os judeus, negros e homossexuais são alguns exemplos de vítimas desse ódio gratuito e que, por mais linhas que sejam escritas aqui, continuaremos sem entender como esse preconceito doentio foi possível e, em alguns casos, como ainda é possível hoje em dia.

“Grão-mestre do Reino Wesen: – Como o réu se declara?

Monroe: – Não tão culpado como o resto de vocês.”

Grimm 4x10 Todos

Dessa forma, por ver que não existe argumento eficiente contra o ódio e a intolerância à diferença, que Monroe não se preocupou muito em tentar se defender ou até mesmo em se justificar. O blutbad se restringiu a tentar dar uma lição de moral em alguns dos mascarados que talvez pudessem ter um pouco da mente aberta. Mesmo assim, para qualquer um escondido ali por trás de uma máscara era muito difícil entender algo como o amor incondicional, independente de raça, sexo, idade, classe social ou qualquer outra classificação covarde que as pessoas ainda conseguem achar para impedir que duas pessoas fiquem juntas quando se amam de verdade.

Encerrado o discurso contra o racismo e a favor do amor livre e sem limites, Tribunal também foi um ótimo episódio, com muita ação e a presença eficiente e representativa de praticamente todo o núcleo principal do seriado. Na hora de partir para a briga, os distintivos foram deixados de lado e todo mundo entrou no campo de batalha: Juliette, Rosalee, Nick, Hank, Monroe, Renard e agora até mesmo Wu. A cena do grupo saindo da delegacia após descobrir a localização de Monroe, e com a trilha ao fundo (uma versão diferente da trilha original de Grimm), foi o toque especial.

Grimm 4x10 Wu

Com Monroe a salvo, restou a Nick e Hank garantirem que ele e Rosalee finalmente conseguissem um tempo para sua lua de mel, não tão a sós como o casal esperava, mas depois de tudo que aconteceu talvez seja a única forma de garantirem que eles consigam completar a viagem sem transtornos. Para quem ficou em Portland, restou o foco em seus próprios problemas. Wu resolveu gastar horas pesquisando o mundo wesen no trailer da tia Marie e Juliette buscou ajuda em Renard para lidar com sua nova condição de hexenbiest. O grupo de Nick segue crescendo, e mais que isso, adquirindo novas habilidades. Eles vão precisar.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

2 Comments

  1. Alexandre Sousa

    Nick agora tem que começar uma guerra. As primeiras cabeças a rolar devem ser a de Kenneth e Juliette e muitas cabeças reais daqui por diante. Num massacre como nunca se viu. Nick devia se tornar igual ao Justiceiro da Marvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account