Log In

Reviews

Grimm – To Protect and Serve Man

Pin it
Série: Grimm
Episódio: To Protect and Serve Man
Número do episódio: 2×11
Exibição nos EUA: 09/11/2012
80
4
1

“A besta era a personificação do chamado da natureza e algumas naturezas são ouvidas para a sua própria destruição”.

Depois do excepcional episódio anterior, The Hour of Death, era difícil To Protect and Serve Man conseguir seguir no mesmo nível. Apesar disso, todo bom fã que acompanha os últimos episódios de uma série antes de seu hiato espera momentos inesquecíveis reservados para os últimos momentos. Grimm até tentou, mas o episódio dessa semana passou longe do ritmo apresentado na telinha da NBC na semana passada.

To Protect and Serve Man teve seus méritos, sua história foi interessante. Sete anos após prender um homem Hank vê a execução do prisioneiro próxima de acontecer, mas lembra que na época o suspeito disse ter apenas se defendido de homens que tentavam comê-lo. Anos depois, com um parceiro Grimm e várias criaturas wesen na redondeza, Hank teve uma outra perspectiva sobre o caso. Claro que Nick topou na hora ajudar o amigo, mas para descobrir e provar a inocência do preso, Craig Ferren, eles precisavam de muito mais do que apenas descobrir que a “vítima” era um wesen.

A suposta vítima não era qualquer wesen. A criatura é conhecida como “Wendigo”, quem acompanha a série Supernatural deve ter se deparado com um ser muito parecido no segundo episódio da primeira temporada da série, Wendigo. Wendigos são seres canibais e a sua história tem origem na mitologia do povo indígena da América do Norte. Segundo a lenda são seres antes humanos que se tornam assim após passarem fome e precisarem comer seus próprios companheiros. No mundo de Grimm percebemos que eles são realmente muito feios, guardam os restos mortais da suas vítimas em casa, são fortes e proporcionam cenas horripilantes como a preparação de sopa de pé. Quem nunca?

Hank e Nick logicamente foram até o “awesome” trailer do Grimm para pesquisar mais sobre a criatura e descobriram um recorte de jornal sobre um conhecido serial killer americano chamado Jeffrey Lionel Dahmer. Dahmer viveu entre 1960 e 1994 e assassinou 17 homens e garotos entre os anos de 1978 e 1991. Seus crimes eram assustadores, envolviam estupro, necrofilia e canibalismo. Dahmer foi preso em 1991, condenado a 957 anos de prisão, mas acabou assassinado na cadeia por outro preso em 1994. Conhecendo sua história é possível acreditar, assim como os ancestrais de Nick, que Wendigos existem e Dahmer era um deles.

Gosto muito dessas relações históricas com o enredo do seriado. No entanto, apesar da riqueza de informações o ritmo das cenas foi lento, ou era eu que estava com muito sono? Difícil ter certeza, mas sempre acho que ótimos episódios nos deixam bem acordados e sem conseguir piscar os olhos. Nesse quesito To Protect and Serve Man ficou devendo.

Uma das cenas mais interessantes foi a entrada de Nick e Hank no presídio infestado de wesens, até o Grimm ficou com medo e Hank nem quis saber o que o amigo estava vendo. Outra cena me deixou intrigada, na primeira aparição do capitão Renard neste episódio ele aparece usando um anel muito parecido com uma aliança na mãe esquerda. Sendo que ele mora sozinho e nunca percebi referência a uma companheira, ou enxerguei mal ou o anel pode significar uma outra coisa.

Novamente Renard não parece tão malvado assim, apesar de obcecado por Juliette ele está realmente tentando se livrar desse sentimento. Depois de aparecer de ressaca no início do episódio ele liga para Juliette e convence a moça a ir até a loja de Monroe. Obviamente Juliette não imaginava que ia encontrar com um dos melhores amigos de Nick e principalmente que iria sucumbir à atração por Renard e os dois se beijarem bem na frente do blutbad. Parece claro porque Juliette já apareceu em uma próxima cena contando a Nick que gosta de outra pessoa, vai ser difícil Monroe não contar à Nick o que aconteceu.

Juliette está definitivamente intrigada com a mordida do gato e sua obcessão repentina por Renard. A moça pesquisou na internet e indagou Nick, mas o Grimm teme contar novamente a verdade para a moça. No atual estado das coisas acho que Nick deveria levar Juliette para conversar com Monroe e Hank e esclarecer a verdade. Se ela pirar mais um pouco e não acreditar em nada, ainda assim a situação da vida pessoal de Nick não deve ficar pior do que já está.

Enquanto sua vida pessoal se transforma no próprio caos, o Grimm parece estar sendo rodeado de bons parceiros e possíveis apoiadores. Nick e Hank podiam recrutar Ferren, afinal ele matou um Wendigo e deixou outro bem machucado, seria um ótimo acréscimo ao time de Nick. Outro personagem com potencial de ser reaproveitado é a promotora que está concorrendo a prefeitura de Portland. Hank e Nick já estreitaram relações com a possível futura comandante da cidade e isso também é outro ponto a favor da dupla de detetives.

O próximo episódio de Grimm chamado Season Of The Hexenbiest deverá contar com o retorno de Adalind e dessa forma já prevemos alguns desdobramentos em relação ao triângulo amoroso entre Juliette, Nick e Renard. As expectativas estarão lá em cima, é o último episódio do ano e Grimm precisa/deve lançar na audiência um feitiço parecido com o que Juliette recebeu e deixar todo mundo encantado e obcecado pelo retorno da série.

Confira o vídeo promocional do último episódio de Grimm em 2012:

 

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

3 Comments

  1. Ubirajara Júnior Do Carmo

    Cara, eu particularmente curti cada um dos episódios dessa temporada. Desde os dois primeiros violentissíssimos até os menos instigantes. Essa temporada pra mim só tem acertos.

  2. Pingback: Destaques na TV – Segunda, 10/12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account