Log In

Reviews

Grey’s Anatomy – Flight

Pin it

Série: Grey’s Anatomy
Episódios: Flight
Número dos Episódios: 8×24 (Final de Temporada)
Exibição nos EUA: 17/05/2012

Chegou o dia de nos despedirmos da 8ª temporada de Grey’s Anatomy. Essa temporada linda que fez reacender o amor pelo seriado, e que foi uma verdadeira homenagem aos seus fãs e às primeiros anos da série.

E, como não poderia deixar de ser, o encerramento da temporada foi muito bom. Sim, eu adorei o episódio. Vi uma comoção nas redes sociais, pessoas afirmando que essa foi a pior season finale de todas. Que o roteiro foi ruim, que o episódio ficou sem final e o gancho utilizado foi ruim. Discordo veementemente de tais opiniões. E essa review é, tmabém, para explicar o porquê da minha opinião.

Desde a 2° temporada de Grey’s, no famoso episódio-bomba, temos certeza de uma coisa: a série não é UM drama. A série é O drama. Isso significa que deveria existir uma categoria própria pra Grey’s Anatomy – o drama do drama. E logo nos descobrimos outra característica marcante de Shonda: ela faz os personagens sofrer, e mais, ela mata nossos personagens favoritos. Sempre foi assim, e sempre será. Na cabeça da Rainha do Drama saída de ator significa, constantemente, morte. Por que ela gosta de drama. Quanto mais dramático melhor. Então, não é surpresa a morte de um dos personagens mais amado pelos fãs. Lexie se foi. Ela não seria a minha escolha, obviamente. Pra começar eu teria mandado a April no avião, pra mim ela que deveria ter morrido. Talvez, Avery. Ou, no máximo, Teddy. Nunca a Lexie. Mas a Chyler Leigh, segundo informações que rodam por aí, na web, pediu pra sair, para se dedicar a um novo projeto. Aí é dar munição para a Shonda, que juntou a fome com sua vontade de comer.

E a cena da morte foi muito bem feita. Mesmo. A atuação da Chyler foi perfeita, ela se despediu em grande estilo. Foi muito, muito triste. Na verdade, foi quase desesperador. E por isso a cena foi tão boa. Ela ganhou o devido destaque na hora da morte. O que significa que Shonda gosta dela. Senão ela só mandava um ônibus passar por cima dela (piadinha infame).

Claro que xinguei Shonda até a miléssima geração. Especialmente porque se ela pretendia matar Lexie, não devia ter dado falsas esperanças para os nossos corações shippers. Eu estava plenamente convencida que Slexie vivaria casal novamente ainda nessa temporada. Não foi assim que o destino – leia-se drama bitch – quis. E isso tornou tudo mais triste – e inaceitável também; mas somos fãs e infelizmente, nos cabe aceitar as decisões que os escritores fazem, já que reclamar também não adianta. Ou abandonar a série, e não conheço ninguém que pretende abandonar Grey’s por causa desse episódio.

E eu, do alto do meu romantismo, espero um final poético. No melhor estilo Romeu e Julieta, já que achei tão bonito o discurso “de despedida” do Mark pra Arizona. Sei lá, seria uma forma de redenção da Shonda, pra mim. Se outro ocupante do avião morrer, em setembro, creio que deva ser ele. Lexie o estará esperando.

Eu gostei muito do discurso de Yang, sobre bombas, ônibus atropelando amigos e tiroteios. Ela falou um pouquinho do que nós, fãs, pensamos. O Seattle Grace Mercy é realmente um atrativo para a morte. E curti que ela conseguiu manter a calma – embora procurasse feito louca pelo tênis – e dar a volta por cima. Depois de uma 7ª temporada de estresse pós-traumático, Yang conseguiu assumir o controle em uma situação de caos.

Mer também esteve muito bem (à propósito, uma grande atuação da Pompeo). É claro que ela se desesperou. Mer é uma pessoa cheia de perdas, na vida. Mas ela conseguiu colocar as ideias em ordem, fazer uma série de procedimentos em Derek e em Mark, e os dois devem sua vida à ela, principalmente. Foi desesperador ver ela chorando pela irmã, achando que o marido estava morto e ainda dizendo pra Cristina que ela continua sendo sua “person”. De cortar o coração, profundamente.

Arizona, que era a principal aposta dos fãs para ir para a terra dos pés juntos, sobreviveu. E apesar de estar enxergando o próprio osso e cuspindo sangue, ela também manteve o controle e até acalmou o piloto do avião. E suas palavras para Mark, sobre sua família, foram belas. Acho legal que ela, depois de todos os problemas que os dois enfrentaram, seja a pessoa que está ali por Mark, nesse momento tão devastador pra ele.

Antes de comentar as outras tramas do episódio, preciso dizer que adorei a forma como a transição de cenas foi feita, mostrando o hospital e a mata. Mostrou a posição antagônica de ambos, a calma conflitando com o desespero.

Gostei da trama da Teddy, e do desfecho que deram pra ela. Gostei mesmo. Não acho que foi desperdício de tempo de episódio ou coisa assim. A redenção dela veio naquele discurso sobre lealdade, pra Owen. Embora eu ainda ache que o Owen não agiu totalmente correto (agora, achei louvável ele demití-la, mas ficar sem checar os recados foi mancada!), Altman supervalorizou a situação toda, compreensivelmente. Foi ótimo vê-los novamente como amigos, e sentirei falta da Teddy na próxima temporada – se não houver reviravolta nenhuma e ela não decidir ficar. A beleza do final do episódio é justamente essa: tudo pode acontecer quando setembro chegar. E adoro surpresas.

Não gostei do tempo que dedicaram à Bailey e Ben. Pra mim foi excessivo. Fico triste em ver Miranda reduzida à um personagem secundário. Mas fiquei feliz que, aparentemente, os dois acertaram os ponteiros e na próxima temporada não haverá mais mimimi.

Callie e o Chief serviram como o alívio cômico do episódio – ainda acho que Callie ficou “cômica” demais. Esses momentos eram necessários pra que conseguíssemos secar as lágrimas antes de recomeçar a chorar. Mas é óbvio que as tramas que eles estavam envolvidos eram de menor importância.

Em April e Jackon nem prestei muita atenção, só sei que eles falaram sobre amizade. E curti bastante a cena da ligação do Alex, explica bem a motivação dele pra sair. E talvez explique o porquê dele ficar, na 9ª temporada – minha aposta.

No final das contas, um episódio “inacabado”. Um ótimo cliffhanger (gancho é exatamente isso, minha gente. Final sem final), na minha opinião. Além de deixar as perguntas “quem mais morrerá?”, ainda deixa a pessoa pensando “quem permanecerá na próxima temporada?”. E como reagirão os outros médicos, quando soberem? Ótimas perguntas, pra mim. E que deixarão todos os fãs ansiosos pela season premiere da próxima temporada.

Finalizando, preciso dizer que adorei escrever pra vocês sobre meu seriado favorito, especialmente sobre essa8ª temporada, que foi o renascimento da série. Obrigado a todos pela companhia. Até a nona temporada, pessoal!

P.S.: críticas abaixo em 3…2…1!

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

26 Comments

  1. Anderson Narciso

    Adorei a review Mariela e é bem isso o que eu acho! Na verdade estão enchendo a boca para falar mal deste episódio, mas tenho certeza que o que pesa para falarem mal é a morte da Lexie. Grey’s já teve season finales BEEEEEM piores (vide a season finale da sétima – me diz algo de extraordinário que aconteceu nela?). E na boa? A desculpa de que foi muito corrido não me cai! O que iriam mostrar mais ali? A série não é Lost. Teve de mostrar o que mostrou! E teremos mais… é só o fã de Greys saber esperar até setembro para ver o que acontece depois! Cada palavra sua eu defendo, e repito que esta é uma das melhores season finales! 

    Roteiro mal construido, este episódio está longe de ter! 
    Parabens pela review :)

  2. Dierli M Santos

    Bom, eu não gostei tanto do episódio, mas também não achei esse horror que estão falando. Acho que talvez tenha sido pelas altas expectativas (Shonda não parava de falar e twittar sobre), mas achei que, para um episódio, especial assim, faltou algo.

    E nem foi pela morte de um personagem que gosto que falo isso. Ainda acho que se fosse Teddy ou April, não teria o impacto. Mas é pq o ep começou irritante, Arizona gritando e Yang procurando um tênis, oi?

    Aí eu super preocupada com o pessoal sobrevivente e tinha que ver coisas que eu absolutamente não suporto como Bailey e Ben (Bailey foi só humilhação nessa temporada, que saudade da Nazi).Pior que a despedida da Teddy até me emocionou um pouco. A morte da Lexie eu acho que precisava ser melhor, mas a atriz mandou bem.Enfim, sei que muita coisa ficou para a próxima temporada, mas ainda assim achei que Shonda poderia ter feito a execução melhor. Meu problema nem é com a ideia, mas o jeito que as coisas aconteceram mesmo.Mesmo assim, não vejo a hora de ver as pessoas do hospital descobrindo, a reação deles etc.espero que teddy, kepner e avery não mudem de ideia depois disso. Karev quero que fique. Ainda assim, achei essa temporada ótima.

  3. Bruna

    Exatamente o que eu pensei sobre este episódio. Incrível!!!!!
    Talvez eu goste de sofrer mesmo, pois adorei que ficou tudo em aberto para a temporada que vem. Como não ficar com raiva do lado “alegrinho” do hospital enquanto o desespero/desamparo tava rolando com o povo perdido no mato? O contraponto entre os dois lados foi ótimo. Só não gosto da Miranda e sua história enrolada. Acho que se a Arizona sobreviver, talvez tenha uma história interessante ( além de ser mentora do Alex).
     Tudo pode mudar a partir deste episódio!!!!
    O que foi a Ellen e a Sandra!!! Arrasaram. Morri com a Meredith primeiro chorando desesperadamente pela irmã e depois tentando se segurar enquanto Derek pergunta sobre a Lexie.

  4. Fernanda

    Tá,o final de Greys Anatomy foi um exagero no drama, mas só um desastre faria que todos mudassem de ideia e resolvessem ficar. Então, vamos parar de reclamar!!

  5. acerola

    eu sou uma das pessoas que ficou mais irritada do que comovida pelo episódio. acho que ele foi mal executado, não gostei muito do desenvolvimento e nem do final em aberto. mas acredito que  o início da próxima temporada vai ser legal, podendo mostrar a reação dos outros e as consequências do acidente. só que como season finale o episódio me decepcionou.

    outra observação de cena desnecessária/irritante: a kepner preocupada que não é mais virgem enquanto os outros estavam lá morrendo.

  6. Bruna

    Eu amei o episódio. Pra mim ficava só centrado na floresta, mas adorei a alternância de cenas. A Chyler e o Eric mandaram muito bem na cena em que a Lexie morre. Chorei quando o Mark falou que amava ela e eles deviam casar e ter filhos, por isso não podia morrer. E a Meredith chorando quando ficou sabendo? Nossa, tristeza total. Se eu pudesse ter escolhido quem matar dali, seria a Cristina.

    Enfim, gostei de como o episódio terminou. Deixa a gente ansioso pra saber o que vai acontecer quando a série voltar (por favor, não mate o Mark, Shonda). Vai ser triste ver a série sem cenas entre Mark/Derek (aliás, o jeito que ele olhou pro Mark quando ele perguntou da Lexie pra Mer foi de matar).

  7. Lucy

    Eu adorei o episodio. Nao acho que tenha sido corrido…

    Posso dizer que chorei com a cena da morte da lexie… Chyler e Eric foram maravilhosos (emmy já) 

    Foi bem construido a cenas da floresta e do hospital.. So sei que ja tava a ficar com pena da callie, por estar sempre a falar da mulher sem saber o que estava a acontecer…

    Ellen pompeo mandou muito bem no episodio, apesar de ter tres dedos do pé partido. So nao gostei do choro dela, nessa hora penso que ellen nao sabe chorar…

    Emocionei-me muito neste episodio e ja tou ansiosa pela estreia da 9º temporada

  8. Tami!

    Bom Anderson, cada um com sua visão né? Eu achei sim o episodio meio solto, e não foi só eu. Muito gente ficou insatisfeita, e não só pela morte da Lexie, mas como toda a situação foi construida. Então, :)

  9. Bruno

    Eu acho que um dois dois (Mark ou Arizona) morrem. Teddy sai, realmente, assim como April e o chatinho Avery. Karev deve ficar, no lugar de Arizona se ela morrer. Agora qual desculpa vão usar para Mer e McDream não irem para Boston, nem imagino, ainda mais com Cristina não voltando pra Owen. Porque cá entre nós, se ela voltar pra ele só porque ele mandou a cavalaria encontrar o avião caido, não terá nenhuma graça!

  10. Mariela Assmann

     Não tinha como não sentirraiva, né? Mesmo sabendo que eles não faziam ideia do acontecido.

  11. Thiago

    Eu concordo com a Review, Teleseries mais uma vez de parabéns!
    Eu gostei muito da Season Finale, foi tensa, foi uma grande perda a morte de Lexi, uma personagem muito querida e carismática, e acredito que Mark também se vá.Shonda não tem medo de ousar e prova mais uma vez que Grey’s Anatomy é isso, um drama, e todos que falaram que vão largar a série, eu duvido, todos estarão lá na estreia, querendo ver o que irá acontecer. 

  12. Bruna

    A April é a parte cômica da série, não pode sair. A Sarah Drew arrasou nesses últimos episódios. E o Avery tbm não pode sair. Se o Mark realmente morrer (o que eu torço para que não aconteça), precisa ter mais um galã na série hehe. A Shonda disse que Lexie e Mark são perfeitos um para o outro, e isso me preocupa um pouco agora.

  13. pamelaaniston

    Pior episódio de Grey´s Anatomy! E nao falo só por mim, já ouvi muita gente falar q abandonará o seriado depois da cagada q Shonda fez nesse season finale. Eu sou uma delas, parei de assistir! Se ela quisesse acabar com a serie deveria ter acabado de forma digna, nao com esse episodio ridículo q só nos mostra uma coisa: Shonda ta pouco se fudendo pra quem quer q seja e faz o q quer com o seriadinho dela, sem pensar nos fãs. Fique com ele pra vc entao! #desabafo

  14. Andie

    O episódio todo em si deixou aquela sensação de que poderia ser diferente a morte da Lexie foi
    chocante tudo bem que tiamos a noção que um do que estavam no avião ia morrer, mas o pior foi que logo os personagens que mais fariam falta estava no avião, já no hospital ficou a chata  da Kepner. Mas o episódio não foi perfeito mais mesmo assim emocionou e deixou a expectativa para a próxima temporada isso não posso negar a morte da Lexie foi tão rápida que deixou aquele gosto amargo só tem elogios a fazer da Cristina ela mostrou ser uma pessoa forte em cima do que eles estavam enfrentando e creio que sem ela para dá estimativa aos outros eles já teriam morrido,espero que mais ninguém morra o drama já é grande o bastante e espero que quando começar a nova temporada eles sejam logo resgatado,pois a chance de sobrevivência deles está baixa demais principalmente para os feridos estou torçendo que eles sejam resgatado logo,pois a Shonda e imprevisivel e pode matar um dos personagens mais queridos de novo.

  15. Cássia

    FINALMENTE, uma review equilibrada, imparcial, não digo isso só porque concordo com 90% , é que é perceptível nas suas palavras que a tristeza e rovolta pela morte da Little Grey não cegou vc de ódio e te fez ser precipitada sobre a valiação do episódio,
    nem falando asneiras como “a morte deveria ter sido mais dramática” OI? Foi uma cena linda, sofrida, real, o que eles queriam, ver o Mark ter um ataque, destruir tudo, ver a Lexie agonizar até o final?
    Teve gente que falou tão mal da atuação do Eric, nunca achei que ele fosse um grande ator, mas aí ele foi sim, e quem falou da Ellen? Não entendo, ela esteve excelente, mas é tanta implicância com a personagem/atriz que esse povo é ridiculamente parcial. Parabéns por não ser assim.

  16. Anderson Narciso

    Ehr … baseado em quais argumentos voce diz que o episódio é ruim? Pq vc acha que a Shonda ta “pouco se fudendo para quem quer que seja”? Se vai criticar, saiba criticar ;)

  17. Caroline®

    Exatamente!! E além disso, que importância teria matar Kepner ou Teddy, se ninguém liga pra elas! Acho que a Lexie só poderia ser trocada pelo Richard, mas não tinha graça matar o nosso eterno Chief….

  18. Caroline®

    Derek deve ter ficado com sequelas na mão, o que faria Harvard retirar a proposta. E Cristina vai ser a nova cardiogoddess. Também estou apostando no fim de Mark ou de Arizona (ou dos dois, ele por amor, ela por estar mais ferrada do que parece).

  19. Lucy

    disse tudo o que pensava… é mesmo implicancia com os actores, pois acho que eles tiveram muito bem

  20. Ana Luise

    No primeiro momento a única coisa que conseguia sentir da Shonda  bitch era raiva ( tá, ainda sinto um pouco) , mas com o passar do tempo, revendo o episódio de novo e vendo inúmeras reviews e várias opiniões fui me acalmando.
    Com toda certeza do mundo ainda tô muito triste de verdade com a morte da Lexie, era/é uma das minhas personagens favoritas, vai deixar um vazio enorme e sinceramente, desejo que Mark morra e se “encontre” com a Lex, afinal como ele mesmo disse no ep eles dois tinham que ficar juntos “meant to be” e tamém não consigo imaginar ele com a Julia ou com qualquer outra pessoa que não seja a Lex. Queria que eles fossem felizes juntos, mas como Shonda não quis prefiro que ele morra do que ficar tendo vários casinhos sem conseguir ser feliz de verdade igual ao Alex :(
    O ep foi bom sim, apesar de algumas coisas que não me agradaram, mas também não foi horrível a ponto de estragar uma 8ª temporada até então perfeita.
    Como disseram em cima, acho que as pessoas estão muito cegas de ódio pela morte da Lexie e por ela ter deixado tanta coisa ainda sem terminar e não estão se dando conta de que o episódio ( assim como todos ou a grande maioria dos eps de GA) tarz uma grande lição : A gente não sabe de nada, de nada que vai acontecer daqui a 1 minuto que dirá … a vida é muito curta e coisas tipo esse acidente de avião e uma morte inesperada podem acontecer com qualquer um e em qualquer momento.
    Parabéns pela review, foi ótima.

  21. Maria Regina

    Li uma vez um psiquiatra falando que é comum quando ocorre uma coisa muito dramática, como foi esse acidente, as pessoas se preocuparem com as coisas mais bobas, como foi a Christina procurando pelo tenis sumido.

  22. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 25/6 a 1/7

  23. Kamybsb

    Eu Fiquei muito decepcionada com o final da temporada…
    a lexie morrer assim do nada não foi legal….
    espero que os outros fiquem bem no começo dessa nova temporada que esta por vir.

  24. Pingback: Ator de ‘Friday Night Lights’ entra para o elenco de ‘Grey’s Anatomy’

  25. lailestrange

    O episódio foi maravilhoso, mas foi desesperador fazer a legenda dos 20 segundos anteriores à morte de Lexie.

  26. lex

    Shonda Bitch! Grey’s não é uma serie de Drama é o Drama dos Dramas. Concordo plenamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account