Log In

Opinião

Grey´s, ER e três anos de opinião

Pin it
Cena de I Don't

O TeleSéries está completando cinco anos de existência este ano e neste período tivemos alguns erros e muitíssimos acertos. Agora neste mês de maio completamos três anos de um destes grandes acertos: foi quando o site passou a publicar reviews de seriados, escritos por diversos colaboradores. Neste momento o site deixou de ser o trabalho de um homem só, passando a ser uma construção coletiva.

E seguidamente me surpreendo em ver como o site se tornou plural. Esta semana, por exemplo, tive a felicidade de editar dois reviews como opiniões diametralmente opostas a minha.

O Eric Fernandes não gostou do episódio desta semana de Grey’s Anatomy, Drowning on Dry Land (leia aqui). Pra ele o episódio parte de um pressuposto que não funciona. Com seu olhar crítico, ele viu um episódio onde a mocinha corria risco de vida e, mesmo admirando a dramaticidade da história, não se envolveu com a trama, porque sabe que Meredith de fato não pode morrer. Na explicação, ele chegou a citar um comentário meu para outra de seus colunas, onde eu dizia que em Grey’s Anatomy não importa muito se as coisas irão ou não acontecer, mas na forma como que elas acontecem. Meu depoimento se encaixa justamente neste espaço de sua opinião – que Grey’s não é original, mas ainda assim emociona na forma como conduz a história.

Para Eric, em Drowning on Dry Land a série cometeu o erro de ser previsível demais. Eu assisti ao show com outros olhos. Para mim, aqueles momentos de carga altamente dramática foram alguns dos melhores da série – ao lado do duplo It’s the End of the World (As We Know It) do ano passado, dos flashbacks da season premiere Time Has Come Today e da lucidez temporária de Ellis Grey em Wishin’ and Hopin’. Desliguei a TV com a sensação de que Grey´s Anatomy atingiu o seu auge na temporada e sedimentou seu lugar neste sub-gênero que são os dramas médicos (seu forte é o desenvolvimento dos personagens, num nível tão bom quanto o que ER atingiu a uma década atrás).

Já o Thiago Sampaio lida semanalmente com a árdua tarefa de escrever sobre ER, aquela que é sua série favorita mas que só lhe traz desapontamentos nos últimos anos. No meio de tamanha crise criativa ele achou o episódio desta semana, I Don’t, o melhor da temporada (leia aqui). No texto ele percebe que o roteiro foi surreal, mas no meio de tanta repetição, de tantos bons personagens sendo mal aproveitados e de tantos outros maus personagens ganhando espaço na tela, parar o episódio para ver o casamento de Luka e Abby foi muito agradável.

Para mim o episódio teve o efeito contrário. A medida que os minutos passavam, I Don´t me irritava. Um dos problemas reconhecidos de ER é a dificuldade de gerenciar grandes arcos e reverenciar sua história depois de 13 anos. Para mim, o casamento Luby só faria sentido se tivesse as presenças de Sally Field e Tom Everett Scott. Talvez o passe dos dois esteja caro demais para justificar o retorno. Mas que desculpa existe para que o casamento também não encerre de alguma forma um dos arcos esquecidos da temporada – a relação de Abby com o pai que a abandonou?

Mas há muitos outros problemas no episódio além daqueles ligados a história do seriado. A simples idéia de um episódio de ER sem pacientes me parece absurda (já tivemos episódios sem a Emergency Room, mas sem paciente creio que este é o primeiro). I Don´t abusou ainda das cenas fofinhas e de cenas cômicas – dois elementos que são o tempero da série e que aqui foram servidos como o prato principal. Tudo no episódio me pareceu fora do lugar.

O grande barato no fato das resenhas do Eric e do Thiago serem tão diferentes da minha opinião é que eles mostram que a crítica é subjetiva e sujeita a diversas variáveis. A formação do crítico, seus valores e mesmo seu estado de espírito (estar ou não num bom dia) influenciam o texto. E para mim é esta pluralidade de opiniões (aliada a possibilidade do leitor comentar cada texto do site), que faz hoje o TeleSéries ser tão especial.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

43 Comments

  1. João Nilson

    Mas dessa opinião Paulo, não tem como discordar =D

    Parabens, ao melhor site de series do Brasil 0/ “cheers”

  2. walter ferreira

    Parabéns ao site!!!!!!! Eu leio varios site site sobre series, etc… mas em nenhum outro havia coments sobre minha serie favorita, que me fez gostar desse formato de programa, que é ER, o teleseries ganhou um fa por isso!!! Mas num se tarta apenas de ER, assisto a outros programas claro, e sempre passo aki para ler as reviews, concordando ou discordando das opinioes, eh muito importante ter um lugar p ler sobre seu programa fav e comentar com outros fas sobre ele

  3. Thiago Sampaio

    Tá no 5ª parágrafo (e me fez rir): amo ER, sem condições. A temporada tá sofrível e com altos e baixos. Mas esse casamento me fez relaxar todo essa ano tosco.

    Fecharam o hospital só pra colocar todos os funcionários no casamento. Mais raso impossível. Mas foi light e eu gostei. Sem pesquisar, me lembro de ‘Fathers and Sons’ (Doug e Mark viajando), o clássico ‘On The Beach’ (Mark morrendo no Havai) e ‘Secretes And Lies’, onde apesar de ter PS no começo, grande parte se passa numa biclioteca.

    Dá pra contar nos dedos o número de vezes em q isso ocorreu. Acho q tudo bem não mostrar o PS, mesmo q sendo com “papos de bêbado”. E, claro, mencionei q só engoliriamos esses episódios se não perguntassemos sobres as ausências

    E como bem disse, opinião é opinião. Eu tento, mas não consigo ver Grey’s. Muita música, muito coração.. não foi a minha. E, infelizmente, coloco ER na mente qndo assisto e penso: não é a mesma coisa.

    Meredith morrendo? Sou muito mais Carter e Lucy esfaqueados. E esse é o problema de ER. A excelencia ficou no passado. Se a série tivesse parado, não precisariamos comparar.

    E pra cutucar, um preview de minha review do season finale de ER (sem spoilers):

    “Shows que dão certo são aqueles que agradam dando o que o público quer. Bem, não estou dizendo pra que num episódio, Abby quase morra e tenha uma alucinação onde conversa com Mark, Lucy, Gallant, Romano e o cachorro de Romano. Se isso acontecer, vou pessoalmente até os EUA e arranco as pernas de cada um dos produtores de ‘ER’. E usando serrote com dentes cegos pra que a experiência seja mais dolorosa”

    Enfim… são dois shows diferentes.
    E se ER já tivesse acabado, eu muitos fãs desapontados da melhor show da década passada não precisariamos dessas comparações =/

  4. Thiago Sampaio

    Ah, e como eu poderia esquecer?
    De entrão, enviei há quase três anos um texto sobre a premiere da 11ª temporada de ER. Desde lá, foi um prazer escrever pro TS.

    Poucos acertos e muitos erros
    Adoro esse site, cara =)

  5. Paulo Fiaes

    Thiago,

    esperava você avançar em Paulo quando ele disse que o desenvolvimento dos personagens de greys é tão bom quanto o dos personagens de E.R(NA FASE DE OURO). eu recentemente discuti com Eric e isso foi bom, ele me mostrou que a maioria dos personagens de greys são bons, acho que a série peca por forçar a barra nos relacionamentos, mas realmente, os personagens diferentes de greys é uma qualidade da série, MASS. eu não acho que chega ao nível de Mark, Carter, Doug, Carol, Weaver, Susan e Benton. greys dá um banho nessa fase atual de ER, mas acho que toma um banho da fase de ouro deles.

    Sobre o site, é muio bom fazer parte dessa equipe, e olha que nem sempre foi fácil. estou 03 anos trabalhando com Paulo e o que eu sempre gostei do site foi a participação do público, e o comentário da galera que acessa o site são comentários inteligentes, aqui é o único lugar que eu consigo ter uma conversa adulta sobre One Tree Hill

    Paulo,

    Parabéns. você merece todo esse reconhecimento. abs

  6. Thomás

    Parabéns ao TeleSeries!

    Se não me engano, foi no ano passado que passei a visitar o site, e logo assinei o feed. É a minha principal fonte para ficar mais por dentro das séries que vem ao Brasil.

    Continuem assim, falando sobre TV sem tanta futilidade, sem entregar spoilers nos títulos e respeitando o leitor e sua opinião.

  7. Victor Hugo

    Parabens ao Teleseries!!!!!!!!!!
    Tenho acompanhado faz uns 10 meses e desde então visito todos os dias pra acompanhar o que rola na Tv, sobre as minhas séries favoritas além de ler os Reviews e essa pluralidade de opiniões é que faz o site diferente dos outros…
    Parabens!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Cesar

    Sou “usuario” antigo do Teleseries. E digo isso porque depois de conhecer o site, fica dificil deixa-lo.

    Parabens pelo otimo trabalho!

    No mais, aceitar a opiniao alheia eh sempre importante. Gosto diferente nao significa ser melhor ou pior.

    Tai o exemplo do Paulo.

  9. sandra

    Parabéns pelo melhor site do genero, do Brasil, quem sabe do mundo! Eu sou suspeita, porque acompanho vcs desde o início, e, obrigada, por facilitar em muito a vida dos fãs de séries. Beijos para toda a equipe e, mais uma vez, parabéns!

  10. Heitor Albernaz

    Ai Ai
    Como o Teleseries vicia. Chega a ser irritante a maneira como eu não consigo deixar de entrar no site sempre que ligo o pc!
    Parabéns mesmo! Manter o bom nivel é uma tarefa bem ardua e você Paulo vem fazendo um trabalho espetacular!
    Saudades!

  11. Mica

    Não lembro quando comecei a entrar no Teleséries, só sei que eu amo esse lugar e me sinto em casa aqui. Na verdade, é o único lugar de notícias e discussão de seriados que eu entro com regularidade. Gosto das pessoas (por mais atrapalhada que eu seja e desligada na hora de identificar quem é quem), dos textos e de ter com quem conversar sobre as séries que eu amo, que eu gosto nem tanto assim, e mesmo das que eu acho rasas. É maravilhoso saber que não importa o dia, sempre terá alguém aqui com quem falar, nem que seja uma única frase. As vezes só lendo, mesmo sem que eu comente, já me sinto mais próxima, mais acolhida.
    Amo esse site, e agradeço por existir ^_^.
    E…nunca consigo lembrar qual dos Paulos é o editor, e quando li hoje o nome do Paulo Antunes, tentei gravar mais uma vez…espero que desta vez eu consiga.

  12. Quincas

    Parabéns pelo site.
    Acompanho-o há muito tempo, e nos últimos anos, entro todos os dias (sim, todos os dias), e várias vezes no mesmo dia, para saber as novidades e conhecer a programação diária.
    Parabéns pelo nível dos textos e do aspecto gráfico, ambos excelentes: – dão um banho em muito site que possuem suporte de grandes portais.
    É um dos meus favoritos. Parabéns, também, confiabilidade das informações.
    O TeleSérie, sem dúvida, é melhor do gênero no Brasil.
    Saúdo a todos os que colaboram com o site.

  13. Eric Fernandes

    O problema de Grey’s foi querer aparecer a todo custo. E parece que conseguiu. Mais esperem os comentários do episódio desta segunda que é no mínimo… bom deixa pra lá.

    Eu sou leitor a bastante tempo do TeleSéries. Sempre admirei desde o formato antigo do site. Mas foi em Setembro/06 que o Paulo Antunes me convidou para fazer parte da equipe. Dai foi só alegria. Esses 8 meses foi uma experiência sensacional. O site é uma referência nesse área e é uma parada mais que obrigatória para os amantes de séries.

  14. Luciano Bruce

    Ano passado foi quando comecei a entrar no site, e não estou babando ovo aqui, o Teleséries é o melhor da categoria… pode procurar a vontade heheh. Não há um dia em que eu não dê uma passada por aqui, aliás, no minímo são pelo menos três visitas por dia…
    E por que ele é tão bom??? Simples:por causa da ótima equipe e de todos os visitantes … Sempre podemos postar nossas opniões, mesmo que tenha alguém pra discordar, e sim isso não é ruim. Ótimo termos um lugar em que possamos defender nossas séries favoritas, malhar as outras, se programar com o melhor do dia, ver como esta se saindo a audiência lá fora e ler os ótimos reviews!

    ENFIM, PARABÉNS A TODOS!

    =D

  15. Thiago H.

    Pensei que só eu entrava todos os dias aqui, mas me enganei. Realmente o TeleSéries é o melhor, sem comparação!

    Parabéns pessoal!

  16. Thais Afonso

    Imagina minha felicidade absurda quando eu fui convidada pra afzer parte do site. Porque o TeleSéries é simplesmente o melhor, não tem nenhum que se compare. A dedicação de todos, a participação do público, a pluralidade de opiniões. Eu tenho orgulho de ser TeleSéries!!!

  17. Eduardo Gibson

    Parabéns ao teleséries disparado o melhor do gênero no Brasil, mas disparado mesmo, tem um tal do etc da nave mãe, os caras não tem a mínima noção tratam os seriados como novelas da nave mãe, sem nenhum respeito colocam spoilers gigantescos no título do tópico, esse site da nave mãe é completamente sem noção e deve ser administrado por debeis mentais.

    Eu não vivo sem o teleséries entro todo dia tb.
    Um destaque especial para os Destaques do dia.

  18. WampaOne

    MTFBWY Teleséries!

    Para mim, parada obrigatória todos os dias.

  19. Barbara

    Parabéns ao teleséries! Descobri-o a pouco tempo e, realmente, o bichinho vicia. =)

  20. Raphaela

    Parabéns Teleséries , realmente é viciante!
    Parabéns ao Paulo e todos os colaboradores!
    Adoro muito.

  21. Paulo Fiaes

    Mica,

    Paulo Fiaes escravo

    Paulo Antunes mestre

    rsrsrs

    agora não tem erro.

    pow, Eric e Thata foram convdados, que massa isso.no meu caso foi cara de pau minha, eu lia o site todo dia, na epoca era a coluna de Marquinhos(everwood) que fazia sucesso. eu lembro que havia começado one tree hill e the o.c e eu gostava das duas séries, mas eu sabia que the o.c precisava de alguém mais atento as sutilezas da série, enfim, nunca havia escrito nada e achava que não estava apto a escrever para the o.c, então fiz um texto sobre one tree hill e enviei para o email do TeleSéries. bom, apesar de algumas opiniões divergentes, estou aqui até hj pra contar história. e é um prazer traalhar para o site e ajudar essa galera que acessa o site todos os dias.

  22. Babi

    Parabéns, Teleseries!!
    Respeita seu público, critica quando tem que que criticar e elogia quando deve elogiar.

  23. Marcos Almeida

    “Shows que dão certo são aqueles que agradam dando o que o público quer. Bem, não estou dizendo pra que num episódio, Abby quase morra e tenha uma alucinação onde conversa com Mark, Lucy, Gallant, Romano e o cachorro de Romano. (…)”

    Taí, Thiago…se isso acontecesse, eu daria uma nova chance a ER. :)

  24. Marcos Almeida

    Thiago, eu ficaria tão feliz em rever alguns dos meus personagens favoritos (Mark Green e Lucy Knight) que não estaria nem ai pra situação surreal…

    Ai, enquanto Abby estivesse tendo a alucinação, Dra. Susan Lewis retornaria ao ER, pois saberia do estado periclitante de sua amiga e tentaria ajudar…e de quebra Dr. Doug Ross e a enfermeira Hathaway passariam pra visitar o pessoal em Chicago. Putz, seria 10! :) hauhauhauahuhaa

  25. Gui Barranco

    Acompanho o trabalho de vocês a quase um ano, e realmente, só tenho elogios!
    Parabéns a todos que fazem desse, um dos melhores sites sobre séries!
    Grande abraço!

  26. Simone Miletic

    Fiquei feliz demais quando o Paulo me deixou ajudar com o site escrevendo reviews, isso até me inspirou a montar meu próprio blog e me permitiu conhecer um monte de gente legal que gosta de seriados tanto ou mais que eu (muito importante quando você começa a perder seus amigos antigos pois tudo o que fala tem a ver com seriados ou quando toda a situação você compara com a de algum seriado).

    Parabéns Paulo!

    Beijos

    Si

  27. Lucas Barreto Gomes Leal

    Como o Teleseries vicia. Chega a ser irritante a maneira como eu não consigo deixar de entrar no site sempre que ligo o pc![2]

    Não lembro quando comecei a entrar no Teleséries, só sei que eu amo esse lugar e me sinto em casa aqui[2]

    e bom o que dizer, que eu me lembre eu abro o site a quase um ano (mas não tinha a menor regularidade) mas somente para ler as noticias!!!
    ler os reviews demorei um pouco, comentar então demorei ainda mais…e agora eu escrevo pro site sobre uma das melhores séries da atualidade, o que eu podia dizer???me ofereci pra escrever sobre a série e o Paulo aceitou, fiquei super feliz e orgulhoso, principalmente quando algumas pessoas começaram a comentar toda semana religiosamente (como a Mica, o Paulo Fiaes, o Darth Cesar e outros que não lembro agora) e sempre com comentários pertinentes sobre a série!!!maravilhoso…e Parabens Paulo por gerenciar esse que pra mim é um dos (ou O) melhores sites de série do Brasil

    “pow, Eric e Thata foram convdados, que massa isso.no meu caso foi cara de pau minha”
    eu tb achei irado isso Paulo no meu caso tb foi cara de pau!!!hehehe

  28. eugifran

    pois somos 3, eu tbm fui cara de pau, e hj estou muito feliz escrevendo de lost :)
    e concordo com vc paulo.
    ser critico é uma das melhores coisas da terra.
    parabens pro teleseries, parabens pra gente, e parabens pros leitores, sem eles a gente não existia ne? estamos, todos, de parabens :)

  29. alessandra

    ehehe, chovendo no molhado tb: eu aaaadoooroo teleséries. também me viciei em abrir o site todos os dias…adoro as reviews e quando não dá tempo de ver um episódio eu sempre leio aqui pra saber o que eu perdi – e nunca saio desinformada, eheheh

  30. Sheila

    Gostaria de saber como é o nome da música e quem canta,aquela música q aparece nos comerciais sobre a Série E.R, não a instrumental e sim nas propagandas da séries.
    Obrigada
    Sheila

  31. Carol S.

    Parabéns TeleSéries!
    Bom, minha história é um pouco estranha… Li uma crítica que o TeleSéries tinha feito a um outro blog e resolvi dar uma olhada para ver qual era deste site… Daí que viciei, né?! O bacana é que o meu propósito era totalmente oposto! Jurava que ia encontrar um site fraco, sem muito o que dizer e me surpreendi!
    Reviews super interessantes, inteligentes, críticas fundamentadas… Enfim, um site para quem gosta de séries, mas que tem visão crítica!
    Parabéns mesmo!!! Ah! Me junto à lista dos que acessam todos os dias…

  32. Mari

    coitadinha da abby…a culpa de er ta assim não eh dela (n messsmo), muito pelo contrario, ela e luka q sustentam =P

  33. Mari

    coitadinha da abby…a culpa de er ta assim não eh dela (n messsmo), muito pelo contrario, ela e luka q sustentam =P
    e parabens pro site!

  34. Priscilla

    Alguém poderia me dizer as músicas tocadas no casamento de Abby e Luka? Especialmente a que Abby entra para a cerimônia de casamento e aquela que Abby e Luka estão dançando (após a cerimônia), acho que essa última é do Stevie Wonder. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account