Log In

Reviews

‘Gotham’ seca as espinhas e estreia uma madura segunda temporada

Pin it

Mesmo competindo com uma grande leva de seriados de heróis, em uma invasão da Marvel e da DC Comics à televisão, Gotham conseguiu estrear no ano passado apresentando uma ótima primeira temporada na Fox. O objetivo da série era contar a história do pequeno Bruce Wayne antes dele se tornar o Batman, mostrando o período em que Jim Gordon era ainda um detetive em início de carreira na cidade de Gotham.

Como esperado, o grande vilão da primeira temporada foi Pinguim, em uma exibição magnífica do ator até então pouco conhecido Robin Lord Taylor (visto anteriormente em The Walking Dead). Ao longo do início da série, acompanhamos a evolução do vilão e a construção de uma amizade às avessas com Gordon. Mas e na segunda temporada? O que Pinguim e Gordon ainda podem oferecer aos fãs de Gotham? Mais troca de favores e uma amizade um tanto torta que vai ajudar Jim a ser aquele Gordon dos filmes do homem morcego.

Gotham 2x02 Gondon e Bruce

Jim primeiramente não quer se aproximar de Pinguim, mas o pequeno Bruce acaba lhe indicando esse caminho. Depois de ser rebaixado à guarda de rua, Gordon é demitido e pensa em desistir ao invés de aceitar a ajuda de Pinguim, o que seria muito “degradante” e acabaria com sua “autoestima” como lhe disse na cara dura o futuro Batman. Um revoltado Bruce alerta a Jim que ao invés de fazer justiça, mudar Gotham e limpar o Departamento de Polícia, ele vai desistir de tudo só para não se rebaixar e fazer um favor ao Pinguim. Ainda menino, Bruce começa a se impor e a fazer a diferença.

Depois de uma primeira temporada precisando se provar, Gotham mostrou no início de seu segundo ano, com os episódios Damned If You Do… e Knock, Knock que já é gente grande e deixou o status de novata para trás. Pinguim já não assusta tanto e quem começa a temporada aterrorizando Gotham são quatro presos que fugiram de Arkham com a ajuda do ainda misterioso Theo Galavan (James Frain, de Grimm e True Blood): Jerome Valeska (o futuro Coringa), preso por matar a mãe; Arnold Dobkins, esquizofrênico, envenenador e estuprador; Aaron Helzinger, preso por matar a família toda; Robert Greenwood, assassino e canibal; e Barbara Kean, a louca ex-namorada de Jim que matou os pais.

Gotham 2x02 Gondon e GCPD

Intitulando-se “Maníacos” (e também com uniformes característicos) o grupo tem o objetivo de aterrorizar Gotham, cometendo assassinatos brutais, com o cuidado especial de deixar a imprensa bem alimentada com material sobre isso. As mortes são teatrais, bem planejadas e assustadoras. O golpe fatal é no coração da segurança de Gotham: a polícia é massacrada em sua própria casa. Mas os Maníacos ainda prometem mais.

Tanta violência no início de temporada já infla o peito dos protagonistas da série. Jim conta com o retorno de seu parceiro, Harvey Bullock, que havia abandonado a vida de policial para trabalhar em um bar. A chacina na sede da polícia de Gotham deve unir os personagens que sobreviveram e aproximar ainda mais Pinguim e Jim.

Gotham 2x02 Gondon

Bruce também mostra apoio e amadurece. Mesmo ainda menino já descobre os mistérios do pai que o levam ao subsolo da mansão: computadores com segredos, armas e vários outros utensílios que assustam Alfred e quase rompem com a relação dos dois. Agora, o pequeno Bruce tem algumas respostas e já pisa com os próprios pés (e com os de Alfred) pelo caminho que o levará a se tornar o Batman. A segunda temporada de Gotham chegou obrigando seus personagens a amadurecerem e mostrando que vai sacudir com a cidade que dá nome à série.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

6 Comments

  1. Cleidepp

    posso estar engana mas a série foi anunciada como sendo para contar a história da cidade de Gotham usando o pequeno Bruce presenciando a morte dos pais e o chefe Gordon ainda no começo da carreira.

    a primeira temporada foi uma grata surpresa dentre as novatas para mim, ver não somente pelos olhos do herói é empolgante ver os vilões desfilando e tocando o terror pela cidade, ao mesmo tempo que ficamos torcendo para que Gordon consiga trazer vitórias para o lado do bem.

    outra empolgação minha é ver a linda Morena Baccarin participando ao lado do Gordon

  2. alineben

    Oi gurias! Eu acho que de certa forma as histórias se tornam uma só! A história da cidade de Gotham acaba sendo contada pelas trajetórias das vidas de Jim e Bruce, suas transformações e o crescimento dos dois. :)

  3. alineben

    É muito bom ver uma brasileira mandando bem na televisão americana Cleide! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account