Log In

Notícias

Golden Globe segue sob polêmica

Pin it

A edição deste ano do Golden Globe Awards promete ser quente e polêmica, mais em função do que acontece nos bastidores da premiação e no tapete vermelho do que na cerimônia em si.

O Writers Guild of America, o sindicatos dos roteiristas, confirmou nesta quinta-feira que não irá ceder roteiristas para escrever os diálogos dos apresentadores da atração. No início da semana, se cogitou que poderia haver um acordo entre roteirista e produtores para que o programa pudesse acontecer, aos moldes do acordo que permitiu esta semana que o Late Show with David Letterman voltasse a ser produzido (veja aqui).

Mais do que não participar, os roteiristas prometem fazer piquete durante o Golden Globe, o que pode constranger atores e diretores, os levando a não participar do evento. A categoria está em greve desde novembro.

A cerimônia do Golden Globe está marcada para o dia 13 de janeiro.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

14 Comments

  1. Thiago Sampaio

    Essa greve já tá indo longe demais.
    Os roteiristas menos gabaritados não tão vivendo um bom momento financeiro, assim como todo o resto da equipe de bakstage… enquanto isso, os estúdios não colocam a mão no bolso.

    Quem se ferra é a gente. Lost pela metade. 24 Horas sem previsão. House sem lucro pós superbowl. ER perigando terminar sem finale. Pilotos atrasados na próxima temporada.

    Tá uma zona…

  2. Luciano Cavalcante

    Li que, um executivo de um dos grandes estudios – a notícia não entra em detalhes – disse, da maneira mais sombria possível, que os roteiristas não sabem o que os esperam, após o fim da greve. Realmente, eles estão indo longe demais e, se esses atores tivessem realmente a fibra que interpretam – e não fossem apenas umas estrelas – dariam um basta ao apoio público a esses suicidas…e futuros desempregados, ao que parece.

  3. Natalia

    A greve vai acabar atrapalhando a próxima temporada (2008-2009). Coitados dos funcionários que trabalham nos estúdios arrumando cenários. Esses não estão recebendo nada.

  4. Luiz Alexandre

    Dizem que o Sindicato dos Atores também pretende reivindicar melhores salários a partir de junho/2008, o que faz com que eles não sejam contra a greve ds roteiristas.

  5. Giselle Bauer

    Eu só quero ver se aqueles artistas que participaram das manifestações e muitos estão indicados vão ter peito de não aparecer no Globo de Ouro.Duvido.

  6. mauro

    Olha gente os roteiristas estão no direito deles de exigir melhores salários e condições de trabalho. Todos acham que os produtores, criadores, atores.. são as estrelas. Recebem valores exorbitantes enquanto os roteiristas têm que lutar por respeito, autonomia…e grana no trabalho. Essa história toda serviu para os grandes estúdios pararem de considerarem a profissão de roteirista como algo dispensável. Se um roteirirta exigia uma coisa era logo demitido. Como se o seu trabalho fosse secundário. E é ai que se enganaram porque sem os roreiritsas nada funciona e eles estão provando isso agora. São os estúdios que estão perdendo somas incontáveis de dinheiro. E tudo porque não querem garantir um pouco mais de dignidade à esses profissionais. O que é uma série sem um roteiro decente? NADA. Essa profissão é de vital inportância. É o que dá vida, coerência, perspicásia… São os diálogos, os assuntos e as conversas bem elaboradas que nos conquistam. VIVA A GREVE.

  7. Natalia

    Lógico! O que seria das séries e dos filmes sem os roteiristas? A única coisa é que os estúdios vão contratar roteiristas que não fazem parte do sindicato.

    O SAG está apoiando o WGA. Em junho desse ano acaba o contrato do Screen Actors Guild (SAG) com os estúdios. E por isso, os atores também poderão entrar em greve.

    Os atores não vão querer quebrar o píquete por medo de serem boicotados pelos roteiristas. E o sindicato dos atores está pedindo aos atores para eles não irem ao Golden Globe.

    Espero que a greve termine logo. Espero que cheguem logo a um acordo, pois isto já está durando muito. Já está até tendo brigas dentro do WGA. Tem roteiristas que já queriam ter terminado essa greve há muito tempo, mas não podem por causa dos chefes do sindicato que ficam enrolando.

  8. Luciano Cavalcante

    Mauro, já fiz greve e, como tudo na vida,há um momento em que ela se torna um problema e não uma solução; esse pessoal está forçando os executivos a procurar soluções em que eles, os roteiristas, fiquem cada vez mais fracos; acredite, isso aconteceu nos bancos, por exemplo, em que bancários vão sendo substituidos. Além disso, Mauro, se os roteiristas estiverem recebendo direitinho, qual o problema em um executivo receber milhões? Ou você quer que todo mundo receba milhões?

  9. mauro

    O que é receber direitinho, Luciano. É receber em dia? Não acho que eles recebam direitinho, não. Caso contrário não estariam na situação em que estão hoje. Afinal, o que eles reivindicam realmente? Acho que está relacionado com a valorização do prossional roteirista, não é apenas quantidade de dinheiro.

  10. Luciano Cavalcante

    Mauro, nunca fiz greve por que a empresa que eu trabalhava – empresa pública – deixou de me pagar em dias, pelo contrário, todos nós recebiamos melhor que muitos de empresas privadas por ai. Quanto a realização profissional, a empresa oferecia cursos dos mais diversos. Ainda assim, todo ano ocorria – e ocorre – greves, por que queriamos mais dinheiro, só isso, justamente o que esse pessoal quer. Não seja ingênuo, trablhador também cobiça e patrão nem sempre é o vilão da história.

  11. Thiago Sampaio

    A greve virou um jogo de empurra… e quem vai vencer são os estúdios. Eles têm dinheiro e não vão ceder nem ferrando. Assim, quem sai mal é a gente, que fica sem nossas programas… e o “pessoal pequeno”, que tá sem receber há meses.

    Não vai acabar bem

  12. Rafaelly

    Tudo bem que a greve é válida pq como já disseram sem roteirista não tem nada…Mas que já virou uma palhaçada, virou.Os estúdios vão vencer essa e por isso estão tão intransigentes.Se os roteiristas querem valorizar o seu trabalho, tenham certeza que já conseguiram provar que são indispensáveis,mas não vão conseguir esse aumento e quem se dana é a gente!!!

    Esse Globo de Ouro vai ser uma surpresa só…Será que vai ter platéia vazia???E discursos inflamados???

  13. Mauro

    Realmente é muito positivo esse pensamento. Os estúdios vão sempre levar a melhor então é melhor nem tentar fazer valer o seu direito?!! E de uma forma bastante egoísta queremos o fim da greve para podermos ter episódios inéditos no conforto do nosso lar. Meus amigos isso é uma tremenda hipocrisia. A História está ai para provar que sem pressão nada acontece, tudo permanece. Ação e não passividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account