Log In

Notícias Opinião

Globo desrespeita espectador exibindo spoilers de Lost

Pin it

Elizabeth Mitchell e Josh Holloway em LostEu não assisto séries pela TV aberta e tenho certeza que a maioria de vocês que acompanham o blog também não. A exibição geralmente é atrasada em anos com relação à veiculação original, o áudio é dublado, o excesso de intervalos é irritante, os horários variam de um dia pro outro e muitas vezes as produções são retiradas do ar sem o menor critério. Antes utilizadas para tampar buracos na grade, as séries (que profissionais do meio pejorativamente chamam de “enlatados”) hoje atingem consideráveis números de audiência. Em canais como SBT, Record e Band elas são exibidas às vezes em horário nobre e na Globo conseguem até triplicar os números durante as férias do cansativo Jô Soares. Por isso, o mínimo que se pode esperar de um canal aberto é coerência e respeito com o espectador, algo que faltou ontem (4/1) à Rede Globo de Televisão.

Durante a exibição da anunciada estreia da quinta temporada da série, o canal decidiu passar antes um “especial” (comumente produzido pela ABC americana) com uma espécie de retrospectiva dos fatos. Até aí tudo bem, a intenção de “atualizar” os espectadores seria até boa se o especial não fosse o de recapitulação da própria quinta temporada, que nem começou a ser exibida! Pois é, como vários leitores apontaram pelo Twitter com perplexidade, algum desavisado lá simplesmente apertou “play” num episódio especial LOTADO DE SPOILERS pra quem ainda não viu o 5º ano da série.

Ora, se fosse uma novela, um homorístico de segunda linha ou uma minissérie de época que eles são mestres em produzir, a direção aceitaria que o primeiro episódio desses programas contasse os principais acontecimentos que estavam por vir? É óbvio que não! O espectador foi desrespeitado, já que os spoilers sequer avisados foram, sem contar na falha grave também com os anunciantes. Globo: deixe a exibição de séries de TV pra quem sabe e vá cuidar de seus folhetins “nobres” da vida.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Ligado em Série. Visite a página e deixe seu recado, o blog promete encaminhar as mensagens ao canal.

Séries citadas:

46 Comments

  1. lu

    Bem que eu pensei nisso tbém, mas achei que fosse pra recapitular a temporada passada! quando vi, tava lá passando umas coisas do meio da temporada. fora que tarde da madrugada! vixi, que mico!

  2. Thiago

    Globo… Que vergonha… Uma emissora como a senhora cometendo um erro de cachorro pequeno!

  3. Gilberto

    Putz! Que mancada feia! SBT superando a Globo no quesito seriedade das séries e respeito as seguidores.

  4. Danilo

    QUE FAIL, ou melhor QUE FEIO!
    Ainda mais Lost que é cheia de mistérios, imagino com o povo ficou p…

  5. Mariana

    E depois vocês falam naquele post sobre a exibição de séries na TV aberta que a Globo mostra respeito pelos produtos e pelos telespectadores.
    Fizeram essa porcaria com Lost, exibem Bones e outras séries sem dia ou hora previstos, aleatoriamente, tanto que nem consta no site da Globo essas séries…
    Globo é a pior na exibição das séries.
    Vale lembrar que a Record teve que começar a exibição de House pela 2ªT pq a Globo tinha a 1ªT e não sei pq quis adiquirir se não passou…

  6. André

    Terrível. PORÉM… Quem espera UM ANO pra ver Lost na Globo provavelmente não tá muito aí pra spoilers.

  7. Eduardo

    Isso é uma prova fresca de como o modelo de exibição na TV ficou arcaico e deficiente. Também mostra a falta de compromisso do canal com o próprio conteúdo que exibe.

    É evidente que o diretor não sabia o que estava colocando no ar, já que existe mais de um desses episódios de resumo. Isso deveria ser a gota d’água para qualquer espectador que exija respeito.

  8. Eduardo

    Vale realçar também a infelicidade de colocarem o programa em um horário desses. Nesse hora, já estava feliz no quinto sono. Não se coloca programação para um público que vem esperando faz tanto tempo assim. Também mostra-se uma falta de respeito com eles.

  9. Fernando dos Santos

    Um descaso como esse vindo da Globo nem surpreende mais.Até surpreenderia se fosse o SBT, pois a emissora do Silvio apesar de tudo, vem demonstrando ter um minímo de respeito com as séries.A Globo por outro lado não costuma respeitar nem as minisséries e séries nacionais que ela mesma produz ou co-produz.

  10. Lu

    “A globo é a Warner da TV aberta.” [2]

    Não chega a ser uma surpresa. Se a Globo divulga semanalmente o que acontece nas novelas, deve achar que o público que assiste séries tbm gosta de saber adiantado os eventos da temporada.

    Hum…não gostamos.

  11. Tiago

    Desrespeito nada, uma cara ficar 1 ano esperando para ver a serie na globo e que vai ao ar 1h da manha não tem nada o que fazer na vida e a serie é mais um prograna pra assistir de noite.
    Caso do meu pai que fica acordado a noite toda no serviço assistindo tv e tanto faz o que passa na tv menos 24 Horas.

  12. Walber

    Eu fico com pena das pessoas que dependem desta emissora para assistir Lost, a Globo é uma piada em relação a séries, nem tiveram o trabalho de colocar alguem para revisar o que ia ser colocado ao ar, pegaram o conteudo que tava no pacote da temporada que compraram provavelmente e jogou no ar. Coitado mesmo destas pessoas que assistiram e que não sabiam dos spoilers…

  13. Pedro Paulo

    Odeio essa expressão “enlatados”. é pejorativo ao extremo.

    Passei a ter uma raivinha da Globo depois que fiquei sabendo que THE BEST SERIE EVER (Damages) era passada como Bones às sei lá quantas da manhã e sem dias definidos, jogada.

    Mas, gente vamos combinar, que o pessoal arruma muita choradeira por causa de spoilers. Vão fazer o quê? Se matar por causa disso? Ah, por favor, gente, menos.

  14. anonimo

    eu vi isso ontem,era tão tarde,mas tambem nem me importei logo de cara,pois eu nunca vi essa serie mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é estranho mais verdade! mas agora saber o que vai acontecer na serie toda,que bosta hein,quem foi o idiota que permitiu essa doidera sem noção?????????????????/

  15. JRS

    Isso e uma vergonha, ta na hora mesmo da rede globo ser colocada em 2 ou lugares na audiencia, da-lhe Record, rede globo to fora, sem contar, umas das series mais assistidas, e muito bem produzidas ser tratado com tanto descaso, ta loco globo cai fora deixa as emissoras concorrentes ir na frente, vc ja esta para tras!!!!

  16. BYBOS

    Pessoal caem na real se vcs gostam de seriados como Lost por exemplo deviam ver pela tv á cabo,se vcs n tem podem ver em dvd mesmo,pode ser pirata mesmo,ou então aluguem,tem q ser muito idiota e ficar a 1 ou 2 da manha todos os dias para ver estas series,pelo menos o SBT passa o seriado SUPERNATURAL ás 9 da noite a Globo nunca vai fazer isso trata a gente como idiota,eu não eu vejo na tv á cabo!!!!

  17. Jose Walter Esteche

    e cade a terceira e quarta temporada de prison break? A globo nao ta nem ai com os telespectadores, passou a primeira e segunda temporada no inicio do ano passado e neste comeco de ano tras lost, assim ninguem aguenta mais esse canal.

  18. Graziella

    E eu que tinha ficado triste por ter faltado luz ontém e naum ter podido ver, parece que foi até melhor para mim. Mas que foi mancada da Globo foi.

  19. mateus

    e ainda dá 9 pontos no ibope as 2 da manhã, ibope excelente que mostra a força que a série tem

  20. Pingback: Tweets that mention Globo desrespeita espectador exibindo spoilers de Lost » TeleSéries -- Topsy.com

  21. Pingback: Tweets that mention Globo desrespeita espectador exibindo spoilers de Lost » TeleSéries -- Topsy.com

  22. RLL

    fazer o q se a TV Globo prefere respeitar o conteúdo nacional, os profissionais brasileiros né pessoal.

  23. Nicole

    Prefiro mil vezes a globo do que a recópia em assuntos de sériees .

  24. Fernando dos Santos

    “fazer o q se a TV Globo prefere respeitar o conteúdo nacional”

    Eu não vejo nenhum respeito ao conteudo nacional quando a Globo exibe as séries brasileiras sempre após às 23 horas(a excessão é A Grande Família que passa as 22 horas, logo após a novela).
    O “conteúdo nacional” que a Globo respeita são coisas como Big Brother,telenovelas,Domingão do Faustão,etc…

  25. Victor

    Cara , vcs são tão bestas .
    a globo exibi as séries Lost nas fériaas .
    ao inves de ficarem reclamando ai , comprem ou baixem um dvd , mto perca de tempo , vir aqui reclamar que ela desrespeita o público , tudo bem ela não é santa . tem muita mais emissora como a recópia que tbm esta tentando copiar as séries da globo , como não tem respeito algum pelo telespectador .

  26. Verlinda Vera

    Vai me dizer que com meia duzia de spoilers vcs já sacaram tudo que vai acontecer na temporada????
    Que gente esperta….acorda!!!!!!!!!!!!

  27. renata

    Mancada é pouco, foi maior tiro no pé! Perdi toda a vontade de assistir…

  28. Fernando dos Santos

    “comprem ou baixem um dvd”

    O publico que assiste Lost na Globo provavelmente não tem condições de assistir a série por outros meios.Eu acho que a emissora deveria respeitar essa parcela da população que acompanha Lost na televisão aberta por não ter outro recurso.

  29. Fernando dos Santos

    Eu vi algumas pessoas comentando que não tem problemas com spoilers e eu também não
    tenho.Aliás tenho o hábito de procurar spoilers pela internet afora, mas respeito aqueles evitam esse tipo de informação antecipada e acho que eles devem ser respeitados pelas emissoras também.

  30. Rafael Lima da Silva

    Eu discordo,eu sei que foi feio a mancada da Rede Globo mais todo mundo erra ,ou vocês nunca eraram?É assim mesmo ninguem tem coragem de corrigir seu erro mais quando o assunto é falar dos erros dos outros vocês são feras.Vamos ser educados e com o erro mandar recados para que eles se corijam e não repitão o mesmo feito.

  31. Fernando dos Santos

    Correção:”mas respeito aqueles QUE evitam esse tipo de informação antecipada”

  32. Rubem

    Já faz algum tempo que a Globo é emissora de quinta com orçamento de primeira.

  33. Juan

    Excesso de intervalos na Tv aberta?? é brincadeira isso?? Não consigo ver nada na Tv a cabo por causa dos inumeros comerciais, sem dizer que nem vejo a Warner exatamente por não dublar suas séries.

  34. Eversmann

    Essa mancada não da pra dizer que é mancada, “talvez” esse público que acompanha Lost somente pela Globo, nem saiba o que é spoiler, e não por burrice, mas por questão de tradição, ja que a programação de tv aberta segue a linha de novelas.

    Mancada é pensar que nos anos 80 o cara podia assistir grandes séries americanas, tipo Macgyver, a Gata e o Rato, o Homem da Máfia, as 21:30h. Ah! bons tempos pra tv aberta, meu gosto por séries vem dessas exibições, quando toda a familia podia assistir depois da novela e não lá pela 01 da madrugada.

  35. Andrea

    Uma questão dentro dessa incompetência é ver que a Globo, com tanto dinheiro e pose, não teve UM estagiário pra OLHAR a fita/rolo/cartucho que recebeu pra ver o que tinha dentro. Ia ser comédia se pusessem um filme pornô vagabundo!

    INCOMPETÊNCIA sim de quem arrota grandiosidade. Merece sim ser esculachada e não “uma passada de mão na cabeça” como se fosse um garotinho que deixou o pão cair com a manteiga pra baixo.

    Eu não vejo nenhum respeito ao conteúdo nacional quando a Globo exibe as séries brasileiras sempre após às 23 horas. O “conteúdo nacional” que a Globo respeita são COISAS como Big Brother,telenovelas,Domingão do Faustão,etc… (2)

    Fora as estrangeiras como TAPA BURACO.

  36. Fernando dos Santos

    “nos anos 80 o cara podia assistir grandes séries americanas, tipo Macgyver, a Gata e o Rato, o Homem da Máfia, as 21:30h. Ah! bons tempos pra tv aberta, meu gosto por séries vem dessas exibições, quando toda a familia podia assistir depois da novela e não lá pela 01 da madrugada.”

    Eu também lembro com saudades dessa época.Aliás antes disso, nos anos 70 eu e minha família assistiamos a Ilha da Fantasia,Kojak,O Incrivel Hulk,As Panteras,O Homem de Seis Milhões de Dólares entre outras sempre após a novela.

  37. Milena

    “Mas, gente vamos combinar, que o pessoal arruma muita choradeira por causa de spoilers. Vão fazer o quê? Se matar por causa disso? Ah, por favor, gente, menos.”

    Com certeza. Já vi muitos filmes e seriados já sabendo de antemão o que iria acontecer e nem por isso diminuiu o impacto ao ver. Pelo contrário, muitas vezes o que vi superou minha imaginação ou quando isso não acontecia, sempre é bom exercitar a imeginação e pensar em como seria determinada cena feita de outra maneira. Isso é frescura! Povo aqui só sabe reclamar…

  38. vinicius

    A Globo domina o mercado de tv por assinatura no Brasil com a sua Net. Joga os preços das assinaturas lá em cima para evitar que os telespectadores troquem a tv aberta pelo cabo e comecem a perceber o que é tv de verdade.
    Por isso a porcentagem dos que podem ver Lost fora da tv aberta é mínimo. Devido a esta política, esta tv manipuladora deveria respeitar estas pessoas e mostrar com seriedade os programas que ela mesma impede de serem vistos.
    A globo costuma adquirir os direitos de transmissão e não passar na tv aberta. Faz isso para evitar que as concorrentes mostrem. Uma tática nazista.
    Enfim, infelizmente ela só age desta forma porque ainda detém o monopólio e tem audiência. Quando a maioria começar a abrir os olhos e deixar de vêr o Jornal Nacional (bonner/Hommer) aí sim vamos ter qualidade.
    PS. esta famigerada emissora não cobre nem as enchentes em São paulo, para manipular o noticiário, imagine se vai fazer questão de respeitar o telespectador de séries.

  39. Jim

    Bem, não tenho TV a cabo e, portanto, só assisto aos seriados pela TV aberta. Tenho acompanhado Lost na Rede Globo, apesar da hora ingrata, pois não durmo cedo. Até hoje tudo bem, pois Lost geralmente termina em torna de 2h, que é meu limite para ir para a cama. Hoje descubro que a Rede Globo simplesmente programou o tão badalado *último* episódio da 5a temporada para *começar* às 2h05! Terminará às 2h50 e duvido que vou assistir.

    Por que a Rede Globo comprou os direitos do seriado se não tem a menor intenção promovê-la numa hora decente? Simplesmente para que as outras emissoras não possam exibi-la e gerar uma audiência? É a única conclusão a que consigo chegar, e me dá mais raiva ainda com essa emissora execrável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account