Log In

Notícias Opinião

Glee canta e encanta

Pin it

Glee

Elenco quase desconhecido, enredo sem muitas novidades e uma fórmula pegada emprestada dos atuais filmes adolescentes. Talvez essa fórmula não seja uma garantia de sucesso, mas foi assim que Glee conseguiu conquistar público e critica.

O humor com que Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, criadores da série, encontraram para retratar o já tão explorado universo adolescente arrebatou fãs apaixonados pelo mundo inteiro, fazendo com que Glee virasse um fenômeno mesmo antes do término de sua primeira temporada (e a produção de um segundo ano já está garantida).

A série ganhou vários prêmios – dentre eles, quatro troféus no Satellite Awards – e levou fama ao elenco, até então desconhecido. E esse prestígio pode aumentar: Glee concorre em quatro categorias este domingo, dia 17 de janeiro, no presistigiado Globo de Ouro. Entre elas, a de melhor atriz para a jovem Lea Michele e de melhor Série Musical ou de Comédia.

Além disso, a comédia musical tem registrado bons índices de audiência. O piloto, exibido em maio de 2009, teve quase 10 milhões de telespectadores. A média da temporada até o momento é de 7,5 milhões, com desempenho sólido especialmente entre os telespectadores de 18 a 49 anos.

E o sucesso da série já ultrapassar a televisão. As músicas tocadas no seriado renderam dois álbuns, que ficaram em quarto e terceiro lugares entre os mais vendidos segundo a revista especializada em música, Billboard. No Itunes, a série ultrapassou mais de 10 milhões de downloads com músicas como as versões de Don’t Stop Believin’ e Sweet Caroline.

Ao que parece, o sucesso de Glee não tem previsão para acabar.

* * *

Texto escrito em colaboração com Gabriela Pagano.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

17 Comments

  1. Cat

    Adoro Glee…acho uma série com um humor despretensioso, mas ainda assim ácido(com umas bizarrices mto boas!!), as músicas são mto legais, com ótimas versões e ainda renova umas músicas antigas mto boas!!!. E os personagens são ótimos, destaque para Jane Lynch, sua Sue Sylvester é impagável!!! Adoro mtos personagens, o Kurt, a Emma, o Puck e o diretor da escola…Mtos falam q ela parece High School Music e até é verdade, mas é exatamente na caracterização dos personagens, os tornando o oposto do filme da Disney q está a graça. Quando estamos perto do “happy end” típico da Disney, a série supreende e derruba com fatos mto engraçados.
    Vale a pena dá uma conferida.

  2. Rubens Fructuoso

    Músicas boas, Jane Lynch, elenco interessante!
    E histórias sem o padrão Disney!
    Sensacional!

  3. Luan

    quem fala que Glee é ruim é quem se esqueceu que tv é entretenimento, e glee é isso entretenimento pra vc fugir do mundo real , tv nao é pra criar teorias , pelo menos é assim que “a Sue vê”

  4. Fernanda

    Na minha opinião só o fato de ter a Jane Lynch e um elenco jovem carismático já faz com que a série seja excelente!!! E olha que eu não suporto musicais…

    PS: Finalmente consegui acessar o site!!!

  5. Marco Antonio Cals

    POPULAR > NIP/TUCK > GLEE !!!

    PALMAS PARA RYAN MURPHY QUE ELE MERECE!

  6. Cristal

    Já adorei Glee, já enjoei de Glee, já desgostei e voltei a gostar de Gle… Hoje acho divertidinho, mas só. Como eu tinha amado o piloto, acabou sendo uma decepção pra mim.

    Mas os fãs de Glee me lembram um pouco os fãs de Los Hermanos, banda que eu adoro por sinal. Se você não gosta de Los Hermanos é porque não entende as músicas ou não gosta verdadeiramente de música. Não gostar de Glee é não gostar de séries? Não gostar de comédias? De musicais?

    Não morro de amores pela série, mas assisto e até acho que vale a pena quando não tenho nada pra ver. O que não vale a pena mesmo é conversar sobre a série com os fãs exagerados. Não que seja o caso desse texto, foi só um desabafo.

    Mas as músicas são sim viciantes. Versões como a que você citou, de Sweet Caroline, fazem a série valer a pena!

  7. João da Silva

    Glee é uma série bem divertida e é também bem engraçada. E ainda tem como bônus a atriz Dianna Agron, que é linda.

  8. bia mafra

    Vc tem 25 anos e adora glee? e eu que tenho 36…
    para mim a grande vantagem de glee eh, alem da presença da jane lynch, eh ver meus pequenos (9, 5 e 3anos) gostarem das musicas do queen e neil diamond, coisa que ja tava me entristecendo de ver, so gostarem de rebelde e miley cyrus. fico muito orgulhosa quando eles me pedem para repetir a musica de novo, de novo e de novo. essa roupagem em musicas antigas, e ate as recentes melhores escolhidas do que as radios e os outros programas de televisão, dá oportunidade das novas geraçoes gostarem de qualidade também.

  9. Pedro Paulo

    TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO:

    JULIANNA GANHOU!
    MICHAEL GANHOU!
    MO’NIQUE GANHOU!
    SÓ FALTA “PRECIOUS”, JESSICA LANGE E A GABOURNEY GANHAREM PARA FICAR AINDA MELHOR ESSE GOLDEN GLOBE!

  10. Raruiz

    E Glee ganhou também…
    Sue Sylvester é impagavel.
    Eu gosto da série… Me conquistou…

  11. Gui Barranco

    Glee acabou sendo pra mim a maior surpresa da temporada. Até acho que o roteiro está cheio de clichês e que a série aborda um universo já desgastado (High School americana já não rende histórias inovadoras desde Barrados no Baile), mas acho que o mérito, a diversão e a novidade são os números musicais muito bem feitos, cantados e coreografados. A série nos anima, nos deixa mais alegres e aborda assuntos que seriam chatos e já desgastados com uma simplicidade e suavidade impressionantes e que funcionam na narrativa. Se você está vendo Glee pelo roteiro e profundidade de interpretações, não perca seu tempo, pois isso é pano de fundo pra uma diversão mais despretenciosa, mais leve. Glee é uma série pra cantar junto, pra se sentir feliz, pra te deixar pra cima.
    E conta com um destaque que é a atuação da Jane Lynch. O papel é muito bem escrito e a interpretação dela é fantástica. Ela merecia o Golden Globe. Ela fazendo piada do cabelo do Will é surreal!!!!
    Enfim, that’s the way Sue sees it…
    hehehehehehe

  12. Andy

    Meu marido que viu a propaganda e me avisou, desde o 1º dia que vei, amei…viciei…e olha que tenho 40 anos..kkkk Amo musica e dança então não preciso me explicar muito por amar este programa para adolescentes…
    Cada ator com suas aptidões e particularidade, vale a pena ver, isto é o meu relex apos o dia agitado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account