Log In

Reviews

Game of Thrones – The Old Gods and the New

Pin it
Série: Game of Thrones
Episódio: The Old Gods and the New
Número do Episódio: 2×06
Exibição nos EUA: 05/05/2012

Loucura. É esse o estado de espírito que define The Old Gods and the New. E explico agora o porquê dessa minha opinião.

Theon Greyjoy, na vibe de impressionar o pai, enlouqueceu. Resolveu invadir e ocupar Winterfell e ser chamado de príncipe, tratou todos aqueles que o rodearam a maior parte da vida com despeito e maldade, e matou Sir Rodrik. O olhar insano dele foi algo. Traidor. Eu ainda acreditava que ele iria enxergar a luz e escolher o lado certo. Mas não, escolheu errado. Para mim, a única vantagem da invasão foi o fato dela ter colocado medo no Rickon, que tava chatinho há muito tempo (tadinho, “abandonado” pela mãe, pelas irmãs e pelos irmãos). Mas, falando sério agora, é curioso observar como a personalidade fraca do Theon faz com que ele seja altamente ,manipulável. Fica bem claro que ele não está invadindo Winterfell com a pior das intenções, mas sim para conquistar o lugar que acredita ser seu, de direito, no coração do pai. E essa busca desenfreada por atenção e poder leverá Theon para uma estrada sem volta, creio eu.

Robb, o “irmão”, já está sabendo da invasão, e quer a cabeça de Theon (só uma notícia desse gabarito pra fazer o Rei do Norte largar da paquera com a misteriosa enfermeirazinha). Um de seus vassalos foi enviado para retomar Winterfell e livrar os pequeninos Starks que ficaram para trás. O que Robb e Lady Stark não sabem é que os selvagens podem ser domados e criar vínculos de afeto e lealdade. E graças a Osha e sua selvageria na cama Bran e Rickon conseguiram escapar do castelo, devidamente seguidos por Hodor e protegidos pelos lobos. Ou seja, Theon se ferrou. Quero que as tropas de Robb entrem em Winterfell e esmaguem o inseto Greyjoy.

Loucura a gente também viu lá por Qarth. Dany está mais sedenta por poder, quase encarnando um Viserys. Mas, embora veja a insanidade da busca desenfreada de Daenerys pelo Trono de Ferro, eu entendo sua motivação. A Khaleesi perdeu tudo que já teve na vida (1° praticamente toda a família e a pompa, quando bebê; e depois seu grande amor e eterno marido), e não está conseguindo digerir a informação que indica que ela precisa ter calma e começar pequenininha, e não sair pedindo toda a frota de navios dos imortais de Qarth. Alguém, no juízo de suas faculdades mentais, cogitou a hipótese de entregarem tudo pra ela com base no “se”? Duvido. E agora que a pessoa misteriosa roubou os dragões da platinada, e ela perdeu o restante do seu khalasar, as coisas devem ser ainda mais difíceis. E Xaro – o homem mais rico de Qarth, conforme nos informaram à exaustão – deve ter uma nova esposa em breve, pra desgosto do meu coração shipper que tá esperando drogo retornar do mundo dos mortos, com cavalo, trança e tudo.

E loucura, loucura, loucura também em Porto Real. Que pandemônio foi aquele? Pessoas furiosas, com fome. Com sangue nos olhos. O momento valeu demais. Pelo cocô de vaca que jogaram na cara do Joffrey, e pelo tapa que ele levou de Tyrion – que não perdeu a mão. É, realmente é um Rei cruel e idiota, que merecia ser ele o esquartejado. Nem a hombridade de mandar buscar a Sansa ele teve. Por falar nela, ela tá sofrendo a cota parte que lhe cabe por ter sido tão idiota no início da 1ª temporada. Agora está lá, odiando o Rei secretamente, e tendo que fingir sonhar ser a Rainha pra permanecer viva. Sorte dela que, aparentemente, o Cão tá ficando mais mansinho, e resolveu ajudar a garota – ou a pombinha – mesmo sem ordens de Joffrey. Será que a resposta de Clegane para Tyrion significou que a auxiliada era Sansa, ou será que ele agiu estritamente visando os interesses do Rei? Tenho minhas dúvidas, mas acho que o Cão simpatiza com a pomba.

Tenso foi o papo entre Cersei e Tyrion. Deu até medinho da Rainha, que está sofrendo com o afastamento de Myrcella – assim como o principezinho, que chorou e chorou. Só não temo maiores consequências para o acontecimento porque o ameaçado é o Tyrion, o mais astuto dos astutos. Isso significa que ele não será facilmente enganado, e também não acho que haja alguém que ele ame tanto assim, nem a prostituta/aia.

Já que estamos falando de astúcia, é bom falar de Arya. A situação da pequena tá cada vez mais enrolada, tipo novelo de lã. Mas ela continua dando seu jeitinho de permanecer viva e incógnita dentro do covil de Tywin – que tem “mágoa” do pai, quem diria! -, mesmo após a visitinha de Baelish. Mas a decisão de roubar os planos de guerra dos Lannister foi extremamente estúpida – o que diabos ela faria com o papel? Ilusão achar que ela mandaria um corvo – e ela precisou gastar o 2° nome “da morte” pra não ser descoberta – que eficácia do Jaqen! Resta saber até quando esse disfarce de copeira culta perdurará. Estou louca pra saber qual o destino da brava Stark após sua farsa ser descoberta. Será que Gendry livrará a pequena?

E agora, chega de falar de astúcia. Vamos falar de vacilo, de bobeira. Caramba, Jon. Você pode mais do que isso (e mais que Theon também, que precisou dar 90 golpes de espada para arrancar a cabeça de um velhinho). Foi vacilo puro ele ter peninha de Ygritte. E inevitavelmente eles se envolverão. O patrulheiro e a selvagem. O que o futuro revelará para Snow, que pretende manter a honra, e está disposto a morrer pela muralha? Algo ruim, se ele não ficar mais esperto rapidamente.

Só mais 4 episódios e tchau, Game of Thrones. Creio que o ritmo do desenrolar da história ficará mais rápido nesse final de temporada, e mais eventos chocantes deverão acontecer, tal qual na temporada de estréia. E que venham os episódios finais.

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

2 Comments

  1. biancavani

    Foi reconfortante – um bálsamo mesmo – ver a turba atacando o Rei e até matando alguns de seu séquito. Bem que podia ter sido o Rei, ê turba sem pontaria…
    Foi mesmo, Mariela, uma bobeira imperdoável Arya correndo com o papel bem à vista. Primeira escorregada de Game of Thrones. Mas tenho certeza que será a única e vou fingir que não reparei.
    Bem, quando alguém mascarado ou escondido no capuz mata alguém, ou, no neste caso, rouba a gaiola de dragõenzinhos, é porque sua identidade é hiper-mega-superconhecida da gente. Se fosse alguém de Qart, os roteiristas não precisariam fazer mistério com a pessoa escondida pelo manto. Então, deve ser algum aliado de Daenerys.
    Ah, nem me diga, Mariela, só mais quatro… Vou degustá-los como se fossem bonbons belgas

  2. Cakki

    Tbm achei esse episódio uma loucura, Mariela! =)
    Que abertura, hein? Eu consigo ter nojo e pena do Theon ao mesmo tempo… Mas acho que nojo é a palavra que define… Eu entendo a confusão em que o Theon se meteu com as duas famílias, mas meu amor pelos Starks não permite que eu perdoe ele.
    Confesso que chorei mto com a morte do Sor Rodrik (sei que a cena ficou diferente do livro e muitos não devem ter gostado, mas a mudança ficou boa)… A cena já estava triste por si só, mas o Bran gritando pro Theon parar foi de cortar meu coração…. Aí o Sor Rodrik ainda vira e diz que vai reencontrar o Ned, bom ai foi demais pra mim….
    Arya com Tywin sensacional como sempre! E a segunda morte do Jaqen tbm foi ótima! A Arya tá gastando os nomes com bobagens, mas, paciência… Esta hora já podia ter matado o Tywin e o Montanha (o que faria enorme diferença pro Robb na guerra), mas acho que por ela ser criança não consegue enxergar as coisas a longo prazo, só no imediato mesmo.
    Enquanto os irmãos Starks se ferram por toda Westeros… O Robb preocupado com uma guria idiota… Nada como os hormônios para inverter as reais preocupações do Jovem Lobo…. Sem comentários para isso…
    Finalizando: já enchi o saco do discurso “I’ll take what is mine” da Dany…. Sei que no “Fúria dos Reis” a história dela não anda mto mesmo, mas já que estão mudando tantas coisinhas, podiam dar uma incrementada nos discursos furados dela…
    Contando os dias pra chegar domingo! =P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account