Log In

Reviews

Fringe – Subject 9

Pin it

Série: Fringe
Episódio: Subject 9
Temporada:
Número do Episódio: 4×04
Data de Exibição nos EUA: 14/10/2011

É. Definitivamente, essa temporada de Fringe está dividindo opiniões. Enquanto uns estão adorando os episódios, e os colocando no “hall da fama” da série, outros não estão vendo o menor cabimento e acham que os episódios não avançaram em nada na trama. Nenhum episódio, dos já exibidos, entrou para a minha lista de favoritos. Mas também não considero nenhum deles o pior já exibido. Poderia se dizer, então, que estou em cima do muro que divide as opiniões. Sei que não é posição mais digna para ocupar, mas é onde me encontro.

E por falar em divisão de opinião, a minha própria ficou bastante dividida sobre Subject 9. Alguns dados que nos foram apresentados no ótimo Subject 13 voltaram à tona agora, no episódio que, pra mim, encerrou as explicações de “como é o mundo sem Peter” – ainda que algumas coisas permaneçam inexplicadas.

Nós ficamos sabendo que os testes com cortexiphan existiram, mas que Olivia ou não sabe dos “efeitos colaterais” que carrega ou não os possui, de fato. Assim, ela não seria capaz de atravessar, por conta própria, os universos. Mas essa sou apenas eu teorizando.

Descobrimos, também, que Walter ainda carrega a culpa de ter realizado testes em crianças, algumas das quais carregam “reações emocionais adversas”. E, pela frase do “sujeito 9”, ficou claro que Walter não aceitou bem o final dos testes. Sua reação pode ter sido, também, responsável pela internação no St. Claire.

Ainda descobrimos que Elisabeth, a esposa de Walter, suicidou-se após a morte de Peter. Ou seja, as causas podem até ter sido outras, mas o suicídio existiu, e afetou Walter.

E, finalmente, Nina Sharp apareceu. Foi uma aparição breve, mas que me fez refletir. A relação entre ela e Walter é totalmente diferente nesse contexto, e beira ao ódio. Muito diferente é a relação dela com Liv, também. Aparentemente, elas são bem próximas nessa nova realidade. Também estou indagando o que aconteceu com Bell, já que Walter menciona que “ele não está mais aqui”. Estaria ele, vivo e bem, no outro universo?

Eu adorei, como sempre, a interação entre Walter e Olivia. Apesar do discurso de Walter, sobre ela apenas ser a “chefe” dele, e deles não serem uma família, o carinho que ambos tem um pelo outro deixa evidente que há algo além do profissionalismo. A forma como Liv acalmou Walter no quarto, e o levou para tomar milk shake, deixou explícita essa ligação entre eles. E, no final das contas, Olivia “compreendeu” Walter, e resolveu por não enviá-lo de volta ao hospício.

Do que eu não gostei? De Peter ser aquela massa eletromagnética azul. Achei sem explicação e sem sentido. Talvez a explicação estivesse bem diante dos meus olhos e eu não tenha percebido, ou talvez ela nos seja apresentada em breve. Mas achei … tosco. Também não gostei muito da “reentrada” de Peter. Sei que é cheia de simbologias, afinal é o Lago Reiden. E que foi impactante. Mas esperava algo mais … grandioso. Acho que é por que sempre gostei das “reentradas” de Olivia (A New Day in the Old Town e Entrada), então achei ambas mais marcantes do que a de Peter, e temo que deveria ser o contrário. Mas estou, como todos, muito feliz com o retorno de Peter, então não ouso ser muito crítica com a forma que se deu seu retorno.

Ainda não compreendi muito bem a forma que Peter afeta o tempo. Nas aparições dele no apartamento de Olivia, o tempo parece ter voltado alguns instantes. Será que essa será a chave para o RESET (glyph code da semana)? Será que Peter, de alguma forma, dobrará o tempo, e o fará regredir, reiniciando tudo, novamente? Mais uma vez, apenas teorias.

Agora, como já é de costume, “um novo tempo” se instala em Fringe. Um tempo de novas perguntas. Novas respostas. Como se dará a dinâmica, sendo que ninguém lembra de Peter, mas ele lembra de tudo? Qual será a postura dos Observadores, já que eles falharam em deletar Peter? Enfim, muitas emoções nos aguardam. Mas precisaremos esperar duas semanas para começar a ver essas perguntas serem respondidas, já que o próximo episódio só será exibido no dia 28 de outubro. Até lá, só nos resta teorizar!

P.S.1: a melhor explicação para Lee não ter aparecido nesse episódio foi dada por uma amiga. Segundo a Jeni, nos episódios que Peter aparecer, Lee não estará presente. Vocês sabem. Uma estratégia pra poupar o coração da mulherada. (Que os garotos me desculpem. É que achei a tese boa demais pra ser desprezada).

P.S.2: vou ser repetitiva, mas ele merece. John Noble dá show, semana após semana. Mora no meu coração!

Séries citadas:

Editora Chefe do TeleSéries, gasta boa parte da sua semana com séries. Sua estréia foi com ER, e atualmente assiste - entre várias outras - Grey's Anatomy, Game of Thrones, Suits, Castle e Rookie Blue. Ainda assim, arrumou um tempinho para maratonar Friends, The X Files e Chuck - pela qual se apaixonou, recente e irremediavelmente. Está saindo da crise de abstinência de Fringe graças à Orphan Black.

7 Comments

  1. MicaRM

    Hehehehe, eu adorei a reentrada do Peter, achei super impactante.

    Estou adorando a nova temporada, mas admito que esse desconhecimento acerca da vida dos personagens me incomoda um pouco. Sem falar que não tenho a menor ideia de como farão quando Peter consertar as coisas (pq algum conserto terá que ser feito). Teremos os universos A, B e C ainda? Ou uma fusão dos três? Ou o C vai morrer? Ou o A ficará para sempre apagado? Aliás, o B também mudou, o que significa que há um universo A, B, C e D e o C/D é o que temos visto nesta temporada. 
    Não sei mesmo como resolver o problema.

  2. bettaum

    Quem é o “gênio” que coloca um mega spoiler na página principal do site com a imagem do retorno do Peter?!
    Absurdo.
    Nunca mais entro nessa página.

  3. Mariela Assmann

    Falha minha, completamente. Sei que não repara completamente o erro, mas troquei a imagem. Foi mal.

  4. Bruno

    Eu acho que os roteiristas poderiam ter pego os episodios chaves do passado e visitado os melhores deles nesse novo universo ANTES da volta de Peter.

    Foram muito poucas pistas do que mudou!!!

    Aquele episódio de Liv viajando entre os universos por medo do padrasto (que deu a pista do BadWalter sobre o paradeiro do filho dele) foi um clássico! Neste novo universo Liv foi para o outro lado, mas não sabemos como, nem por que, nem sabemos o motivo dos universos terem se juntado lá na ilha da liberdade (mas sabemos, por ex., que existem “cracks” do lado de lá, pois num dos episódios apareceu o “lacre de ambar”…), nem como Liv voltou, nem por que eles estão “cooperando”.

    Sabe quem estou sentindo falta? Frances. O que houve com ele NESSE universo? Tocaram levemente no nome dele do outro universo (o episódio dos “ovos de inseto” dentro dele) e só. Froyler não voltou lá? Por que Frances não voltou aqui? Pra dar espaço pra Lee?

    Agora deixa eu dar uma cutucada, o que vocês mulheres acham assim do Lee? Acho o Lee do lado de cá muito certinho, ele não tem “graça” nenhuma!!! Já Astrid “do lado de cá” continua apagada, um mero “robô” (com direito a camera e microfone) do Walter. Ela merecia mais destaque, afinal é ela quem “aguenta” o Walter doido de agora.

    E a vaquinha do laboratorio, cade ela??? E o BadWalter?

    Como disse, o retorno de Peter se deu muito cedo. Os roteiristas podem até saber o que estão fazendo, mas depois de Lost, sempre fica aquela sensação de que podemos estar sendo enganados.

    (Sim, eu participo da campanha “Perdi 6 anos da minha vida assistindo Lost”)…

  5. Mariela Assmann

    Também fiquei pensando o porquê de não termos visto o Walternate. Acho que seria bem interessante. Quanto ao Charlie, ele não apareceu (nem no A nem no B), por que o ator que o interpreta (Kirk Acevedo) já tinha assumido compromisso com a nova série Prime Suspect. Então, foi questão contratual, mesmo. Agora, resta saber como as coisas seguirão, a partir da semana que vem.

  6. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 14 a 20/11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account