Log In

Reviews

Fringe – Over There, Partes 1 e 2

Pin it

Série: Fringe
Episódio: Over There
Temporada:
Número do Episódio: 42 (2×22) e 43 (2×23)
Data de Exibição nos EUA: 13 e 20/5/2010
Data de Exibição no Brasil: 1/6/2010
Emissora no Brasil: Warner

Fringe chegou ao final com dois ótimos episódios, que criaram uma grande expectativa para a terceira temporada. A história ganhou consistência e nuances interessantíssimas com a apresentação da dimensão paralela. Seguem os comentários:

Over There, Parte 1 – O episódio começa com uma imagem futurista dos personagens – incluindo o finado agente Charles Francis – vivendo numa espécie de dimensão paralela. Olivia aparece ruiva. Dentro de um teatro, um corpo deformado por tumores é investigado pela Divisão Fringe. Numa das sacadas do teatro, Olivia, Walter e um casal de jovens observam a cena. Essa sequência de imagens compôs o velho recurso de mostrar o desfecho e recuar no tempo para contar os acontecimentos anteriores.

No tempo real, Walter observa a gravação que mostra o momento em que Peter foi levado para a outra dimensão. No mesmo momento em que o Dr. Bishop tem um insigth sobre o futuro de Peter, Olivia recebe, de um dos observadores, um misterioso papel com um desenho esquemático. Olivia vai até a Massive Dynamic e coloca Nina Sharp na parede. Olivia descobriu que para realizar uma viagem interdimensional, precisaria da ajuda de outras pessoas que passaram pela experiência com Cortexiphan. Ao contrario do que pensava, várias dessas pessoas viviam sob os cuidados da Massive Dynamic. Três delas foram escaladas: James Heath, que tem habilidade de curar doenças; Sally Clark, com pirocinese; e Nick Lane, que pode fazer transferência empática.

Junto com Walter e Olivia, os três jovens formaram uma força-tarefa para resgatar Peter na outra dimensão. Antes da passagem, Heath foi a um hospital e curou várias crianças usando sua habilidade. Pouco depois, no Opera House, Walter, Olivia e os três jovens fizeram a passagem. A partir daí a história foi contada dando seguimento à cena mostrada no início do episódio. O corpo deformado por tumores era o de James Heath. Aparentemente, durante a passagem, as doenças que ele absorveu das pessoas que curou manifestaram-se no seu corpo e ele morreu.

Mais do episódio:

* Peter reencontrou sua mãe da dimensão alternativa. Entretanto, percebeu que seu pai, o “Walternativo”, o trouxe de volta porque queria usar suas habilidades para destruir a outra dimensão.

* William Bell reaparece e se oferece para ajudar Olivia.


Over There, Parte 2 – O último episódio da temporada começou com Peter passeando de helicóptero pela Nova York da dimensão alternativa. A cidade apresentava vários setores em quarentena por ocorrência de eventos fringe. Nesse episódio, o confronto estre as duas dimensões explicitou-se. Ajudada por William Bell, Olivia conseguiu resgatar Walter, que estava internado em um hospital por conta de um ferimento à bala. Interessante foi o confronto entre as duas Olivias: a loira do mundo real e a ruiva do universo paralelo. O embate aconteceu no apartamento da ruiva e a Olivia loira conseguiu vencer. Depois de descobrir o paradeiro de Peter, ela tingiu o cabelo e assumiu a identidade da Olivia alternativa. Quando reencontrou o filho do Dr. Bishop, Olivia foi direta: declarou seu amor e convenceu Peter a voltar.

O grande problema seria como encontrar um gerador de energia potente para transportar de volta Peter, Walter e Olivia. A solução, claro, estava no laboratório de Walter em Harvard: um acelerador de partículas. No caminho para o Opera House, o teatro onde a passagem seria feita, os agentes do universo paralelo comandado pela Olivia alternativa perseguiram o grupo. William Bell foi atingido mas sobreviveu. O breve momento em que ele passou desacordado foi o suficiente para a Olivia alternativa assumir a identidade da Olivia real.


A passagem foi feita e a Olivia alternativa infiltrou-se no mundo real. A primeira coisa que ela fez foi contatar o outro lado, usando a máquina de escrever “Selectric 251”, para informar o êxito da missão. Esse foi o grande gancho para a terceira temporada. No final do episódio, a Olivia real aparece presa num câmara fechada pedindo socorro.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Post Séries.

Séries citadas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account