Log In

Reviews Spoilers

Fringe – Amber 31422, 6955 kHz e The Abducted

Pin it

Por que Fringe é uma das melhores séries da temporada?

Fringe - Amber 31422
Série: Fringe
Episódio: Amber 31422
Temporada:
Número do Episódio: 3×05
Data de Exibição nos EUA: 4/11/2010

Uma coisa que tem me chamado a atenção nesta temporada é que a série mesmo com crimes aparentemente bizarros, não tem mais aquele choque de antes, e isso é um elogio, pois mostra que estamos mais do que enraizados neste mundo que a série nos entregou, alias, dois mundos, e com isso entendemos melhor os personagens e seus dramas.

Aqui neste episódio tivemos o caso de um fugitivo da quarentena do Âmbar. Descobrimos com o decorrer do episódio que na verdade ele ficou preso no lugar de seu irmão, que era quem conseguia entrar nos bancos atravessando as paredes.

Mas claro que estas bizarrices não nos diz mais nada, e a surpresa é descobrir que as vitimas que estão na quarentena estão vivas. E isto mostra também o quanto o sequestro de Peter afetou o Walternativo, que mesmo sabendo disso prefere gastar todo seu tempo investindo na guerra contra o outro mundo ao invés de procurar uma forma de salvar seu universo.

“Olivia Real” que tem cada vez mais visões de Peter acaba submetendo aos testes que Walternativo propõe, e acaba confirmando que as visões, e principalmente, os comentários de Peter estão certo: ela não é deste mundo.

A trama já nos mostrou o suficiente para termos algumas conclusões:

1 -Tanto Charlie, quanto Lee não estão em guerra com o outro mundo, estão tentando salvar este (e sim, tem uma grande diferença aí). E isso poderá vir a ser uma ajuda para Olivia quando ela tentar voltar para o mundo real.

2 – Walternativo parece ter perdido toda sua humanidade e isso deveria ser um elogio, mas com o talento que John Noble já comprovou que tem nas duas primeiras temporadas, esperava mais do personagem do que apenas uma feição séria e mandar matar tudo – parece até vilão de novela da Globo! Mas como a série está tão caprichada nesta temporada, sei que estou enganado e mais cedo ou mais tarde descobriremos mais sobre este personagem?

3 – Por fim, seria Astrid um ciborgue?

Fringe - 6955 kHz
Série: Fringe
Episódio: 6955 kHz
Temporada:
Número do Episódio: 3×06
Data de Exibição nos EUA: 11/11/2010

Eu gosto quando uma série nos dá uma trama e dentro desta trama há um contexto maior. Neste caso falo da vida dupla de “Olivia Alternativa”, enquanto a outra foi manipulada, esta sempre soube quem era e tem uma missão a cumprir.

E o contexto maior que vejo é que vivemos um mundo onde guerras religiosas ocorrem cada vez mais, sendo que todos brigam pelo mesmo Deus, assim como a dia que passa surge mais casos de intolerância pra quem é diferente, sendo que em tese, todos somos diferentes já que cada ser humano é único. Olivia vive um dilema. Ela cresceu acreditando que o outro mundo foi culpado por tudo de ruim que existe em seu mundo, e agora convive com o autor da destruição parcial de sua terra e a pessoa que pode dar a vitória definitiva para ela. E aí ela descobre que um errou tentando fazer o certo e que o outro quer salvar os dois universos. Como seguir adiante com uma missão quando você passa a conhecer o outro lado?

Veja que os dois Walters são Gênios, mas em nenhum momento tentaram abrir um dialogo. O Walter quer apenas que Peter fique salvo, não dando a importância necessária ao erro dele, e o Walternativo ficou cego com seu desejo de vingança, e perdeu o filho que ele tanto quis de volta.

Do mais, o episódio abre a possibilidade de existir uma possível civilização avançada (ou seria seres de outros planetas?). Ainda é cedo pra dizer se é este o novo passo que a série pretende dar, mas até para o bem da série, a guerra entre os dois mundos tem que acabar nesta temporada e a série, se for renovada, precisa começar a plantar as sementes das próximas temporadas.

E acho improvável que os sinais que ecoam pelo mundo deste que este passou a existir tenha sido originados pelo Walternativo, apesar de que desta vez os sinais fizeram com que Peter localiza-se todas as peças da bomba. Como é bom assistir uma série que sabe o que está fazendo e nos deixa perdidos a procura de respostas.

Fringe - The Abducted
Série: Fringe
Episódio: The Abducted
Temporada:
Número do Episódio: 3×07
Data de Exibição nos EUA: 18/11/2010

Que episódio! Que episódio!

O bom de comentar sobre Fringe nesta temporada é que todo episódio até agora teve relevância. E a história flui em um ritmo alucinante, mas sem atropelos.

Aqui tivemos “Olivia Real” preparando seu plano de fuga ao mesmo tempo que tenta desvendar o caso de um sequestrador de crianças que faz experimentos com elas. Aqui também tivemos um pouco mais de Broyles, já que uma das vítimas do Candyman (o sequestrador) foi seu filho.

Não vou mentir que esse universo paralelo me atrai muito, alias, pelos comentários que li, não estou sozinho nessa. Mas o que me atrai neste universo são os personagens. Eu gosto de como Charlie, Lee e Olivia interage. Enquanto no mundo real eles se relacionam como uma família, neste universo a interação é de amizade e cumplicidade. São coisas diferentes, apesar de serem parecidas.

O que me parece ainda estranho é o Walternativo. Sendo repetitivo, pelo talento de John Noble seria interessante o vendo como um homem que faz as pessoas o seguirem, e fazendo essas pessoas ficarem na mão dele, tal qual Osama Bin Laden, Hittler, e tantos outros. Mesmo ele indo visitar Broyles, tentando ser amigo deste, me pareceu distante, frio, e talvez por isso Broyles preferiu ajudar Olivia, que se importou de verdade com o drama dele e de sua família.

E por falar em Olivia, ela consegue descobrir a identidade do Candyman e alerta Broyles a tempo deste salvar seu filho, e por gratidão, este não faz nada ao descobrir que Olivia já sabe que é do outro universo. E creio que ele será peça chave, aliás arrisco dizer que o grupo dele será peça chave para levá-la para o mundo real novamente.

E o melhor foi o final, com Olivia tentando ir para o outro mundo utilizando o tanque e mesmo sendo capturada pelo Walternativo consegue deixar uma mensagem para Peter, que agora terá que encontrar uma maneira de salvá-la e ainda lidar com a “Olivia Alternativa”.

Ao terminar de assistir este último episódio de Fringe, cheguei a conclusão que talvez a salvação para as séries norte-americanas (principalmente dos canais abertos) seja se livrar da audiência como parâmetro para continuar ou desistir de uma série. Vejamos se estou enganado: Veronica Mars, Studio 60, Pushing Daisies, Kings, e mais recente Rubicon (este de um canal fechado), foram séries ótimas que não tiveram vida longa porque a audiência sepultou todas elas. E Fringe infelizmente corre este risco também, mesmo sendo uma das melhores séries atualmente no ar.

Séries citadas:

2 Comments

  1. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 29 a 5/12

  2. Pingback: Destaques da Semana – Brasil – 13 a 19/12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account