Log In

Reviews Spoilers

Friday Night Lights – On the Outside Looking In

Pin it

Friday Night Lights - On the Outside Looking In
Série: Friday Night Lights
Episódio: On the Outside Looking In
Temporada:
Número do Episódio: 5×02
Data de Exibição nos EUA: 3/11/2010

Por mais que eu acredite que esta quinta temporada de Friday Night Lights ainda não tenha engrenado, não estou exatamente preocupado com que rumo as tramas da série vão tomar porque, acredite, eu confio naquilo que os roteiristas pretendem fazer com o seriado nesta última temporada. Mas On The Outside Looking In tomou alguns rumos que me deixaram realmente incomodado.

Talvez a melhor palavra seja “perturbado”. E digo isso porque eu acredito que a série aborda um pouco do mundo adolescente, em uma pequena cidade do Texas, de forma madura, equilibrada e livre dos clichês de um gênero que já estava um pouco desgastado. A trama envolvendo a Julie na faculdade e o seu possível interesse no professor é um desses temas que me incomodou, porque me pareceu que Friday Night Lights caiu no “lugar-comum” e pode estar destruindo uma personagem que poderia render histórias mais interessantes.

De qualquer forma, minha confiança para com os roteiristas se dá em momentos extremamente sinceros, aqueles mais simples. Neste episódio, por exemplo, vemos um momento em que o Coach Taylor entrega umas cartas de faculdades que estavam interessadas em Vince Howard, quarterback do Dillon Lions.

Obviamente, um garoto fica muito feliz porque ele finalmente começa a acreditar em um futuro, pois a vida lhe está dando uma chance para se tornar alguém melhor. A cena em que ele conta para a sua mãe sobre as universidades que tinham enviado as cartas foi tão brilhantemente construído que se tornou, simplesmente, a melhor cena do episódio. O abraço da mãe e do filho parece representar aquele sentimento de esperança, de uma luta tão intensa para sair da miséria e conseguir o seu lugar no mundo.

Mas, o Coach Taylor tem ainda outras questões a serem resolvidas. Depois da primeira vitória, o Dillon Lions passou a ser alvo de perseguição porque os investidores não querem o time na Liga, disputando um título estadual.

Friday Night Lights - On the Outside Looking In
Luke Cafferty, por exemplo, que chegou a aplicar um tackle normal no jogador do time adversário na primeira partida do ano, foi suspenso por um jogo e isso com certeza irá implicar como uma “mancha” na sua carreira daqui para frente. Mas, então, como conter os jogadores e a própria imprensa local de que eles ainda não chegaram a lugar nenhum? Como fazê-los entender que uma vitória em apenas um jogo não representa absolutamente nada?

Para isso, Coach Taylor dá algo para os jogadores acreditarem que é possível e fazê-los lutar contra a própria desconfiança da cidade, do comitê e da Liga e também da imprensa. O Título Estadual é a meta do Coach Taylor e, conduzí-los nesta jornada será tão pior quanto foi com o Dillon Panthers.

Por outro lado, Tami Taylor segue tentando implantar o seu método educacional dentro da East Dillon High. Mas é realmente muito complicado porque, dentro de um colégio como este e como qualquer outro, é claro que existem as “panelinhas” entre os próprios professores.

Por mais que Tami tenha a boa vontade de querer ajudar os alunos que possuem maior abstenção, é possível que ela não vai conseguir sem o apoio (ou a parceria) de algum outro colega. Entretanto, ela persegue Epyck, uma aluna com este quadro necessitado que anda sozinha e fumando pelo colégio, sem sequer frequentar as aulas.

Tami passa o episódio inteiro tentando convencê-la de que ela pode ajudá-la e a sua insistência tem resultado. Cada vez mais se é possível perceber semelhanças de Friday Night Lights com os filmes Escritores da Realidade e Entre Os Muros da Escola, principalmente por este contexto no qual a série está inserida onde a câmera frequenta escolas abandonadas pelo governo e estudantes abandonados pelos pais.

Algo, então, precisa ser feito. E Tami Taylor sabe disso.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Sob a Minha Lente.

Séries citadas:

1 Comment

  1. Pingback: Tweets that mention Friday Night Lights – On the Outside Looking In -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account