Log In

Reviews Spoilers

Friday Night Lights – Keep Looking

Pin it

Friday Night Lights - Keep Looking
Série: Friday Night Lights
Episódio: Keep Looking
Temporada:
Número do Episódio: 5×04
Data de Exibição nos EUA: 17/11/2010

Os Estados Unidos podem ter uma série de problemas em seus bastidores, mas tem uma coisa que funciona muito bem: os esportes universitários. Na semana passada acompanhei a final do Futebol Universitário e coincidiu de eu ter visto este episódio. Se o esporte ajudou Vince Howard quando ele mais precisava e o transformou em alguém melhor, é talvez nisto que Buddy Garrity se apega para colocar o seu filho, Bud Jr., nos trilhos e dar uma educação para ele. Por muito tempo, ele tinha esquecido o seu papel de pai e agora precisa recuperar o tempo perdido. É mais ou menos o que acontece com o pai de Vince, que ficou preso e mal sabe o dia do aniversário do seu filho. Todas estas histórias, tão bem interligadas pela série, faz com que ela desenvolva diversas tramas com um único tema. E isso ajuda os roteiristas a criarem elos entre elas, fazendo com que o espectador possa acompanhar a trajetória de cada um deles para alcançarem a vitória.

Se tem um erro que pode ser apontado em Friday Night Lights ele, provavelmente, estará em Becky Sproles. Desde a temporada passada, quando o seu personagem entrou na série, ela não vem conseguindo desempenhar um papel de muita importância. No primeiro momento, surgiu como uma mulher apaixonada por Tim Riggins e, logo em seguida, passou para o estágio irritante, sempre aparecendo como a “coitadinha” ou chorando. Por outro lado, os roteiristas conseguiram um lugar para ela nas tramas ao apresentarem sua família completamente desequilibrada. Porém, é uma pena que eles não tenham conseguido desenvolver por mais tempo o aborto que ela fez. Tudo aconteceu de maneira tão rápida e, atualmente, a série não volta ao assunto e continua apostando nos seus problemas familiares para fazê-la parte de alguma trama.

Mas ainda sobre o fato de como o futebol, ou o esporte, pode fazer a diferença na vida destes adolescentes, as oportunidades começaram a surgir também para Luke Cafferty, que recebeu um convite para visitar TMU, uma das mais importantes universidades do Texas. E isso é um exemplo de que isso também parece acontecer na realidade, já que a política americana segue o fluxo de trabalhar já nas escolas para que sejam formadores de atletas. Após isso, os recrutadores são os responsáveis por convidá-los para as suas universidades e, assim, ganham a chance de terem uma bolsa e fazerem também aquilo que amam. É uma política que sempre me invejou. Aqui no Brasil, enquanto os políticos falam em investir no projeto olímpico para as Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro, é difícil imaginar que conseguiremos evoluir tanto assim para competir com potências como, por exemplo, Estados Unidos, China, França, entre outros.

Friday Night Lights - Keep Looking
Keep Looking não foi um episódio que apresentou grandes momentos como o anterio, com aquela discussão entre Eric Taylor e Vince Howard. Mas se mostrou um capítulo que continua apertando a ferida para os problemas das escolas públicas, como é o caso de East Dillon, o descaso com os estudantes e o orçamento cada vez menor que é destinado para a manutenção destas instituições. As outras tramas, seja a discussão e desconfiança de Vince com o seu pai para saber se ele continuava usando drogas, ou ainda o relacionamento entre Julie e o seu professor, foram continuações daquilo que foi mostrado anteriormente. Entretanto, é uma pena perceber que, a cada novo episódio, Friday Night Lights caminha para o seu final. Uma série como esta, que utiliza o espaço para criticar o sistema educacional e ainda mostrar os dramas familiares que se tem acompanhado, é a verdadeira prova da ousadia que às vezes falta para alguns executivos e roteiristas.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Sob a Minha Lente.

Séries citadas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account