Log In

Opinião

Frasier (and the sitcom) has left the building

Pin it
Cena do episódio final de Frasier

David Hyde Pierce mostrou surpresa e gratidão ao ganhar o Emmy Awards de Melhor Ator Coadjuvante em Comédia em setembro de 2004. Foi o seu quarto e último Emmy por Frasier – a série havia terminado definitivamente dois ou três meses antes. Mas Pierce não deixou a oportunidade de defender o seu trabalho nos últimos 11 anos, alfinetando a indústria e a crítica:

Dizem que a televisão e as comédias na televisão estão mudando. Quando tudo voltar a ser o que era antes, me chamem.

De fato, o adeus de Frasier sinaliza o fim de uma era. Junto com Frasier se foi Friends (mais querida e popular, mas tecnicamente mais irregular) e no ano seguinte Everybody Loves Raymond (a única capaz de rivalizar com Frasier, apesar de ter mostrado um certo esgotamento criativo em suas últimas temporadas). E agora, em 2005-2006, outras mais partiram: Will & Grace, That ´70s Show, Hope & Faith, Less than Perfect, Apesar de Tudo, Rodney, What I Like about You, Sim, Querida… As poucas que restaram foram relegadas para a mid-season, como According to Jim, Reba e The King of Queens. A única comédia nesta linha que atualmente goza de excelentes índices de audiência é Two and a Hald Man.

Mas as sitcoms ainda estão aí, a palavra segue em uso, representando outro tipo de comédia. Os estúdios fechados, com suas três câmeras e a platéia entusiasmada de Will & Grace se foram; deram lugar para as locações externas com uma só câmera de My Name is Earl. A piada não precisa mais estar presente nos diálogos do roteiro, como em Everybody Loves Raymond; ela pode acontecer na mesa de edição, como em Scrubs. E os atores já não precisam contar toda a história no palco, como em That ´70s Show; um narrador nos situa em off na história, como em Everybody Hates Chris.

Não estou fazendo julgamento de valor aqui. Há espaço para todo tipo de humor e certamente My Name is Earl, Scrubs e Everybody Hates Chris mais oxigenam o gênero do que o prejudicam.

Mas a busca pela sofisticação e pela renovação de fórmulas e o abandono do formato clássico de comédia nos trouxe prejuízos. O final de Frasier, ´70s Show, Will & Grace e (no ano que vem) de Everybdoy Loves Raymond encerra definitivamente aquela época em que, em qualquer noite da semana, o telespectador americano podia ligar a TV com a certeza de que em pelo menos em um dos tantos canais que dispõe estaria passando uma comédia.

E encerra aqui também a época em que em qualquer noite da semana ligávamos a TV na Sony e tínhamos uma boa comédia para ver. Hoje não há mais comédias nas segundas, nem nas quartas, nem nas quintas. Logo mais chega novembro e talvez não tenhamos mais comédias nas sextas ou nas terças.

Frasier mal terminou e já me deixou com saudades.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

12 Comments

  1. Marcos Almeida

    Assiti Frasier pela primeira vez, quando ela e Cybill passavam dubladas no extinto USA (hoje Universal Channel) e depois quando ambas passaram para a Sony. Até tentei acompanhar Frasier, mas a série nunca teve tanta graça pra mim. Alguns episódios eram extremamente hilários, em outros não soltava nem um riso amarelo. No geral, era uma comédia apenas regular. A frente dela estarão sempre em minha memória e nos dvd’s Seinfeld, The Nanny e Friends.

  2. Thiago

    ficou londo “^^
    Não tinha parado pra pensar nisso: realmente, as sitcons tão cada vez mais escassas. Eu não ia muito com Frasier (nunca parei pra ver) ou 70’s Show (não acho graça) mas antes tinham tantas, cara.

    Eu adorava quando a Sony passava séries clássicas como Taxi (elenco maravilhoso), Family Ties, Cosby Show (engraçadissimo), Cheers (nunca passava o final!)… Seinfeld nem é tão velha, mas é a única que restou dessa época (enchi de Mad About e… The Nanny?)

    Hoje tem muito dos dramas de uma hora. Eu preferia os de 30min. Adoro Everybody Hates Chris e Scrubs mas as vezes dá saudade da risada de fundo. “Ganhei” o FX essa semana, e cara, me apaixonei por MASH. Eu nem sabia q era sitcom, mas… putz. Eu vou ficar mandando e-mail feito doido pro canal reprisar de tarde afinal minhas férias não são eternas.

    Mas apesar dos pesares, acho q isso é sazonal. Sempre tem um período de baixa. Cosby surgiu no “fim das sitcons”. E desde então foram produzidas Seinfeld e Friends. Já já aparece um fenômeno pra ajudar as outras

  3. Rodrigo Eduardo

    Eu gostava muito de Friends, gosto muito de Two and a Ralf Men, mas eu prefiro o jeito de Scrubs e Chris, as participações do público são chatas, eu costumava dizer que uma risada nossa vale por dez das deles, quando os personagens se beijam tem sempre um pra gritar “uuuuu”, tão ridiculo quanto o “aaaaa” de quando alguém perdoa outro.

    No caso de Friends, Two and a Ralf Men e algumas outras a gente ri quase tanto quanto eles, mas no geral as comédias com público são horriveis.

    É a minha opinião, espero não ter ofendido ninguém.

    abraço a todos

  4. Daniela

    Frasier era uma das melhores. Humor confortável e seguro… dava vontade de se mudar para a casa dele e por lá ficar naquele sofá. E os personagens eram tão estáveis… Frasier me passava certezas, certezas de dias calmos e seguros. E sentirei saudades!

  5. Eduardo

    Frasier vai deixar muitas mas muitas saudades mesmo, para mim a terceira melhor comédia depois de Seinfeld e Arrested

  6. Ótima coluna Paulo.
    Eu amo sitcoms. Nada contra as novas fórmulas, mas sinto muita falta deste tipo de humor, das piadas que saem do texto e da interpretação dos atores.

  7. Eu amo sitcoms. Nada contra as novas fórmulas, é sempre bom ter algo novo, mas vou sentir muita falta deste tipo de humor, da piada que sai de um texto brilhante ou da atuação dos atores.
    Parabéns pela análise Paulo.

  8. Lourdes

    Paulo, lendo a sua coluna q caiu a minha ficha, estou arrasada!! Adoro séries ppalmente de comédia, e já venho sentindo saudade de várias, mas não tinha parado para pensar que elas realmente acabaram, terrível!

  9. Victor

    Adorei a coluna, eu tava pensando isso esses dias. Eu gosto de todos os tipos de comédia, mas eu acho as sitcoms mais “honestas”, nao precisam de artificios para serem engraçadas.
    E Frasier vai deixar saudade. eles faziam humor sem serem estereotipados, como Friends e Will & Grace. E o ultimo episódio foi muito bom, como os episódios foram.

  10. Luiz Eduardo de Carvalho

    Realmente os sitcoms clássicos estão nos deixando saudades, eu e minha família que gostamos de frasier, chegamos até viajar a Seatle
    para conhecer a famosa cidade. Isto prova o quanto esta série era boa. Gostariamos de deixar o protesto em relação a Sony, uma vez que agora sequer temos vontade de assistir o canal Sonny, que antes era o primeiro a ser assistido, bem como, a Paramount que lançou a coleção da série Frasier e parou na 3ª temporadas, perguntamos e o restante das temporadas?

  11. barbosa

    Realmente pessoal da Paramount Brasil, e as outras ótimas temporadas de Frasier?

  12. Luiz Alberto

    Pois é…
    Quantas vezes eu chegava em casa 6a. feira à noite e acompanhava uma maratona de risadas. Na verdade todo dia havia algo bom e engraçado para assistir. Não tenho interesse em gastar meu tempo vendo seriados de advogados virtuais com problemas e dramas mil a resolver. As sitcoms nos ajudam a levar a vida mais leve. O Frasier em especial me toca bastante pela delicadeza e elegância do humor com toques de auto-ajuda (quantas vezes me vi em situações parecidas com as dele). Enfim, entre Friends, Frasier, Cheers me divirto apenas com DVD`s agora. Quanto à Sony? Cancelei minha assinatura na TV a cabo, pois o que gostava de ver mesmo eram as sitcoms, ou seja…fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account